domingo, 30 de abril de 2017

Antonio Vivaldi (1678-1741) - Concerti e sinfonie per archi

Postagem de final de noite - e a última do mês de abril. Trata-se de um disco lançado em 2006 com o excelente Venice Baroque Orchestra, sob a direção de Andrea Marcon. A música de Vivaldi é daquelas que, quando a escutamos, dizemos: "Isso é Vivaldi!" Pelo simples fato de ser uma música singela, cheia de luminosidade, de uma energia pulsante de beleza e virtuosismo. O italiano foi um compositor que possuía um veio criativo bastante pulsante. Sendo assim, não deixe de ouvir este bonito disco. Uma boa apreciação!

Antonio Vivaldi (1678-1741) -

01. Sinfonia in C major, RV111a - 1. Allegro
02. Sinfonia in C major, RV111a - 2. Andante
03. Sinfonia in C major, RV111a - 3. Presto
04. Concerto in G minor, RV157 - 1. Allegro
05. Concerto in G minor, RV157 - 2. Largo
06. Concerto in G minor, RV157 - 3. Allegro
07. Concerto in D minor, RV127 - 1. Allegro
08. Concerto in D minor, RV127 - 2. Largo
09. Concerto in D minor, RV127 - 3. Allegro
10. Sinfonia in B minor, RV168 - 1. Allegro
11. Sinfonia in B minor, RV168 - 2. Andante
12. Sinfonia in B minor, RV168 - 3. Allegro
13. Concerto in C major, RV114 - 1. Allegro
14. Concerto in C major, RV114 - 2. Adagio
15. Concerto in C major, RV114 - 3. Ciaccona
16. Concerto in G minor, RV152 - 1. Allegro molto
17. Concerto in G minor, RV152 - 2. Andante molto
18. Concerto in G minor, RV152 - 3. Allegro molto
19. Concerto in D major, RV121 - 1. Allegro molto
20. Concerto in D major, RV121 - 2. Adagio
21. Concerto in D major, RV121 - 3. (Allegro)
22. Concerto in B flat major 'Conca', RV163 - 1. (Allegro) - Allegro molto
23. Concerto in B flat major 'Conca', RV163 - 2. Andante
24. Concerto in B flat major 'Conca', RV163 - 3. Allegro
25. Concerto in C minor, RV119 - 1. Allegro
26. Concerto in C minor, RV119 - 2. Largo
27. Concerto in C minor, RV119 - 3. Allegro
28. Concerto in G minor, RV156 - 1. Allegro
29. Concerto in G minor, RV156 - 2. Adagio
30. Concerto in G minor, RV156 - 3. Allegro
31. Concerto in B flat major, RV167 - 1. Allegro
32. Concerto in B flat major, RV167 - 2. Andante
33. Concerto in B flat major, RV167 - 3. Allegro
34. Sinfonia in G major, RV146 - 1. Allegro
35. Sinfonia in G major, RV146 - 2. Andante
36. Sinfonia in G major, RV146 - 3. Presto

Venice Baroque Orchestra
Andrea Marcon, diretor

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Jean Sibelius (1865-1957) - Complete Symphonies; Three Late Fragments

Eis aí um disco belo, sensivelmente belo. Começar uma empreitada com as sinfonias de Sibelius é algo espantoso e prazeroso. Particularmente, sou um sujeito que admira intransigentemente os trabalhos sinfônicos do finlandês. Cada sinfonia possui uma característica muito própria. Todavia, penso que exista uma gama de sentimentos épicos e de profunda contemplação e respeito ao mundo e da vida que atravessa o coração de cada trabalho. É como se Sibelius quisesse colocar tudo aquilo que ele ouvia e sentia em seus trabalhos sinfônicos. A Finlândia é um país belíssimo, mas, ao ouvir a música do compositor, ela se torna duas vezes mais bonita e misteriosa. O conjunto sinfônico encontrado neste disco, conduzido por John Storgärds, é mais lento, mais evocador da contemplação, o que nos permite notar determinadas sutilezas, tibiezas, da música do grande compositor. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Jean Sibelius (1865-1957) -

DISCO 01

01. Symphony No.1 in E minor - I. Andante ma non troppo
02. Symphony No.1 in E minor - II. Andante (ma non troppo lento)
03. Symphony No.1 in E minor - III. Scherzo. Allegro
04. Symphony No.1 in E minor - IV. Finale (quasi una fantasia). Andante
05. Symphony No.4 in A minor - I. Tempo molto moderato, quasi adagio
06. Symphony No.4 in A minor - II. Allegro molto vivace
07. Symphony No.4 in A minor - III. Il tempo largo
08. Symphony No.4 in A minor - IV. Allegro
09. Three Late Fragments - 1. HUL 1325
10. Three Late Fragments - 2. HUL 1326_9
11. Three Late Fragments - 3. HUL 1327_2

DISCO 02

01. Symphony No.2 in D major - I. Allegretto
02. Symphony No.2 in D major - II. Tempo andante, ma rubato
03. Symphony No.2 in D major - III. Vivacissimo -
04. Symphony No.2 in D major - IV. Finale. Allegro moderato
05. Symphony No.5 in E flat major - I. Tempo molto moderato
06. Symphony No.5 in E flat major - II. Andante mosso, quasi allegretto
07. Symphony No.5 in E flat major - III. Allegro molto

DISCO 03

01. Symphony No.3 in C major - I. Allegro moderato
02. Symphony No.3 in C major - II. Andantino con moto, quasi allegretto
03. Symphony No.3 in C major - III. Moderato - Allegro (ma non tanto)
04. Symphony No.6 in D minor - I. Allegro molto moderato
05. Symphony No.6 in D minor - II. Allegretto moderato
06. Symphony No.6 in D minor - III. Poco vivace
07. Symphony No.6 in D minor - IV. Allegro molto
08. Symphony No.7 in C major - Adagio -
09. Symphony No.7 in C major - Vivacissimo -
10. Symphony No.7 in C major - Allegro molto moderato -
11. Symphony No.7 in C major - Vivace

BBC Philharmonic
John Storgärds, regente

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sábado, 29 de abril de 2017

Johannes Brahms (1833-1897) - Violin Concerto in D, Op.77 e Clara Schumann (1819-1896) - 3 Romances For Violin And Piano, Op.22

O disco não demonstrou, pelo menos para mim, toda a beleza e eloquência que a música de Brahms exige. Não há o que questionar com relação ao refino e ao virtuosismo da linda Lisa Batiashvili. Mas, não sei se escutei o disco no volume adequado. Parece ter faltado uma série de coisas na execução. Aparece ainda a música de Clara Schumann, tendo a jovem pianista Alice Sara Ott. Em suma: o que chama a atenção no disco é o nome dos jovens músicos e a condução de Thielemann. Penso que a música de Clara tenha chamado se sobressaído em relação a Brahms. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

01. Violin Concerto in D, Op.77 - 1. Allegro non troppo
02. Violin Concerto in D, Op.77 - 2. Adagio
03. Violin Concerto in D, Op.77 - 3. Allegro giocoso, ma non troppo vivace - Poco più presto
04. 3 Romances For Violin And Piano, Op.22 - 1. Andante molto
05. 3 Romances For Violin And Piano, Op.22 - 2. Allegretto
06. 3 Romances For Violin And Piano, Op.22 - 3. Leidenschaftlich schnell

Staatskapelle Dresden
Christian Thielemann, regente
Lisa Batiashvilli, violino
Alice Sara Ott, piano

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Tomaso Albinoni (1671-1751) - Oboe Concertos

A música de Tomaso Albinoni é um "escândalo" melódico. Não entendam a palavra escândalo em sentido negativo. Quero dizer que se trata de algo absurdamente belo e agradável. À época em que viveu, Albinoni foi bastante respeitado pela produção operística. Hoje dia, a sua música instrumental é regravada massivamente por causa da beleza e da riqueza melódica. De fato, notamos uma diferença de linguagem em relação a compositores como Bach, Handel, Vivaldi, Corelli ou Telemann, nomes icônicos da música barroca, em relação à música de Albinoni. Este disco, por exemplo, traz os seus belos concertos para oboé. Vale a audição! Uma boa apreciação!

Tomaso Albinoni (1671-1751) -

01. Oboe Concerto in B Major Op. 7 No. 3 - I. Allegro
02. Oboe Concerto in B Major Op. 7 No. 3 - II. Adagio
03. Oboe Concerto in B Major Op. 7 No. 3 - III. Allegro
04. Oboe Concerto in F Major Op. 7 No. 9 - I. Allegro
05. Oboe Concerto in F Major Op. 7 No. 9 - II. Adagio
06. Oboe Concerto in F Major Op. 7 No. 9 - III. Allegro
07. Oboe Concerto in C Major Op. 9 No. 5 - I. Allegro
08. Oboe Concerto in C Major Op. 9 No. 5 - II. Adagio
09. Oboe Concerto in C Major Op. 9 No. 5 - III. Allegro
10. Oboe Concerto in G Minor Op. 9 No. 8 - I. Allegro
11. Oboe Concerto in G Minor Op. 9 No. 8 - II. Adagio
12. Oboe Concerto in G Minor Op. 9 No. 8 - III. Allegro
13. Oboe Concerto in F Major Op. 7 No. 9 - I. Allegro e non presto
14. Oboe Concerto in F Major Op. 7 No. 9 - II. Adagio
15. Oboe Concerto in F Major Op. 7 No. 9 - III. Allegro
16. Oboe Concerto in B Major Op. 9 No. 11 - I. Allegro
17. Oboe Concerto in B Major Op. 9 No. 11 - II. Adagio (non troppo)
18. Oboe Concerto in B Major Op. 9 No. 11 - III. Allegro
19. Oboe Concerto in D Minor Op. 9 No. 2 - I. Allegro
20. Oboe Concerto in D Minor Op. 9 No. 2 - II. Adagio
21. Oboe Concerto in D Minor Op. 9 No. 2 - III. Allegro
22. Oboe Concerto in D Major Op. 7 No. 6 - I. Allegro
23. Oboe Concerto in D Major Op. 7 No. 6 - II. Adagio
24. Oboe Concerto in D Major Op. 7 No. 6 - III. Allegro

Collegium Musicum 90
Simon Standage, diretor
Anthony Robson, oboé

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sexta-feira, 28 de abril de 2017

Domenico Scarlatti (1685-1757) - Mandolin Sonatas

Postagem bastante peculiar para que finalizemos os trabalhos por hoje. O disco traz o grande compositor italiano Domenico Scarlatti e suas sonatas para mandolin. A sonoridade é bem característica. Vale a pena conferir. Uma boa apreciação!

Domenico Scarlatti (1685-1757) -

01. Sonata in G major, K.91 - I. Grave
02. Sonata in G major, K.91 - II. Allegro
03. Sonata in G major, K.91 - III. Grave
04. Sonata in G major, K.91 - IV. Allegro
05. Sonata in E minor, K.81 - I. Grave
06. Sonata in E minor, K.81 - II. Allegro
07. Sonata in E minor, K.81 - III. Grave
08. Sonata in E minor, K.81 - IV. Allegro
09. Sonata in G minor, K.88 - I. Grave
10. Sonata in G minor, K.88 - II. Allegro moderato
11. Sonata in G minor, K.88 - III. Allegro
12. Sonata in G minor, K.88 - IV. Minuetto
13. Sonata in D minor, K.90 - I. Grave
14. Sonata in D minor, K.90 - II. Allegro
15. Sonata in D minor, K.90 - III. Siciliana
16. Sonata in D minor, K.90 - IV. Allegro
17. Sonata in D minor, K.77 - I. Moderato cantabile
18. Sonata in D minor, K.77 - II. Minuetto
19. Sonata in D minor, K.89 - I. Allegro
20. Sonata in D minor, K.89 - II. Grave
21. Sonata in D minor, K.89 - III. Allegro

Artemandoline

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Anton Bruckner (1824-1896) - Symphony No. 4 in B bemol major, "Romantique"

Gravação espetacular dessa obra-prima de Bruckner. A Sinfonia no. 4 é a minha sinfonia predileta entre as escritas por Bruckner, apesar de considerar a Oitava e Nona como monumentos celestiais da perfeição. Esta gravação foi feita ao vivo pelo grande regente Eugen Jochum, no ano de 1975. Ela é fáustica sobre vários aspectos. Vale a pena ouvir. Uma boa apreciação!

Anton Bruckner (1824-1896) - 

01. I. Bewegt, nicht zu schnell - Sinf. nº 4
02. II. Andante, quasi allegretto - Sinf. nº 4
03. III. Scherzo. Bewegt - Trio. Nicht zu schnell - Sinf. nº 4
04. IV. Finale. Bewegt, doch nicht zu schnell - Sinf. nº 4

Royal Concertgebouwn Orchestra
Eugen Jochum regente


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quinta-feira, 27 de abril de 2017

Johannes Brahms (1833-1897) - Symphonies; Variations on a theme of Joseph Haydn, Op.56a; Tragic Overture, Op.81; Academic Festival Overture, Op.80

Escutei os três discos um após do outro. E como é um grande privilégio ouvir Brahms! Suas quatro sinfonias são mundos enormes, capazes de criar mistérios e desvelar segredos. A interpretação fica a cargo de Andrew Manze, que possui uma experiência mais elástica com a música barroca. Aqui ele aceita o desafio de conduzir a música filosoficamente grande do alemão. Ele parece ser mais atraente nos movimentos rápidos. Nos movimentos mais lentos, ele imprime uma leitura muito própria da música do grande compositor. Particularmente, não achei que tenha ficado bom. Mas, isso não importa. O disco reúne as principais obras orquestrais de Brahms - além das sinfonias. Vale a pena ouvir os três discos! Uma boa apreciação!

Johannes Brahms (1833-1897) -

DISCO 01

01. Symphony No.1 in C minor, Op.68 - I. Un poco sostenuto - Allegro - Meno Allegro
02. Symphony No.1 in C minor, Op.68 - II. Andante sostenuto
03. Symphony No.1 in C minor, Op.68 - III. Un poco Allegretto e grazioso
04. Symphony No.1 in C minor, Op.68 - IV. Adagio - Piu andante - Allegro non troppo, ma con brio
05. Variations on a theme of Joseph Haydn, Op.56a - Thema. Chorale St. Antoni An
06. Variations on a theme of Joseph Haydn, Op.56a - Variation 1 Poco piu animato
07. Variations on a theme of Joseph Haydn, Op.56a - Variation 2 Piu vivace
08. Variations on a theme of Joseph Haydn, Op.56a - Variation 3 Con moto
09. Variations on a theme of Joseph Haydn, Op.56a - Variation 4 Andante con moto
10. Variations on a theme of Joseph Haydn, Op.56a - Variation 5 Vivace
11. Variations on a theme of Joseph Haydn, Op.56a - Variation 6 Vivace
12. Variations on a theme of Joseph Haydn, Op.56a - Variation 7 Grazioso
13. Variations on a theme of Joseph Haydn, Op.56a - Variation 8 Presto non troppo
14. Variations on a theme of Joseph Haydn, Op.56a - Finale Andante

DISCO 02

01. Symphony No.2 in D major, Op.73 - I. Allegro non troppo
02. Symphony No.2 in D major, Op.73 - II. Adagio non troppo
03. Symphony No.2 in D major, Op.73 - III. Allegretto grazioso (Quasi andantino)
04. Symphony No.2 in D major, Op.73 - IV. Allegro con spirito
05. Tragic Overture, Op.81
06. Academic Festival Overture, Op.80


DISCO 03

01. Symphony No.3 in F major, Op.90 - I. Allegro con brio
02. Symphony No.3 in F major, Op.90 - II. Andante
03. Symphony No.3 in F major, Op.90 - III. Poco Allegretto
04. Symphony No.3 in F major, Op.90 - IV. Allegro - Un poco sostenuto
05. Symphony No.4 in E minor, Op.98 - I. Allegro non troppo
06. Symphony No.4 in E minor, Op.98 - II. Andante moderato
07. Symphony No.4 in E minor, Op.98 - III. Allegro giocoso - Poco meno presto
08. Symphony No.4 in E minor, Op.98 - IV. Allegro energico e passionato

Helsingborg Symphony Orchestra
Andrew Manze, regente

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Jazz - Bill Evans (1929-1980) - At The Montreux Jazz Festival

Bill Evans é considerado como um dos mais importantes pianistas da história do jazz. Sua técnica pode ser identificada à distância. Suas harmonias sofisticadas, sua percepção apurada, sua capacidade de imprimir uma leveza ao piano, fizeram dele alguém que influenciou inúmeros pianistas do jazz. Este disco é resultado de uma apresentação no Festival de Montreux, no ano de 1968. Não preciso dizer que a coisa é de alto nível. Vale a pena ouvir. Uma boa apreciação!

Bill Evans (1929-1980) -

01. Spoken Introduction
02. One For Helen
03. A Sleepin' Bee
04. Mother Of Earl
05. Nardis
06. Quiet Now
07. I Loves You, Porgy
08. The Touch Of Your Lips
09. Embraceable You
10. Someday My Prince Will Come
11. Walkin' Up

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quarta-feira, 26 de abril de 2017

Eugène Ysaÿe (1858-1931) - Obsession - 6 sonates for violin solo

É a primeira vez que o compositor Eugene Ysaÿe aparece por aqui, neste humilde espaço. Ysaÿe é considerado um dos maiores violinistas de todos os tempos. É conhecido como o "rei do violino" ou o "czar do violino", uma espécie de Jimmy Hendrix do instrumento. Este disco, de fato, demonstra quanto a música do compositor é densa, elástica, intimista. Faz lembrar as partitas de Bach. O extraordinário músico Frank Peter Zimmermann nos conduz pelo universo do compositor. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Eugène Ysaÿe (1858-1931) - 

01 Eugène Ysaÿe - Sonate nr 1  g minor - Grave
02 Eugène Ysaÿe - Sonate nr 1  g minor - Fugato
03 Eugène Ysaÿe - Sonate nr 1  g minor - Allegretto poco scherzoso
04 Eugène Ysaÿe - Sonate nr 1  g minor - Finale con brio
05 Eugène Ysaÿe - Sonate nr 2 a minor - Obsession
06 Eugène Ysaÿe - Sonate nr 2 a minor - Malinconia
07 Eugène Ysaÿe - Sonate nr 2 a minor - Danse des Ombres
08 Eugène Ysaÿe - Sonate nr 2 a minor - Les Furies
09 Eugène Ysaÿe - Sonate nr 3 d minor - Ballade
10 Eugène Ysaÿe - Sonate nr 4 e minor - Allemanda
11 Eugène Ysaÿe - Sonate nr 4 e minor - Sarabande
12 Eugène Ysaÿe - Sonate nr 4 e minor - Finale
13 Eugène Ysaÿe - Sonate nr 5 G major - L'aurore
14 Eugène Ysaÿe - Sonate nr 5 G major - Danse rustique
15 Eugène Ysaÿe - Sonate nr 5 G major - Moderato amabile
16 Eugène Ysaÿe - Sonate nr 6 E major
17 Eugène Ysaÿe - Poème élégiaque op.12
18 Eugène Ysaÿe - Rêve d'enfant op.14

Frank Peter Zimmermann, violino

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Piotr I. Tchaikovsky (1840-1897) - Symphony No. 4 in F minor Op. 36 e Romeo and Juliet - Overture - Fantasia

Mais um disco com as sinfonias de Tchaikovsky. Dessa vez, aparece a Número 4 e a Abertura Romeu e Julieta. Trata-se de um disco lançado em 2011. Resta-nos apenas ouvir mais uma beleza sinfônica. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Piotr I. Tchaikovsky (1840-1897) - 

01. Symphony No. 4 in F minor Op. 36 - Andante sostenuto - Moderato con anima
02. Symphony No. 4 in F minor Op. 36 - Andantino in modo di canzona
03. Symphony No. 4 in F minor Op. 36 - Scherzo - Pizzicato ostinato _ Allegro
04. Symphony No. 4 in F minor Op. 36 - Finale _ Allegro con fuoco
05. Romeo and Juliet - Overture - Fantasia (Final version of 1880)

Russian National Orchestra
Mikhail Pletnev, regente

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terça-feira, 25 de abril de 2017

Alban Berg (1885-1935) - Violin Concerto; Three Orchestral Pieces

Um disco absurdamente cerebral e de audição imprescindível. Alban Berg e Anton Werbern, ao lado de Schoenberg, construíram um dos mais importantes movimentos musicais do século XX - a Segunda Escola de Viena. Ouvir este disco é atestar as cores cinzentas de uma melancolia intrínseca nas obras desses compositores. As três peças orquestrais de Berg são uma das mais poderosas obras escritas no século XX. Sua textura é meditativa, tardiamente romântica e detentora de aspectos melancólicos. Não deixe de ouvir este disco fabuloso. Uma boa apreciação!

Alban Berg (1885-1935) - 

01. Violinkonzert - I.Andante - Allegretto
02. Violinkonzert - II.Allegro - Adagio
03. Drei Orchesterstucke op.6 - I.Praludium
04. Drei Orchesterstucke op.6 - II.Reigen
05. Drei Orchesterstucke op.6 - III.Marsch

Symphonie-Orchester des Bayerischen Rundfunks
Sir Colin Davis, regente
Gidon Kremer, violino

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Piotr I. Tchaikovsky (1840-1893) - Symphony No. 2 in C minor, Op. 17

A Sinfonia No. 2 de Tchaikovsky, também chamada de Pequena Rússia, foi escrita em 1872 e revista em 1879. Após a composição, o trabalho recebeu grande admiração por parte do Grupo dos Cinco, que buscava dar feições mais robustas à música russa. Tchaikovsky utiliza três canções populares na composição, o que chama a atenção e lhe proporciona grande êxito. Mesmo assim, Tchaikovsky acabou por revisar o trabalho. Neste disco, aparece a versão original do primeiro movimento de 1872. É sempre bom ouvir os trabalhos sinfônicos de Tchaikovsky. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Piotr I. Tchaikovsky (1840-1893) -

01. Andante sostenuto - Allegro vivo
02. Andantino marziale, quasi moderato
03. Scherzo - Allegro molto vivace
04. Finale - Moderato assai-Allegro vivo
05. Symphony No. 2 Original First Movement (1872) - Andante sostenuto - Allegro commodo

Russian National Orchestra
Mikhail Pletnev, regente

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segunda-feira, 24 de abril de 2017

Leos Janácek (1854-1928) - Glagolitic Mass, Overture 'Zarlivost' & The Cunning Little Vixen - Suite

Assustadora a qualidade do disco e a beleza da Missa Glagolítica, de Leos Janácek. O coro é impetuoso. A sonoridade desconcertante de Janacek revela a grandiosidade da cultura eslava. Existe um aspecto dourado na linguagem de Janacek, que Kemp consegue captar com bastante maestria. Chama-se Missa Glagolítica por conta do alfabeto de mesmo nome, o primeiro a ser usado pelos eslavos. O som das fanfarras no início do primeiro movimento, remete-me inevitavelmente ao Programa Clássicos de Todos os Tempos, que passa às 20 horas, todos os dias, na Brasília Super Rádio FM, aqui na Capital Federal. O tema inicial é utilizado como abertura do programa. Vale ouvir este grandioso e imperdível disco. Uma boa apreciação!

Leos Janácek (1854-1928) - 

01. Glagolitic Mass_ Introduction
02. Glagolitic Mass_ Kyrie
03. Glagolitic Mass_ Gloria
04. Glagolitic Mass_ Credo
05. Glagolitic Mass_ Sanctus
06. Glagolitic Mass_ Agnus Dei
07. Glagolitic Mass_ Allegro - Organ solo
08. Glagolitic Mass_ Intrada
09. Overture 'Zarlivost'
10. The Cunning Little Vixen - Suite_ Andante
11. The Cunning Little Vixen - Suite_ Andante

Brighton Festival Chorus
Royal Philharmonic Orchestra
Wiener Philharmoniker
Rudolf Kemp, regente
Charles Mackerras, regente

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Félix Mendelssohn (1809-1847) - Symphony No. 1 in C minor, Op. 11, MWV N13 e Symphony No. 3 in A minor, Op. 56, MWV N19, 'Scottish

Mendelssohn escreveu ao todo cinco sinfonias. Particularmente, penso que a Número Quatro, também chamada de Italiana, seja sua obra sinfônica mais eloquente - embora saiba que a Número Cinco, A Reforma, seja mais famosa e badalada. Afora isso, em gradação, penso que logo em seguida venha a Terceira, chamada de Escocesa. Já a sua Primeira Sinfonia é do ano de 1824, quando o compositor tinha inacreditáveis quinze anos. Para Mendelssohn, as coisas aconteciam cedo. Não há como não afirmar que ele era um compositor especial. Este disco, sob a condução de Andrew Manze, traz duas de suas sinfonias como se pode observar. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Félix Mendelssohn (1809-1847) -

Symphony No. 1 in C minor, Op. 11, MWV N13 
01. I. Allegro di molto
02. II. Andante
03. III. Menuetto_ Allegro molto
04. IV. Allegro con fuoco

Symphony No. 3 in A minor, Op. 56, MWV N19, 'Scottish
05. I. Andante con moto - Allegro un poco agitato
06. II. Scherzo_ Vivace non troppo
07. III. Adagio
08. IV. Allegro vivacissimo - Allegro maestoso assai

NDR Radiophilharmonie
Andrew Manze, regente

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domingo, 23 de abril de 2017

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Violin Sonata No. 9 in A Major, Op. 47, 'Kreutzer' e Violin Sonata No. 6 in A Major, Op. 30

Este disco foi lançado este ano - final do mês passado. Ou seja, saiu do forno recentemente. Traz o jovem violinista James Ehnes e o pianista Andrew Armstrong encarando duas das sonatas para piano e violino de Beethoven. Vale afirmar que essas obras do mestre estão entre as mais sensíveis e bonitas de sua produção. James Ehnes tem conseguido importantes trunfos. Gravou dois ou três discos com obras violinísticas de Bartok. Há alguns dias atrás postei os cinco concertos para violino de Mozart. A Sonata 'Kreutzer' é uma das mais conhecidas de Beethoven. É uma obra repleta de emoções cambiantes. Já a Sonata No. 6 é mais amena, serena, introspectiva. Vale a audição!

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - 

01. Violin Sonata No. 9 in A Major, Op. 47, 'Kreutzer'_ I. Adagio sostenuto
02. Violin Sonata No. 9 in A Major, Op. 47, 'Kreutzer'_ II. Andante con variazioni
03. Violin Sonata No. 9 in A Major, Op. 47, 'Kreutzer'_ III. Finale-Presto
04. Violin Sonata No. 6 in A Major, Op. 30_1_ I. Allegro
05. Violin Sonata No. 6 in A Major, Op. 30_1_ II. Adagio molto espressivo
06. Violin Sonata No. 6 in A Major, Op. 30_1_ III. Allegretto con variazioni

James Ehnes, violino
Andrew Armstrong, piano

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Anton Bruckner (1824-1896) - Symphony No. 7 in E Major

Mais uma gravação da Sétima de Bruckner. Quantas não existem neste humilde espaço; quantas já não foram feitas! O fato é que esta Sinfonia é resultado de um acontecimento importante na vida de Bruckner. Ela, finalmente, permitiu que o compositor obtivesse o reconhecimento e o respeito tão desejados. Os seis primeiros trabalhos sinfônicos do compositor foram vistos com absurda desconfiança. A interpretação fica a cargo de Bernard Haitink, que possui uma forte intimidade com o compositor austríaco. Deve-se observar, ainda, que o Bruckner de Haitink - pelo menos neste disco - é bastante suave. Gosto mais do compositor quando ele apresenta tonalidades germânicas. A gravação é do ano de 2009. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Anton Bruckner (1824-1896) -

Symphony No. 7 in E Major
01. I. Allegro moderato
02. II. Adagio: Sehr feierlich und sehr langsam
03. III. Scherzo: Sehr schnell
04. IV. Finale: Bewegt, doch nicht schnell

Chicago Symphony Orchestra
Bernard Haitink, regente

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sábado, 22 de abril de 2017

Leonardo Leo (1694-1744) - Sacred Music

Leonardo Leo foi um célebre compositor de origem italiana, pertencente à escola napolitana de composição. O estilo de Leonardo Leo é imensamente agradável e singelo. Sua música religiosa também revela essas características. Este disco, sob a direção Christophe Rousset, traz algumas de suas obras sacras. Acredito que a mais famosa seja o Misereris omnium, Domine, que possui uma pureza de sentimentos, tornando a obra imensamente bela. Há ainda outras obras como o Salve Regina, também bastante edificante. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Leonardo Leo (1694-1744) - 

01. Misereris omnium, Domine - Introit “Misereris omnium, Domine”
02. Misereris omnium, Domine - Gradual “Miserere mei Deus”
03. Misereris omnium, Domine - Tract versicle “Adiuva nos, Deus salutaris noster”
04. Reminiscere miserationem - Introit “Reminiscere miserationem tuarum, Domine”
05. Reminiscere miserationem - Gradual “Tribulationes cordis mei”
06. Reminiscere miserationem - Communion “Intellige clamorem meum”
07. Salve Regina - “Salve Regina, mater misericordia”
08. Salve Regina - “Ad te clamamus”
09. Salve Regina - “Ad te suspiramus”
10. Salve Regina - “Eia ergo, advocata nostra”
11. Salve Regina - “O clemens, o pia”
12. Judica me Deus - Introit “Judica me Deus”
13. Judica me Deus - “Eripe me, Domine”
14. Judica me Deus - “Hoc corpus, quod pro vobis tradetur”
15. Lamentations of Jeremiah (Good Friday Tenebrae) - Lesson I_ “De Lamentatione Jeremiae Prophetae. Heth. Misericordia Domini”
16. Lamentations of Jeremiah (Good Friday Tenebrae) - Lesson II_ “Aleph. Quomodo obscuratum est aurum”
17. Lamentations of Jeremiah (Good Friday Tenebrae) - Lesson III_ “Incipit Oratio Jeremiae Prophetae. Recodare, Domine, quid acciderit nobis”

Les Talens Lyriques
Christophe Rousset, direção

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Steve Reich (1936 - ) - Different Trains e Electric Counterpoint

Steve Reich não aparece por aqui com tanta recorrência. Resolvi, hoje, trazer este disco que estava comigo há bastante tempo. No presente disco, encontramos uma de suas obras mais famosas - Different Trains. A obra é imensamente atraente. Ela parece deslizar por trilhos invisíveis à semelhança de um trem. Por que um trem? Segundo explicações do próprio compositor, os trens fizeram parte de sua vida, principalmente na infância, quando tinha que cruzar os Estados Unidos por causa da separação dos pais. O disco, assim, vai repetindo frases colhidas nas próprias estações, o que nos fornece a ideia de que estamos em uma viagem. Na parte final, Reich insere o depoimento de sobreviventes dos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial. A outra obra o disco - mais otimista - traz a participação de Pat Metheny. Um belo e agradável disco de propulsão minimalista. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

01. Different Trains_ I. America - Before the War
02. Different Trains_ II. Europe - During the War
03. Different Trains_ III. After the War
04. Electric Counterpoint_ I. Fast
05. Electric Counterpoint_ II. Slow
06. Electric Counterpoint_ III. Fast

Kronos Quartet
Pat Metheny

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sexta-feira, 21 de abril de 2017

Nikolai Medtner (1880-1951) - Piano Concerto No 2 in C minor, Op 50 e Sergei Rachmaninov (1873-1943) - Piano Concerto No 3 in D minor, Op 30

Nikolai Medtner foi um compositor e pianista russo. Não é tão conhecido por aqui. Faz parte de um segundo time de compositores daquela terra. Foi contemporâneo de Scriabin e Rachmaninov. Mas, penso que Medtner goze de menos prestígio que os dois compositores citados. A obra do compositor é essencialmente pianística. Alías, foi um excelente instrumentista. As obras que deixou são, essencialmente, para o piano. Neste disco encontramos o seu Segundo concerto para piano, que escutei pela primeira vez. O outro compositor do disco é Rachmaninov e seu mais famoso Concerto no. 3. Um grande disco do selo Hyperion. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Nikolai Medtner (1880-1951) -

Piano Concerto No 2 in C minor, Op 50
01. 1: Toccata: Allegro risoluto
02. 2: Romanza: Andante con moto –
03. 3: Divertimento: Allegro risoluto e molto vivace

Sergei Rachmaninov (1873-1943) -

Piano Concerto No 3 in D minor, Op 30
04. 1: Allegro ma non tanto
05. 2: Intermezzo: Adagio –
06. 3: Finale: Alla breve

London Philharmonic Orchestra
Vladimir Jurowski, regente
Marc-André Hamelin, piano

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Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Missa solemnis in D Major, Op. 123

Eis uma obra poderosa, grandiosa, eloquente ao extremo. A Missa Solemnis de Beethoven foi escrita no período entre 1819 e 1823. É um trabalho que pela força e pela pompa pode ser colocado ao lado da Missa em Si, de Bach. Não é um dos trabalhos mais conhecidos do compositor. Não goza da mesma popularidade, por exemplo, das sinfonias do mestre. A Missa foi escrita no auge da capacidade criativa de Beethoven. Ou seja, à mesma época de composição da Nona Sinfonia. Há fortes pitadas da linguagem beethoveana. Pode-se perceber, assim como na Nona, a disposição para o triunfo, para a afirmação do grandioso. Vale a pena ouvir esta bonita interpretação com o Philippe Herreweghe. Uma boa apreciação!

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - 

01. Missa solemnis in D Major, Op. 123_ I. Kyrie
02. Missa solemnis in D Major, Op. 123_ II. Gloria
03. Missa solemnis in D Major, Op. 123_ III. Credo
04. Missa solemnis in D Major, Op. 123_ IV. Sanctus
05. Missa solemnis in D Major, Op. 123_ V. Agnus Dei

Orchestre des Champs-Élysées
Collegium Vocale Gent
Philippe Herreweghe, regente

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quinta-feira, 20 de abril de 2017

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - Violin Concertos 1, 3 & 4; Adagio in E Major, K. 261 e Rondo in C Major, K. 373

Vamos de Mozart, que Mozart não faz mal a ninguém - pelo contrário. Mozart é uma força capaz de humanizar. Neste disco encontramos três dos cinco concertos para violino de sua autoria. São obras de imensa beleza. É sempre prodigioso ouvi-los. Neste disco de 2015, lançado na Alemanha, Frank Peter Zimmermann nos conduz pela beleza da música do austríaco. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - 

01. Violin Concerto No. 1 in B-Flat Major, K. 207_ I. Allegro moderato
02. Violin Concerto No. 1 in B-Flat Major, K. 207_ II. Adagio
03. Violin Concerto No. 1 in B-Flat Major, K. 207_ III. Presto
04. Adagio in E Major, K. 261
05. Rondo in C Major, K. 373
06. Violin Concerto No. 3 in G Major, K. 216_ I. Allegro
07. Violin Concerto No. 3 in G Major, K. 216_ II. Adagio
08. Violin Concerto No. 3 in G Major, K. 216_ III. Rondeau_ Allegro
09. Violin Concerto No. 4 in D Major, K. 218_ I. Allegro
10. Violin Concerto No. 4 in D Major, K. 218_ II. Andante cantabile
11. Violin Concerto No. 4 in D Major, K. 218_ III. Rondo_ Andante grazioso

Kammerorchester Symphonieorchesters Des Bayerischen Rundfunks
Frank Peter Zimmermann, violino

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Jazz - Miles Davis (1926-1991) - More Music From The Legendary Carnegie Hall Concert

Já fazia um certo tempo que Miles Davis não aparecia por aqui. E ao pronunciar o nome Miles Davis, um sinal de alerta é ligado. Ficamos com a respiração suspensa. Trata-se de um fenômeno, um prodígio musical saído das entranhas marginais da música negra do sáculo XX. Um artista que ousou; capaz de proezas; de fazer um disco como Kind of blue, uma das coisas mais belas e promotoras de prazer que já escutei. Este disco é resultado de uma apresentação no Carnigie Hall, nos Estados Unidos. Impressionei-me ao perceber a interpretação de Miles Davis para dois dos três movimentos do Concerto de Aranjuez, do espanhol Joaquín Rodrigo. Com Davis a beleza arrebatadora da música ganhou conotações misteriosas. As três últimas faixas são impelidas pelo velho e bom bop. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Miles Davis (1926-1991) -

01 - Concerto de Aranjuez (Part 1)
02 - Concerto de Aranjuez (Part 2)
03 - Teo
04 - Walkin'
05 - I Thought About You

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quarta-feira, 19 de abril de 2017

Johannes Brahms (1833-1897) - Violin Concerto in D, Op.77 & Béla Bártok (1881-1945) - Violin Concerto No.1 (Op.posth), Sz36

Postagem de final de noite para que fiquemos alegres e bem alimentados pela beleza da música. O disco traz o nome de uma das mais talentosas violinistas da atualidade - a jovem, mas já experiente Janine Jansen. Neste disco ela nos conduz pela beleza de duas obras de compositores esteticamente bem diversos. Impressiona! Penso que a grandiosidade fique com o concerto de Brahms. Todavia, o de Bartok em seu tom cinzento também é de grande beleza - ao seu modo! Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

01. Violin Concerto in D, Op.77_ 1. Allegro non troppo
02. Violin Concerto in D, Op.77_ 2. Adagio
03. Violin Concerto in D, Op.77_ 3. Allegro giocoso, ma non troppo vivace - Poco più presto
04. Violin Concerto No.1 (Op.posth), Sz36_ 1. Andante sostenuto
05. Violin Concerto No.1 (Op.posth), Sz36_ 2. Allegro giocoso

London Symphony Orchestra
Orchestra Dell'Accademia Nazionale di Santa Cecilia
Antonio Pappano, regente
Janine Jansen, violino

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Gustav Mahler (1860-1911) - Symphony No. 4 in G-Dur

Um belíssimo, delicadíssimo disco com a bela e sempre necessária Sinfonia No. 4 de Mahler. Penso que ela seja a porta de entrada para o mundo mahleriano. Se alguém dissesse para mim que não possui nenhuma experiência com Mahler e queria conhecê-lo; e perguntasse para mim qual trabalho dele ouvir primeiro, eu apontaria sem maiores tergiversações: a Sinfonia No. 4. Certamente, essa pessoa iria gostar do que escutou e classificaria Mahler como um compositor imprescindível. Neste disco, temos a interpretação de Herreweghe e a Orchestre des Champs-Elysées. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Gustav Mahler (1860-1911) - 

01. Bedaechtig, nichit eilen
02. In gemaechlicher Bewegung, ohne Hast
03. Ruhevoll, poco adagio
04. Sehr behaglich

Orchestre des Champs-Elysées
Philippe Herreweghe, regente
Rosemary Joshua, soprano

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terça-feira, 18 de abril de 2017

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Overture Leonore No.3, Op. 72a, Camille Saint-Säens (1835-1921) - Symphony No.3 in C Minor, Op.78 - "Organ Symphony"

Um disco espetacular gravado ao vivo. Traz três obras bastante expressivas. A já conhecida Abertura Leonora No. 3, de Beethoven. Logo em seguida, vem A Sinfonia no. 3, de Saint-Säens, também chamada de "Com órgão". Trata-se de um dos trabalhos mais expressivos do compositor francês - se não for o mais expressivo. A regência de Myung-Whun Chung é de tirar o chapéu. Aparece ainda o compositor Choi Sunghwan (sul coreano?). Não disponho de muitas informações sobre ele. A obra dele que aparece no disco é bastante bonita. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

01. Beethoven_ Overture _Leonore No.3_, Op. 72a (Live)
02. Saint-Saëns_ Symphony No.3 in C Minor, Op.78 _Organ Symphony_-1a. Adagio-Allegro moderato-(Live)
03. Saint-Saëns_ Symphony No.3 in C Minor, Op.78 _Organ Symphony_-1b. Poco adagio (Live)
04. Saint-Saëns_ Symphony No.3 in C Minor, Op.78 _Organ Symphony_-2a. Allegro moderato-Presto-Allegro moderato (Live)
05. Saint-Saëns_ Symphony No.3 in C Minor, Op.78 _Organ Symphony_-2b. Maestoso-Più allegro-Molto allegro (Live)
06. Arirang Fantasy (Live)

Seoul Philharmonic Orchestra
Myung-Whun Chung, regente

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Frédéric Chopin (1810-1849) - Etudes, Op. 10 & Op. 25

Já fazia um certo tempo que a música sentimental de Chopin não aparecia por aqui. Gosto dela! Por isso sinto a necessidade de ouvi-lo em alguns momentos. Sua música consegue transmitir impressões densas e de um embriagante bem-estar. Não sei como ele conseguia extrair tanta sensibilidade. Nestes Estudos, o pianista Boris Berezovsky, mostra-nos que a música do polonês não era apenas sentimento, também. Há uma dose grande também de exigência de uma técnica afiada. Alguns Estudos demonstram que não é qualquer pessoa que consegue executar  a música de Chopin. São viscerais! Boris Berezovsky, por sua vez, passa no teste. O disco é muito bom! Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Frédéric Chopin (1810-1849) - 

01. Étude op. 10 Nr. 1 in C-Dur
02. Étude op. 10 Nr. 2 in A-Moll
03. Étude op. 10 Nr. 3 in E-Dur
04. Étude op. 10 Nr. 4 in Cis-Moll
05. Étude op. 10 Nr. 5 in Ges-Dur
06. Étude op. 10 Nr. 6 in Es-Moll
07. Étude op. 10 Nr. 7 in C-Dur
08. Étude op. 10 Nr. 8 in F-Dur
09. Étude op. 10 Nr. 9 in F-Moll
10. Étude op. 10 Nr. 10 in As-Dur
11. Étude op. 10 Nr. 11 in Es-Dur
12. Étude op. 10 Nr. 12 in C-Moll
13. Étude op. 25 Nr. 1 in As-Dur
14. Étude op. 25 Nr. 2 in F-Moll
15. Étude op. 25 Nr. 3 in F-Dur
16. Étude op. 25 Nr. 4 in A-Moll
17. Étude op. 25 Nr. 5 in E-Moll
18. Étude op. 25 Nr. 6 in Gis-Moll
19. Étude op. 25 Nr. 7 in Cis-Moll
20. Étude op. 25 Nr. 8 in Des-Dur
21. Étude op. 25 Nr. 9 in Ges-Dur
22. Étude op. 25 Nr. 10 in H-Moll
23. Étude op. 25 Nr. 11 in A-Moll
24. Étude op. 25 Nr. 12 in C-Moll
25. 3 Nouvelles Études op. posth., Nr. 1 in F-Moll
26. 3 Nouvelles Études op. posth., Nr. 2 in Des-Dur
27. 3 Nouvelles Études op. posth., Nr. 3 in F-Moll

Boris Berezovsky, piano

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segunda-feira, 17 de abril de 2017

Jean Sibelius (1865-1957) - Symphony No. 3 in C major, Op. 52

Mais um disco sob a regência de Mravinsky. Tenho uma admiração profundo pelo grande regente russo. Mravinsky possuía uma estilo de regência que muito me agrada. Ele conciliava a sensibilidade com a força; a dureza, o rigor típico do mundo russo, com a maviosidade de alguém que sabe sentir. Até hoje nunca me decepcionei com ele. À medida que a indústria fonográfica vai fazendo a proeza de tornar público muitos dos trabalhos regidos por ele, nós, os seus admiradores, vamos consolidando nossas mais profundas convicções: Mravinsky foi um mestre como poucos outros. Neste disco, o velhinho de cara dura nos brinda com essa bonita Sinfonia de Sibelius. Vale a pena ouvir. A gravação é do ano 1963. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Jean Sibelius (1865-1957) -

01. I. Allegro moderato
02. II. Andantino con moto, quasi allegretto
03. III. Moderato - Allegro(ma non tanto)
04. (quasi-stereo ver.)I. Allegro moderato
05. (quasi-stereo ver.)II. Andantino con moto, quasi allegretto
06. (quasi-stereo ver.)III. Moderato - Allegro(ma non tanto)

Leningrad Philharmonic Orchestra
Evgeny Mravinsky, regente

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John Dowland (1563-1626) - Lachrimae or Seven Teares à 5, P. 15, Pavana Lachrimae, Semper Dowland semper Deolens, P. 9 etc

John Dowland foi um importante instrumentista (era alaudista) e compositor do período da Renascença, na Inglaterra, tendo vivido no período elisabetano. Foi contemporâneo de William Shakespeare. Faz-se referência a Dowland como um compositor de sonoridade bastante melancólica. Este aspecto fleumático é que torna a sua música especial. Neste disco, encontramos uma amostra de sua linguagem. Trata-se de uma música bastante agradável, capaz de provocar um bem-estar enorme. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

