domingo, 30 de setembro de 2018

Félix Mendelssohn (1809-1847) - Complete Symphonies (CDs 4, 5 e 6 de 6 - final)

Vamos aos três últimos discos desta caixa com o material sinfônico de Félix Mendelssohn. Neste disco, encontramos mais três sinfonias - a poderosa Da Reforma (número 5), a Escocesa (número 3) e a  Lobgesang (número 2) - em português: Hino de Louvor. A número 2 é uma sinfonia coral, tendo grandes semelhanças com um oratório. Vale ressaltar que Mendelssohn era um homem bastante religioso, talvez, tão religioso quanto Bach. Seu senso de temor à sua fé o fez escrever trabalhos monumentais - há o Elias, há o Paulo, por exemplo. Nesta caixa, focamos nas suas composições sinfônicos. É bastante curioso pelos trabalhos de que acompanham as já conhecidas e veneradas sinfonias. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Félix Mendelssohn (1809-1847) -

DISCO 04

01. Symphony No. 5 in D Major, Op. 107, MWV N15 _Reformation__ I. Andante - Allegro con fuoco
02. Symphony No. 5 in D Major, Op. 107, MWV N15 _Reformation__ II. Allegro vivace
03. Symphony No. 5 in D Major, Op. 107, MWV N15 _Reformation__ III. Andante
04. Symphony No. 5 in D Major, Op. 107, MWV N15 _Reformation__ IV. Andante con moto - Allegro vivace
05. String Symphony No. 5 in B-Flat Major, MWV N5_ I. Allegro vivace
06. String Symphony No. 5 in B-Flat Major, MWV N5_ II. Andante
07. String Symphony No. 5 in B-Flat Major, MWV N5_ III. Presto
08. String Symphony No. 6 in E-Flat Major, MWV N6_ I. Allegro
09. String Symphony No. 6 in E-Flat Major, MWV N6_ II. Menuetto
10. String Symphony No. 6 in E-Flat Major, MWV N6_ III. Prestissimo
11. String Symphony No. 10 in B Minor, MWV N10

DISCO 05

01. Symphony No. 3 in A Minor, Op. 56, MWV N18 _Scottish__ I. Allegro un poco agitato - Andante come prima
02. Symphony No. 3 in A Minor, Op. 56, MWV N18 _Scottish__ II. Vivace non troppo
03. Symphony No. 3 in A Minor, Op. 56, MWV N18 _Scottish__ III. Adagio
04. Symphony No. 3 in A Minor, Op. 56, MWV N18 _Scottish__ IVa. Allegro vivacissimo -
05. Symphony No. 3 in A Minor, Op. 56, MWV N18 _Scottish__ IVb. Allegro maestoso assai
06. String Symphony No. 11 in F Major, MWV N11_ I. Adagio - Allegro molto
07. String Symphony No. 11 in F Major, MWV N11_ II. Scherzo. Comodo (Schweizerlied)
08. String Symphony No. 11 in F Major, MWV N11_ III. Adagio
09. String Symphony No. 11 in F Major, MWV N11_ IV. Menuetto. Allegro moderato
10. String Symphony No. 11 in F Major, MWV N11_ V. Allegro molto

DISCO 06

01. Symphony No. 2 in B-Flat Major, Op. 52, MWV A18 _Lobgesang__ Ia. Sinfonia. Maestoso con moto - Allegro
02. Symphony No. 2 in B-Flat Major, Op. 52, MWV A18 _Lobgesang__ Ib. Allegretto un poco agitato
03. Symphony No. 2 in B-Flat Major, Op. 52, MWV A18 _Lobgesang__ Ic. Adagio religioso
04. Symphony No. 2 in B-Flat Major, Op. 52, MWV A18 _Lobgesang__ IIa. Alles was Odem hat
05. Symphony No. 2 in B-Flat Major, Op. 52, MWV A18 _Lobgesang__ IIb. Lobe den Herrn meine Seele
06. Symphony No. 2 in B-Flat Major, Op. 52, MWV A18 _Lobgesang__ IIIa. Recitative. Saget es, die ihr erlöst seid
07. Symphony No. 2 in B-Flat Major, Op. 52, MWV A18 _Lobgesang__ IIIb. Er zählet unsre Tränen
08. Symphony No. 2 in B-Flat Major, Op. 52, MWV A18 _Lobgesang__ IV. Sagt es, die ihr erlöset seid
09. Symphony No. 2 in B-Flat Major, Op. 52, MWV A18 _Lobgesang__ V. Ich harrete des Herrn
10. Symphony No. 2 in B-Flat Major, Op. 52, MWV A18 _Lobgesang__ VI. Stricke des Todes hatten uns umfangen
11. Symphony No. 2 in B-Flat Major, Op. 52, MWV A18 _Lobgesang__ VII. Die Nacht ist vergangen
12. Symphony No. 2 in B-Flat Major, Op. 52, MWV A18 _Lobgesang__ VIII. Chorale. Nun danket alle Gott
13. Symphony No. 2 in B-Flat Major, Op. 52, MWV A18 _Lobgesang__ IX. Drum sing' ich mit meinem Liede
14. Symphony No. 2 in B-Flat Major, Op. 52, MWV A18 _Lobgesang__ X. Ihr Völker, bringet her dem Herrn


Heidelberger Sinfoniker
Thomas Fey, regente

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sábado, 29 de setembro de 2018

Guitar Music of Colombia - Adolfo Mejía, Gentil Montaña, Lucas Saboya, Hector González


Este humilde espaço raramente posta compositores de nossa querida América Latina. É uma lacuna medonha. Outro fato é que, quando eles surgem, geralmente, ficam restritos à Argentina, Brasil, Paraguai ou México. Sabemos que existem outros compositores importantes nos países da Pátria Grande. Mas esse fato apenas revela o quanto a música clássica possui as suas dificuldades na região. Os compositores mais conhecidos são de origem europeia ou estadunidense. Pois, ao estabelecer contato com este disco, imediatamente, decidi compartilhá-lo. Trata-se de um disco cujo destaque é dado a compositores colombianos. E quem o fez foi a Naxos, que possui uma preocupação de formar catálogo, revelando coisas belas que, às vezes, nem nos damos conta da existência. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

01. Bambuco en Mi
02. Suite Colombiana No. 3 - I. La Canción del Soñador (Pasillo)
03. Suite Colombiana No. 3 - II. Nunca te olvido (Danza)
04. Suite Colombiana No. 3 - III. Daniela (Guabina)
05. Suite Colombiana No. 3 - IV. Germán (Bambuco)
06. Suite Colombiana No. 3 - V. Porro
07. Suite Ernestina - I. Costurera
08. Suite Ernestina - II. De algún modo
09. Suite Ernestina - III. Canción de cuna para seis
10. Suite Ernestina - IV. Zamba Negra
11. Suite Colombiana No. 2 - I. El Margariteño (Pasillo)
12. Suite Colombiana No. 2 - II. Guabina Viajera
13. Suite Colombiana No. 2 - III. Bambuco
14. Suite Colombiana No. 2 - IV. Porro
15. Preludio, Paráfrasís y Juga - Preludio

José Antonio Escobar, guitar

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sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Sofia Gubaidulina (1931 - ) - In croce, Quarternion & Ten Preludes

Sofia Gubaidulina é uma importante figura da música russa. Particularmente, eu gosto das obras do compositora. Durante muito tempo suas composições ficaram circunscritas ao mundo soviético. Com o derretimento do bloco soviético, o Mundo Ocidental, aos poucos, começou ter contato com suas obras densas, repletas de uma espiritualidade profunda. Em 1981, Gidon Kremer trouxe à luz o seu Concerto Offertorium e daí em diante as Gubaidulina tornou-se um nome eminente. Baita disco este. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Sofia Gubaidulina (1931 - ) -

01. In croce (for cello and organ)
02. Ten Preludes (for solo Cello) - I. Staccato - Legato
03. II. Legato - Staccato
04. III. Con sordino - Senza sordino
05. IV. Ricochet
06. V. Sul ponticello - Ordinario - Sul tasto
07. VI. Flagioletti
08. VII. Al taco - Da punta d'arco
09. VIII. Arco - Pizzicato
10. IX. Pizzicato - Arco
11. X. Senza arco
12. Quarternion (for cello quartet)

Alexander Ivashkin, cello
Malcolm Hicks, organ
Natalia Pavlutskaya, cello
Rachel Johnston, cello
Miranda Wilson, cello

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quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Jazz - The Australian Jazz Quintet +1

Mais um disco empolgante do The Australian Jazz Quintet, uma das boas descobertas daquelas terras distantes. O presente disco é do ano de 1957 e tem como título apenas " + 1". É um disco melodicamente mais rico que os anteriores. O quinteto mistura o bom e velho bop com viagens mais suaves. Um exemplo disso é a maravilhosa "Cubano Chant", para mim, a música mais poderosa do disco. Ela é cheia de sensualidade, de um ritmo contagiante, como só um bom e velho bop pode proporcionar. Do outro lado, temos a balada "In a sentimental mood", mais leve, mas não menos sensual. É um disco cuja audição vale a pena. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

01 - Jazz In D Minor - A Suite by Bill Holman - Part I: Medium
02 - Jazz In D Minor - A Suite by Bill Holman - Part II: Slow
03 - Jazz In D Minor - A Suite by Bill Holman - Part III: Medium
04 - Cubano Chant
05 - In A Sentimental Mood
06 - Star Eyes
07 - I'll Be Around
08 - You'd Be So Nice To Come Home To

Dick Healey - flute and alto saxophone
Errol Buddle - bassoon and tenor saxophone
Jack Brokensha - vibes
Bryce Rohde - piano
Jack Lander - bass
Osie Johnson - drums

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quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - String Quartets 18 & 19

O Alban Berg Quartett foi um dos mais prolíficos e famosos quartetos que já existiram. O seu nome foi dado em homenagem ao grande compositor austríaco Alban Berg, da Segunda Escola de Viena. E não é para menos - o grupo famoso surgiu em Viena, capital da Áustria. O surgimento se deu no ano de 1970. A trupe era formada por jovens professores da Academia Vienense de Música. As principais peças do seu repertório eram os clássicos vienenses. O grupo existiu até o ano de 2008. Neste disco de alto nível, a trupe interpreta o seu patrício Mozart. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - 

01. Streichquartett Nr. 18 A-Dur K.464 - 1. Allegro
02. Streichquartett Nr. 18 A-Dur K.464 - 2. Menuetto & Trio
03. Streichquartett Nr. 18 A-Dur K.464 - 3. Andante
04. Streichquartett Nr. 18 A-Dur K.464 - 4. Allegro
05. Streichquartett Nr. 19 C-Dur K.465 'Dissonanzen' - 1. Adagio - Allegro
06. Streichquartett Nr. 19 C-Dur K.465 'Dissonanzen' - 2. Andante cantabile
07. Streichquartett Nr. 19 C-Dur K.465 'Dissonanzen' - 3. Menuetto. Allegro - Trio
08. Streichquartett Nr. 19 C-Dur K.465 'Dissonanzen' - 4. Allegro

Alban Berg Quartett

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terça-feira, 25 de setembro de 2018

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Piano Concerto No. 1 in C major, Op. 15 e Piano Concerto No. 2 in B-flat major, Op. 19

Encontrei algumas poucas informações em português sobre Solomon Cutner, como as que se seguem: "Solomon Cutner foi um pianista inglês, muito conhecido no meio musical pelo seu nome próprio Solomon. Solomon Cutner deu o seu primeiro concerto em 1912, aos dez anos. Estudou com Mathilde Verne, que tinha sido aluna de Clara Schumann". Neste disco com gravações da década de 50, o grande pianista interpreta os dois primeiros concertos para piano e orquestra de Beethoven. Trata-se de uma bela leitura dessas imortais obras do grande mestre. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - 

01. Piano Concerto No. 1 in C major, Op. 15 - 1. Allegro con brio
02. Piano Concerto No. 1 in C major, Op. 15 - 2. Largo
03. Piano Concerto No. 1 in C major, Op. 15 - 3. Rondo. Allegro scherzando
04. Piano Concerto No. 2 in B-flat major, Op. 19 - 1. Allegro con brio
05. Piano Concerto No. 2 in B-flat major, Op. 19 - 2. Adagio
06. Piano Concerto No. 2 in B-flat major, Op. 19 - 3. Rondo (Molto allegro)

The Philharmonia Orchestra
André Clutens, regente
Solomon Cutner, piano


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segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Félix Mendelssohn (1809-1847) - Completes Symphonies (CDs 1, 2 & 3 de 6)

Tenho escutado com certa parcimônia os discos desta caixa. Escutei os três primeiros e fiquei com a impressão de um Mendelssohn que eu não conhecia. O título do material busca colocar em relevo as obras sinfônicas do compositor. Mas há também as sinfonias para cordas (acredito que o título seja assim). São pelo menos doze. Confesso que a experiência foi bem singular, em um primeiro momento. As sinfonias tradicionais já são de todos conhecidas. São obras especiais - repletas de fantasias e de um belo colorido orquestral. Nesta postagem, saem os três primeiros discos. No próximo, os outros três. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Félix Mendelssohn (1809-1847) -

DISCO 01

01. Symphony No. 1 in C Minor, Op. 11, MWV N13_ I. Allegro di molto
02. Symphony No. 1 in C Minor, Op. 11, MWV N13_ II. Andante
03. Symphony No. 1 in C Minor, Op. 11, MWV N13_ III. Minuetto & Trio. Allegro molto
04. Symphony No. 1 in C Minor, Op. 11, MWV N13_ IV. Allegro con fuoco
05. String Symphony No. 8 in D Major, MWV N8 (Version for Orchestra)_ I. Adagio e grave - Allegro
06. String Symphony No. 8 in D Major, MWV N8 (Version for Orchestra)_ II. Adagio
07. String Symphony No. 8 in D Major, MWV N8 (Version for Orchestra)_ III. Menuetto. Allegro molto - Trio. Presto
08. String Symphony No. 8 in D Major, MWV N8 (Version for Orchestra)_ IV. Allegro molto
09. String Symphony No. 13 in C Minor, MWV N14

DISCO 02

01. String Symphony No. 7 in D Minor, MWV N7_ I. Allegro
02. String Symphony No. 7 in D Minor, MWV N7_ II. Andante
03. String Symphony No. 7 in D Minor, MWV N7_ III. Menuetto
04. String Symphony No. 7 in D Minor, MWV N7_ IV. Allegro molto
05. String Symphony No. 12 in G Minor, MWV N12 _Fuga__ I. Fuga. Grave - Allegro
06. String Symphony No. 12 in G Minor, MWV N12 _Fuga__ II. Andante
07. String Symphony No. 12 in G Minor, MWV N12 _Fuga__ III. Allegro molto
08. Symphony No. 4 in A Major, Op. 90, MWV N16 _Italian__ I. Allegro vivace
09. Symphony No. 4 in A Major, Op. 90, MWV N16 _Italian__ II. Andante con moto
10. Symphony No. 4 in A Major, Op. 90, MWV N16 _Italian__ III. Con moto moderato
11. Symphony No. 4 in A Major, Op. 90, MWV N16 _Italian__ IV. Saltarello. Presto

DISCO 03

01. String Symphony No. 1 in C Major, MWV N1_ I. Allegro
02. String Symphony No. 1 in C Major, MWV N1_ II. Andante
03. String Symphony No. 1 in C Major, MWV N1_ III. Allegro
04. String Symphony No. 2 in D Major, MWV N2_ I. Allegro
05. String Symphony No. 2 in D Major, MWV N2_ II. Andante
06. String Symphony No. 2 in D Major, MWV N2_ III. Allegro
07. String Symphony No. 3 in E Minor, MWV N3_ I. Allegro di molto
08. String Symphony No. 3 in E Minor, MWV N3_ II. Andante
09. String Symphony No. 3 in E Minor, MWV N3_ III. Allegro
10. String Symphony No. 4 in C Minor, MWV N4_ I. Grave - Allegro
11. String Symphony No. 4 in C Minor, MWV N4_ II. Andante
12. String Symphony No. 4 in C Minor, MWV N4_ III. Allegro vivace
13. String Symphony No. 9 in C Major, MWV N9_ I. Grave - Allegro
14. String Symphony No. 9 in C Major, MWV N9_ II. Andante
15. String Symphony No. 9 in C Major, MWV N9_ III. Scherzo
16. String Symphony No. 9 in C Major, MWV N9_ IV. Allegro vivace

Heidelberger Sinfoniker
Thomas Fey, regente

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domingo, 23 de setembro de 2018

Joseph Haydn (1732-1809) - Stabat Mater, Hob. XX

O Stabat Mater é uma composição litúrgica vocal. Há uma quantidade considerável dessas composições. Algumas ficaram bem famosas. É o caso, por exemplo, do Stabat Mater de Pergolesi. A versão de Haydn está entre as belas e respeitadas. Haydn escreveu o seu Stabat Mater no ano de 1767. Foi o primeiro trabalho sacro escrito para o Príncipe Esterházy. A obra alcançou um sucesso quase que instantâneo, dando a Haydn uma respeitabilidade considerável. Esta interpretação liderada por Frieder Bernius se mostra bastante convincente. Foi utilizada a nova edição crítica do trabalho. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Joseph Haydn (1732-1809) -

01. Stabat Mater, Hob. XXbis_ I. Stabat Mater dolorosa
02. Stabat Mater, Hob. XXbis_ II. O quam tristis et afflicta
03. Stabat Mater, Hob. XXbis_ III. Quis est homo qui non fleret
04. Stabat Mater, Hob. XXbis_ IV. Quis non posset contristari
06. Stabat Mater, Hob. XXbis_ VI. Vidit suum dulcem natum
07. Stabat Mater, Hob. XXbis_ VII. Eja Mater, fons amoris
08. Stabat Mater, Hob. Xxbis_ VIII. Sancta Mater, Istud Agas
09. Stabat Mater, Hob. XXbis_ IX. Fac me vere tecum flere
10. Stabat Mater, Hob. XXbis_ X. Virgo virginum præclara
11. Stabat Mater, Hob. XXbis_ XI. Flammis orci ne succendar
12. Stabat Mater, Hob. XXbis_ XII. Fac me cruce custodiri
13. Stabat Mater, Hob. Xxbis_ Xiiia. Quando Corpus Morietur
14. Stabat Mater, Hob. Xxbis_ Xiiib. Paradisi Gloria

Kammerchor Stuttgart
Hofkapelle Stuttgart
Frieder Bernius, direção
Sarah Wegener, soprano
Marie Henriette Reinhold, alto
Colin Balzer, tenore
Sebastian Noack, basso

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sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Johann Kuhnau (1660-1722) & Vincenzo Albrici (1631-1696) - Cantatas & Arias for Soprano

Este é um disco bastante bonito, com música genuinamente barroca. O primeiro compositor é o famoso e talentoso Johann Kuhnau. É famoso por ter precedido Johann Sebastian Bach na Igreja de São Tomás, de Leipzig. Além disso, foi músico brilhante, tendo estabelecido os pilares da escola alemã de cravo. Estudou direito e foi professor. É um dos principais compositores de linhagem luterana. O outro compositor da postagem - Vincenzo Albrici - era italiano e um dos primeiros compositores barrocos do seu país. O disco é bastante bonito. A voz da soprano Barbara Christina Steude é uma das qualidades do disco. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

01. Kuhnau Weicht ihr Sorgen aus dem Herzen - Aria 'Weicht, ihr Sorgen'
02. Kuhnau Weicht ihr Sorgen aus dem Herzen - Recitativo 'Ich bleib in Gott gela
03. Kuhnau Weicht ihr Sorgen aus dem Herzen - Aria 'Weicht, ihr Sorgen'
04. Kuhnau Weicht ihr Sorgen aus dem Herzen - Recitativo 'Was frag ich nach der
05. Kuhnau Weicht ihr Sorgen aus dem Herzen - Aria 'Ich habe Gott, was fehlt mir
05. Kuhnau Weicht ihr Sorgen aus dem Herzen - Aria 'Ich habe Gott, was fehlt mir
06. Kuhnau Weicht ihr Sorgen aus dem Herzen - Recitativo 'So kann ich allen Tand
07. Kuhnau Weicht ihr Sorgen aus dem Herzen - Aria 'Komm doch, süße Stunde'
08. Kunhau Ach Gott, wie läßt du mich verstarren
09. Albrici Omnia quae fecit Deus
10. Kunhau In te Domine speravi
11. Albrici Mihi autem bonum est
12. Kunhau Bone Jesu
13. Kunhau Und ob die Feinde - Aria 'Und ob die Feinde'
14. Kunhau Und ob die Feinde - Recitativo 'Gott unsre feste Burg steht noch'
15. Kunhau Und ob die Feinde - Aria 'Wir haben die reinen und seligen Lehren'
16. Kunhau Und ob die Feinde - Recitativo 'Ein jeder mag nur als ein Christ'
17. Kunhau Und ob die Feinde - Aria 'Nimm mich mir und gib mich dir'

Barbara Christina Steude, soprano
Jan Katzschke, direção

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quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Jazz - The Australian Jazz Quintet - At The Varsity Drag (1956)


Mais uma quinta-feira. Mais um disco de jazz. Como falei na última quinta, seguimos com mais uma postagem com a excelente trupe australiana The Australian Jazz Quintet. O presente disco é do ano de 1956. Segue a mesma linha melódica. É um disco bom, mas não tão quanto o primeiro que postei. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

The Australian Jazz Quintet - At The Varsity Drag (1956)

01 - Alone Together
02 - Koala
03 - That Old Feeling
04 - Affaire d'Amour
05 - The Lady Is A Tramp
06 - Lover Man
07 - The Thrill Is Gone
08 - New South Wail
09 - Few Get It
10 - So Nice
11 - Varsity Drag
12 - It Might As Well Be Spring

Dick Healey - alto, flute
Errol Buddle - tenor, bassoon
Bryce Rohde - piano
Jack Brokensha - vibes
Jimmy Gannon - bass
Frankie Capp - drums

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quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Georg Philipp Telemann (1681-1767) - 12 Fantasias

Telemann foi um compositor prodigioso em vários sentidos. Pouco se comenta sobre esse fato. Primeiro é preciso falar que Telemann é um dos compositores mais produtivos da história. Suas composições abrangem mais de três mil obras, um número absurdamente impressionável. Em segundo lugar, é preciso afirmar que ele era um autodidata, sabendo tocar inúmeros instrumentos. Escreveu para os mais incontáveis instrumentos. E terceiro, pode se afirmar que foi um dos poucos compositores barrocos a viver única e exclusivamente das suas produções. O compositor adorava escrever fantasias para instrumentos solo - violino, viola da gamba, cravo etc. Suas 12 Fantasias para flauta doce foram escritas no ano de 1733, uma época bastante produtiva - se é que não houve produtiva para Telemann. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Georg Philipp Telemann (1681-1767) -

01. Fantasia No. 1 in C Major, TWV 40_ Vivace, Allegro
02. Fantasia No. 2 in D Minor, TWV 40_ Grave, Vivace, Adagio, Allegro
03. Fantasia No. 3 in D Minor, TWV 40_ Largo, Vivace, Largo, Vivace, Allegro
04. Fantasia No. 4 in E Flat Major, TWV 40_ Andante, Allegro, Presto
05. Fantasia No. 5 in F Major, TWV 40_ Presto, Largo, Presto, Dolce, Allegro, Allegro
06. Fantasia No. 6 in F Minor, TWV 40_ Dolce, Allegro, Spirituoso
07. Fantasia No. 7 in F Major, TWV 40_ Alla Francese, Presto
08. Fantasia No. 8 in G Minor, TWV 40_ Largo, Spirituoso, Allegro
09. Fantasia No. 9 in G Major, TWV 40_ Affettuoso, Allegro, Grave, Vivace
10. Fantasia No. 10 in a Minor, TWV 40_ A Tempo Giusto, Presto Moderato
11. Fantasia No. 11 in B Flat Major, TWV 40_ Allegro, Adagio, Vivace, Allegro
12. Fantasia No. 12 in C Minor, TWV 40_ Grave, Allegro, Grave, Allegro, Dolce, Allegro, Presto

