sábado, 3 de janeiro de 2026

Franz Liszt (1811-1886) - Missa Choralis e Via Crucis

Extraído do encarte do encarte do disco:

"A posição de Liszt como compositor para a Igreja sempre foi controversa. O paradoxo de que o músico mais moderno de sua época - defensor dos ideais revolucionários de 1789, 1830 e 1848 - tenha acabado por escrever música para uma instituição vista como bastião do conservadorismo e da reação levou muitos a questionarem suas motivações. Com a secularização acelerada da cultura, Liszt passou a ser encarado como um artista desiludido, e sua decisão de receber ordens menores em 1865 foi interpretada como uma guinada surpreendente para alguém de vida tão mundana.

Na realidade, Liszt escreveu música sacra com um claro propósito reformador. O estado lamentável da música litúrgica na primeira metade do século XIX - quando era comum ouvir cabalettas de ópera adaptadas a textos religiosos - levou o compositor a buscar inspiração no cantochão e na música de Palestrina. Composta em 1865, o mesmo ano em que recebeu ordens menores, a Missa Choralis incorpora esses dois elementos. A influência do cantochão permeia o material temático, ainda que reinterpretada por meio da linguagem harmônica ousadamente original e intensamente cromática de Liszt.

Via Crucis (1866–1878) é uma obra extraordinária. Trata-se de uma devoção que descreve o caminho de Cristo carregando a cruz, dividida em quatorze “estações” ou etapas. A maioria das igrejas católicas apresenta imagens ou esculturas dessas cenas ao longo das paredes da nave, geralmente sete de cada lado. A prática devocional consiste em meditações sobre cada cena, normalmente acompanhadas de orações e cânticos. Quando o número de participantes permite, o grupo se desloca pela igreja, detendo-se em cada estação. Foi esse percurso que Liszt imaginou ao compor a obra. Em uma de suas criações mais pessoais, o compositor apresenta uma sequência de miniaturas radicalmente expressionistas, de intensidade emocional profunda".

Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação! 

Franz Liszt (1811-1886) - 

01. Missa Choralis
02. Via Crucis 
03. Missa Choralis: Credo
04. Missa Choralis: Sanctus
05. Missa Choralis: Benedictus
06. Missa Choralis: Agnus Dei
07. Via Crucis: Einleitung
08. Via Crucis: Station I
09. Via Crucis: Station I
10. Via Crucis: Station II
11. Via Crucis: Station IV
12. Via Crucis: Station V
13. Via Crucis: Station VI
14. Via Crucis: Station VII
15. Via Crucis: Station VIII
16. Via Crucis: Station IX
17. Via Crucis: Station X
18. Via Crucis: Station XI 
19. Via Crucis: Station XII
20. Via Crucis: Station XIII 
21. Via Crucis: Station XIV 

Corydon Singer
Matthew Best, regente
Thomas Trotter, órgão
Leigh Melrose, barítono 

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

 

Nenhum comentário: