quinta-feira, 30 de abril de 2015

Béla Bártok (1881-1945) - The Three Piano Concertos

E trazemos, para finalizar os trabalhos no dia de hoje, mais um belo disco com a grande música. É um disco que promete e cumpre aquilo que prometeu. Não se trata de uma gravação que se coloca na história pela pompa e grandiosidade, mas a gravação é boa; consegue traduzir a essência técnica e grandiloquente da música do húngaro Béla Bartók, um gênio com todos os rigores que o termo exige. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Béla Bártok (1881-1945) - 

01. Piano concerto No.2 -I- Allegro
02. Piano concerto No.2 -II- Adagio - Presto - Adagio
03. Piano concerto No.2 -III- Allegro molto
04. Piano concerto No.3 -I- Allegretto
05. Piano concerto No.3 -II- Adagio religioso - Poco più mosso - Tempo I
06. Piano concerto No.3 -III- Allegro vivace
07. Piano concerto No.1 -I- Allegro moderato - Allegro - Allegro moderato
08. Piano concerto No.1 -II- Andante
09. Piano concerto No.1 -III- Allegro molto

Los Angeles Philharmonic Orchestra
Esa-Pekka Salonen, regente
Yefim Bronfman, piano

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Jazz - Lee Morgan (1938-1972) - Delightful

Hoje é quinta-feira, véspera de feriado. Voltamos à nossa atividade típica: postar um disco (e um bom disco!) de jazz. E temos aqui um excelente registro. Uma espécie de compilação de vários momentos ou encontros com variados músicos com os quais Lee Morgan tocou. Desde Joe Herdenson, McCoy Tyner a Wayne Shorter. Lee Morgan foi aquele sujeito talentoso, dono de uma versatilidade, de uma raiz sentimentalizante bastante profunda; que ficou conhecido no Jazz Messengers, de Art Blakey. E teve tragicamente, como se fosse um "blues louco", selvagem, a vida ceifada por causa do ciúme da mulher enquanto tocava o seu trompete em um clube de jazz em Nova York, na plenitude da forma artística. Não deixe de ouvir esse baita disco! Uma boa apreciação!

Lee Morgan (1938-1972) - Delightful

01 - Ca-Lee-So
02 - Zambia
03 - Yesterday
04 - Sunrise Sunset
05 - Nite Flite
06 - The Delightful Deggie
07 - Need I (bonus track)
08 - Filet Of Soul (Hoppin' John) (bonus track)
09 - Zambia (Big Band Version) (bonus track)
10 - The Delightful Deggie (Big Band Version) (bonus track)

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quarta-feira, 29 de abril de 2015

Gerog F. Handel (1685-1759) - Concerti Grossi Op. 6 - Nos 3, 4, 7, 8 - Vol. 2

Postagem agendada, para dar continuidade aos três discos com o Concerto Grosso, de Handel, uma das principais páginas do compositor teuto-inglês. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Gerog F. Handel (1685-1759) - Concerti Grossi Op. 6  - Nos 3, 4, 7, 8

01. No. 3 - Larghetto    [0:01:31.10]
02. No. 3 - Andante    [0:02:01.30]
03. No. 3 - Allegro    [0:03:11.23]
04. No. 3 - Polonaise - Andante    [0:02:43.22]
05. No. 3 - Allegro ma non troppo    [0:02:02.68]
06. No. 4 - Larghetto affettuoso    [0:02:23.67]
07. No. 4 - Allegro    [0:02:49.45]
08. No. 4 - Largo e piano    [0:02:24.48]
09. No. 4 - Allegro    [0:03:20.12]
10. No. 7 - Largo    [0:00:52.13]
11. No. 7 - Allegro    [0:02:41.57]
12. No. 7 - Largo e piano    [0:02:42.45]
13. No. 7 - Andante    [0:03:44.00]
14. No. 7 - Hornpipe - Spirituoso    [0:04:09.60]
15. No. 8 - Allemande - Andante    [0:05:25.68]
16. No. 8 - Grave    [0:01:51.47]
17. No. 8 - Andante allegro    [0:02:21.20]
18. No. 8 - Adagio    [0:01:36.05]
19. No. 8 - Siciliana - Andante    [0:04:02.10]
20. No. 8 - Allegro    [0:01:41.00]

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Hamburg Soloists
Emil Klein, diretor


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Joseph Haydn (1732-1809) - Symphony No. 96 in D e Anton Bruckner (1824-1896) - Symphony No. 4 in E flat, 'Romantic'


Londres, 12 de setembro de 2002, Bernard Haitink, um dos maiores regentes ativos da atualidade, prepara-se para o espetáculo da noite à frente da aveludada London Symphony Orchestra. O repertório é prodigioso. Traz o mestre Joseph Haydn, compositor cuja prodigalidade e versatilidade o colocam entre os grandes da história da música. Do outro lado, correndo numa senda romântica e fáustica, temos Anton Bruckner, um dos maiores sinfonistas da história ao lado de Mahler, Brahms, Beethoven e Shostakovich. Os trabalhos prometem. E aquilo que se espera acontece. As duas interpretações são grandiosas. Haitik prova o porquê de ser um dos mais respeitados regentes. Não deixe de ouvir este delicioso broadcasting (que nunca mais haviam aparecido por aqui). Uma boa apreciação!

Joseph Haydn (1732-1809) - 

Symphony No. 96 in D (29:31)

Anton Bruckner (1824-1896) - 

Symphony No. 4 in E flat, 'Romantic' (69:55)

London Symphony Orchestra
Bernard Haitink, regente

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segunda-feira, 27 de abril de 2015

Antonín Dvořák (1841-1904) - Cello Concerto in B minor, Op. 104, B. 191

Postagem de final de noite para colocar a tradição em dia. É curioso que, quando se efetiva a ação,  fica-se com uma excelente impressão do feito. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Antonín Dvořák (1841-1904) -  Cello Concerto in B minor, Op. 104, B. 191

01. I. Allegro
02. II. Adagio, ma non troppo
03-III. Finale: Allegro moderato – Andante – Allegro vivo

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Berlin Philharmonic Orchestra 
Pierre Fournier, cello
George Szell, regente

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Georg F. Handel (1685-1759) - Concerti Grossi Op. 6 - Nos 1, 2, 5, 6 - Vol. 1

Primeiro disca dessa segunda-feira cheia de atividades. Temos aqui o Concerto Grosso ou Doze grandes concertos. Esses concertos foram escritos em 1739 (primeira edição) e 1741 (segunda edição). Talvez estejam entre as obras mais conhecidas do grande compositor teuto-inglês. São belíssimos! Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Georg F. Handel (1685-1759) - Concerti Grossi Op. 6 Vol 1 - Nos 1, 2, 5 6

01. No. 1 - Tempo giusto  
02. No. 1 - Allegro  
03. No. 1 - Adagio
04. No. 1 - Allegro  
05. No. 1 - Allegro
06. No. 2 - Allegro Larghetto  
07. No. 2 - Allegro  
08. No. 2 - Largo  
09. No. 2 - Allegro ma non troppo  
10. No. 5 - Largo
11. No. 5 - Allegro  
12. No. 5 - Presto
13. No. 5 - Largo  
14. No. 5 - Allegro
15. No. 5 - Menuet  
16. No. 6 - Largo affettuoso  
17. No. 6 - Tempo giusto
18. No. 6 - Musette Larghetto
19. No. 6 - Allegro  
20. No. 6 - Allegro

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Hamburg Soloists
Emil Klein, diretor

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domingo, 26 de abril de 2015

Gustav Mahler (1860-1911) - Symphony No. 8 in E flat major - "Symphony of a Thousand"

Postagem de final noite para que encerremos bem os trabalhos. Trata-se de uma postagem que atende a pedidos. É uma das mais poderosas gravações que já escutei da Oitava de Mahler. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Gustav Mahler (1860-1911) - 

Symphony No. 8 in E flat major - "Symphony of a Thousand". 
01. I-Veni, creator spiritus
02. I-Imple superna gratia
03. I-Infirma nostri corporis
04. I-Accende lumen sensibus
05. I-Veni, creator spiritus (2)
06. I-Gloria Patri Domini
07. II-Poco adagio
08. II-Ewiger Wonnebrand
09. II-Wie Felsenabgrund mir zu Fuben
10. II-Gerettet ist das edle Glied
11. II-Uns bleibt ein Erdenrest - Hier ist die Aussicht frei
12. II-Hochste Herrscherin der Welt
13. II-Bei der Liebe, die den Fuben
14. II-Neige, neige, du Ohnegleiche
15. II-Blicket auf zum Retterblick
16. II-Alles Vergangliche

Chicago Symphony Orchestra
Wiener Sangerknaben
Georg Solti, regente

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Paul Hinemith (1895-1963) - Konzertmusik op.50, Der Schwanendreher, Nobilissima Visione

Primeira postagem desse belo dia que se inicia. E temos a música "heterodoxa" de Paul Hindemith, esse mestre da composição do sáculo XX. Escutei esse disco na noite de ontem e, imediatamente, resolvi agendar a postagem. Sendo assim, não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Paul Hindemith (1895-1963) - 

01. Konzertmusik op.50 - 1. Mäßig schnell, mit Kraft - Sehr breit, aber stets fli
02. Konzertmusik op.50 - 2. Lebhaft - Langsam - Im ersten Zeitmaß
03. Der Schwanendreher - 1. 'Zwischen Berg und tiefem Tal'
04. Der Schwanendreher - 2. 'Nun laube, Lindlein, laube!'
05. Der Schwanendreher - 3. Variations 'Seid ihr nicht der Schwanendreher'
06. Nobilissima Visione - 1. Einleitung und Rondo
07. Nobilissima Visione - 2. Marsch und Pastorale
08. Nobilissima Visione - 3. Passacaglia

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San Francisco Symphony 
Hebert Blomstedt, regente
Geraldine Walther, viola

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sábado, 25 de abril de 2015

Jean-Phillippe Rameau (1683-1764) - Les Indes Galantes e Dardanus

A sonoridade do Collegium Aureum é espetacular, autêntica, fazendo jus à música executada. A gravação desse disco é do ano 1995. Traz  Jean-Phillipe Rameau, que foi um dos grandes mestres da música barroca. Ele nasceu dois anos antes de Bach e morreu quatorze anos após a morte do compositor alemão. Era exímio compositor e estudioso. Criou um método. Nesse belo disco passamos a entender o porquê de sua relevância para a música barroca. Seu estilo é elegante, fluidicamente claro. Já fazia certo tempo que ele não aparecia. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Jean-Phillippe Rameau (1683-1764) - 

Les Indes Galantes
01. I. Ouverture
02. II. Entree des quatre nations
03. III. Menuet I et II
04. IV. Forlane
05. V. Rondeau. Danse du calumet de la paix executee par les sauvages
06. VI. Air pour les amours
07. VII. Contre-danse
08. VIII. Air pour les Persans
09. IX. Air vif pour Zephire et la Rose
10. X. Air pour Boree et la Rose
11. XI. Air des Fleurs
12. XII. Air tendre pour la Rose
13. XIII. Gavotte pour les Fleurs
14. XIV. Tambourin
15. XV. Chaconne

Dardanus
16. I. Ouverture. Lent et majestueux; vite
17. II. Marche pour les differentes nations. Gai
18. III. Menuet tendre en Rondeau. Modere
19. IV. Tambourin I et II
20. V. Air vif
21. VI. Rigaudon I et II
22. VII. Air en Rondeau. Gaiment
23. VIII. Entree. Gracieusement et un peu gai
24. IX. Sommeil. Rondeau tendre
25. X. Tambourin I et II
26. XI. Chaconne

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Collegium Aureum

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Charles Ives (1874-1954) - Symphony No. 1, Hymns e Symphony No. 4


Que disco fantástico, meus amigos! Ives ao meu modo de ver foi um dos maiores compositores da história americana - quiçá o maior. Impressiona como o compositor foi tão inovador. Sua linguagem foge aos convencionalismos. Todas as obras desse disco são grandes. Destaque para a excelente e bela Sinfonia no.1, um verdadeiro cartão de visitas para a sua obra. O último movimento é lindíssimo! Os hinos (que ainda não conhecia) destilam toda a efervescência religiosa da história americana. Trata-se de hinos eclesiais, cantados como se fossem para um culto litúrgico. Senti-me em uma igreja protestante. E acredito que uma das obras mais expressivas do compositor seja a "anárquica" Sinfonia no. 4, uma obra cujo rigor, subverte o sentido tradicional de uma sinfonia. Excelente disco! Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!


Charles Ives (1874-1954) - 

01. Ives Symphony No 1 01 Allegro
02. Ives Symphony No 1 02 Adagio molto (sostenuto)
03. Ives Symphony No 1 03 Scherzo - Vivace
04. Ives Symphony No 1 04 Allegro molto
05. Ives Hymns 01 Sweet By And By
06. Ives Hymns 02 Beulah Land (Organ solo)
07. Ives Hymns 03 Ye Christian Heralds
08. Ives Hymns 04 Jesus, Lover Of My Soul
09. Ives Hymns 05 Nearer, My God, To Thee
10. Ives Symphony No 4 01 Prelude - Maestoso
11. Ives Symphony No 4 02 Comedy - Allegretto
12. Ives Symphony No 4 03 Fugue - Andante moderato con moto
13. Ives Symphony No 4 04 Finale - Very slowly; Largo maestoso

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Chicago Symphony Orchestra
Members of the Chicago Symphony Chorus
Michael Tilson Thomas, regente

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sexta-feira, 24 de abril de 2015

The Complete Duo Recordings - Beethoven, Janácek, Bartók, Messiaen (CDs 4, 5 e 6 de 13)

Diria que este material, pelo valor intrínseco dos músicos deve, no mínimo, despertar um interesse em todo o amante da boa música. Ele nos apresenta três nomes que são verdadeiras referências em seus instrumentos. Nos três discos dessa postagem, fica a certeza de que estamos diante de uma epifania musical. O destaque ao meu modo de ver fica por conta da Sonata Primavera, de Beethoven; e a Sonata para violino de piano, de Bartók. Claro, as outras obras também possuem uma espessura considerável. É que ao ouvir esses trabalhos, não há como não dizer: "Minha nossa! Que beleza!" Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

DISCO 04

01. Sonate nr.4 a-moll op.23_ Presto
02. Andante scherzoso piu Allegretto
03. Allegro molto
04. Sonate nr.5 F-dur op.24_ Allegro
05. Adagio molto espressivo
06. Scherzo. Allegro molto
07. Rondo. Allegro ma non troppo

DISCO 05

01. Bartok_ Sonata for Violin and Piano No.1 (1921) - 1. Allegro appassionato
02. 2. Adagio
03. 3. Allegro
04. Janacek_ Sonata for Violin and Piano (1914-21) - 1. Con moto
05. 2. Ballada. Con moto
06. 3. Allegretto
07. 4. Adagio
08. Messiaen _ Theme and Variations for Violin and Piano (1932) Thème. Modéré
09. 1.Variation Modéré
10. 2.Variation Un peu moins modéré
11. 3.Variation Modéré, avec éclat
12. 4.Variation Vif et passionné
13. 5.Variation Très modéré

DISCO 06

01. 12 Variations on 'Ein Mädchen oder Weibchen' F-Dur Op. 66_ Thema
02. Variation I
03. Variation II
04. Variation III
05. Variation IV
06. Variation V
07. Variation VI
08. Variation VII
09. Variation VIII
10. Variation IX
11. Variation X
12. Variation XI
13. Variation XII
14. Sonate F-Dur Op.5 no.1 - I Adagio sostenuto
15. II Allegro
16. III Adagio - Presto - Tempo primo
17. IV Rondo - Allegro vivace
18. Sonate g-moll Op.5 no.2 - I Adagio sostenuto e espressivo
19. II Allegro molto piu tosto presto
20. III Rondo. Allegro
21. 7 Variations in Es-dur on 'Bei Männern, ..' WoO 46 - Thema. Andante
22. Variation I
23. Variation II
24. Variation III
25. Variation IV
26. Variation V
27. Variation VI
28. Variation VII

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Martha Argerich, piano
Mischa Maisky, cello
Gidon Kremer, violino

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Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - Sinfonia Concertante for Violin, Viola and Orchestra in E flat major, K. 364 e Sinfonia Concertante para Oboe, Clarinet, Horn, Bassoon and Orchestra in E flat major, K. 297b

Este é outro disco cuja postagem deveria ter se efetivado no dia de ontem. E que baita disco! Belíssimo! O grande regente Karl Böhm, considerado um dos melhores regentes de Mozart do século XX pela crítica especializada, brinda-nos aqui com duas belas abordagens dessas duas obras magnânimas do compositor austríaco. Como Mozart consegue ser feliz nessas duas obras! As gravações são da década de 60, mas preservam aquelas qualidades atemporais de uma boa gravação, típicas dessa série da DG. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - 

Sinfonia Concertante for Violin, Viola and Orchestra in E flat major, K. 364
01. Allegro maestoso
02. Andante
03. Presto

Sinfonia Concertante para Oboe, Clarinet, Horn, Bassoon and Orchestra in E flat major, K. 297b
04. Allegro
05. Adagio
06. Andantino con variazoni

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Berliner Philharmoniker
Karl Bohm, regente

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Jazz - Milt Jackson & John Coltrane - Bags & Trane


Alguém deixou um comentário em tom intempestivo de ausência sentida; ou simplesmente, como uma cobrança irônica por uma promessa não cumprida. Dei uma boa risada com o "Cadê o jazz?" Isso me deixou a certeza de que há um público (embora pequeno e fugidio) que acompanha as postagens jazzísticas que faço religiosamente todas as quintas-feiras. Hoje, extraordinariamente, ela sairá na sexta-feira. Explico o porquê rapidamente. Ontem, saí para uma reunião à noite e cheguei por volta das dez da noite. Ao chegar, percebi uma instabilidade no sinal da internet (Net Virtua), o que me impediu de fazer o post. Claro, para não deixar os seguidores contumazes do estilo completamente órfãos, a postagem surge de forma extemporânea. Por isso, segue o delicioso disco Begs & Trane, de 1959. Vá de forma imediata à faixa 7 ( "Blues Legacy") e tenha bons momentos de alegria. Uma boa apreciação!


Milt Jackson & John Coltrane - Bags & Trane

01. Bags & Trane
02. Three Little Words
03. The Night We Called It A Day
04. Be-Bop
05. The Late Late Blues
06. Stairway To The Stars (alternate take)
07. Blues Legacy (alternate take)
08. Centerpiece (alternate take)

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Milt Jackson, vibraharp
John Coltrane, tenor sax
Hank Jones, piano
Paul Chambers, bass
Connie Kay, drums

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quinta-feira, 23 de abril de 2015

Leos Janácek (1854-1928) - String Quartet No.2 'Intimate Letters' e Pavel Haas (1899-1944) - String Quartet No.2 'From The Monkey Mountain'

Magistral interpretação desse belo disco em que tudo é checo. São obras cujo nível de profusão de contrastes elétricos enche os ouvidos de alegria. Vale mencionar que o Pavel Haas Quartet ganhou um prêmio com este disco. Trata-se de um conjunto de músicos novos, mas de grande maturidade e segurança. Creio que já tenha postado o segundo quarteto de Janácek, mas eis que esta é a melhor versão que já escutei. Já Pavel Haas, o patrono do grupo, aparece por aqui pela segunda vez com o seu mesmo Quarteto número 2. . Se eu fosse você não deixarei de ouvir este disco. Uma boa apreciação!

Leos Janácek (1854-1928) - 

String Quartet No.2 'Intimate Letters' 
01. I. Andante
02. II. Adagio
03. III. Moderato
04. IV. Allegro

Pavel Haas (1899-1944) - 

String Quartet No.2 'From The Monkey Mountain' 
05. I. Landscape (Andante)
06. II. Coach, Coachman And Horse (Andante)
07. III. The Moon And I... (Largo E Misterioso)
08. IV. Wild Night (Vivace E Con Fuoco)

Pavel Haas Quartet

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quarta-feira, 22 de abril de 2015

Francis Poulenc (1899-1963) - - Stabat Mater; Sept Repons des Tenebres

Que disco, meus amigos... Que disco! Fiquei impressionado com a beleza das duas obras. A massa de vozes humanas provoca arrepios. Diria que o nível de dramaticidade do Stabat Mater está mais para um réquiem do que uma obra que tenha esse caráter. Poulenc, que foi um dos grandes compositores dos século XX, tendo estendido seu veio criativo a quase todos os campos, escreveu o seu famoso Stabat Mater em 1950. Já o Sept Repons des Tenebres é do ano de 1961. Não deixe de ouvir esse magnífico disco. Uma boa apreciação!

Francis Poulenc (1899-1963) - 

01. Sept Repons des Tenebres - I. Una hora non potuistis vigilare mecum
02. Sept Repons des Tenebres - II. Judas mercator pessimus
03. Sept Repons des Tenebres - III. Jesum tradidit impius
04. Sept Repons des Tenebres - IV. Caligaverunt oculi mei
05. Sept Repons des Tenebres - V. Tenebrae factae sunt
06. Sept Repons des Tenebres - VI. Sepulto Domino
07. Sept Repons des Tenebres - VII. Ecce quomodo moritur justus
08. Stabat Mater - I. Stabat mater dolorosa
09. Stabat Mater - II. Cujus animam gementem
10. Stabat Mater - III. O quam tristis et afflicta
11. Stabat Mater - IV. Quae moerebat et dolebat
12. Stabat Mater - V. Quis est homo, qui non fleret
13. Stabat Mater - VI. Vidit suum dulcem natum
14. Stabat Mater - VII. Eja mater, fons amoris
15. Stabat Mater - VIII. Fac ut ardeat cor meum
16. Stabat Mater - IX. Sancta mater, istud agas
17. Stabat Mater - X. Fac ut portem Christi mortem
18. Stabat Mater - XI. Inflammatus et accensus
19. Stabat Mater - XII. Quando corpus morietur

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Cappella Amsterdam
Estonian Philharmonic Chamber Choir
Estonian National Symphony Orchestra
Carolyn Sampson, soprano
Daniel Reuss, diretor

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Anton Arensky (1861-1906) - Suites for two pianos

Anton Arensky foi um daqueles muitos compositores russos fantásticos e relevantes, que acabaram ficando no limbo da história. Não faz mal. Estamos aqui para fecundar para o mundo a sua música. Arensky possuiu uma vida bem próxima dos grandes nomes. Por exemplo, estudou com Rimsky-Korsakov e, mais tarde, foi professor de Rachmaninov e Scriabin, que acredito, ficaram mais famosos que o mestre. Sua grande influência foi Tchaikovsky. Neste disco que ora posto, temos obras pianísticas, que muito revelam, a sua capacidade como compositor. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Anton Arensky (1861-1906) - Suites for two pianos

Suite No. 1, Op. 15
01. 1. Romance 
02. 2. Valse   
03. 3. Polonaise   

Suite No. 2, Op. 23, "Silhouettes"
04. 1. Le Savant 
05. 2. La Coquette  
06. 3. Polichinelle   
07. 4. Le Rèveur 
08. 5. La Danseuse   

Suite No. 3, Op. 33, "Variations"
09. 1. Thème  
10.  2. Dialogue  
11. 3. Valse  
12. 4. Marche triomphale
13. 5. Menuet   
14. 6. Gavotte  
15. 7. Scherzo  
16. 8. Marche funèbre -  
17. 9. Nocturne  
18. 10. Polonaise 