Muriel Rochat Rienth, recorder

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terça-feira, 18 de setembro de 2018

Carl Nielsen (1865-1931) - Symphony No.5, Op.50 e Gustav Mahler (1860-1911) - Symphony No.7


Sir John Barbirolli foi um dos grandes regentes do Reino Unido. Inglês de nascimento, também era um bom violoncelista. Notabilizou-se mesmo foi na regência. Realizou gravações de peso. Esteve à frente de orquestras dos Estados Unidos. É constantemente associado à Hallé Orquestra, pelo fato de tê-la tornado grandiosa. Neste disco, as gravações são de outubro de 1960. São dois compositores extraordinários que aparecem - com dois trabalhos extraordinários. O primeiro deles é a fascinante, extraordinária, Sinfonia No. 5, de Carl Nielsen. Temos aqui um dos primeiros movimentos mais belos e poderosos da história da música. Escuto seguidamente sem me cansar. O segundo trabalho é a soturna Sinfonia número 7, de Mahler. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

DISCO 01

Carl Nielsen (1865-1931) - 

Symphony No.5, Op.50 (previously unpublished recording)
01. I. Tempo giusto - Adagio (19:15)
02. II. Allegro - Presto - Andante - Allegro (14:42)

Gustav Mahler (1860-1911) - Symphony No.7
03. I. Langsam - Allegro (22:41)

DISCO 02

Gustav Mahler (1860-1911) - Symphony No.7
01. II. Nachtmusik I - Allegro moderato (16:40)
02. III. Scherzo. Schattenhaft (09:45)
03. IV. Nachtmusik II - Andante amoroso (16:21)
04. V. Rondo-Finale. Tempo I - Maestoso (18:52)

Hallé Orchestra
BBC Northern Symphony Orchestra

Sir John Barbirolli, regente

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segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Symphonies 7 & 8; Anders Hillborg (1954 - ) - Eleven Gates

Vamos a uma postagem bastante curiosa. Temos dois mundos completamente separados e distintos aqui. De um lado, temos duas sinfonias bem características de Beethoven. Primeiro aparece a alegre e festiva Sinfonia número 8. Logo em seguida, aparece a mais famosa, cujo segundo movimento é uma das reflexões mais belas da música beethoveana. Estamos falando da espetacular Sinfonia número 8. A novidade da postagem é a obra Eleven Gates, do compositor sueco Anders Hillborg. É a primeira vez que ele aparece por aqui. Vale mencionar ainda que a composição de Hillborg foi escrita entre os anos de 2005 e 2006. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

01. Symphony No.8 in F, Op.93_1. Allegro vivace e con brio
02. Symphony No.8 in F, Op.93_2. Allegretto scherzando
03. Symphony No.8 in F, Op.93_3. Tempo di menuetto
04. Symphony No.8 in F, Op.93_4. Allegro vivace
05. Eleven Gates
06. Symphony No.7 in A, Op.92_1. Poco sostenuto - Vivace
07. Symphony No.7 in A, Op.92_2. Allegretto
08. Symphony No.7 in A, Op.92_3. Presto - Assai meno presto
09. Symphony No.7 in A, Op.92_4. Allegro con brio

LA Philharmonic
Esa-Pekka Salonen, regente

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domingo, 16 de setembro de 2018

Franz Schubert (1787-1828) - Impromptus, D.899 & D.935

Os Impromptus são uma série de peças intimistas escritas por Schubert, no ano de 1827. As peças foram escritas um ano antes da morte do grande compositor. Revelam um Schubert maduro do ponto de vista da escrita musical pianística. O compositor foi um dos maiores pianistas de sua época. Dizem que em Viena, ganhava trocados tocando em tavernas. Possuía uma técnica inconfundível. Os Impromptus são uma espécie de "noturno" schubertiano. Há uma alternância de grandes humores em cada uma das obras. Aqui temos a jovem e talentosa Amandine Savary executando essas obras delicadas e carregadas de lirismo. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Franz Schubert (1787-1828) - 

01. 4 Impromptus, D. 899, Op. 90_ No. 1 in C Minor. Allegro molto moderato
02. 4 Impromptus, D. 899, Op. 90_ No. 2 in E-Flat Major. Allegro
03. 4 Impromptus, D. 899, Op. 90_ No. 3 in G-Flat Major. Andante
04. 4 Impromptus, D. 899, Op. 90_ No. 4 in A-Flat Major. Allegretto
05. 4 Impromptus D. 935, Op. 142_ No. 1 in F Minor. Allegro moderato
06. 4 Impromptus D. 935, Op. 142_ No. 2 in A-Flat Major. Allegretto
07. 4 Impromptus D. 935, Op. 142_ No. 3 in B-Flat Major. Theme-Andante (with Variations)
08. 4 Impromptus D. 935, Op. 142_ No. 4 in F Minor. Allegro scherzando

Amandine Savary, piano

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sábado, 15 de setembro de 2018

Gustav Mahler (1860-1911) - Das Lied von der Erde


A Canção da Terra é uma das obras mais importantes de Mahler.  O austríaco foi um compositor eminentemente sinfônico. Foi justamente nessa "categoria" que ele foi genial. Mas em A Canção da Terra Mahler flexiona a sua voz mais angustiada, dramática, crédula e, ao mesmo tempo, de profundo questionamento existencial. Mahler parece colocar neste trabalho todas as indagações e questionamentos sobre a finitude da vida. Todavia, ele também se inquietava, pois havia uma serena, sublime beleza na vida. Como entender essas contradições? Das Lied von der Erde é uma da obra de poesia ambígua. Como foi uma das suas últimas obras a ser escrita, ela resume tudo aquilo que Mahler buscou evidenciar durante toda a vida. Esta é uma ótima versão. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Gustav Mahler (1860-1911) - Das Lied von der Erde

01. Das Lied von der Erde: I. Das Trinklied vom Jammer der Erde (Live)
02. Das Lied von der Erde: II. Der Einsame im Herbst (Live)
03. Das Lied von der Erde: III. Von der Jugend (Live)
04. Das Lied von der Erde: IV. Von der Schönheit (Live)
05. Das Lied von der Erde: V. Der Trunkene im Frühling (Live)
06. Das Lied von der Erde: VI. Der Abschied (Live)

