domingo, 30 de junho de 2019

Bernard Haitink - Royal Concertgebouw Orchestra - Mozart, Fauré, Ravel, Prokofiev, Baaren, Bartók, etc (CDs 1 - 7 de 14)

Bernard Haitink, um dos maiores regentes da história, em 4 de março último, completou 90 anos de idade, um marco importantíssimo. O material presente neste disco é de altíssimo nível. Seguem alguns dados sobre o regente: "Haitink começou como segundo maestro da Orquestra Da União de Rádios Holandesas em 1955. Ele tomou o posto de maestro chefe da Rádio Filarmônica Holandesa em 1957. Sua estréia como maestro com a Orquestra Real do Concertgebouw ocorreu dia 7 de Novembro de 1956, substituindo o maestro indisposto Carlo Maria Giulini. Depois da morte repentina de Eduard van Beinum, Haitink foi nomeado o primeiro maestro da Orquestra do Concertgebouw no dia 1 de Setembro de 1959, Haitink ficou nesse posto até 1988. Em 1999 ele foi nomeado o maestro honorário da Orquestra Real do Concertgebouw. Fora da Holanda, Haitink foi o maestro principal da Orquestra Filarmônica de Londres de 1967 até 1979. Haitink também serviu como diretor musical do Festival de Glyndebourne de 1978 até 1988. Ele ganhou a mesma posição no Royal Opera House, Covent Garden entre 1987 até 2002. De 2002 até 2004 ele foi o maestro chefe da Ópera Estatal de Dresden. Seu contrato inicial eta até 2006, mas ele se demitiu em 2004 por causa de disputa com Gerd Uecker. Como maestro convidado, Haitink serviu como principal maestro convidado da Orquestra Sinfônica de Boston, entre 1995 até 2004, a partir de 2004 ele tornou-se maestro emérito. Ele também apareceu com a Orquestra Nacional da França e a Orquestra Sinfônica de Londres. No começo da década de 2000 ele gravou as sinfonias completas de Beethoven e Brahms com a Orquestra Sinfônica de Londres em concertos ao vivo. Haitink também teve um associação continua com a Filarmônica de Viena e a Orquestra Sinfônica da Rádio Bávara. Haitink é um membro honorário da Filarmônica de Berlim. Em abril de 2006, depois de duas semanas muito aclamadas com a Orquestra Sinfônica de Chicago, ele foi o maestro efetivo de 2006 e 2007". Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

DISCO 01

01 Piano Concerto in B flat major KV. 595 [1791]: I. Allegro
02 Piano Concerto in B flat major KV. 595 [1791]: II. Larghetto
03 Piano Concerto in B flat major KV. 595 [1791]: III. Rondo. Allegro
04 Ballade Op. 19 [1881]
05 Piano Concerto for the left hand [1929-1930]

DISCO 02

01 Piano Concerto No. 5 in G major Op. 55 [1932]: I. Allegro con brio
02 Piano Concerto No. 5 in G major Op. 55 [1932]: II. Moderato ben accentuato
03 Piano Concerto No. 5 in G major Op. 55 [1932]: III. Toccata
04 Piano Concerto No. 5 in G major Op. 55 [1932]: IV. Larghetto
05 Piano Concerto No. 5 in G major Op. 55 [1932]: V. Vivo
06 Piano Concerto [1964]
07 Piano Concerto No. 2 Sz. 95 [1930-1931]: I. Allegro
08 Piano Concerto No. 2 Sz. 95 [1930-1931]: II. Adagio
09 Piano Concerto No. 2 Sz. 95 [1930-1931]: III. Allegro molto

DISCO 03

01 Violin Concerto No. 1 in D major Op. 19 [1916-1917]: I. Andantino
02 Violin Concerto No. 1 in D major Op. 19 [1916-1917]: II. Scherzo. Vivacissimo
03 Violin Concerto No. 1 in D major Op. 19 [1916-1917]: III. Moderato
04 Violin Concerto No. 2 Sz. 112 [1937-1938]: I. Allegro non troppo
05 Violin Concerto No. 2 Sz. 112 [1937-1938]: II. Andante tranquillo
06 Violin Concerto No. 2 Sz. 112 [1937-1938]: III. Allegro molto

DISCO 04

01 Cello Concerto [1965-1966]: I. Lento - Allegro moderato
02 Cello Concerto [1965-1966]: II. Adagietto
03 Cello Concerto [1965-1966]: III. Vivace
04 Cello Concerto [1956]: I. Moderato
05 Cello Concerto [1956]: II. Allegro appassionato
06 Cello Concerto [1956]: III. Lento

DISCO 05

01 Wesendonk-Lieder [1862]: I. Der Engel
02 Wesendonk-Lieder [1862]: II. Stehe still!
03 Wesendonk-Lieder [1862]: III. Im Treibhaus
04 Wesendonk-Lieder [1862]: IV. Schmerzen
05 Wesendonk-Lieder [1862]: V. Träume
06 from 'Boris Godunov' [1872]: Boris's Monologue (Act II)
07 from 'Boris Godunov' [1872]: The Clock Scene (Act II)
08 from 'Boris Godunov' [1872]: The Death of Boris (Act IV, 1)
09 Vier letzte Lieder [1948]: I. Frühling (Hesse)
10 Vier letzte Lieder [1948]: II. September (Hesse)
11 Vier letzte Lieder [1948]: III. Beim Schlafengehen (Hesse)
12 Vier letzte Lieder [1948]: IV. Im Abendrot (Eichendorff)

DISCO 06

01 Erwartung Op. 17 [1909]
02 6 Stücke für Orchester Op. 6 [1909]: I. Langsam
03 6 Stücke für Orchester Op. 6 [1909]: II. Bewegt
04 6 Stücke für Orchester Op. 6 [1909]: III. Mäßig
05 6 Stücke für Orchester Op. 6 [1909]: IV. Sehr mäßig
06 6 Stücke für Orchester Op. 6 [1909]: V. Sehr langsam
07 6 Stücke für Orchester Op. 6 [1909]: VI. Langsam
08 5 Stücke für Orchester Op. 10 [1919]: I. Sehr ruhig und zart
09 5 Stücke für Orchester Op. 10 [1919]: II. Lebhaft und zart bewegt
10 5 Stücke für Orchester Op. 10 [1919]: III. Sehr langsam und äußerst ruhig
11 5 Stücke für Orchester Op. 10 [1919]: IV. Fließend, äußerst zart
12 5 Stücke für Orchester Op. 10 [1919]: V. Sehr fließend
13 Kammerkonzert [1923-1925]: I. Thema scherzoso con Variazioni
14 Kammerkonzert [1923-1925]: II. Adagio
15 Kammerkonzert [1923-1925]: III. Rondo ritmico con Introduzione ('Kadenz')

DISCO 07

01 Antifone [1960]
02 Lontano [1967]
03 November Steps [1967]
04 San Francisco Polyphony [1973-1974]
05 Mi-parti [1976]

Royal Concertgebouw Orchestra
Bernard Haitink, regente

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sábado, 29 de junho de 2019

Johannes Brahms (1833-1897) - Clarinet Quintet in B Minor, Op. 115 e Paul Hindemith (1895-1963) - Clarinet Quintet, Op. 30

Postagem de final de noite. O disco é bastante especial. Traz duas obras de dois compositores que possuem linguagens bastante diferentes. A primeira obra é de Brahms. Brahms descobriu o clarinete tardiamente. Somente em 1890, ou seja, sete anos antes da sua morte. Seu contato com o instrumento gerou tanto entusiasmo, que ele escreveu quatro obras. O Quinteto de Brahms é do ano de 1891. Trinta anos separa o Quinteto de Brahms do Quinteto de Hindemith. Todavia, quanta diferença estilística de uma e outra obra. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

01. Clarinet Quintet in B Minor, Op. 115: I. Allegro
02. Clarinet Quintet in B Minor, Op. 115: II. Adagio
03. Clarinet Quintet in B Minor, Op. 115: III. Andantino
04. Clarinet Quintet in B Minor, Op. 115: IV. Con moto
05. Clarinet Quintet, Op. 30: I. Sehr lebhaft
06. Clarinet Quintet, Op. 30: II. Ruhig
07. Clarinet Quintet, Op. 30: III. Schneller Ländler
08. Clarinet Quintet, Op. 30: IV. Arioso. Sehr ruhig
09. Clarinet Quintet, Op. 30: V. Sehr lebhaft, wie im ersten Satz

Prazak Quartet
Raphaël Sévère, clarinet

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Dmitri Shostakovich (1906-1975) - Symphony No. 8 in C Minor, Op. 65

"Composto em um pano de fundo cataclísmico da opressão stalinista e da Segunda Guerra Mundial, a Oitava Sinfonia de Shostakovich é um profundo poema de sofrimento. O compositor descreveu-o como "uma tentativa de refletir a terrível tragédia da guerra" e contém algumas das músicas mais terríveis que ele já escreveu. Aqui, Gianandrea Noseda conduz a Orquestra Sinfônica de Londres com intensidade e compreensão, permitindo que a música conte sua própria história, enquanto viaja da escuridão para a luz, ansiando mais pela paz do que pela vitória. Um dos principais maestros de sua geração, Gianandrea Noseda detém vários cargos internacionais de alto nível, além de seu papel como Maestro Convidado Principal da Orquestra Sinfônica de Londres, incluindo o Diretor Musical da Orquestra Sinfônica Nacional em Washington DC". Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - 

01. Symphony No. 8 in C Minor, Op. 65: I. Adagio - Allegro non troppo
02. Symphony No. 8 in C Minor, Op. 65: II. Allegretto
03. Symphony No. 8 in C Minor, Op. 65: III. Allegro non troppo
04. Symphony No. 8 in C Minor, Op. 65: IV. Largo
05. Symphony No. 8 in C Minor, Op. 65: V. Allegretto

London Symphony Orchestra
Gianandrea Noseda, regente

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sexta-feira, 28 de junho de 2019

Jazz - Count Basie & Sarah Vaughan

Um belíssimo disco de jazz para se ouvir em ocasiões especiais. Count Basie foi um dos principais nomes da história do jazz. Seu nome está ao lado de personalidades como as de Benny Goodman, Duke Ellington ou Billy Holiday. "Count" vem de "conde", por conta da sua importância e do respeito de que gozava. Já Sarah Vaughan é outro nome de respeito da história do movimento com a sua voz poderosa e seu vibrato característico. Vale a pena ouvir. Uma boa apreciação!

01. Perdido (2:13)
02. Lover Man (3:59)
03. I Cried For You (2:56)
04. Alone (3:56)
05. There Are Such Things (3:12)
06. Mean To Me (2:52)
07. The Gentleman Is A Dope (2:47)
08. You Go To My Head (4:53)
09. Until I Met You (3:10)
10. You Turned The Tables On Me (3:25)
11. Little Man (You've Had A Busy Day) (4:53)
12. Teach Me Tonight (Vocals Joe Williams) (2:53)
13. If I Were A Bell (Vocals Joe Williams) (2:45)
14. Until I Met You (Alternate Version) (2:49)

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quinta-feira, 27 de junho de 2019

William Boyce (1711-1779) - 8 Symphonies

"No dia 7 de Fevereiro de 1779 morreu William Boyce, um dos mais importantes compositores ingleses do séc XVIII. Tinha nascido em Londres, no dia 11 de Setembro de 1711. Foi menino do coro da Catedral de S. Paulo, antes de estudar música com Maurice Greene. O seu primeiro trabalho profissional foi, como organista, na Capela de Oxford, em 1734. Em 1755 foi nomeado Mestre da Música Real, e, em 1758, assumiu o cargo de organista da Capela Real. Quando a surdez se tornou tão má que já não conseguia exercer o cargo de organista, começou a trabalhar na compilação de música de catedral, que o seu professor, quando morreu, deixara inacabada. Isto levou a que editasse obras de compositores tão importantes como William Byrd e Henry Purcell. William Boyce foi bastante esquecido, depois de morrer e, ainda hoje, as suas obras são pouco executadas, embora algumas delas tenham sido redescobertas, nos anos trinta, do séc. XX, editadas e, por vezes, dirigidas por Constant Lambert. A grande excepção para este esquecimento foi a sua música de igreja, que foi editada, postumamente, por Philip Hayes". Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

William Boyce (1711-1779) - 

Symphony No.5 in D major 'St.Cecilia's Day Ode'
01. I. Allegro ma non troppo - Adagio - Allegro assai (4:06)
02. II. Tempo di Gavotta (2:01)
03. III. Tempo di Menuetto (2:08)

Symphony No.1 in B flat major 'New Year Ode'
04. I. Allegro (2:42)
05. II. Moderato e dolce (2:24)
06. III. Allegro (2:17)

Symphony No.6 in F major 'Solomon'
07. I. Largo. Allegro (4:07)
08. II. Larghetto (2:36)

Symphony No.3 in C major 'The Chaplet'
09. I. Allegro (2:29)
10. II. Andante (1:53)
11. III. Tempo di Menuetto (1:33)

Symphony No.7 in B flat major 'Pythian Ode'
12. I. Andante. Spirituoso (4:51)
13. II. Moderato (2:46)
14. III. Jigg. Allegro assai (2:05)

Symphony No.2 in A major 'Birthday Ode'
15. I. Allegro assai (3:13)
16. II. Andante (1:21)
17. III. Presto. Allegro (1:34)

Symphony No.4 in F major 'Shepherd's Lottery'
18. I. Allegro (3:12)
19. II. Vivace ma non troppo (1:28)
20. III. Gavotta. Allegro (2:22)

Symphony No.8 in D minor 'Worcester Overture'
21. I. Pomposo. Allegro (4:58)
22. II. Lagro. Andante (1:55)
23. III. Tempo di Gavotta. Risoluto (3:40)

Academy of St. Martin in the Fields
Sir Neville Marriner, regente

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quarta-feira, 26 de junho de 2019

Sibelius, Debussy, Ravel & Lutosławski - String Quartets


Este é um disco duplo bastante interessante. Traz quatro compositores e algumas de suas composições de câmara. A novidade aqui é, claro, fica por conta do Quarteto de cordas composto por Sibelius. Não tinha conhecimento dessa obra. Esta obra é raramente executada. Neste disco, o Budapest Quartet faz uma leitura bastante equilibrada da obra. Outra obra não muito conhecida é o Quarteto de Lutoslawski. Vale ressaltar que foi o próprio Budapest Quartet que fez a estreia da obra em 1965. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação! 


DISCO 01

01. String Quartet in G Minor, Op. 10, L. 85: I. Animé et très décidé
02. String Quartet in G Minor, Op. 10, L. 85: II. Assez vif et bien rythmé
03. String Quartet in G Minor, Op. 10, L. 85: III. Andantino, doucement expressif
04. String Quartet in G Minor, Op. 10, L. 85: IV. Très moderé
05. String Quartet in D Minor, Op. 56 "Voces intimae": I. Andante - Allegro molto moderato
06. String Quartet in D Minor, Op. 56 "Voces intimae": II. Vivace
07. String Quartet in D Minor, Op. 56 "Voces intimae": III. Adagio di molto
08. String Quartet in D Minor, Op. 56 "Voces intimae": IV. Allegretto
09. String Quartet in D Minor, Op. 56 "Voces intimae": V. Allegro

DISCO 02

01. String Quartet in F Major, M. 35: I. Allegro moderato
02. String Quartet in F Major, M. 35: II. Assez vif, très rythmé
03. String Quartet in F Major, M. 35: III: Très lent
04. String Quartet in F Major, M. 35: IV. Vif et agité
05. String Quartet: I. Introduction
06. String Quartet: II. Main Movement

Budapest Quartet

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terça-feira, 25 de junho de 2019

Richard Wagner (1813-1883) - Preludes & Overtures

Mais um daqueles discos com gravações de aberturas e prelúdios das óperas de Richard Wagner. Aparecem neste disco aberturas de O navio fantasma, Rienzi, Tannhauser e prelúdios de Os mestres cantores, Lohengrin e Tristão e Isolda. É um disco repleto do idealismo grandioso da música do alemão. Há coisas verdadeiramente bonitas neste disco. Um exemplo é a Abertura de Rienzi e o Prelúdio de Tristão e Isolda. Estão entre as coisas mais belas escritas por Wagner. A regência fica a cargo de Yakov Kreizberg, morto em 2011. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

01-Der fliegende Hollander (The flying Dutchman) -Overture
02-Rienzi -Overture
03-Die Meistersinger von Nurnberg -Prelude (Vorspiel)
04-Tannhauser -Overture
05-Lohengrin -Prelude 3rd Act (Vorspiel 3. Akt)
06-Tristan und Isolde -Prelude (Vorspiel)
07-Tristan und Isolde -Isoldens Liebestod

Netherlands Philharmonic Orchestra Amsterdam
Yakov Kreizberg, regente

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segunda-feira, 24 de junho de 2019

George Bizet (1838-1875) - Carmen

"Na noite de 3 de março de 1875, a platéia presente à Opéra-Comique de Paris saiu chocada com a estréia de Carmen. O público ficou incomodado com aquele espetáculo inusitado, em que uma cigana desprovida de qualquer moral, sem a menor sombra de remorso ou piedade, enfeitiçava e levava os homens à perdição. Em vez de final feliz, um assassinato em cena. A personagem é morta pelo amante, a punhaladas. A música, tão perturbadora quanto o enredo, foi motivo de igual controvérsia. A crítica se mostraria dividida. A maioria tratou a ópera de Bizet como um espetáculo repugnante e obsceno. "Se fosse possível imaginar o demônio escrevendo uma ópera, Carmen seria o tipo de obra apropriada", dizia o Music Trade Review, de Londres. Houve quem pensasse diferente. "Bizet quer pintar homens e mulheres de verdade, alucinados, atormentados pelas paixões, pela loucura. Assim, a orquestra conta suas angústias, seus ciúmes, suas cóleras e a insensatez geral", foi a crítica estampada no Le National, de Paris. A originalidade de Carmen acabaria triunfando sobre os preconceitos e valores da época". Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

George Bizet (1838-1875) - 

DISCO 01

(01)_[Troyanos,_Domingo,_Van_Dam,_Te_Kanawa,_Georg_Solti]_Act_I-_Prélude
(02)_[Troyanos,_Domingo,_Van_Dam,_Te_Kanawa,_Georg_Solti]_Act_I-_Sur_la_place,_chacun_passe
(03)_[Troyanos,_Domingo,_Van_Dam,_Te_Kanawa,_Georg_Solti]_Act_I-_Avec_la_garde_montante
(04)_[Troyanos,_Domingo,_Van_Dam,_Te_Kanawa,_Georg_Solti]_Act_I-_La_cloche_a_sonné
(05)_[Troyanos,_Domingo,_Van_Dam,_Te_Kanawa,_Georg_Solti]_Act_I-_Mais_nous_ne_voyons_pas_la_Carmencita!
(06)_[Troyanos,_Domingo,_Van_Dam,_Te_Kanawa,_Georg_Solti]_Act_I-_L'amour_est_un_oiseau_rebelle
(07)_[Troyanos,_Domingo,_Van_Dam,_Te_Kanawa,_Georg_Solti]_Act_I-_Carmen!_sur_tes_pas_nous_nous_pressons_tous!
(08)_[Troyanos,_Domingo,_Van_Dam,_Te_Kanawa,_Georg_Solti]_Act_I-_Parle-moi_de_ma_mère!
(09)_[Troyanos,_Domingo,_Van_Dam,_Te_Kanawa,_Georg_Solti]_Act_I-_Au_secours!_au_secours!
(10)_[Troyanos,_Domingo,_Van_Dam,_Te_Kanawa,_Georg_Solti]_Act_I-_Avez_vous_quelque_chose_à_répondre-
(11)_[Troyanos,_Domingo,_Van_Dam,_Te_Kanawa,_Georg_Solti]_Act_I-_Près_des_remparts_de_Séville
(12)_[Troyanos,_Domingo,_Van_Dam,_Te_Kanawa,_Georg_Solti]_Act_I-_Voici_l'ordre;_partez...

DISCO 02

(01)_[Bizet,_Georges]_Entr'acte
(02)_[Bizet,_Georges]_Act_2-_Les_tringles_des_sistres_tintaient
(03)_[Bizet,_Georges]_Act_2-_Vivat,_vivat_le_torero!
(04)_[Bizet,_Georges]_Act_2-_Votre_toast,_je_peux_vous_le_rendre
(05)_[Bizet,_Georges]_Act_2-_Nous_avons_en_tête_une_affaire
(06)_[Bizet,_Georges]_Act_2-_Halte-là!_Qui_va_là-
(07)_[Bizet,_Georges]_Act_2-_Je_vais_danser_en_votre_honneur
(08)_[Bizet,_Georges]_Act_2-_Au_quartier!_pour_l'appel!
(09)_[Bizet,_Georges]_Act_2-_La_fleur_que_tu_m'avais_jetée
(10)_[Bizet,_Georges]_Act_2-_Non!_tu_ne_m'aimes_pas!
(11)_[Bizet,_Georges]_Act_2-_Holà!_Carmen!_Holà!_Holà!
(12)_[Bizet,_Georges]_Act_2-_Bel_officier

DISCO 03

(01)_[Sir_Georg_Solti]_01._Entr'acte
(02)_[Sir_Georg_Solti]_02._Troisieme_Acte._Ecoute,_ecoute,_compagnon_(Contrebandiers)
(03)_[Sir_Georg_Solti]_03._Melons!_Coupons!_(Frasquita,_Mercedes)
(04)_[Sir_Georg_Solti]_04._Quant_au_douanier,_c'est_notre_affaire!_(Frasquita,_Mercedes,_Carmen)
(05)_[Sir_Georg_Solti]_05._Je_dis_que_rien_ne_m'epouvante_(Micaela)
(06)_[Sir_Georg_Solti]_06._Je_suis_Escamillo_(Escamillo)
(07)_[Sir_Georg_Solti]_07._Holà!_holà!_Jose!_(Carmen)
(08)_[Sir_Georg_Solti]_08._Entr'acte
(09)_[Sir_Georg_Solti]_09._Quatrieme_Acte._A_deux_cuartos!_A_deux_cuartos!_(Marchandes,_Marchands)
(10)_[Sir_Georg_Solti]_10._Les_voici,_les_voici_(Marchandes,_Marchands,_Bohemiens,_Bohemiennes)
(11)_[Sir_Georg_Solti]_11._C'est_toi!_(Carmen)
(12)_[Sir_Georg_Solti]_12._Viva!_viva!_(La_Foule)

London Philharmonic Orchestra
Sir Georg Solti, regente

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domingo, 23 de junho de 2019

Ignaz Pleyel (1757-1831) - Octet & Trios

"Foi provavelmente o maior compositor popular na Europa, além de ser uma importante editor musical e construtor de pianos. Pouco se sabe sobre a natureza de seus estudos com Haydn, iniciados por volta de 1772, mas evidentemente o seu progresso foi o suficiente para agradar ao seu patrono, o Conde Ladislaus Erdödy, para que este expressasse a sua gratidão a Haydn, oferecendo-lhe um carro e dois cavalos para os quais o príncipe Esterházy concordou em fornecer um cocheiro e forragem. Se os estudos de Pleyel lembravam os de Beethoven, então poder-se-á assumir que ele realizou um curso sistemático de estudos de contraponto com Haydn, com base na própria versão anotada e revista do compositor do tratado da Fux Gradus ad Parnassum e supervisão dos exercícios de Pleyel na composição. Durante os seus estudos com Haydn, Pleyel compôs uma ópera de marionetas, “Die Fee Urgele” que estreou no Eszterháza em novembro de 1776 e também foi apresentada no Nationaltheater em Viena. A ópera de marionetes de Haydn “Die Feuerbrunst” também foi representada em 1776 ou 1777, com uma abertura que agora se supõe ser em grande parte composta por Pleyel. A primeira posição profissional de Pleyel parece ser como mestre de capela do Conde Erdödy, embora não haja documentação existente sobre esta parte da sua carreira". Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Ignaz Pleyel (1757-1831) - 

01. Octet in C Major: I. Allegro molto
02. Octet in C Major: II. Menuett
03. Octet in C Major: III. Adagio
04. Octet in C Major: IV. Menuett
05. Octet in C Major: V. Finale. Allegro
06. String Trio in D Major, Op. 10 No. 2: I. Allegro
07. String Trio in D Major, Op. 10 No. 2: II. Rondo. Allegretto
08. Trio concertant in E-Flat Major: I. Allegro
09. Trio concertant in E-Flat Major: II. Andante
10. Trio concertant in E-Flat Major: III. Rondo. Allegro

Consortium Classicum

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David Oistrakh - Violin Collection - Tchaikovsky, Chausson, Saint-Säens, Bach, Schubert, Grieg, Mozart, etc

"Em 1968, foram realizadas grandes comemorações do sexagésimo aniversário do violinista, que incluiu uma apresentação comemorativa no Conservatório do Grande Salão de Moscou do concerto de Tchaikovsky, uma de suas obras favoritas, sob a batuta de Gennady Rozhdestvensky. Oistrakh era agora visto como um dos grandes violinistas do seu tempo, entre luminares como o de George Enescu da Romênia e Jascha Heifetz de origem lituana. Oistrakh sofreu um ataque cardíaco já em 1964. Ele sobreviveu e continuou a trabalhar em um ritmo intenso. Ele já havia se tornado um dos principais embaixadores culturais da União Soviética no Ocidente em concertos ao vivo e outras gravações. Depois de conduzir um ciclo de Brahms com a Orquestra Concertgebouw, ele morreu de outro ataque cardíaco em Amsterdã em 1974. Seus restos foram devolvidos a Moscou, onde ele foi enterrado no Cemitério Novodevichy". Os cinco discos que aparecem aqui, trazem gravações bastante antigas - 1938, 1939, 1959 etc. Em algumas, nota-se o trabalho do tempo. Vale a pena ouvir. Uma boa apreciação!

DISCO 01

01. Piano Trio, Op. 50 "In Memory of a Great Artist": I. Pezzo elegiaco
02. Concert for Violin, Piano and String Quartet, Op. 21: I. Décidé
03. Concert for Violin, Piano and String Quartet, Op. 21: III. Grave
04. Concert for Violin, Piano and String Quartet, Op. 21: IV. Finale-Très animé
05. Introduction et rondo capriccioso, Op. 28

DISCO 02

01. Violin Sonata No. 5 in F Minor, BWV 1018: I. Largo
02. Violin Sonata No. 5 in F Minor, BWV 1018: II. Allegro
03. Violin Sonata No. 5 in F Minor, BWV 1018: III. Adagio
04. Violin Sonata No. 5 in F Minor, BWV 1018: IV. Vivace
05. Violin Sonata in A Major, Op. Posth. 162, D. 574: I. Allegro moderato
06. Violin Sonata in A Major, Op. Posth. 162, D. 574: II. Scherzo-Presto
07. Violin Sonata in A Major, Op. Posth. 162, D. 574: III. Andantino
08. Violin Sonata in A Major, Op. Posth. 162, D. 574: IV. Allegro vivace
09. Violin Sonata No. 2 in G Major, Op. 13: I. Lento doloroso-Allegro vivace
10. Violin Sonata No. 2 in G Major, Op. 13: II. Allegretto tranquillo
11. Violin Sonata No. 2 in G Major, Op. 13: III. Allegro animato

DISCO 03

01. Violin Sonata in B-Flat Major, K. 454: I. Largo – Allegro (Live)
02. Violin Sonata in B-Flat Major, K. 454: II. Andante (Live)
03. Violin Sonata in B-Flat Major, K. 454: III. Allegretto (Live)
04. Violin Sonata No. 2 in D Major, Op. 94bis: I. Moderato (Live)
05. Violin Sonata No. 2 in D Major, Op. 94bis: II. Scherzo-Presto (Live)
06. Violin Sonata No. 2 in D Major, Op. 94bis: III. Andante (Live)
07. Violin Sonata No. 2 in D Major, Op. 94bis: IV. Allegro con brio (Live)
08. Violin Sonata in G Minor, L. 140: I. Allegro vivo (Live)
09. Violin Sonata in G Minor, L. 140: II. Intermède-Fantasque et léger (Live)
10. Violin Sonata in G Minor, L. 140: III. Finale-Très animé (Live)
11. Theme and Variations for Violin and Piano (Live)
12. Mazurek, Op. 49 (Live)
13. Belshazzar's Feast, Op. 51: No. 3, Nocturne (Live)
14. Soirées de Vienne, S. 427: No. 6 in A Minor (Arr. David Oistrakh) (Live)

DISCO 04

01. Seven Romances on Poems by Alexander Blok, Op. 127: I. Song of Ophelia (Live)
02. Seven Romances on Poems by Alexander Blok, Op. 127: II. Gamayun, the Bird of Prophecy (Live)
03. Seven Romances on Poems by Alexander Blok, Op. 127: III. We Were Together (Live)
04. Seven Romances on Poems by Alexander Blok, Op. 127: IV. Gloom Enwraps the Sleeping City (Live)
05. Seven Romances on Poems by Alexander Blok, Op. 127: V. The Storm (Live)
06. Seven Romances on Poems by Alexander Blok, Op. 127: VI. Secret Signs (Live)
07. Seven Romances on Poems by Alexander Blok, Op. 127: VII. Music (Live)
08. Violin Sonata in G Major, Op. 134: I. Andante (Live)
09. Violin Sonata in G Major, Op. 134: II. Allegretto (Live)
10. Violin Sonata in G Major, Op. 134: III. Largo (Live)
11. David Oistrakh’s Speech in January 8, 1969 After Working Session of Secretariat of Union of Composers (Live)

DISCO 05

01. Violin Concerto No. 1 in B-Flat Major, K. 207: I. Allegro moderato (Live)
02. Violin Concerto No. 1 in B-Flat Major, K. 207: II. Adagio (Live)
03. Violin Concerto No. 1 in B-Flat Major, K. 207: III. Presto (Live)
04. Violin Concerto in D Major, Op. 77: I. Allegro non troppo (Live)
05. Violin Concerto in D Major, Op. 77: II. Adagio (Live)
06. Violin Concerto in D Major, Op. 77: III. Allegro giocoso, ma non troppo vivace (Live)
07. Violin Concerto in D Major: I. Toccata (Live)
08. Violin Concerto in D Major: II. Aria I (Live)
09. Violin Concerto in D Major: III. Aria II (Live)
10. Violin Concerto in D Major: IV. Capriccio (Live)
11. Preludes, Book 1, L. 117: VIII. La Fille Aux Cheveux De Lin (Arr. Arthur Hartmann) (Bonus Track, Live)

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sábado, 22 de junho de 2019

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Piano Sonata No. 14 in C sharp minor, Op. 27 No. 2 ‘Moonlight', Piano Concerto No. 2 in B flat major, Op. 19, Piano Concerto No. 5 in E flat major, Op. 73 'Emperor' etc

Postagem de final de noite com a música sempre necessária, sempre humanizante de Beethoven. Neste disco encontramos obras que possuem um peso universal. São exemplos de beleza, de grandiosidade. Há força nelas. Há sensibilidade. Há o inexplicável, aquilo que sobrepuja adjetivações, mas que é exato como a matemática. Kissin é um pianista já veterano. É um virtuose. Já interpretou essas obras em tantas ocasiões. O pianista russo está próximo do cinquenta anos - possui 48 atualmente. É uma figura já conhecida das salas de concerto de todo mundo. Desde o seu explosivo surgimento, Kissin se tornou uma celebridade, um prodígio. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Piano Sonata No. 14 in C sharp minor, Op. 27 No. 2 ‘Moonlight'
01. I. Adagio sostenuto
02. II. Allegretto
03. III. Presto agitato

Piano Concerto No. 2 in B flat major, Op. 19
04. I. Allegro con brio
05. II. Adagio
06. III. Rondo. Molto allegro

Piano Concerto No. 5 in E flat major, Op. 73 'Emperor'
07. I. Allegro
08. II. Adagio un poco mosso
09. III. Rondo. Allegro

10. Rondo in G major, Op. 51 No. 2
11. Rondo a capriccio in G major, Op. 129 ‘Rage over a lost penny'

Philharmonia Orchestra
James Levine, regente
Evgeny Kissin (piano)

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Serge Rachmaninov - Music for Two Pianos

Disco maravilhoso como tudo aquilo que a pianista argentina fez ao longo de sua extraordinária carreira. "A longa carreira de Martha Argerich incluiu muitas performances solo de destaque, mas ela sempre professou se sentir solitária no palco. Este CD mostra a área em que ela se sente verdadeiramente em casa: suas extensas e frutíferas colaborações com outros músicos de primeira classe. Entre os muitos pianistas mais jovens que ela assumiu em sua academia em Lugano estão Lilya Zilberstein, que chegou à fama na década de 1990 e cuja reprodução brilhante também é apresentada neste disco, bem como Nelson Goerner, cuja colaboração com Argerich em Rachmaninovs Nostalgic Symphonic Dances é lançado aqui pela primeira vez". Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

01. Symphonic Dances for 2 Pianos, Op. 45 I. Non allegro
02. Symphonic Dances for 2 Pianos, Op. 45 II. Andante con moto (Tempo di valse)
03. Symphonic Dances for 2 Pianos, Op. 45 III. Lento assai
04. Suite for 2 Pianos No. 1 in G Minor, Op. 5 I. Barcarolle
05. Suite for 2 Pianos No. 1 in G Minor, Op. 5 II. La nuit... l'amour
06. Suite for 2 Pianos No. 1 in G Minor, Op. 5 III. Les larmes
07. Suite for 2 Pianos No. 1 in G Minor, Op. 5 IV. Paques
08. Suite No. 2 for 2 Pianos, Op. 17 I. Introduction (Alla marcia) in C Major
09. Suite for 2 Pianos No. 2, Op. 17 II. Valse (Presto) in G Major
10. Suite for 2 Pianos No. 2, Op. 17 III. Romance (Andantino) in A-Flat Major
11. Suite for 2 Pianos No. 2, Op. 17 IV. Tarentelle (Presto) in C Minor
12. 6 Morceaux, Op. 11 No. 1 Barcarolle in G Minor
13. 6 Morceaux, Op. 11 No. 2 Scherzo in D Major
14. 6 Morceaux, Op. 11 No. 3 Theme russe in B Minor
15. 6 Morceaux, Op. 11 No. 4 Valse in A Major
16. 6 Morceaux, Op. 11 No. 5 Romance in C Minor
17. 6 Morceaux, Op. 11 No. 6 Slava in C Major
18. 2 Pieces No. 2 Romance in A Major
19. 2 Pieces No. 1 Waltz in A Major
20. Russian Rhapsody in E Minor I. Moderato - Cadenza - Vivace - Meno mosso
21. Russian Rhapsody in E Minor II. Andante - con moto - Tempo I (meno mosso)

Martha Argerich, Nelson Goemer, Lilya Zilberstein, Gabriela Montero, Alexander Mogilevsky

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sexta-feira, 21 de junho de 2019

The English Concert - Dall'abaco, Porpora, Marcello, Tartini, Telemann

Postagem de final de noite para fechar os trabalhos do dia de hoje. O The English Concert foi fundado em 1973 pelo grande Trevor Pinnock. Ao longo de mais de quarenta anos, o grupo sempre foi uma referência quando o assunto é a música barroca. O seu diretor atual é Harry Bicket, que procura manter a mesma tradição de excelência do seu fundador principal. Neste excelente disco com mais de uma hora, encontramos uma série de compositores sensacionais. Destaque, claro, para Evaristo Felice Dall'Abarco. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Evaristo Felice Dall’Abaco (1675 - 1742)

Concerto a più istrumenti, Op. 5: No. 6 in D Major:
01 Concerto a più istrumenti, Op. 5: No. 6 in D Major: I. Allegro03:30
02 Concerto a più istrumenti, Op. 5: No. 6 in D Major: II. Aria: Cantabile01:49
03 Concerto a più istrumenti, Op. 5: No. 6 in D Major: III. Ciaconna02:41
04 Concerto a più istrumenti, Op. 5: No. 6 in D Major: IV. Rondeau00:58
05 Concerto a più istrumenti, Op. 5: No. 6 in D Major: V. Allegro03:56

Nicola Porpora (1686 - 1768) - 

Cello Concerto in G Major
6 Cello Concerto in G Major: I. Amoroso04:57
7 Cello Concerto in G Major: II. Allegro04:45
8 Cello Concerto in G Major: III. Largo03:37
9 Cello Concerto in G Major: IV. A tempo giusto04:09

Alessandro Marcello (1673 - 1747) - 

Oboe Concerto in D Minor, S. Z799:
10 Oboe Concerto in D Minor, S. Z799: I. Allegro moderato03:22
11 Oboe Concerto in D Minor, S. Z799: III. Allegro03:13
12 Oboe Concerto in D Minor, S. Z799: III. Presto03:35

Giuseppe Tartini (1692 - 1770) - 

Violin Concerto in B Minor, D. 125, "Lascia ch'io dica addio":
13 Violin Concerto in B Minor, D. 125, "Lascia ch'io dica addio": I. Allegro assai05:36
14 Violin Concerto in B Minor, D. 125, "Lascia ch'io dica addio": II. Larghetto, "Lascia ch'io dica addio"05:09
15 Violin Concerto in B Minor, D. 125, "Lascia ch'io dica addio": III. Allegro04:40

Georg Philipp Telemann (1681 - 1767) - 

Viola Concerto in G Major, TWV 51:G9:
16 Viola Concerto in G Major, TWV 51:G9: I. Largo03:20
17 Viola Concerto in G Major, TWV 51:G9: II. Allegro02:43
18 Viola Concerto in G Major, TWV 51:G9: III. Andante03:20
19 Viola Concerto in G Major, TWV 51:G9: IV. Presto03:21

The English Concert
Alfonso Leal del Ojo, viola
Katharina Spreckelsen, oboe
Joseph Crouch, cello
Nadja Zwiener, violin
 Harry Bicket, director, harpsichord

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Jazz - Italian Movies- Chet Baker Plays Piero Umiliani

Mais um belo disco de jazz. Dessa vez, possui uma natureza bem diferente. Neste registro estão reunidas algumas das faixas utilizadas no cinema italiano, com gravação de Chet Baker. O número canções é bem maior do que a apresentada aqui. A música conserva aquele estilo agradável, sofisticado e com fortes ares românticos, bem característico da música de Chet Baker. Sua carreira teve uma relação destruidora com as drogas. Todavia, Baker sempre foi um grande artista, que possuía um estilo único, facilmente identificável. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

01. Improvvisando in Blues (Remastered)
02. Motorizzazione (Remastered)
03. Furtivamente (Remastered)
04. Relaxing With Chet (Remastered)
05. I Soliti Ignoti (Remastered)
06. Smog (Remastered)
07. Twilight At Los Angeles (Remastered)
08. Thinking Blues (Remastered)
09. Tension (Remastered)
10. Alone In A Crowd (Remastered)
11. Tema d'Amore (Remastered)

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quinta-feira, 20 de junho de 2019

Palestrina - Missa Papae Marcelli, Allegri - Miserere, etc

Postagem para finalizar os trabalhos do dia de hoje. Postagem realizada em homenagem ao feriado do dia de hoje. O disco traz obras bastante bonitas. Os compositores são de tradição Católica. Viveram em um dos períodos mais ricos da música ocidental. Há dois compositores conhecidos - Palestrina e Allegri. Mas há nomes pouco conhecidos. É o caso de Anerio, Nanino e Giovannelli, que também foram compositores renascentistas. Não deixe de ouvir este maravilhoso disco. Uma boa apreciação!

01-Missa Papae Marcelli - 01
02-Missa Papae Marcelli - 02
03-Missa Papae Marcelli - 03
04-Missa Papae Marcelli - 04
05-Missa Papae Marcelli - 05
06-Missa Papae Marcelli - 06
07-Tu es Petrus
08-Miserere
09-Venedite ad me omnes
10-Haec dies
11-Jubilate Deo

Choir of Westminster Abbey
Simon Preston, regente

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Bela Bartok (1881-1945) - Piano Works

Um disco bastante interessante para se conhecer a obra para piano solo de Bela Bartók. O conjunto traz quatro discos com obras do famoso Mikrokosmos entre outras. O intérprete dessa incursão bartokeana é Andor Foldes. Andor Foldes foi um pianista húngaro, nascido em em 1913 e morto em 1992. Possuía conhecimentos bastante precisos sobre a música do seu conterrâneo. Bartók foi um dos mais revolucionários compositores da história e uma das personalidades mais importantes do século XX. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Mikrokosmos, Sz. 107 Book 5
Mikrokosmos, Sz. 107 Book 6
Suite, BB 70, Sz. 62 (Op.14)
Six Rumanian Folk Dances
Sonata for Piano, Sz. 80 (BB 88)
Out of Doors
Sonatina over themes of peasants from Transsylvania
Allegro barbaro, BB 63, Sz. 49

Andor Foldes, piano

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quarta-feira, 19 de junho de 2019

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - Symphonie No.10 en mi mineur Op.93

Fiquei surpreso quando percebi quem era o regente deste disco. Nada mais nada menos do que um dos maiores violinistas da história. No caso em questão aqui, David Oistrakh é o condutor de um dos mais avassaladores trabalhos russos de todos os tempos - a poderosa Sinfonia número 10, uma espécie de estudo psicológico do período stalinista, realizado por Dmitri Shostakovich. A agravação é do ano de 1972. A Décima Sinfonia estreou no mesmo ano em que o camarada Stálin faleceu. Estreou sob a batuta de Mravinsky, conduzindo a Orquestra Filarmônica de Leningrado. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - 

01. Dmitri Shostakovich - Symphonie No.10 en mi mineur Op.93 - 1. Moderato
02. Dmitri Shostakovich - Symphonie No.10 en mi mineur Op.93 - 2. Allegro
03. Dmitri Shostakovich - Symphonie No.10 en mi mineur Op.93 - 3. Allegretto
04. Dmitri Shostakovich - Symphonie No.10 en mi mineur Op.93 - 4. Andante - Allegro

Berliner Sinfonie-Orchester
David Oistrakh, regente

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terça-feira, 18 de junho de 2019

Modest Mussorgsky (1839-1881) - Symphonic Works

Música russa de altíssima qualidade. Este disco é uma verdadeira maravilha. Aqui encontramos excertos de alguns dos mais significativos trabalhos de Modest Mussorgsky, alguém que mergulhou na história da música do seu país. Seguem alguns dados sobre ele: "Modest Petrovitch Mussorgski, filho de um rico proprietário, entrou para a escola de cadetes em São Petersburgo. Posteriormente, no regimento de Preobrajenski, conheceu Balakirev, com que fez os primeiros estudos de técnica musical. Mussorgski sofreu graves crises nervosas em 1858 e em 1860. A ruína da família obrigou-o a entrar para o serviço público em 1863, sendo demitido em 1867. Sua obra musical era aceita com dificuldades. A sua ópera "Boris Godunov" só foi encenada, em 1874, graças à intervenção de uma cantora célebre. Sua vida, entretanto, tornou-se cada vez mais difícil, pois o compositor, além de não ter recursos materiais suficientes, era alcoólatra. Apesar de readmitido, foi novamente obrigado a deixar o serviço público em 1880. Embora parecesse ter-se recuperado durante algum tempo, morreu de excessos alcoólicos, recolhido ao hospital militar de São Petersburgo. Mussorgski é geralmente colocado no famoso Grupo dos Cinco, de compositores nacionalistas, que inclui Korsakov, Cesar Cui, Balakirev e Borodin. Mas foi o próprio Mussorgski que declarou, em notas autobiográficas, não pertencer a nenhum dos grupos musicais em voga no seu tempo, "nem pelas idéias musicais nem pelo caráter de sua arte". Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Modest Mussorgsky (1839-1881) - 

01. Khovanshchina, Act IV: Introduction
02. Joshua (For Chorus, Contralto, Bass and Orchestra -
03. Salammbo: Chorus of Priestesses
04. Scherzo in B-Flat Major
05. The Destruction of Sennacherib For Chorus and Orchestra
06. St. John's Night on the Bare Mountain
07. Oedipus in Athens: Chorus of People in the Temple
08. Khovanshchina: Prelude - Dawn over the Moscov River -
09. Triumphal March - The Capture of Kars

London Symphony Orchestra & Chorus
Claudio Abbado, regente

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segunda-feira, 17 de junho de 2019

Mieczyslaw Weinberg (1919-1996) - Symphony No. 3, Op. 45 e The Golden Key Suite No. 4, Op. 55d

A vida de Mieczyslaw Weinberg foi gestada no seio da perseguição. Nascido em Varsóvia, Polônia, Weinberg se viu obrigado a fugir ainda muito jovem para a Ucrânia - URSS - por causa dos nazistas. Mais tarde, descobriu que toda a sua família que havia ficado na Polônia, fora queimada pelos nazistas. Já na URSS foi obrigado a fugir quando os nazistas invadiram o país. Neste período, ele envia para Shostakovich a partitura da primeira sinfonia. Shostakovich se entusiasmou com aquilo que viu e o chamou a Moscou. Haveria, a partir daí, uma mudança na sina do compositor. Este disco nos fornece uma noção dos seus trabalhos sinfônicos. No caso em questão, aparece a excelente Sinfonia No. 3, com toda a sua linguagem russa. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Mieczyslaw Weinberg (1919-1996) -
01. Symphony No. 3, Op. 45: I. Allegro
02. Symphony No. 3, Op. 45: II. Allegro giocoso
03. Symphony No. 3, Op. 45: III. Adagio
04. Symphony No. 3, Op. 45: IV. Allegro vivace
05. The Golden Key Suite No. 4, Op. 55d: I. Burattino's Dance with the Key
06. The Golden Key Suite No. 4, Op. 55d: II. Elegy
07. The Golden Key Suite No. 4, Op. 55d: III. Dance of Artemon
08. The Golden Key Suite No. 4, Op. 55d: IV. Dance of the Cricket-
09. The Golden Key Suite No. 4, Op. 55d: V. Dance of the Cat and the Fox
10. 0The Golden Key Suite No. 4, Op. 55d: VI. Dance of Shushera the Rat
11. 1The Golden Key Suite No. 4, Op. 55d: VII. The Lesson
12. 2The Golden Key Suite No. 4, Op. 55d: VIII. The Pursuit

Gothenburg Symphony Orchestra
Thord Svedlund, regente

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Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - Die Zauberflöte

Uma das obras mais importantes da história da humanidade. "A Flauta Mágica (original em alemão Die Zauberflöte) KV 620 é uma ópera (singspiel) em dois atos de Wolfgang Amadeus Mozart, com libreto alemão de Emanuel Schikaneder. Estreou no Theater auf der Wieden em Viena, no dia 30 de setembro de 1791. Schikaneder era companheiro de loja maçônica de Mozart. À época, por influência da Revolução Francesa, a maçonaria adquiria simpatizantes ao mesmo tempo que era perseguida. A ópera mostra a filosofia do Iluminismo. Algumas de suas árias tornaram-se muito conhecidas, como o dueto de Papageno e Papagena, e as duas árias da Rainha da Noite. Os conceitos de liberdade, igualdade e fraternidade da Revolução Francesa transparecem em vários momentos na ópera, por exemplo quando o valor de Tamino, protagonista da história, é questionado por ser um príncipe, e que por tal motivo talvez não conseguisse suportar as duras provas exigidas para entrar no templo. Em sua defesa, Sarastro responde: "mais que um príncipe, é uma pessoa. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - 

DISCO 01

(01)_[Wolfgang_Amadeus_Mozart]_Ouvertüre
(02)_[Wolfgang_Amadeus_Mozart]_Zu_Hilfe!_Zu_Hilfe!_(Tamino)
(03)_[Wolfgang_Amadeus_Mozart]_Der_Vogelfänger_bin_ich_ja_(Papageno)
(04)_[Wolfgang_Amadeus_Mozart]_Dies_Bildnis_ist_bezaubernd_schön_(Tamino)
(05)_[Wolfgang_Amadeus_Mozart]_O_zittre_nicht,_mein_lieber_Sohn_(Königin_der_Nacht)
(06)_[Wolfgang_Amadeus_Mozart]_Hm!_hm!_hm!_(Papageno)
(07)_[Wolfgang_Amadeus_Mozart]_Du_feines_Täubchen,_nur_herein!_(Monostatos)
(08)_[Wolfgang_Amadeus_Mozart]_Bei_Männern,_welche_Liebe_fühlen_(Pamina)
(09)_[Wolfgang_Amadeus_Mozart]_Zum_Ziele_führt_dich_diese_Bahn_(Die_drei_Knaben)(10)_[Wolfgang_Amadeus_Mozart]_Die_Weisheitslehre_dieser_Knaben_(Tamino)
(11)_[Wolfgang_Amadeus_Mozart]_Wo_willst_du,_kühner_Fremdling,_hin-_(Sprecher)
(12)_[Wolfgang_Amadeus_Mozart]_Wie_stark_ist_nicht_dein_Zauberton_(Tamino)
(13)_[Wolfgang_Amadeus_Mozart]_Schnelle_Füße,_rascher_Mut_(Pamina,_Papageno)
(14)_[Wolfgang_Amadeus_Mozart]_Es_lebe_Sarastro!_Sarastro_soll_leben_(Chor)
(15)_[Wolfgang_Amadeus_Mozart]_Herr,_ich_bin_zwar_Verbrecherin_(Pamina)
(16)_[Wolfgang_Amadeus_Mozart]_Marsch_der_Priester
(17)_[Wolfgang_Amadeus_Mozart]_O_Isis_und_Osiris_(Sarastro)

DISCO 02

(01)_[Drottinghlom_Court_Orchestra_-_Arnold_Ostman]_Eine_schreckliche_Nacht!
(02)_[Drottinghlom_Court_Orchestra_-_Arnold_Ostman]_Bewahret_euch_vor_Weibertücken
(03)_[Drottinghlom_Court_Orchestra_-_Arnold_Ostman]_Wie-_Wie-_Wie-
(04)_[Drottinghlom_Court_Orchestra_-_Arnold_Ostman]_Alles_fühlt_der_Liebe_Freuden
(05)_[Drottinghlom_Court_Orchestra_-_Arnold_Ostman]_Der_Hölle_Rache_kocht_in_meinem_Herzen
(06)_[Drottinghlom_Court_Orchestra_-_Arnold_Ostman]_In_diesen_heil'gen_Hallen
(07)_[Drottinghlom_Court_Orchestra_-_Arnold_Ostman]_Seid_uns_zum_zweitenmal_wilkommen
(08)_[Drottinghlom_Court_Orchestra_-_Arnold_Ostman]_Ach,_ich_fühl's,_es_ist_verschwunden
(09)_[Drottinghlom_Court_Orchestra_-_Arnold_Ostman]_O_Isis_und_Osiris,_welche_Wonne!
(10)_[Drottinghlom_Court_Orchestra_-_Arnold_Ostman]_Soll_ich_dich,_Teurer,_nicht_mehr_sehn-
(11)_[Drottinghlom_Court_Orchestra_-_Arnold_Ostman]_Ein_Mädchen_oder_Weibchen
(12)_[Drottinghlom_Court_Orchestra_-_Arnold_Ostman]_Bald_prangt,_den_Morgen_zu_verkünden
(13)_[Drottinghlom_Court_Orchestra_-_Arnold_Ostman]_Du_also_bist_mein_Bräutigam-
(14)_[Drottinghlom_Court_Orchestra_-_Arnold_Ostman]_Der,_welcher_wandert_diese_StraBe
(15)_[Drottinghlom_Court_Orchestra_-_Arnold_Ostman]_Tamino_mein!_O_welch_ein_Glück!
(16)_[Drottinghlom_Court_Orchestra_-_Arnold_Ostman]_Wir_wandelten_durch_Feuersgluten
(17)_[Drottinghlom_Court_Orchestra_-_Arnold_Ostman]_Papagena!_Papagena!_Papagena!
(18)_[Drottinghlom_Court_Orchestra_-_Arnold_Ostman]_Pa-Pa-Pa
(19)_[Drottinghlom_Court_Orchestra_-_Arnold_Ostman]_Nur_stille,_stille,_stille
(20)_[Drottinghlom_Court_Orchestra_-_Arnold_Ostman]_Die_Strahlen_der_Sonne

The Drottningholm Court Theatre Orchestra and Chorus
Arnold Ostman, regente
Kurt Streit, Tamino
Barbara Booney, Pamina
Sumi Jo, Rainha da Noite
Gilles Cachemaille, Papageno
Kristinn Sigmundsson, Sarastro

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domingo, 16 de junho de 2019

Oboe Concertos For Dresden Court - Pisendel, Fasch, Valentini etc

Johann Georg Pisendel foi o konzertmeister da Orquestra de Dresden, de 1728 até sua morte, que ocorreu em 1755. As composições contidas neste disco são: obras de Johann Georg Pisendel; outro concerto de Valentini, um de Heinichen e algumas anônimos, e uma Overture de Fasch. A música é rica em  contrastes e apresenta o oboé como elemento principal, às vezes acompanhada de outro oboé ou de um violino. Graças ao talento do  Batzdorfer Hofkapelle temos uma excelente disco. Excelente desempenho de Xenia Löffler como o primeiro oboé. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

01. Sinfonia in B flat: Allegro di molto
02. Sinfonia in B flat: Andantino
03. Sinfonia in B flat: Tempo di Menuet (Trio)
04. Concerto in E flat major for oboe, strings & b.c. (Mus. 2-0-6,2): Adagio
05. Concerto in E flat major for oboe, strings & b.c. (Mus. 2-0-6,2): Allegro
06. Concerto in E flat major for oboe, strings & b.c. (Mus. 2-0-6,2): Grave andante
07. Concerto in E flat major for oboe, strings & b.c. (Mus. 2-0-6,2): Allegro
08. Concerto in G minor for 2 oboes, strings & b.c. (Mus. 2-0-14): Allegro moderato
09. Concerto in G minor for 2 oboes, strings & b.c. (Mus. 2-0-14): Adagio
10. Concerto in G minor for 2 oboes, strings & b.c. (Mus. 2-0-14): Allegro un poco
11. Overture in G major for 2 oboes, strings & b.c. (Mus. 2423-N-15): Overture
12. Overture in G major for 2 oboes, strings & b.c. (Mus. 2423-N-15): Air (Andante)
13. Overture in G major for 2 oboes, strings & b.c. (Mus. 2423-N-15): Allegro
14. Concerto in D major for oboe, violin, strings & basso continuo: Andante
15. Concerto in D major for oboe, violin, strings & basso continuo: Allegro
16. Concerto in D major for oboe, violin, strings & basso continuo: Largo
17. Concerto in D major for oboe, violin, strings & basso continuo: Allegro
18. Work(s): Allegro
19. Work(s): (Andante)
20. Work(s): (Presto)
21. Concerto C minor for oboe, violin, strings & b.c.: Allegro

Batzdorfer Hofkapelle
Xenia Löffler, Michael Bosch, oboes
Daniel Deuter, violin

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Ludwig van Beethoven (1770-1827) - The chamber music for winds

Este é um conjunto bastante emblemático. Reúne obras de Beethoven escritas "para instrumentos de sopro". Há ainda transcrições de obras para esses instrumentos. É o caso, por exemplo, da presença de "Fidelio". No geral, as obras são de alto padrão e possuem o 'selo Beethoven de qualidade'. Levam em si a marca do classicismo vienense. São obras leves, agradáveis, cheias de uma linguagem arejada. Há quintetos, sextetos, heptetos, octetos. Vale a pena escutar. São obras ideais para momentos de leitura, de atividades intelectuais; ou, simplesmente, para uma boa conversa. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - 

DISCO 01

01. Septet op 20 Eflat major - I. Adagio, Allegro con brio
02. Septet op 20 Eflat major - II. Adagio cantabile
03. Septet op 20 Eflat major - III. Tempo di Menuetto
04. Septet op 20 Eflat major - IV. Andante con Variazioni
05. Septet op 20 Eflat major - V. Scherzo, Sllegro molto e vivace
06. Septet op 20 Eflat major - VI. Andante con moto alla marcia - Presto
07. Allegro and Menuet Two Flutes WoO 26 G Major - I. Allegro con brio
08. Allegro and Menuet Two Flutes WoO 26 G Major - II. Minuetto quasi Allegretto
09. Duo #1 Clarinet and Bassoon WoO 27 C major - I. Allegro commodo
10. Duo #1 Clarinet and Bassoon WoO 27 C major - II. Larghetto sostenuto
11. Duo #1 Clarinet and Bassoon WoO 27 C major - III. Rondo - Allegretto

DISCO 02

01. Fidelio, Op. 72 'Harmoniemusik' (arr. Sedlak) 1. Ouvertura
02. Fidelio, Op. 72 'Harmoniemusik' 2. Introduzione
03. Fidelio, Op. 72 'Harmoniemusik' 3. Andante con moto
04. Fidelio, Op. 72 'Harmoniemusik' 4. Andante sostenuto
05. Fidelio, Op. 72 'Harmoniemusik' 5. Marcia
06. Fidelio, Op. 72 'Harmoniemusik' 6. Terzetto
07. Fidelio, Op. 72 'Harmoniemusik' 7. Allegro moderato
08. Fidelio, Op. 72 'Harmoniemusik' 8. Allegro con moto
09. Fidelio, Op. 72 'Harmoniemusik' 9. Adagio cantabile - Poco allegro
10. Fidelio, Op. 72 'Harmoniemusik' 10. Duetto
11. Variations on 'La ci darem la mano' WoO 28
12. Duo No. 2 for clarinet & bassoon WoO 27 1. Allegro affettuoso
13. Duo No. 2 for clarinet & bassoon WoO 27 2. Aria. Larghetto
14. Duo No. 2 for clarinet & bassoon WoO 27 3. Rondo. Allegretto moderato

DISCO 03

01. Octet Op. 103 in E flat major - I. Allegro
02. II. Menuetto I
03. III. Andante
04. IV. Menuetto II. Allegro
05. V. Finale. Presto
06. Trio for Two Oboes and English Horn op. 87 in C major - I. Allegro
07. II. Andante cantabile
08. III. Menuetto. Allegro molto. Scherzo
09. IV. Finale. Presto
10. Rondino WoO 25 in E flat major - Andante

DISCO 04

01. Sextet (E-flat) Op. 71 1. Adagio - Allegro
02. Sextet (E-flat) Op. 71 2. Adagio
03. Sextet (E-flat) Op. 71 3. Menuetto. Quasi Allegretto
04. Sextet (E-flat) Op. 71 4. Rondo Allegro
05. Grenadier March for 2 clarinets, 2 horns & 2 bassoons (B-flat) WoO 29
06. Duo No. 3 for clarinet & bassoon (B-flat) WoO 27 1. Allegro sostenuto
07. Duo No. 3 for clarinet & bassoon (B-flat) WoO 27 2. Aria con variazioni
08. Quintet for oboe, 3 horns & bassoon (E-flat) 1. [Allegro]
09. Quintet for oboe, 3 horns & bassoon (E-flat) 2. Adagio maestoso
10. Quintet for oboe, 3 horns & bassoon (E-flat) 3. Minuetto. Allegro

 Consortium Classicum

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sábado, 15 de junho de 2019

Jazz - Charlie Haden & The Liberation Music Orchestra - Dream Keeper

Dream Keeper é o nome de um disco do jazzista Charlie Haden, gravado em 1990 e lançado pela Blue Note Records. "O álbum foi indicado ao prêmio Grammy e foi eleito o "Álbum de Jazz do ano" na pesquisa da revista Down Beat de 1991. Haden, Carla Bley e Ray Anderson também ficaram em primeiro lugar nas categorias de pesquisa Acoustic Bass, Composer e Trombone daquele ano, respectivamente. O álbum é a terceira gravação em estúdio da Haden's Liberation Music Orchestra, o sucessor de 1983, The Ballad of the Fallen. Dream Keeper, apresenta uma alternância particularmente eficaz de partes corais sombrias, às vezes etéreas (interpretadas pelo Oakland Youth Chorus) e motivos e ritmos centro-americanos 

01. Dream Keeper
02. Rabo de Nube
03. Nkosi Sikelel'i Afrika
04. Sandino
05. Spiritual

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Henry Purcell (1659-1695) - Odes for St Cecilia’s Day, Funeral Sentences

"Henry Purcell foi um compositor inglês. Apesar de uma vida relativamente breve, Henry Purcell permanece um dos mais importantes compositores ingleses. Sua facilidade em compor para todos os gêneros e públicos, sua popularidade na corte durante reinados de três monarcas e sua vasta produção de odes cortesãs, música cênica, anthems' sacros, canções e catches' seculares, música de câmara e voluntaries para órgão são uma prova clara de seu prodigioso talento. Compôs a ópera Dido and Aeneas e a semi-opera A tempestade. São famosas suas Lições para cravo, suas Odes, Hinos, composições religiosas e bem assim, sonatas e fantasias para viola". Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Henry Purcell (1659-1695) - 

