sábado, 17 de novembro de 2018

Heitor Villa-Lobos (1887-1959) - Danca Frenetica, Dancas caracteristicas Africanas, Danca dos mosquitos e Rudepoema

Hoje, faz 59 anos da morte de um dos grandes gênios brasileiros. Alguém que buscou descobrir a alma, a essência de uma linguagem que necessariamente representasse, simbolizasse, o Brasil. Referimo-nos a Villa-Lobos. Gênio. Compositor que possuía uma intuição poderosa e uma personalidade inquieta. Hoje, escutamos tanto falar em nacionalismo aqui no país. Villa-Lobos foi um dos primeiros que mergulhou fundo e atentou para as raízes do Brasil; para aquilo que nos torna singulares no mundo. Como sempre afirmo de forma humilde, sem pretensões: encontramos na música de Villa-Lobos, o cheiro da florestas, o barulho dos rios; os sons produzidos pelos animais; o calor da caatinga, o vento dos Pampas; o abafado úmido dos charcos; as danças indígenas, com suas ricas multifacetadas culturas; enfim, a polifonia de vozes e fragrâncias que constituem o nosso país. Escutar Villa-Lobos é um gesto de verdadeiro nacionalismo. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Heitor Villa-Lobos (1887-1959) -

01. Danca Frenetica
02. Dancas caracteristicas Africanas_ No.1 Farrapos
03. No.2 Kankukus
04. No.3 Kankikis
05. Danca dos mosquitos
06. Rudepoema

Slovak Radio Symphony Orchestra
Roberto Duarte, regente

Você pode comprar este disco na Amazon

BAIXAR AQUI

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!

2 comentários:

Carlindo José disse...

É sempre bom ver algo do Villa-Lobos, acredito como você Carlinus que ele foi realmente um dos compositores que mais conseguiu capturar a brasilidade das diversas regiões brasileiras e ao mesmo tempo colocar muito de seu próprio estilo, um músico completo.

Muito obrigado pela postagem, abraços musicais.

Mark disse...

Ô Ser, Não sei nada da sua política de repostagem. Mas você tinha, ao longo do tempo, um monte de obras de Villa-Lobos . . . e agora não dá para baixar nenhuma. Dá para . . . ? Forte abraço de um amigo ex-norteamericano agora morando na Região dos Lagos, RJ, Mark