Suite No. 4, Op. 62
19. 1. Prélude 
20. 2. Romance 
21. Le Rève 
22. 4. Finale  

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Stephen Coombs, piano
Ian Munro, piano

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Copy and WIN : http://ow.ly/KNICZ

terça-feira, 21 de abril de 2015

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - Musical Offering , BWV 1079

Está aí uma das músicas mais lindas que já escutei em minha curta e frívola vida,  desabitada por experiências sofisticadas. A Oferenda Musical, como é conhecida em português, é uma coleção de cânones, fugas e outras obras escritas por Johann Sebastian Bach, para Frederico da Prússia. Trata-se de uma obra pujante, bem ao estilo e rigor do grande compositor alemão. Bach teria se baseado em um tema do próprio monarca. Bach, segundo fontes, recebeu uma pródiga compensação. Esta gravação é uma das melhores que já escutei. A nitidez da interpretação, a transparência e beleza espiritual comovem qualquer sujeito. O time de intérpretes é do mais alto calibre. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - Musical Offering , BWV 1079

01.  Ricercar A 3
02. Canon #1 Perpetuus Super Thema Regium
03. Canon #2 Perpetuus Super Thema Regium
04. Canon A 2
05. Canon A 2 Per Motum Contrarium
06. Canon A 2 Per Augmentationem
07.  Canon A 2 Per Tonos
08.  Fuga Canonica In Epidiapente
09.  Ricercar A 6
10. Canon A 2 Quaerendo Invenietis (Canon Contrarium Stricte
11. Canon A 4
12.  Sonata For Flute & Violin  Larg
13. Sonata For Flute & Violin  Allegro Moderato
14. Sonata For Flute & Violin  Andante Larghetto
15. Sonata For Flute & Violin  Allegro
16. Canon Perpetuus Contrario Motu

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Barthold Kuijken, transverse flute
Sigiswald Kuijken, baroque violin I
Marie Leonhardt, baroque violin II
Wieland Kuijen, bass viol
Robert Kohnen, harpsichord
Gustav Leonhardt, harpsichord solo and musical, diretor

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Frederick Delius (1862-1934) - Piano Concerto in C minor, Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - Piano Concerto No.24 in C minor, K.491 e Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Fantasia for Piano, Chorus and Orchestra in C minor, Op.80

Belíssimo disco! Trata-se de gravações realizadas ao vivo em momentos bem díspares. Por exemplo, o Beethoven (que acredito ser o ponto alto do disco) é do ano de 1970; a gravação da obra de Delius (que ainda não parara para ouvir com mais detença) é do ano de 1981; e o imponente concerto de Mozart (que aqui não tem a sua beleza potencializada) é do ano de 1979. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Frederick Delius (1862-1934) - 

Piano Concerto in C minor
01. Allegro non troppo - Largo - Tempo primo

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) -

Piano Concerto No.24 in C minor, K.491
02. I. Allegro
03. II. Larghetto
04. III. Allegretto

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - 

Fantasia for Piano, Chorus and Orchestra in C minor, Op.80
05. Fantasia for Piano, Chorus and Orchestra in C minor, Op.80

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London Philharmonic Choir and Orchestra
Bernard Haitink, regente
Clifford Curzon, piano

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segunda-feira, 20 de abril de 2015

Anton Bruckner (1824-1896) - Symphony No.8 in C minor, Symphony No.6 in A e Symphony No.9 in D minor

Concluo com esta postagem, a disponibilização dos seis discos de Anton Bruckner, sob a regência de Otto Klemperer. O material tem um foco exato: "revelar" aquelas que são, ao meu modo de ver, as sinfonias mais expressivas do grande compositor austríaco. É perceptível a qualquer sujeito que há uma clara gradação ou um refinamento dos trabalhos do compositor a partir da Quarta Sinfonia. Todas - sem exceção - são trabalhos de fazer cair o queixo; capazes de provocar uma grande admiração. Elas são promotoras da ideia daquilo que é grande e sublime. Nesses dois últimos discos, temos o último movimento da Oitava, a Sexta e a enigmática Nona Sinfonia. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Anton Bruckner (1824-1896) - 

DISCO 05

Symphony No.8 in C minor (1890 version, ed. Nowak)
01. IV. Finale_ Feierlich, nicht schnell

Symphony No.6 in A (1881 version, ed. Haas)
02. I. Majestoso
03. II. Adagio_ Sehr feierlich
04. III. Scherzo_ Nicht schnell - Trio_ Langsam
05. IV. Finale_ Bewegt, doch nicht zu schnell

DISCO 06

Symphony No.9 in D minor (1884, ed. Nowak)
01. I. Feierlich, misterioso
02. II. Scherzo_ Bewegt, lebhaft - Trio_ Schnell
03. III. Adagio_ Langsam, feierlich

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New Philhamonia Orchestra
Otto Klemperer, regente

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Benjamin Lees (1924-2010) - String Quartets Nos. 1, 5 and 6

Sempre que posso, busco postar esses discos da cosmopolita gravadora Naxos. Acredito que não exista gravadora tão comprometida em divulgar certo tipo de música que não teríamos acesso se não fosse o cuidado e o comprometimento do seu trabalho. Hoje, na primeira postagem da segunda-feira, surge o compositor sino-estadunidense Benjamin Lees. Em essência, o compositor é norte-americano. A sua relação com a China é apenas de nascimento. Lees buscou ser um compositor adepto ao estilo clássico. Mesmo tendo vivido em um século de inovações musicais, o compositor olhou para o passado. A sua música é madura e digna de respeito. Neste disco que ora posto, temos três dos seus quartetos. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Benjamin Lees (1924-2010) - String Quartets Nos. 1, 5 and 6 

String Quartet No. 1
01. I. Moderato  
02. II. Adagietto  
03. III. Allegro vivo

String Quartet No. 5
04. I. Measured
05. II. Arioso
06. III. Quick, quiet
07. IV. Explosive

String Quartet No. 6
08. I. Measured, dolorous  
09. II. Calm, steady  
10. III. Quiet, eerie  
11. IV. Unhurried

Cypress String Quartet

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domingo, 19 de abril de 2015

The Complete Duo Recordings - Beethoven, J.S. Bach & Schumann (CDs 1, 2 e 3 de 13)

Começamos mais uma postagem grandiosa em nosso humilde blog. Como sou um fã apaixonado pela Martha Argerich, decidi trazer 13 discos com parcerias entre Argerich-Kremer ou Argerich-Maisky. Nos três primeiros discos, temos um repertório que engloba dois compositores românticos (Beethoven e Schumann) e um barroco (J.S. Bach). Vale a pena ouvir. Não deixe de fazê-lo. Uma boa apreciação!

DISCO 01

01. Sonata No. 1 in D major, Op. 12_ I. Allegro con brio
02. Sonata No. 1 in D major, Op. 12_ II. Tema con Variazioni. Andante con moto
03. Sonata No. 1 in D major, Op. 12_ III. Rondo. Allegro
04. Sonata No. 2 in A major, Op. 12_ I. Allegro vivace
05. Sonata No. 2 in A major, Op. 12_ II. Andante più tosto Allegretto
06. Sonata No. 2 in A major, Op. 12_ III. Allegro piacevole
07. Sonata No. 3 in E flat major, Op. 12_ I. Allegro con spirito
08. Sonata No. 3 in E flat major, Op. 12_ II. Adagio con molt'espressione
09. Sonata No. 3 in E flat major, Op. 12_ III. Rondo. Allegro molto

DISCO 02

01. Cello Sonata No.1 in G BWV 1027 -I- Adagio
02. Cello Sonata No.1 in G BWV 1027 -II- Allegro ma non tanto
03. Cello Sonata No.1 in G BWV 1027 -III- Andante
04. Cello Sonata No.1 in G BWV 1027 -IV- Allegro moderato
05. Cello Sonata No.2 in D BWV 1028 -I- Adagio
06. Cello Sonata No.2 in D BWV 1028 -II- Allegro
07. Cello Sonata No.2 in D BWV 1028 -III- Andante
08. Cello Sonata No.2 in D BWV 1028 -IV- Allegro
09. Cello Sonata No.3 in G minor BWV 1029 -I- Vivace
10. Cello Sonata No.3 in G minor BWV 1029 -II- Adagio
11. Cello Sonata No.3 in G minor BWV 1029 -III- Allegro

DISCO 03

01. Violinsonate Nr. 1 a-moll op. 105 - 1. Mit leidenschaftlichem Ausdruck
02. Violinsonate Nr. 1 a-moll op. 105 - 2. Allegretto
03. Violinsonate Nr. 1 a-moll op. 105 - 3. Lebhaft
04. Violinsonate Nr. 2 d-moll op. 121 - 1. Ziemlich langsam - Lebhaft
05. Violinsonate Nr. 2 d-moll op. 121 - 2. Sehr lebhaft
06. Violinsonate Nr. 2 d-moll op. 121 - 3. Leise, einfach
07. Violinsonate Nr. 2 d-moll op. 121 - 4. Bewegt

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Martha Argerich, piano
Gidon Kremer, violino
Mischa Maisky, cello

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Arnold Schoenberg (1874-1951) - Erwartung, Op.17 e Alban Berg (1885-1935) - Lulu Suite e Anton Webern (1883-1945) - Im Sommerwind

Primeira postagem dominical - e uma baita postagem. O disco traz o nome do segundo "triunvirato" da música austríaca. Claro, o nome que eu estou empregando não existiu. O que existiu de fato foi a Segunda Escola de Viena (como é conhecida), que muito contribuiu para a música do século XX. Quando falamos nos três nomes aquic constantes, estamos fazendo referência a algo revolucionário. A novidade para mim do disco é o opus 17 de Schoenberg, que eu ainda não conhecia. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Arnold Schoenberg (1874-1951) - 

Erwartung, Op.17
01. I. Hier hinein_ Man sieht den Weg nicht
02. II. Ist das noch der Weg_ Hier ist es eben
03. III. Da kommt ein Licht!
04. IV. Er ist auch nicht da
05. IV. Es ist noch da...Herrgott im Himmel
06. IV. Aber so seltsam ist dein Auge
07. IV. Du siehst wieder dort hin_
08. IV. Oh! nicht einmal die Gnade, mit dir sterben zu dürfen
09. IV. Liebster, Liebster, der Morgen kommt

Alban Berg (1885-1935) - 

Lulu Suite
10. II. Ostinato (Allegro)
11. I. Rondo (Andante - Tempo I - Hymne_ Sostenuto)
12. III. Lied der Lulu (Comodo)
13. IV. Variationen (Moderato - Grandioso - Grazioso - Funèbre - Affettuoso - Thema)
14. V. Adagio (Sostenuto - Lento - Grave)

Anton Webern (1883-1945) - 

Im Sommerwind
15. Im Sommerwind

Wiener Philharmoniker
Christoph von Dohnànyi, regente
Anja Sinja, soprano

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sábado, 18 de abril de 2015

Anton Bruckner (1824-1896) - Symphony No.7 in E e Symphony No.8 in C minor (CDs 3 e 4 de 6)

Seguimos com mais dois discos dessa fabulosa caixa. Após ouvir mais duas sinfonias interpretadas por Klemperer, não tive como não colocar sua interpretação entre aquelas que mais me chamaram a atenção até hoje. E olha que eu gosto de Bruckner e tudo que acho dele, procuro ouvir! A Sétima é o trabalho que deu a glória ao compositor, o reconhecimento tão procurado por ele. Mas, penso que a Oitava, seja um dos trabalhos mais sublimes e espirituais que já foram escritos. Ao ouvir pela pela enésima vez o trabalho no dia de hoje, ficou uma impressão profunda de que estava diante do divino. Até cheguei a pensar que aquilo que Bach fez com a música coral, Bruckner fez com suas sinfonias - principalmente as duas últimas, que são hinos espirituais, reflexões sobre a pequenez insofismável da vida, diante do mistério insondável do cosmos, que é existir para um destino o qual só encontra descanso, em acepção agostiniana, no colo redentor do divino. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Anton Bruckner (1824-1896) - 

DISCO 03

Symphony No.7 in E (1885 version, ed. Nowak)
01. I. Allegro moderato
02. II. Adagio_ Sehr feierlich und sehr langsam
03. III. .Scherzo_ Sehr schnell - Trio_ Etwas langsamer
04. IV. Finale_ Bewegt, doch nicht schnell

DISCO 04

Symphony No.8 in C minor (1890 version, ed. Nowak)
01. I. Allegro moderato
02. II. Scherzo_ Allegro moderato
03. III. Adagio_ Feierlich langsam, doch nicht schleppend

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Philharmonia Orchestra
Otto Klemperer, regente

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Guitarra Española - Narciso Yepes - Rodrigo, Bacarisse, Ruiz-Pipo, Maurice Ohana, Vols. 4 & 5



Com os dois últimos discos, finalizamos, assim, a postagem dessa bonita caixa. Nesses dois últimos discos, encontramos as bonitas obras de Joaquin Rodrigo, aquele que é, ao meu modo de ver, um dos mais sensíveis compositores do século XX. Seu Concerto de Aranjuez e a Fantasia para un gentilhombre são de uma beleza indefinível. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Guitarra Española - Narciso Yepes - Vols. 4 & 5

DISCO 04

01. Joaquin Rodrigo_ Concerto de Aranjues_ Allegro  
02. Joaquin Rodrigo_ Concerto de Aranjues_ Adagio  
03. Joaquin Rodrigo_ Concerto de Aranjues_ Allegro gentile  
04. Salvador Bacarisse_ Concertino para guitarra_ Allegro  
05. Salvador Bacarisse_ Concertino para guitarra_ Romanza_ Andante  
06. Salvador Bacarisse_ Concertino para guitarra_ Scherzo_ Allegretto  
07. Salvador Bacarisse_ Concertino para guitarra_ Rondo_ Allegro ben misurato  
08. Antonio Ruiz-Pipo_ Tablas para guitarra_ Canto libre  
09. Antonio Ruiz-Pipo_ Tablas para guitarra_ Scherzando (attacca)
10. Antonio Ruiz-Pipo_ Tablas para guitarra_ Elegia  
11. Antonio Ruiz-Pipo_ Tablas para guitarra_ Molto vivace  

DISCO 05

01. Jaoquin Rodrigo_ Fantasia para un gentilhombre_ Villanco y ricercar  
02. Jaoquin Rodrigo_ Fantasia para un gentilhombre_ Espanoleta y fanfare  
03. Jaoquin Rodrigo_ Fantasia para un gentilhombre_ Danza de las hachas  
04. Jaoquin Rodrigo_ Fantasia para un gentilhombre_ Canario  
05. Maurice Ohana_ Concierto_ Grafico de la farucca  
06. Maurice Ohana_ Concierto_ Improvisacion  
07. Maurice Ohana_ Concierto_ Grafico de la buleria  
08. Jaoquin Rodrigo_ Concerto madrigal_ Fanfarre  
09. Jaoquin Rodrigo_ Concerto madrigal_ Madrigal  
10. Jaoquin Rodrigo_ Concerto madrigal_ Entrada  
11. Jaoquin Rodrigo_ Concerto madrigal_ Allegro vivace  
12. Jaoquin Rodrigo_ Concerto madrigal_ Girardilla  
13. Jaoquin Rodrigo_ Concerto madrigal_ Pastoral  
14. Jaoquin Rodrigo_ Concerto madrigal_ Fandango  
15. Jaoquin Rodrigo_ Concerto madrigal_ Arieta  
16. Jaoquin Rodrigo_ Concerto madrigal_ Zapateado  
17. Jaoquin Rodrigo_ Concerto madrigal_ Caccia a la espanola  

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Narciso Yepes, guitarra


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sexta-feira, 17 de abril de 2015

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - Organ Works

Que disco fabuloso! É uma das melhores versões de A arte da fuga que já tive a oportunidade de escutar. Impossível ouvir uma música dessas e se manter a mesma pessoa. Impressiona como Walcha consegue transmitir uma paz tão profunda e um senso tão poderoso da eternidade e de Deus. É necessário ouvir para entender a experiência que tento descrever. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - 

01. Toccata & Fuge d-moll BWV 565 - Toccata
02. Fuge
03. Triosonate Nr. 1 Es-dur BWV 525 -I. (Allegro)
04. II. Adagio
05. III. Allegro
06. Choralpartia 'Sei gegrüsset, Jesu gütig' BWV 768
07. Praeludium & Fuge Es-dur BWV 552 - Praeludium
08. Fuge
09. Wachet auf, ruft uns die Stimme BWV 645
10. Wo soll ich fliehen hin BWV 646
11. Wer nur den lieben Gott lässt walten BWV 647
12. Meine Seele erhebet den Herrn BWV 648
13. Ach bleib' bei uns, Herr Jesu Christ BWV 649
14. Kommst du nun, Jesu, vom Himmel herunter BWV 650

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Helmut Walcha, órgão

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Guitarra Española - Narciso Yepes - Tárrega, Albéniz, Manuel de Falla, Turina, Rodrigo, Emilio Pujol, Torroba, Ruiz-Pipo, etc, Vol. 3

Continuamos com nossa jornada pelas terras de Andaluzia, pelas estradas que conduzem a caminhos de sempiternas belezas. Neste terceiro volume, o grande instrumentista Narciso Yepes continua a nos conduzir ao reino da profunda sensibilidade. As quatro peças que abrem o disco (de Francisco Tárrega), por exemplo, constituem uma espécie de cadinho do espírito da música espanhola: é delicada, é doce, é religiosa, é nostálgica, é povoada por temáticas outonais, por cores amarelecidas pela nostalgia de um pôr-do-sol. Como essa música faz bem! Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação de sexta-feira. 

Guitarra Española - Narciso Yepes, Vol. 3

01. Francisco Tarrega_ Recuerdos de la Alhambra  
02. Francisco Tarrega_ "Marieta" Mazurka  
03. Francisco Tarrega_ Caprichio arabe  
04. Francisco Tarrega_ Tango  
05. Isaac Albeniz_ Malaguena
06. Manuel de Falla_ Homenaje "Le tombeau de Claude Debussy"
07. Jaoquin Turina_ Garrotin y soleares  
08. Jaoquin Turina_ Rafaga  
09. Jaoquin Rodrigo_ En los trigales  
10. Anonimo_ La filla del marxant  
11. Anonimo_ La filadora
12. Anonimo_ El mestre  
13. Anonimo_ La canco del lladre
14. Emilio Pujol_ El abejorro_ Estudio  
15. Moreno Torroba_ Madronos  
16. Xavier Montsalvastage_ Habanera  
17. Maurice Ohana_ Tiento  
18. Antonio Ruiz-Pipo_ Cancion y danza no 1

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Narciso Yepes, guitarra

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quinta-feira, 16 de abril de 2015

Jazz - Miles Davis (1926-1991) - 'Round About Midnight

O que tenho a dizer é que amo Miles Davis; e a cada nova audição a motivação e o entusiasmo pela sua música aumentam. Miles foi sem sombras de dúvida um dos maiores artistas da história. A forma de execução de seu instrumento, o trompete, é única. Existe uma sonoridade que acaba se amalgamando com as necessidades mais prementes e viscerais de nossa alma. Neste disco, o antológico 'Round About Midnight, gravado em 1955, Miles havia firmado um contrato com lendária Columbia Records. No seu time havia nomes como John Coltrane, Paul Chambers e Red Garland. Para os críticos, 'Round About Midnight é um dos maiores discos da história. É um dos pontos altos do hard bop. E ouvi-lo é, realmente, um deleite para o espírito. Não deixe de fazê-lo. Uma boa apreciação!

Miles Davis (1926-1991) -

01. 'Round Midnight
02. Ah-Leu-Cha
03. All Of You
04. Bye Bye Blackbird
05. Tadd's Delight
06. Dear Old Stockholm
07. Two Bass Hit
08. Little Melonae
09. Budo
10. Sweet Sue, Just You

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Miles Davis – trumpet
John Coltrane – tenor saxophone
Red Garland – piano
Paul Chambers – bass
Philly Joe Jones – drums

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Narciso Yepes - Guitarra Española - Albéniz, Granados, Manuel de Falla, Turina, Salvador Bacarisse, Yepes, Vol. 2

Vamos ao segundo volume dessa bonita e essencial coleção. Ouvi este disco no dia de ontem e fiquei pensando nos matizes da música espanhola. Há uma beleza soturna, de ruas e ventos abandonados; ou de espaços quietos; como se tudo parasse para ouvir a suave, às vezes, áspera e sensual melodia. É uma música que, esteticamente, é capaz de transmitir muitas impressões. Por exemplo, a obra que abre o disco é de uma beleza inexplicável. O disco traz os nomes mais relevantes da música espanhola. De qualquer forma, não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Guitarra Española - Narciso Yepes, Vol. 2

01. Isaac Albeniz. Suite espanola: No.5 Asturias.  
02. Isaac Albeniz. No.6 Rumeres de la caleta  
03. Isaac Albeniz. Torre bermeja. Serenata  
04. Enrique Granados. Danca espanola no.4
05. Francisco Tarrega. Alborada. Capriccio  
06. Francisco Tarrega. Danza mora
07. Francisco Tarrega. Sueno  
08. Manuel de Falla. El circulo magico
09. Manuel de Falla. Cancion del fuego fatuo
10. Manuel de Falla. Danca del molinero. Farruca
11. Joaquin Turina. Sonata op. 61  
12. Joaquin Turina. Fandangillo op. 36
13. Salvador Bacarisse. Passapie  
14. Narciso Yepes. Catarina d'Alio
15. Anonimo. Romance

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Narciso Yepes, guitarra

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quarta-feira, 15 de abril de 2015

Sergei Rachmaninov (1873-1943) - Cello Sonata in G minor Op.19, Vocalise Op.34 No.14, Variation No.18 from Rhapsody on a theme of Paganini Op.43 e Sergei Prokofiev (1891-1953) - Cello Sonata in C major Op.119

Belíssimo disco para encerrar os trabalhos no dia de hoje. Vale a pena investir cada segundo neste disco. A sonoridade impressiona. As obras escolhidas constituem um repertório no qual não podemos colocar defeito. Escutei a Sonata para cello de Rachmaninov (o compositor não aparecia por aqui há bastante tempo) com extrema devoção. Bonita também é a transcrição da variação número 18 da Rapsódia sobre um tema de Paganini, uma das obras mais conhecidas e expressivas do compositor russo. O disco ainda trás a Sonata in Sol maior, de Prokofiev. Curiosamente, até hoje, tudo que escutei dos irmãos Capuçon me pareceu excelente. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Sergei Rachmaninov (1873-1943) - 

Cello Sonata in G minor Op.19
01. I. Lento-Allegro moderato
02. II. Allegro scherzando
03. III. Andante
04. IV. Allegro mosso

Vocalise Op.34 No.14
05. Rachmaninov Vocalise Op.34 No.14

Variation No.18 from Rhapsody on a theme of Paganini Op.43
06. Variation No.18 from Rhapsody on a theme of Paganini Op.43

Sergei Prokofiev (1891-1953) - 

Cello Sonata in C major Op.119
07. I. Andante grave - Moderato animato
08. II. Moderato - Andante dolce - Mod
09. III. Allegro non troppo - Meno mos

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Gautier Capuçon, cello
Gabriela Montero, piano

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Narciso Yepes - Guitarra Española - Mudarra, Narvaez, Sanz, Soler, Sor, Vol. 1

A gente vai acumulando coisas para postar e acaba se perdendo em meio à babel de exigências diárias. Essa caixa, por exemplo, demonstra isso. Ela está separada para ser postada desde dezembro de 2012, mas foi somente hoje que decidi iniciar as postagens dos seus cinco discos. Portanto, lá vai o primeiro disco com o grande instrumentista Narciso Yepes. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Narciso Yepes - Guitarra Española, Vol. 1

01. Gaspar Sanz. Suite espanola. Espanoletas  
02. Gaspar Sanz. Suite espanola. Gallarda y Villano
03. Gaspar Sanz. Suite espanola. Danza de las hachas
04. Gaspar Sanz. Suite espanola. Rujero y Paradetas  
05. Gaspar Sanz. Suite espanola. Zarabanda al ayre espan
06. Gaspar Sanz. Suite espanola. Passacalle  
07. Gaspar Sanz. Suite espanola. Folias  
08. Gaspar Sanz. Suite espanola. La Minona de Cataluna  
09. Gaspar Sanz. Suite espanola. Canarios  
10. Alonso Mudarra. Fantasia la manera de Ludovico  
11. Luis de Narvaez. Guardame las vacas
12. Antonio Soler. Sonata en mi mayor
13. Fernando Sor. Estudios en do menor op. 35 no. 14  
14. Fernando Sor. Estudios en do mayor op. 29 no. 5
15. Fernando Sor. Estudios en la mayor op. 6 no. 2  
16. Fernando Sor. Estudios en re menor op. 35 no. 16  
17. Fernando Sor. Estudios en si menor op. 35 no. 22
18. Fernando Sor. Estudios en si mayor op. 35 no. 21
19. Fernando Sor. Estudios en mi menor op. 6 no. 11  
20. Fernando Sor. Estudios en do sostenido mayor
21. Fernando Sor. Estudios en fa mayor op. 29 no. 14
22. Fernando Sor. Estudios en si bemol mayor op. 31
23. Fernando Sor. Tema con variaciones op.9

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Narciso Yepes, guitarra

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terça-feira, 14 de abril de 2015

Anton Bruckner (1824-1896) - Symphony No.4 in E flat 'Romantic' e Symphony No.5 in B flat (CDs 1 e 2 de 6)

Há muito que eu desejava postar Bruckner regido (ou seja, bem tratado) por Otto Klemperer. Recorri, então, a essa caixa da EMI, que foi lançada pela ocasião do quadragésimo aniversário da morte do grande regente. As interpretações são soberbas. Foram realizadas na década de sessenta, mas a qualidade é alta. A Quarta é do ano de 1963; a Sétima, de 1967. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Anton Bruckner (1824-1896)  - 

DISCO 01

Symphony No.4 in E flat 'Romantic' (1886 version, ed. Nowak)
01. I. Bewegt, nicht zu schnell
02. II. Andante quasi allegretto
03. III. Scherzo_ Bewegt - Trio_ Nicht zu schnell
04. IV. Finale_ Bewegt, doch nicht zu schnell

Philharmonia Orchestra
Otto Klemperer, regente

DISCO 02

Symphony No.5 in B flat (1878 version, ed. Nowak)
01. I. Introduktion_ Adagio - Allegro
02. II. Adagio - Sehr langsam
03. III. Scherzo_ Molto vivace - Schnell
04. IV. Finale_ Allegro moderato

New Philharmonia Orchestra
Otto Klemperer, regente

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Dietrich Buxtehude (1637-1707) - Complete Chamber Music, Vol. III

Chegamos, finalmente, ao terceiro volume com a música de Dietrich Buxtehude, figura importante e especial do barroco alemão. A fama de Buxtehude é tão invulgar que ele é reivindicado pelos dinamarqueses. O compositor é aquilo que de mais denso existe entre a música de Heirinch Schütz e Johann Sebastian Bach, sendo que este último possuía uma admiração incondicional pelo compositor. Buxtehude é mais conhecido por sua composições para órgão e cravo. A Naxos nos deu a chance de conhecer as suas maravilhosas sonatas. Nesse terceiro disco, a sua música mantém o mesmo clima dos dois discos anteriores. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Dietrich Buxtehude (1637-1707) - 

01. Sonata in G, BuxWV 271 I - Allegro
02. Sonata in G, BuxWV 271 II - Adagio-Allegro-Adagio
03. Sonata in G, BuxWV 271 III - Allegro
04. Sonata in G, BuxWV 271 IV - Adagio-Allegro
05. Sonata in G, BuxWV 271 V - Allegro
06. Sonata in A min BuxWV 272 I - Allegro
07. Sonata in A min BuxWV 272 II - Adagio-Allegro
08. Sonata in F, BuxWV 269 I - 44
09. Sonata in F, BuxWV 269 II - Allegro
10. Sonata in F, BuxWV 269 III - Allegro
11. Sonata in F, BuxWV 269 IV - 44
12. Sonata in F, BuxWV 269 V - Allegro a 3
13. Sonata in D, BuxWV 267 I - Adagio
14. Sonata in D, BuxWV 267 II - Allegro
15. Sonata in D, BuxWV 267 III - Allegro
16. Sonata in D, BuxWV 267 IV - Allegro
17. Sonata in D, BuxWV 267 V - Presto
18. Sonata in D, BuxWV 267 VI - Poco presto
19. Sonata in B flat, BuxWV 273 I - 44
20. Sonata in B flat, BuxWV 273 II - Adagio-Allegro-Adagio-Allegro
21. Sonata in B flat, BuxWV 273 III - Allemand
22. Sonata in B flat, BuxWV 273 IV - Courant
23. Sonata in B flat, BuxWV 273 V - Saraband
24. Sonata in B flat, BuxWV 273 VI - Gigue
25. Sonata in C, BuxWV 266 I - Adagio
26. Sonata in C, BuxWV 266 II - Allegro-Adagio
27. Sonata in C, BuxWV 266 III - Allegro
29. Sonata in C, BuxWV 266 IV - Lento
28. Sonata in C, BuxWV 266 IV - Adagio-Allegro-Adagio-Presto-Adagio

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John Holloway, Ursula Weiss, violinos
Jaap ter Linden, Mogens Rasmussen, viola da gamba
Lars Ulrik Mortensen, órgão, cravo

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segunda-feira, 13 de abril de 2015

Francis Poulenc (1899-1963) - Orchestral Works

Sensacional este disco! Traz aquilo que é essencial do compositor Francis Poulenc. O  compositor francês escreveu uma história musical bastante densa. Fez parte de um dos principais movimentos musicais do século XX. Foi um dos representantes do grupo Les Six. Poulenc absorveu a linguagem musical do século passado, tornando-se um sujeito essencialmente eclético. Esse disco sob a regência de Georges Prêtre é uma revelação - pelo menos para mim. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Francis Poulenc (1899-1963) - 

DISCO 01

01 - Les Biches - 1. Ouverture
02 - Les Biches - 2. Rondeau
03 - Les Biches - 3. Chanson Dansée
04 - Les Biches - 4. Adagietto
05 - Les Biches - 5. Jeu
06 - Les Biches - 6. Rag-Mazurka
07 - Les Biches - 7. Andantino
08 - Les Biches - 8. Petite Chanson Dansée
09 - Les Biches - 9. Final
10 - Bucolique (Hommage À Marguerite Long)
11 - Pastourelle (L'Éventail De Jeanne)
12 - Matelote Provençale (La Guirlande De Campra)
13 - Les Marlés De La Tour Eiffel - La Baigneuse De Trouville (Carte Postale En Couleurs)
14 - Les Marlés De La Tour Eiffel - Discours Du Général
15 - Suite Française - 1. Bransle De Bourgogne
16 - Suite Française - 2. Pavane
17 - Suite Française - 3. Petite Marche Militaire
18 - Suite Française - 4. Complainte Bransle De Champagne
19 - Suite Française - 5. Sicilienne
20 - Suite Française - 6. Carillon
21 - Les Animaux Modèles - 1. Le Petit Jour
22 - Les Animaux Modèles - 2. Le Lion Amoureux
23 - Les Animaux Modèles - 3. L'Homme Entre Deux Âges Et Ses Deux Maîtresses
24 - Les Animaux Modèles - 4. La Mort Et Le Bûcheron
25 - Les Animaux Modèles - 5. Les Deux Coqs
26 - Les Animaux Modèles - 6. Le Repos De Midi