(01)_[Philippe_Herreweghe_-_Choeur_et_Orchestre_du_Collegium_Vocale]_Hail!_bright_Cecilia!-_I._Symphony._Maestoso_-_Canzona._Allegro-Adagio-Allegr...
(02)_[Philippe_Herreweghe_-_Choeur_et_Orchestre_du_Collegium_Vocale]_II._Hail!_Bright_Cecilia
(03)_[Philippe_Herreweghe_-_Choeur_et_Orchestre_du_Collegium_Vocale]_III._Hark!_hark!_Each_Tree
(04)_[Philippe_Herreweghe_-_Choeur_et_Orchestre_du_Collegium_Vocale]_IV._'Tis_Nature's_Voice
(05)_[Philippe_Herreweghe_-_Choeur_et_Orchestre_du_Collegium_Vocale]_V._Soul_of_the_World
(06)_[Philippe_Herreweghe_-_Choeur_et_Orchestre_du_Collegium_Vocale]_VI._Thou_tun'st_this_World
(07)_[Philippe_Herreweghe_-_Choeur_et_Orchestre_du_Collegium_Vocale]_VII._With_that_sublime_Celestial_Lay
(08)_[Philippe_Herreweghe_-_Choeur_et_Orchestre_du_Collegium_Vocale]_VIII._Wondrous_Machine!
(09)_[Philippe_Herreweghe_-_Choeur_et_Orchestre_du_Collegium_Vocale]_IX._The_airy_Violin
(10)_[Philippe_Herreweghe_-_Choeur_et_Orchestre_du_Collegium_Vocale]_X._In_vain_the_Am'rous_flute
(11)_[Philippe_Herreweghe_-_Choeur_et_Orchestre_du_Collegium_Vocale]_XI._The_fife_and_all_the_Harmony_of_War
(12)_[Philippe_Herreweghe_-_Choeur_et_Orchestre_du_Collegium_Vocale]_XII._Let_these_among_themselves_contest
(13)_[Philippe_Herreweghe_-_Choeur_et_Orchestre_du_Collegium_Vocale]_XIII._Hail!_Bright_Cecilia
(14)_[Philippe_Herreweghe_-_Choeur_et_Orchestre_du_Collegium_Vocale]_Welcome_to_all_the_pleasures-_I._Symphony
(15)_[Philippe_Herreweghe_-_Choeur_et_Orchestre_du_Collegium_Vocale]_II._Welcome_to_all_the_pleasures
(16)_[Philippe_Herreweghe_-_Choeur_et_Orchestre_du_Collegium_Vocale]_III._Here_the_deities_approve
(17)_[Philippe_Herreweghe_-_Choeur_et_Orchestre_du_Collegium_Vocale]_IV._While_joys_celestial
(18)_[Philippe_Herreweghe_-_Choeur_et_Orchestre_du_Collegium_Vocale]_V._Then_lift_up_your_voices
(19)_[Philippe_Herreweghe_-_Choeur_et_Orchestre_du_Collegium_Vocale]_VI._Beauty_thou_scene_of_love
(20)_[Philippe_Herreweghe_-_Choeur_et_Orchestre_du_Collegium_Vocale]_VII._In_a_consort_of_voices

Choer et Orchestre du Collegium Vocale
Philippe Herreweghe, direção

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sexta-feira, 14 de junho de 2019

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Symphony no.9 in D minor, Op.125 - ''Choral''

"A Sinfonia n.° 9 em ré menor, op. 125, Coral, é a última sinfonia completa composta por Ludwig van Beethoven. Completada em 1824, a sinfonia coral mais conhecida como Nona Sinfonia ou ainda, A Nona, é uma das obras mais conhecidas do repertório ocidental, considerada tanto ícone quanto predecessora da música romântica, e uma das grandes obras-primas de Beethoven. A nona sinfonia de Beethoven incorpora parte do poema An die Freude ("À Alegria"), uma ode escrita por Friedrich Schiller, com o texto cantado por solistas e um coro em seu último movimento. Foi o primeiro exemplo de um compositor importante que tenha utilizado a voz humana com o mesmo destaque que a dos instrumentos, numa sinfonia, criando assim uma obra de grande alcance, que deu o tom para a forma sinfônica que viria a ser adotada pelos compositores românticos. A sinfonia n.° 9 tem um papel cultural de extrema relevância no mundo atual. Em especial, a música do último movimento, chamado informalmente de "Ode à Alegria", foi rearranjada por Herbert von Karajan para se tornar o hino da União Europeia. Outra prova de sua importância na cultura atual foi o valor de 3,3 milhões de dólares atingido pela venda de um dos seus manuscritos originais, feita em 2003 pela Sotheby's, de Londres. Segundo o chefe do departamento de manuscritos da Sotheby's à época, Stephen Roe, a sinfonia "é um dos maiores feitos do homem, ao lado do Hamlet e do Rei Lear de Shakespeare". Foi apresentada pela primeira vez em 7 de maio de 1824, no Kärntnertortheater, em Viena, na Áustria. O regente foi Michael Umlauf, diretor musical do teatro, e Beethoven - dissuadido da regência pelo estágio avançado de sua surdez - teve direito a um lugar especial no palco, junto ao maestro".

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - 

01. Symphony o.9 in D minor, op.125 - ''Choral'' I. Allegro ma non troppo, un poc
02. II. Molto vivace
03. III. Adagio molto e cantabile
04. IV. Presto -
05. - Presto - ''O freunde'' - Allegro assai

Russian National Orchestra
Mikhail Pletnev, regente

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quinta-feira, 13 de junho de 2019

Anton Dvorak (1841-1904) - String Quintet, Op. 97 & String Sextet, Op. 48

Um excelente disco para encerrar os trabalhos no dia de hoje. O disco apresenta duas obras camerísticas do mestre checo. A primeira é um Sexteto para cordas e, a segunda, um belíssimo Quinteto também para cordas. Admiro bastante as obra de Dvorak. Vale mencionar que muitas composições do músico têm como referência o folclore da sua terra. O Jerusalem Quartet faz um excelente trabalho neste disco. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Anton Dvorak (1841-1904) - 

01. String Sextet, Op. 48: I. Allegro moderato
02. String Sextet, Op. 48: II. Dumka (Elegie). Poco allegretto
03. String Sextet, Op. 48: III. Furiant. Presto-Trio
04. String Sextet, Op. 48: IV. Finale. Tema con variazioni-Allegretto grazioso, quasi andantino
05. String Quintet No. 3, Op. 97: I. Allegro non tanto
06. String Quintet No. 3, Op. 97: II. Allegro vivo-Minore. Un poco meno mosso
07. String Quintet No. 3, Op. 97: III. Larghetto
08. String Quintet No. 3, Op. 97: IV. Finale. Allegro giusto

Jerusalem Quartet 
Veronika Hagen,
Gary Hoffman

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quarta-feira, 12 de junho de 2019

György Kurtág (1926- ) - Kafka Fragments

Após uma tradução do Google e uma série de "retoques", acredito que  o texto tenha ficado suportável. "Gyorgy Kurtag compôs seu Kafka-Fragment em meados da década de 1980, e essas quarenta configurações de fragmentos de texto de Franz Kafka continuam sendo uma de suas obras mais frequentemente realizadas. Embora o ciclo não contenha um único fio narrativo e não possua uma "história" coerente, tornou-se bastante comum apresentá-lo em versões preparadas. Muitos dos movimentos são extremamente breves; na gravação atual, 11 dos movimentos têm menos de meio minuto de duração, e o mais curto (Es zupfte mich jemand am Kleid) dura apenas 13 segundos. Coletados pelo compositor, os textos foram extraídos das cartas, diários e cadernos de Kafka; fragmentos que, juntos, formam um mosaico às vezes sarcástico, absurdo, lírico ou bem humorado. A capacidade de Kurtag de transmitir uma ampla gama de situações e emoções transforma cada fragmento em uma visão de intensidade onírica, onde o real se torna surreal. A pontuação muitas vezes altamente virtuosista e exigente é aqui interpretada pela soprano Caroline Melzer e pela violinista Nurit Stark, ambas artistas com um forte compromisso com a música contemporânea que colaboraram com vários compositores eminentes". Trata-se de obra desafiadora. Escutei hoje enquanto me deslocava para o trabalho. A faixa de número 19 ("Nichts dergleichen"), fez-me dar grandes risadas. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

György Kurtág (1926- ) - Kafka Fragments 

01. Part 1 - 1. Die Guten gehn im gleichen Schritt
02. Part 1 - 2. Wie ein Weg im Herbst
03. Part 1 - 3. Verstecke
04. Part 1 - 4. Ruhelos
05. Part 1 - 5. Berceuse I

(...)

36. Part 4 - 4. Aus einem alten Notizbuch
37. Part 4 - 5. Leoparden
38. Part 4 - 6. In memoriam Joannis Pilinszky
39. Part 4 - 7. Wiederum, wiederum
40. Part 4 - 8. Es blendete uns die Mondnacht

Caroline Melzer, soprano
Nurit Stark, violin

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