quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Josquin Desprez (c.1440-1521) - Stabat Mater, Motets


Eu sou um grande admirador da polifonia produzida ao longo da Renascença. A música produzida nesse momento da história, passava por um momento de transformação. Há uma lista com grandes compositores desse período - Palestrina, Lassus, Victoria, Machaut, Pérotin. A polifonia caracteriza-se pela sobreposição de várias linhas melódicas independentes, que, conectada à fé cristã, criou um dos movimentos musicais mais bonitos e sensíveis da história; criam-se texturas belíssimas e delicadas. 

Josquiz Desprez, certamente, foi um dos mestres do movimento polifônico. Aquilo que Palestrina representou para o século XVI, Desprez representou para as décadas anteriores ao compositor italiano. Desprez era francês. Ele pode ser considerado como um dos principais nomes da virada dos séculos XV para o XVI. É considerado por muitos como o nome mais importante entre Guilherme Dufay e o próprio Palestrina. 

O francês escreveu obras de grande beleza. Neste disco, por exemplo, encontramos alguns dos seus trabalhos. Em primeiro lugar, é importante ressaltar a importância e a beleza do seu Stabat Mater. Existem inúmeras versões desse texto medieval. Acontece que, nas mãos de Desprez, há um ganho em beleza, emoção e expressividade ao texto. Além do Stabat Mater, encontramos ainda alguns dos seus motetos. Vale ressaltar que o compositor escreveu mais de cem dessas obras. Um moteto é um gênero musical surgido no século XIII, em que se usam textos diferentes para cada voz. As vozes se entrelaçam com melancolia e precisão matemática, criando uma atmosfera solene, quase atemporal. É possível sentir o lamento. Johann Sebastian Bach, mais tarde, baseado nessa tradição, escreveu os seus belos motetos. 

Não deixe de ouvir este bonito e importante disco de Josquin Desprez, compositor cuja importância foi reverenciada até por Martinho Lutero. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação! 

Josquin Desprez (c.1440-1521) - 

01. Ave Maria
02. Stabat Mater Dolorosa
03. Salve Regina
04. Ave Nobilissima Creatura
05. O Bone Et Dulcissime Jesu
06. Usquequo, Domine, Oblivisceris Me
07. Miserere Mei, Deus

La Chapelle Royale
Philippe Herreweghe, regente 

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

 

Nenhum comentário: