quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Heitor Villa-Lobos (1887-1959) - Uirapuru, Symphony No. 12 e Mandu-Çarará

Hoje é um dia especial! Trata-se da data da morte de nosso maior compositor, Heitor Villa-Lobos. Como é de praxe, sempre procuro fazer uma postagem em homenagem a esta data singular. Villa-Lobos é um dos artistas que mais buscaram entender o Brasil. O compositor soube construir bailados inusitados a respeito de nossa cultura, das facetas mais identitárias na constituição de determinada imagem do Brasil. Possuía uma inteligência inquieta. É o caso, por exemplo, da Sinfonia No. 12, escrita quando Villa completou setenta anos. Ela está dentro da tradição sinfônica, diferentemente de alguns dos seus trabalhos sinfônicos. Já o Uirapuru, uma das suas composições mais executadas, foi escrito em 1917, um período em que se mostra a sua influência da música europeia, plasmada à tradição folclórica brasileira. O Mandu-Çarará é do ano de 1940 e está baseada em uma lenda amazônica (região do Rio Solimões"). Mandu-Çarará é o deus da dança. Sendo assim, não deixe de ouvir. Uma boa apreciação deste disco espetacular!

Villa-Lobos (1887-1959) -

01. Uirapuru
02. Symphony No. 12 I. Allegro non troppo
03. Symphony No. 12 II. Adagio
04. Symphony No. 12 III. Scherzo
05. Symphony No. 12 IV. Molto allegro
06. Mandu-carara

São Paulo Symphony Orchestra
Choir and Children's Choir
Isaac Karabtchevsky, regente

Você pode comprar este disco na Amazon

BAIXAR AQUI

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!

Today Deal $50 Off : https://goo.gl/efW8Ef

7 comentários:

Unknown disse...

Você anda inspirado, hem, Carlinus? Excelente postagem. Muito obrigado!

Unknown disse...

Maravilloso cd,tengo esa 12 sinfonia en sello cpo,un disco real,que compré hace años,y lo vale,por cierto,el ciclo naxos es fabuloso.Gratitud.

Al Reiffer disse...

Caro, Carlinus, a postagem é maravilhosa, mas creio que te confundiste com as datas. Villa-Lobos nasceu em 5 de março. 17 de novembro é a data de sua morte. Abraço.

Carlinus disse...

Sim! Al Reiffer! Confundi. Foi no automático. Sabia que dia 17 de novembro estava ligado ao Villa. Não sabia se tratava da morte ou do nascimento. Acabei não conferindo.

Obrigado pela correção!

Amauri disse...

Pô, Carlinus, sensacional, hein!
Soca Villa-Lobos neles!
Abraços.

Sky Raven disse...

The link is still dead.

Sky Raven disse...

Thanks... it's working fine now.