Symphonieorchester des Bayerischen Rundfunks
Sir Simon Rattle, regente
Magdalena Kozena, mezzo-soprano
Stuart Skelton, tenor

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sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - 6 Sonatas for violin and harpsichord

Disco belíssimo! Acreditava que tivesse postado este disco em algum momento, porém descobri que nunca havia feito; que eu sequer, havia escutado esta magnífica versão com a senhora Monica Huggett e o veterano Tom Koopman, que se parece aqui com um daqueles músicos de uma banda folk da década de 70. O disco possui uma musicalidade límpida e repleta de delicadeza. O cravo de Koopman é a exato e a flauta da senhora Huggett é repleta de incursões expressivas. Não é uma expressividade lancinante. Tudo é bem realizado e cheio de virtuosismo. O resultado é um disco que vale a pena ouvir. Não damos pela passagem do tempo. A música faz bem!  Uma boa apreciação!

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - 

DISCO 01

01. No. 1 in B minor BWV 1014 - Adagio
02. Allegro
03. Andante
04. Allegro
05. No. 2 in A BWV 1015 - -----
06. Allegro
07. Andante un poco
08. Presto
09. No. 3 in E BWV 1016 - Adagio
10. Allegro
11. Adagio ma non tanto
12. Allegro

DISCO 02

01. No. 4 in C minor BWV 1017 - Largo
02. Allegro
03. Adagio
04. Allegro
05. No. 5 in F minor BWV 1018 - ----
06. Allegro
07. Adagio
08. Vivace
09. No. 6 in G - Allegro
10. Largo
11. Allegro
12. Adagio
13. Allegro
14. Adagio BWV 1019a2
15. Cantabile, ma un poco adagio BWV 1019a1

Monica Huggett, baroque violin
Tom Koopman, harpsichord

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quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Jazz - The Australian Jazz Quartet - The Australian Jazz Quartet

Quinta-feira especial! Dia jazzístico! Hoje trazemos o primeiro (acho) disco do The Australian Jazz Quartet. Semana passada eu postei certo disco dos músicos famosos da terra dos cangurus. Foi uma descoberta inusitada. Gostei da experiência de tal modo, que resolvi postar mais três discos da trupe. Nas próximas duas semanas, haverá discos do grupo. Este aqui, por exemplo, não possui a energia do primeiro. É mais contido! Acredito que eles não estivessem tão experimentados quanto nos discos vindouros. Este é do ano de 1955. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

The Australian Jazz Quartet - The Australian Jazz Quartet

01 - Spring Is Here
02 - Autumn Leaves
03 - Thou Swell
04 - Nostalgia
05 - Platypus
06 - Tune For Jaimey
07 - April In Paris
08 - There Foolish Things
09 - Saxophone Pads
10 - Have You Met Miss Jones

Dick Healey - flute
Errol Buddle - bassoon
Bryce Rohde - piano
Jack Brokensha - vibes
Jimmy Gannon - bass
Nick Stabulas - drums

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quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Francesco Geminiani (1687-1762) - Concerti Grossi Op. 7

Belíssimo disco! Já fazia um tempo relativamente grande que não apareciam obras barrocas por aqui. Eis que surge o compositor italiano Francesco Geminiani. O compositor "foi aluno de Alessandro Scarlatti, Carlo Ambrogio Lonati e Arcangelo Corelli. A partir de 1711 foi maestro em Nápoles. Em 1714 foi a Londres para dar concertos como violinista, onde recebeu a proteção de William Capel, conde de Essex. Em 1715 se apresentou em duo com Haendel diante do rei Jorge I. Nesse país estabeleceu residência, compôs e deu aulas, além de reunir uma coleção de obras de arte".  Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Francesco Geminiani (1687-1762) - Concerti Grossi Op. 7

Concerto in D Major, H.115, Op. 7
01. I. Andante 01:55
02. II. L'arte della fuga, a 4 parte reale 03:01
03. III. Andantino - Adagio 01:31
04. Concerto in D Major, H.115, Op. 7: IV. Allegro Moderato 03:05

Concerto in D Minor, H.116, Op. 7
05. I. Grave
06. II. Allegro assai
07. III. Andante
08.  IV. Allegro

Concerto in C Major, H.117, Op. 7
09. I. Francese Presto
10. II. Inglese Andante
11. III. Italiano Allegro Assai

Concerto in D Minor, H.118, Op. 7
12. I. Andante
13. II. Andante
14. III. Allegro

Concerto in C Minor, H.119, Op. 7
15. I. Andante
16. II. Allegro - Grave
17. III. Allegro

Concerto in B-Flat Major, H.120, Op. 7

18.  I. Allegro moderato - Adagio - Andante - Andante
19. II. Adagio - Presto
20. III. Affetuoso - Andante
21. IV. Allegro moderato
22. V. Andante - Adagio - Allegro assai - Adagio - Presto

Café Zimmermann

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terça-feira, 11 de setembro de 2018

George Gershwin (1898-1937) - Of Thee I Sing - Overture, Concerto in F, Three Preludes e An American in Paris

Disco fabuloso! A musicalidade é grandiosa e as melodias são repletas de energia e beleza. Gershwin era um mestre das melodias extraordinárias. É só ouvir, por exemplo, a sua famosa ópera Porgy and Bess. A música reproduz uma época de grandeza cultural. Existe uma beleza evidente nas composições de Gershwin. Sua música possui fortes e indubitáveis influências do jazz. Tudo o que o compositor escreveu é grandioso. O estadunidense era um gênio. Disputa o título de maior compositor da sua terra facilmente pelas qualidades da sua música. Este disco é de grande forte beleza. Vale a pena ouvir. Coisa mais linda!

