sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Franz Liszt (1811-1886) - Piano Sonata, Benediction de Dieu Dans la Solitude, Fantasie Und Fuge Uber Das Thema etc

Em uma época em que as práticas musicais passavam por intensas transformações, poucos compositores encarnaram de maneira tão ampla todas as delícias, os infernos e os paradoxos do espírito romântico, como Franz Liszt o fez. Pianista ímpar e compositor de grande originalidade, Liszt teve uma vida agitada, talvez mais próxima à de um herói de ficção que a de um músico. Desde um megaestrelato, com direito a surtos histéricos de tietes (então sem precedentes na história da música) à autorreclusão religiosa, sua vida foi permeada por diferentes experiências, refletidas em uma obra tão bela quanto profícua e heterogênea.

Nascido em 22 de outubro de 1811, Ferencz (Franz) foi filho único de Adam Liszt, funcionário a serviço da família Esterházy (a mesma que patrocinou a carreira de Joseph Haydn), talentoso músico amador de quem o jovem também herdaria uma sólida cultura católica (seu pai chegou a ser seminarista na Ordem Franciscana). Sua terra natal era um pequeno vilarejo húngaro, Doborján, à época dominado pelo Império Austro- -Húngaro, hoje cidade austríaca de Raiding. Franz Liszt cresceu já mergulhado em um grande paradoxo: vestiu, literalmente, a camisa da independência pró-Hungria (pois em várias ocasiões fazia questão de usar “trajes típicos”), embora tivesse o alemão como língua materna e fosse incapaz de manter uma conversa em seu idioma pátrio.

Relata-se que já aos seis anos de idade Liszt mostrava excepcional talento ao piano. Dois anos depois, após uma audição pública na corte, seu pai foi encorajado a transferir-se com o filho para Viena, onde Franz teve aulas de piano com Carl Czerny e de teoria musical com Antonio Salieri. Apesar de muito jovem, sua presença foi marcante, tanto que ele foi um dos cinquenta compositores convidados a escrever uma das variações sobre um tema de Anton Diabelli. Foi também em Viena que o jovem Liszt conheceu o já reputado Beethoven, por quem nutriu ao longo da vida profunda admiração, tendo sido um de seus principais divulgadores.

Mesmo que Viena fosse uma das principais capitais musicais da época, seu pai viu em Paris o local para um melhor aproveitamento de seu talento. Em 1823, ambos se transferiram para lá, mas, por conta de implicâncias políticas contra estrangeiros, foi negada ao prodígio a admissão em seu famoso conservatório. Não se dando por vencidos, pai e filho empreendem vários concertos na cidade, intermediados por apresentações na Inglaterra. Foram anos de intensa atividade, em que o nome de Liszt foi amplamente divulgado como pianista, ao mesmo tempo em que passou a compor suas primeiras obras. Porém, tudo mudaria com a morte do patriarca, em meados de 1827.

Texto completo aqui 

Franz Liszt (1811-1886) - 

01 Liszt_ Fantasie & Fuge Über Das T
02 Liszt_ Harmonies Poétiques & Reli
03 Liszt_ Venezia & Napoli, S 162 -
04 Liszt_ Venezia & Napoli, S 162 -
05 Liszt_ Venezia & Napoli, S 162 -
06 Liszt_ Sonate, S 178, _Piano Sona
07 Liszt_ Sonate, S 178, _Piano Sona
08 Liszt_ Sonate, S 178, _Piano Sona
09 Liszt_ Sonate, S 178, _Piano Sona
10 Liszt_ Sonate, S 178, _Piano Sona

Marc-André Hamelin, piano 

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

 

Nenhum comentário: