domingo, 20 de dezembro de 2015

Johannes Brahms (1833-1897) - Piano Trios

Esses três discos dispensam apresentações. São três discos que reúnem a música sublime de Johannes Brahms. Não é brincadeira, meus amigos! Trata-se de uma música, mansa, delicada, que vai fundo; que atinge regiões adormecidas. Escutei este disco no dia de ontem. E acabei agendando a postagem para o dia de hoje. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Johannes Brahms (1833-1897) - 

DISCO 01

01. Op 114 A minor Allegro
02. Op 114 Adagio
03. Op 114 Andantino grazioso
04. Op 114   Allegro
05. Trio A major, posthum, Moderato
06. Trio A major, posthum, Moderato Vivace
07. Trio A major, posthum, Moderato Lento
08. Trio A major, posthum, Moderato Presto

DISCO 02

01. Nr. 1 H-Dur op8. I Allegro con moto
02. Nr. 1 H-Dur op8. II Scherzo Allegro molto
03. Nr. 1 H-Dur op8. III Adagio non troppo
04. Nr. 1 H-Dur op8. IV Finale Allegro molto agitato
05. Nr. 3 c-moll op101. I Allegro energico
06. Nr. 3 c-moll op101. II Presto non assai
07. Nr. 3 c-moll op101. III Andante grazioso
08. Nr. 3 c-moll op101. IV Allegro molto

DISCO 03

01. Op. 40 (horn trio) - Andante - Poco piu animato
02. Scherzo Allegro - Molto meno Allegro
03. Adagio mesto
04. Finale Allegro con brio
05. Op. 87, Piano Trio No. 2 in C major - Allegro
06. Andante con moto
07. Scherzo Presto - Poco meno presto
08. FInale Allegro giocoso

Odeon Trio

Você pode comprar este disco na Amazon

BAIXAR AQUIparte1
BAIXAR AQUIparte2

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!

2 comentários:

Al Reiffer disse...

Caro Carlinus, sei que opiniões sobre arte são sempre subjetivas, mesmo quando pretendem não ser. Mas como Brahms é meu compositor predileto, pelo qual sou absolutamente apaixonado, algumas referências a sua música, às vezes, me incomodam, sou muito exigente quando o quesito é Brahms. Creio que tuas referências quanto a esses trios (os melhores e mais perfeitos já compostos) estão bastante incompletas. Música sublime, sem dúvida, mas "mansa e delicada" é apenas uma faceta dos trios, e convenhamos que não faz justiça às obras como um todo. Há mansidão, delicadeza, ternura, sim, em abundância, mas há também força, e avassaladora por vezes, rebeldia, chegando à selvageria em momentos como o 1º movimento do trio 3, o último do trio 1, o 2º do 4 (o póstumo). Há também muita sombra, o lúgubre, o desespero, o trágico. Há ânsias revoltas e incontidas de liberdade... De modo que dizer que esses trios são apenas música "mansa e delicada", chega a ser uma ofensa, a meu ver. No mais, parabéns pelo blog e pela, em geral, ótima escolha das postagens.

Carlinus disse...

All Reiffer, todas as vezes que vou postar Brahms, eu me lembro de você! Sei que você lerá atentamente as minhas palavras e soltará alguma observação. Muito obrigado por isso! Concordo com as suas palavras. São por conta de visitantes como você que postar continua valendo a pena. A ocasião da postagem não me permitiu uma imersão mais profundo com as palavras. Peço perdão. Agendei a postagem no sábado à noite. Já era tarde. No domingo pela manhã, eu tive que acordar cedo e viajar até Goiânia-GO. UM forte abraço. Que nossa amizade virtual não sofra abalos. Boas festas para você!