George Gershwin (1898-1937) -

01. Of Thee I Sing_ Overture (radio version)
02. I. Allegro
03. II. Adagio
04. III. Allegro agitato
05. I. Allegro ben ritmato e deciso
06. II. Andante con moto e poco rubato
07. III. Agitato
08. An American in Paris

Harmonie Ensemble / New York
Lincoln Mayorga, piano (2-4)
Steven Richman, regente

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segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Franz Schubert (1797-1828) - Quartets Nos. 10 & 14 "Death and the Maiden"

Postagem de final de noite! Um grande disco. Em um destacado lugar, a música de Schubert. A música de câmara de Schubert está entre aquilo que de mais bonito e fantástico já foi escrito nesse gênero. Claro, não esqueçamos Beethoven, Brahms, Mendelssohn, Bartók, Shhostakovich etc. Vale mencionar que neste disco temos duas obras especiais - o D.87 e D.810 ("A morte e a donzela") - esta última, uma das obras mais famosas da história. O Quatuor Van Kuijk, formado por jovens músicos, dignifica a música do compositor austríaco. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Franz Schubert (1797-1828) -

1. String Quartet No. 10 in E-Flat Major, D. 87: I. Allegro moderato
2. String Quartet No. 10 in E-Flat Major, D.87: II. Scherzo. Prestissimo
3. String Quartet No. 10 in E-Flat Major, D.87: III. Adagio
4. String Quartet No. 10 in E-Flat Major, D.87: IV. Allegro
5. String Quartet No. 14 in D Minor, D.810 "Death and the Maiden": I. Allegro
6. String Quartet No. 14 in D Minor, D.810 "Death and the Maiden": II. Andante con moto
7. String Quartet No. 14 in D Minor, D.810 "Death and the Maiden": III. Scherzo (Allegro - Trio)
8. String Quartet No. 14 in D Minor, D.810 "Death and the Maiden": IV. Presto - Prestissimo

Quatuor Van Kuijk

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domingo, 9 de setembro de 2018

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - Violin Concertos 1 & 2

Baita disco! O registro traz os dois concertos de violino para orquestra, de Dmitri Shostakovich. O compositor russo certamente é uma das figuras mais importantes do século XX. Primeiro por ter vivido em um país, melhor dizendo, em uma "civilização", em um mundo completamente diferente das experiências humanas já construídas. Shostakovich foi um sujeito mergulhado nas contradições e demandas de seu tempo. Não pôde se afastar dos humores da política. Em segundo lugar, vale mencionar que Shostakovich produziu arte, beleza, com uma estética repleta de humores ácidos, crespos; tudo isso envolvido por um horizonte completamente taciturno. Seu modo de externalizar seu ponto de vista diante da situação política da União Soviética era por meio de trabalhos refinados e de forte clima soturno. É o que podemos perceber, por exemplo, neste dois concertos para violinos - duas verdadeiras obras-primas. Suas sinfonias também são fontes inesgotáveis da psicologia de uma época. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - 

01. I. Nocturne Adagio
02. Violin Concerto No. 1 in A Minor, Op. 77 II. Scherzo Allegro non troppo
03. Violin Concerto No. 1 in A Minor, Op. 77 III. Passacaglia Andante
04. IV. Burlesca Allegro con brio
05. Violin Concerto No. 2 in C-Sharp Minor, Op. 129 I. Moderato
06. violin Concerto No. 2 in C-Sharp Minor, Op. 129 II. Adagio
07. Violin Concerto No. 2 in C-Sharp Minor, Op. 129 III. Adagio - Allegro

NDR ELbphilharmonie Orchester
Alan Gilbert, regente
Frank Peter Zimmermann, violino

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sábado, 8 de setembro de 2018

Carl Maria von Weber (1786-1826) - Symphony No. 2 in C major, Andante e Rondo Ungarese for bassoon and orchestra, Concerto in F major for bassoon and orchestra etc

Belo disco! As obras orquestrais deste disco são de excelente nível. Devo tê-las escutado em algum momento, mas, como Weber não é daqueles compositores que visito com certa frequência, não lembro se as ouvi. O fato é que as duas sinfonias são excelentes. Carl Maria von Weber faz parte daquele time de compositores que se foram muito jovem. Há outros nomes, por exemplo, como de Schubert ou Pergolesi, que se foram em plena forma. Poderiam ter produzido mais, mas os deuses os levaram para si. De qualquer forma, apreciemos as obras do grande compositor. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Carl Maria von Weber (1786-1826) -

01. Symphony No. 2 in C major - I. Allegro
02. Symphony No. 2 in C major - II. Adagio, ma non troppo
03. Symphony No. 2 in C major - III. Menuetto - Trio. Allegro
04. Symphony No. 2 in C major - IV. Finale. Scherzo Presto
05. Andante e Rondo Ungarese for bassoon and orchestra - Andante
06. Andante e Rondo Ungarese for bassoon and orchestra - Allegretto ungarese
07. Concerto in F major for bassoon and orchestra - I. Allegro ma non troppo
08. Concerto in F major for bassoon and orchestra -II. Adagio
09. Concerto in F major for bassoon and orchestra -III. Rondo. Allegro
10. Symphony No. 1 in C major - I. Allegro con fuoco
11. Symphony No. 1 in C major - II. Andante
12. Symphony No. 1 in C major - III. Scherzo - Trio. Presto
13. Symphony No. 1 in C major - IV. Finale. Presto

Tapiola Sinfonietta
Jean-Jacques Kantorow, regente
Jaako Luoma, bassoon

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sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Jazz - The Australian Jazz Quintet - In Free Style (1958)

Vamos à nossa postagem costumeiramente "clássica" de jazz. O disco era para ter sido postado no dia de ontem. Saiu somente agora. Antes tarde do que nunca. O The Australian Jazz Quintet foi um importante e prolífico grupo de jazz de origem australiana, que esteve em atividade entre os anos de 1954 a 1958. Gravou importantes discos. Na esteira, o bom e velho bop. Esteve em associação com Gerry Mulligan e David Brubeck. Existem belas canções no presente disco. Destaque para a última faixa ("Take Three Parts Jazz"). In Free Style é o penúltimo disco do quinteto. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

The Australian Jazz Quintet - In Free Style (1958)

01 - Swingin' Goatsherd Blues
02 - Bewitched
03 - Taking A Chance On Love
04 - The Way You Look Tonight
05 - I'll Remember April
06 - Detour Ahead
07 - Too Marvelous For Words
08 - Take Three Parts Jazz