John Dowland (1563-1626) -

01.- Lachrimae or Seven Teares à 5_ P. 15- I. Lachrimae Antiquae
02.- Lachrimae or Seven Teares à 5_ P. 15- II. Lachrimae Antiquae Novae
03.- Lachrimae or Seven Teares à 5_ P. 15- III. Lachrimae Gementes
04.- Lachrimae or Seven Teares à 5_ P. 15- IV. Lachrimae Tristes
05.- Lachrimae or Seven Teares à 5_ P. 15- V. Lachrimae Coactae
06.- Lachrimae or Seven Teares à 5_ P. 15- VI. Lachrimae Amantis
07.- Lachrimae or Seven Teares à 5_ P. 15- VII. Lachrimae Verae
08.- Pavana Lachrimae
09.- Pavana Lachrimae (1)
10.- Semper Dowland semper Deolens_ P. 9- Pavane à 5
11.- The Image of Melancholy- Pavane à 5
12.- Pavane in A Minor à 4
13.- Pavane in A Minor à 4 (1)
14.- Pavane in C Major à 4

Musica Antiqua Köln
Reinhard Goebel, direção

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domingo, 16 de abril de 2017

Piotr I. Tchaikovsky ( ) - Symphony No.5 in E minor, Op.64 e Sergei Prokofiev ( ) - 'Romeo and Juliet' Suite No.2

Sinto uma inveja medonha dos russos. Está aí um povo com sangue nos olhos e nas entranhas. Tudo é espantoso, grandioso, apoteótico naquela terra. Napoleão e Hitler buscavam dominar o mundo, mas esbarraram numa pedra chamada Rússia. Os russos forneceram boa parte dos grandes gênios da literatura universal. A Revolução de 1917 buscou construir uma nova realidade, um mundo mais justo, sem explorações. Naufragou é certo! Mas a iniciativa está escrita na história. Tudo é grandioso na Rússia. E com a música não é diferente! É só ouvir este disco. Tudo é perfeito nele. Traz dois compositores bem expressivos da música daquele país. A primeira obra é a Sinfonia número 5, Tchaikovsky. A regência é uma melhores que já escutei. É dura! Grandiosa. Conduzida na ponta dos dedos por Mravinsky e sua antológica Filarmônica de Leningrado. A segunda obra traz excertos do balé de Romeu e Julieta, de Prokofiev. Novamente, uma condução à russa com a "maestria empedrecida" de Mravinsky, uma espécie de João Cabral de Melo neto da regência. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

01 Symphony No.5 in E minor, op.64 - I. Andante - Allegro con anima
02 Symphony No.5 in E minor, op.64 - II. Andante cantabile
03 Symphony No.5 in E minor, op.64 - III. Valse- Allegro moderato
04 Symphony No.5 in E minor, op.64 - IV. Andante maestoso - Allegro vivace
05 'Romeo and Juliet' Suite No.2 - 1.Montagues and Capulets
06 'Romeo and Juliet' Suite No.2 - 2.Juliet the Young Girl
07 'Romeo and Juliet' Suite No.2 - 3.Friar Laurence
08 'Romeo and Juliet' Suite No.2 - 4.Romeo and Juliet Before Parting
09 'Romeo and Juliet' Suite No.2 - 5.Dance of the Girls with Lilies
10 'Romeo and Juliet' Suite No.2 - 6.Romeo at Juliet's Grave

Leningrad Philharmonic Orchestra
Evgeny Mravinsky, regente

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G. F. Handel (1685-1759) - La Resurrezione

Voltando a um disco com temática religiosa, sigo até à música de Handel - mais uma vez! Na sexta-feira postei O Messias e falei da importância e beleza dela. Hoje, domingo de Páscoa, na tradição cristã, dia este em que o Messias após ter sido morto ressuscitaria, faço essa homenagem em tom de oferenda ao momento. A ressurreição é outro dos oratórios de Handel. Não é tão bonito, tão estruturalmente quanto o Messias. Como era comum à genialidade de Handel, a música é agradável e segue de perto à mística da tradição da cristã. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

G. F. Handel (1685-1759)- 

DISCO 01

01. Sonata
02. Aria Disserratevi, o porte d'Averno - Angelo
03. Accompagnato Qual'insolita luce - Lucifero
04. Aria Caddi, è ver - Lucifero
05. Accompagnato Ma che veggio_ - Lucifero, Angelo
07. Aria D'amor fu consiglio - Angelo
08. Recitativo E ben, questo tuo Nome - Lucifero, Angelo
09. Aria O voi dell'Erebo - Lucifero
10. Recitativo Notte, notte funesta - Maddalena
11. Aria Ferma l'ali - Maddalena
12. Recitativo Concedi, o Maddalena - Cleofe, Maddalena
13. Arioso Piangete, sì, piangete - Cleofe
14. Recitativo Ahi, dolce mio Signore - Maddalena, Cleofe
15. Duetto Dolci chiodi, amate spine - Maddalena, Cleofe
16. Recitativo O Cleofe, o Maddalena - S. Giovanni, Maddalena
19. Aria Naufragando va per l'onde - Cleofe
20. Recitativo Itene pure, o fide amiche donne - S. Giovanni, Maddalena
21. Aria Così la tortorella - S. Giovanni
22. Recitativo Se Maria dunque spera - Maddalena
23. Aria Ho un non so che nel cor - Maddalena
24. Recitativo Uscite pur, uscite - Angelo
25. Coro Il Nume Vinvitor - Angelo, Cor

DISCO 02

01. Introduzione
02. Recitativo Di quai nuovi portenti - S. Giovanni
03. Aria Ecco il sol ch'esce dal mare - S. Giovanni
04. Recitativo Ma ove Maria dimora - S. Giovanni
05. Aria Risorga il mondo - Angelo
06. Accompagnato Di rabbia indarno freme - Angelo
07. Recitativo Misero! ho pure udito_ - Lucifero, Angelo
08. Aria Per celare il nuovo scorno - Lucifero
09. Recitativo Oh coe cieco ul tuo furor delira! - Angelo
10. Duetto Impedirlo io saprò! - Lucifero, Angelo
11. Recitativo Amica, troppo tardo - Maddalena. Cleofe
13. Recitativo Ahi, aborrito nome! - Lucifero
14. Aria Vedo il ciel - Cleofe
15. Recitativo Cleofe, siam guiunte al luogo - Maddalena, Cleofe, Angelo
16. Aria Se per colpa di donna infelice - Angelo
17. Recitativo Mio Gesù, mio Signore - Maddalena
18. Aria Del ciglio dolente - Maddalena
19. Recitativo Sì, sì, cerchiamo pure - Cleofe
20. Aria Augelletti, ruscelletti  - Cleofe
21. Recitativo Dove sì frettolosi - S. Giovanni, Cleofe
22. Aria Caro Figlio, amato Dio - S. Giovanni
23. Recitativo Cleofe, Giovanni, udite - Maddalena, S.Giovanni, Cleofe
24. Aria Se impassibile, immortale - Maddalena
25. Recitativo Sì, sì, col Redentore - S. Giovanni, Cleofe, Maddalena
26. Coro Diasi lode in cielo, in terra - Maddalena, Cleofe, Coro

Le Concert D'Astrée 
Emmanuelle Haïm, direção

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sábado, 15 de abril de 2017

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - Symphonies 38 - 41

Para finalizarmos bem o dia de hoje, vamos a algo expressivo. Ou seja, à música de Mozart. No caso em questão, encontramos suas quatro últimas sinfonias, reputadas como aquelas mais expressivas entre as escritas por ele - apesar de ter um carinho especial pela 35 e pela 29. A interpretação é primorosa e fica a cargo de Sir Charles Mackerras. São dois discos. Quase duas horas e vinte de Mozart. Não deixe de ouvir. Uma excelente apreciação!