DISCO 02

01 - Sinfonietta - 1. Allegro Con Fuoco
02 - Sinfonietta - 2. Molto Vivace
03 - Sinfonietta - 3. Andante Cantabile
04 - Sinfonietta - 4. Finale - Prestissimo Et Très Gai
05 - 2 Marches Et Un Intermède Pour Orchestre De Chambre - 1. Marche (1889)
06 - 2 Marches Et Un Intermède Pour Orchestre De Chambre - 2. Intermède Champêtre
07 - 2 Marches Et Un Intermède Pour Orchestre De Chambre - 3. Marche (1937)
08 - Concert Champêtre - 1. Allegro Molto
09 - Concert Champêtre - 2. Andante
10 - Concert Champêtre - 3. Finale (Presto Très Gai)
11 - Concerto Pour Deux Pianos - 1. Allegro Ma Non Troppo
12 - Concerto Pour Deux Pianos - 2. Larghetto
13 - Concerto Pour Deux Pianos - 3. Finale (Allegro Molto)

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Ambrosian Singers
Philharmonia Orchestra
Orchestre de Paris
Orchestre de la Societé des Concerts du Conservatorie
Georges Prêtre, regente

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Dietrich Buxtehude (1637-1707) - 7 Trio Sonatas

Primeira postagem da segunda-feira - para começar bem a semana. Neste segundo disco, a mesma tônica permanece - beleza, elegância e boa execução. A Naxos nos presenteia com mais um disco imperdível. Grata descoberta! Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Dietrich Buxtehude (1637-1707) - 

01. Sonata No. 1 in B flat major, BuxWV 259 - I. Allegro
02. Sonata No. 1 in B flat major, BuxWV 259 - II. Adagio - Allegro
03. Sonata No. 1 in B flat major, BuxWV 259 - III. Grave
04. Sonata No. 1 in B flat major, BuxWV 259 - IV. Vivace - Lento
05. Sonata No. 1 in B flat major, BuxWV 259 - V. Poco adagio - Presto
06. Sonata No. 2 in D major, BuxWV 260 - I. Adagio - Allegro - Largo
07. Sonata No. 2 in D major, BuxWV 260 - II. Arietta, Parte I-X
08. Sonata No. 2 in D major, BuxWV 260 - III. Largo - Vivace
10. Sonata No. 3 in G minor, BuxWV 261 - II. Allegro - Lento
09. Sonata No. 3 in G minor, BuxWV 261 - I. Vivace - Lento
11. Sonata No. 3 in G minor, BuxWV 261 - III. Andante
12. Sonata No. 3 in G minor, BuxWV 261 - IV. Grave - Gigue
13. Sonata No. 4 in C minor, BuxWV 262 - I. Poco adagio
14. Sonata No. 4 in C minor, BuxWV 262 - II. Allegro - Lento
16. Sonata No. 5 in A major, BuxWV 263 - I. Allegro
15. Sonata No. 4 in C minor, BuxWV 262 - III. 34 - Vivace
17. Sonata No. 5 in A major, BuxWV 263 - II. Violino Solo - Concitato
18. Sonata No. 5 in A major, BuxWV 263 - III. Adagio Viola da gamba solo
18. Sonata No. 5 in A major, BuxWV 263 - III. Adagio Viola da gamba solo
19. Sonata No. 5 in A major, BuxWV 263 - IV. Allegro - Adagio
20. Sonata No. 5 in A major, BuxWV 263 - V. 64 - Poco presto
21. Sonata No. 6 in E major, BuxWV 264 - I. Grave - Vivace
22. Sonata No. 6 in E major, BuxWV 264 - II. Adagio - Poco presto - Lento
23. Sonata No. 6 in E major, BuxWV 264 - III. Allegro
25. Sonata No. 7 in F major, BuxWV 265 - II. Lento - Vivace
24. Sonata No. 7 in F major, BuxWV 265 - I. Adagio - 44
26. Sonata No. 7 in F major, BuxWV 265 - III. Largo - Allegro

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John Holloway, violino
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domingo, 12 de abril de 2015

Serge Prokofiev (1891-1953) - Sinfonia Concertante for Violoncello and Orchestra, Op. 125 e Nikolai Miaskovsky (1881-1950) - Concerto for Violoncello and Orchestra, Op. 66

Belíssimo disco de alma russa. A primeira obra do disco é a fabulosa Sinfonia Concertante de Prokofiev. É curioso que, cada vez que escuto o compositor russo, mais vontade me dar de ouvir a sua música. Bela condução de Mikhail Pletnev. A outra obra é o Concerto para cello de Miaskovsky, que traz o celista mundialmente famoso: Mischa Maisky. Sua execução é bastante refinada. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Serge Prokofiev (1891-1953) - 

Sinfonia Concertante for Violoncello and Orchestra, Op. 125
01. Andante
02. Allegro giusto
03. Andante con moto

Nikolai Miaskovsky (1881-1950) - 

Concerto for Violoncello and Orchestra, Op. 66
04. Lento ma no troppo
05. Allegro vivace

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Russian National Orchestra
Mikhail Pletnev, regente
Mischa Maisky, cello

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Dietrich Buxtehude (1637-1707) - Seven Sonatas, Op. 1

Dietrich Buxtehude é um dos nomes mais importantes do barroco alemão. Sua influência fez sentir nos compositores que o sucederam, principalmente na música de Johann Sebastian Bach. Reza a lenda que Bach fez uma longa caminhada para vê-lo tocar. Ou seja, o sujeito não era fraco. Postarei no decorrer da semana alguns discos com a música de Buxtehude. Este primeiro disco do selo Naxos é dadivoso. A beleza é inexplicável. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Dietrich Buxtehude (1637-1707) - 

01. No. 1 In F Major, BuxWV 252 Vivace - Lento
02. No. 1 In F Major, BuxWV 252 Allegro - Adagio
03. No. 1 In F Major, BuxWV 252 Andante
04. No. 1 In F Major, BuxWV 252 Grave - Presto
06. No. 2 In G Major, BuxWV 253 Adagio - Allegro
05. No. 2 In G Major, BuxWV 253 Lento - Vivace
08. No. 3 In A Minor, BuxWV 254 Adagio
07. No. 2 In G Major, BuxWV 253 Largo - Arioso
09. No. 3 In A Minor, BuxWV 254 Allegro
10. No. 3 In A Minor, BuxWV 254 Lento - Vivace
11. No. 3 In A Minor, BuxWV 254 Largo - Presto - Adagio
12. No. 4 In B Flat Major, BuxWV 255 Vivace - Allegro
13. No. 4 In B Flat Major, BuxWV 255 Lento - Allegro
14. No. 5 In C Major, BuxWV 256 Vivace
15. No. 5 In C Major, BuxWV 256 Violino solo - Allegro
16. No. 5 In C Major, BuxWV 256 Lento - Allegro
17. No. 5 In C Major, BuxWV 256 Adagio - Allegro
18. No. 6 In D Minor, BuxWV 257 Grave - Allegro
19. No. 6 In D Minor, BuxWV 257 Con discretione - Adagio (- Con discretione) - Adagio
20. No. 6 In D Minor, BuxWV 257 Vivace (- Con discretione) - Adagio
21. No. 6 In D Minor, BuxWV 257 Poco presto - Poco adagio - Presto - Lento
22. No. 7 In E Minor, BuxWV 258 Allegro - Largo
23. No. 7 In E Minor, BuxWV 258 Presto - Vivace - Adagio
24. No. 7 In E Minor, BuxWV 258 Poco presto - Lento - Prestissimo

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