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quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Richard Strauss (1864-1949) - Ein Heldenleben, Op.40 e Edgard Varèse (1883-1965) - Amériques

Um disco verdadeiramente interessante. A música orquestral é colocada num plano de destaque aqui. Primeiro aparece Richard Strauss e seus costumeiros e exatos poemas sinfônicos. Ein Heldenleben ("Vida de herói") é uma das principais obras do compositor alemão. Do outro lado, encontramos Amériques, a principal obra (e que obra!) do franco-estadunidense Edgard Varèse. Olhando a sua foto, ficamos com a impressão de que estamos diante daqueles cientistas malucos. Todavia, o homem era bom. Sua estética não obedecia a parâmetros. Era um visionário, sempre a buscar novas formas de encontrar a harmonia, o timbre perfeito. Este disco é de alto nível. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

01. Ein Heldenleben, Op.40_Der Held
02. Ein Heldenleben, Op.40_Des Helden Widersacher
03. Ein Heldenleben, Op.40_Des Helden Gefährtin
04. Ein Heldenleben, Op.40_Des Helden Walstatt
05. Ein Heldenleben, Op.40_Des Helden Friedenswerke
06. Ein Heldenleben, Op.40_Des Helden Weltflucht und Vollendung
07. Amériques

Deutsches Symphonie-Orchester Berlin
Ingo Metzmacher, regente

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segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Violin Concerto in D Op. 61 e Robert Schumann (1810-1856) - Piano Concerto in A Minor Op. 54

Vamos a um disco necessário. Belo. Repleto de melodias maviosas. De planícies repletas de ventos airosos. Sim. Temos a música romântica. Compositores que escreviam poesias inspiradas. A primeira obra é o monumental Concerto para violino e orquestra, de Beethoven, o único concerto para violino escreveu. Foi o suficiente para eternizar a beleza. Do outro lado, temos o Concerto para piano e orquestra, de Schumann, belo à sua maneira. O disco possui uma sonoridade espetacular. A gravação dos dois concertos é do ano de 1967, com músicos excelentes. Eu não estou mentindo! A qualidade é alta! Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

01. Beethoven - Violin Concerto in D Op. 61 - Allegro ma non Troppo
02. Beethoven - Violin Concerto in D Op. 61 - Larghetto
03. Beethoven - Violin Concerto in D Op. 61 - Rondo
04. Schumann - Piano Concerto in A Minor Op. 54 - Allegro Affettuoso
05. Schumann - Piano Concerto in A Minor Op. 54 - Intermezzo - Andantino Grazioso
06. Schumann - Piano Concerto in A Minor Op. 54 - Allegro Vivace

New Philharmonia Orchestra
Royal Philharmonic Orchestra 
Eric Gruenberg, violino

Malcolm Frager, piano
Jascha Horenstein, regente

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domingo, 2 de setembro de 2018

Antonio Vivaldi (1678-1741) - Les Sonates por flûte transversière

Não me lembro de ter escutado estas obras de Antonio Vivaldi. Fiquei impressionado com a qualidade e com a sensibilidade do disco.  O padre italiano era um compositor excepcional. As melodias do disco são bem bonitas. Possuem toda aquela atmosfera espiritual da música barroca. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Antonio Vivaldi (1678-1741) -

Sonate en Fa majeur RV 52
01. I. Prelude
02. II. Allemande
03. III. Siciliano
04. IV. Allegro (Aria di Giga)

Sonate en Re mineur RV 49
05. I. Prelude
06. II. Preludio (Largo)
07. III. Siciliana (Adagio)
08. IV. Allegro (Sarabanda)
09. V. Allegro

Sonate en Mi mineur RV 50
10. I. Andante
11. II. Siciliano
12. III. Allegro
13. IV. Arioso

Sonate en Sol mineur RV 58
14. I. Prelude
15. II. Vivace
16. III. Alla breve (Fuga a capella)
17. IV. Largo
18. V. Allegro ma non presto

Sonate en Ut mineur RV 53
19. I. Adagio
20. II. Allegro
21. III. Andante
22. IV. Allegro

Sonate en Re majeur RV 48
23. I. Affettuoso
24. II. Allegro assai
25. III. Larghetto
26. IV. Allegro

Sonate en Sol mineur RV 51
27. I. Prelude
28. II. Largo
29. III. Allegro
30. IV. Andante
31. V. Allegro

XVIII-21 Musique des Lumieres
Jean-Christophe Frisch, flute traversiere baroque
Christine Plubeau, viole de gambe
Pascal Bouquet, archiluth
Claude Wassmer, basson baroque
Alessandro de Marchi, clavecin

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sábado, 1 de setembro de 2018

Dmitri Kabalevsky (1904-1987) - Cello Concerto No.2, Felix Mendelssohn (1809-1847) - Piano Trio No.1 e Johannes Brahms (1833-1897) - Cello Sonata No.1

Vamos ao primeiro disco do mês de setembro. Pensei em postar os dois concertos para violino do Shostakovich (que certamente sairão por esses dias), mas acabei sendo impulsionado pela beleza grave e delicada deste disco. O disco reúne um time poderoso (Hough, Bell e Isserlis), certamente está entre os melhores músicos da atualidade. As três obras são bem distintas. A primeira obra é o Concerto para violoncelo, de Kabalevsky; em seguida, vem a delicadeza do jovem e inspirado Mendelssohn; e o disco fecha com uma das sonatas mais bonitas da história - escrita, claro, por Johannes Brahms. Vale a audição do disco! Uma boa apreciação!

01. D.Kabalevsky - Cello Concerto No.2_ I. Molto sostenuto
02. II. Presto marcato
03. III. Andante con moto
04. F.Mendelssohn - Piano Trio No.1_ I. Molto allegro agitato
05. II. Andante con moto tranquillo
06. III. Scherzo_ Leggiero e vivace
07. IV. Finale_ Allegro assai appassionato
08. J.Brahms - Cello Sonata No.1_ I. Allegro non troppo
09. II. Allegretto quasi menuetto
10. III. Allegro

Bournemouth Symphony Orchestra
Kirill Karabits, regente
Steven Isserlis, cello
Stephen Hough, piano
Joshua Bell, violino
Dénes Várjon, piano

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