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - 

01. Symphony No. 38 in D major (‘Prague’), K.504 - I Adagio - Allegro
02. Symphony No. 38 in D major (‘Prague’), K.504 - II Andante
03. Symphony No. 38 in D major (‘Prague’), K.504 - III Finale_ Presto
04. Symphony No. 39 in E flat major, K.543 - I Adagio - Allegro
05. Symphony No. 39 in E flat major, K.543 - II Andante con moto
06. Symphony No. 39 in E flat major, K.543 - III Minuetto (Allegretto) & Trio
07. Symphony No. 39 in E flat major, K.543 - IV Finale_ Allegro
08. Symphony No. 40 in G minor, K.550 - I Molto allegro
09. Symphony No. 40 in G minor, K.550 - II Andante
10. Symphony No. 40 in G minor, K.550 - III Menuetto_ Allegretto
11. Symphony No. 40 in G minor, K.550 - IV Finale_ Allegro assai
12. Symphony No. 41 in C major (‘Jupiter’), K.551 - I Allegro vivace
13. Symphony No. 41 in C major (‘Jupiter’), K.551 - II Andante cantabile
14. Symphony No. 41 in C major (‘Jupiter’), K.551 - III Menuetto_ Allegretto
15. Symphony No. 41 in C major (‘Jupiter’), K.551 - IV Molto allegro

Scottish Chamber Orchestra
Sir Charles Mackerras, regente


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Dmitri Shostakovich (1906-1975) - Symphony No 2 in B major 'To October' Op 14 e Symphony No 11 in G minor 'The year 1905' Op 103

E aqui vamos a mais um disco com a música de Shostakovich. O disco foca em duas obras que possuem relação umbilical com a história da Rússia. A primeira é  em homenagem à Revolução Russa, de 1917, que este ano completa um século. Não é dos trabalhos do compositor de que mais gosto - talvez seja a sinfonia dele que menos escuto. A segunda obra é a poderosa Sinfonia No. 11, também conhecida como "o Ano de 1905", por pressagiar um introito àquilo que aconteceria em 1917. Shosta busca reproduzir o embate entre populares e as forças marciais do czar que, naquela ocasião, mandara os soldados desferirem tiros de modo implacável contra os manifestantes. Na Rússia é assim: os episódios se desdobram em eventos trágicos. Não deixe de ouvir esta versão com o regente russo Valéry Gergiev. Uma boa apreciação!

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - 

01. Symphony No 2 in B major 'To October' Op 14 - I. Largo - Crotchet = 152 - Poco meno mosso - Allegro molto
02. Symphony No 2 in B major 'To October' Op 14 - II. Crotchet = 152 - Meno mosso - Moderato
03. Symphony No 2 in B major 'To October' Op 14 - III. Chorus 'To October'
04. Symphony No 11 in G minor 'The year 1905' Op 103 - I. The Palace Square_ Adagio
05. Symphony No 11 in G minor 'The year 1905' Op 103 - II. The 9th of January_ Allegro
06. Symphony No 11 in G minor 'The year 1905' Op 103 - III. In memoriam_ Adagio
07. Symphony No 11 in G minor 'The year 1905' Op 103 - IV. Tocsin_ Allegro non troppo

Mariinsky Orchestra
Valery Gergiev, regente

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sexta-feira, 14 de abril de 2017

G. F. Handel (1685-1759) - Messiah

O Messias é uma das minhas obras prediletas. Entre as obras religiosas, ela assume uma posição privilegiada. Talvez, por uma questão sentimental, do envolvimento que tive com ela no início de minha caminhada como apreciador daquilo que se convenciona como música erudita. A obra possui reflexões belíssimas extraídas da Bíblia. Funciona como As Confissões de Agostinho. É algo para ser pensado, refletido; é uma obra para acalmar o espírito. Sua estrutura didática é das mais bonitas e envolventes. Ela fala de Cristo, o Messias, segundo os cristãos. Fala da sua promessa, da sua vida, morte e ressurreição; fala ainda da promessa feita àqueles que creem em seu nome. Aqui temos mais uma bela versão. Acredito que existam umas dez aqui neste humilde espaço. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

G. F. Handel (1685-1759) - 

DISCO 01

01. Sinfonia
02. Comfort ye, my people
03. Ev'ry valley shall be exalted
04. And the glory of the Lord
05. Thus saith the Lord
06. But who may abide the day of his coming_
07. And he shall purify
08. Behold a virgin shall conceive
09. O thou that tellest good tidings to Zion
10. For behold, darkness shall cover the earth
11. The people that walked in darkness
12. For unto us a child is born
13. Pifa (Pastoral Symphony)
14. There were shepherds abiding in the field
15. Glory to God
16. Rejoice greatly, O daughter of Zion
17. Then shall the eyes of the blind be opened
18. He shall feed his flock
19. His yoke is easy
20. Behold the lamb of God
21. He was despised

DISCO 02

01. Surely he hath borne our griefs
02. And with his stripes we are healed
03. All we like sheep are gone astray
04. All they that see him laugh him to scorn
05. He trusted in God
06. Thy rebuke hath broken his heart
07. Behold, and see if there be any sorrow
08. He was cut off out of the land of the living
09. But thou didst not leave his soul in hell
10. Lift up your head, O ye gates
11. Unto which of the angels
12. Let all the angels of God worship him
13. Thou art gone on high
14. The Lord gave the word
15. How beautiful are the feet
16. Their sound is gone out
17. Why do the nations so furiously rage together_
18. Let us break their bonds asunder
19. He that dwelleth in heaven
20. That shalt break them
21. Halleluyah
22. I know that my Redeemer liveth
23. Since by man came death
24. Behold, I tell you a mystery
25. The trumpet shall sound
26. Then shall be brought to pass
27. Oh death, where is thy sting_
28. If God be for us
29. Worthy is the Lamb that was slain
30. Amen

Royal Philharmonic Orchestra
The Cambridge Singers
John Rutter, regente

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Carlo Gesualdo (1561-1613) - Complete Sacred Music for five voices

Mais um disco em homenagem à Sexta-Feira Santa. Carlo Gesualdo ou Gesualdo da Venosa foi um compositor italiano do período da Renascença. Foi famoso, sobretudo, pelos seus livros de madrigais. Existe em torno de sua história um caso de adultério da sua mulher María de Aválos. Conta-se que após ficar sabendo que estava sendo traído, Gesualdo preparou uma vingança sanguinária. Carlo fingiu uma viagem que demoraria alguns dias e, com isso, criou a falsa ilusão em sua mulher de que estava livre para encontrar-se com o amante, o duque Fabrizio Carafa. Gesualdo ao voltar, encontrou os dois no leito conjugal do casal. Matou-os, implacavelmente, esquartejando-os. Ao ouvirmos a sua música, não nos passa pela cabeça a possibilidade de alguém de alma tão sensível ser capaz de cometer tamanho crime. Mas, já que hoje é um dia religioso, lembremos uma passagem da Bíblia, extraída de Provérbios, o livro do Antigo Testamento atribuído a Salomão: "Um homem pode prevaricar até por um pedaço de pão". Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Carlo Gesualdo (1561-1613) -

01. Illumina faciem tuam
02. Deus refugium et virtus
03. Exaudi Deus deprecationem meam
04. Tribulationem et dolorem
05. Tribularer si nescirem
06. Precibus et meritis beatae Mariae
07. O Crux benedicta
08. O vos omnes
09. Dignare me laudare te
10. Maria mater gratiae
11. Laboravi in gemitu meo
12. Ave dulcissima Maria
13. Domine ne despicias
14. Peccantem me quotidie
15. Sancti Spiritus Domine
16. Hei mihi Domine
17. Venit lumen tuum Jerusalem
18. Reminiscere miserationum tuarum
19. Ave Regina coelorum

Oxford Camerata
Jeremy Summerly, regente


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