sábado, 10 de janeiro de 2026

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - Requiem in D Minor, K. 626

Tudo o que Mozart escreveu é superlativo; é elástico. Sua última obra não poderia ser diferente. O ano era 1791. Um homem respeitado pela grandiosidade de sua obra, em um apartamento, escreve obsessivamente. Sua saúde era frágil. As demandas e dívidas eram asfixiantes. Ele recebera uma encomenda misteriosa e se pusera a escrever uma música sombria e solene: um réquiem, uma canção para os mortos. Mal sabia ele, que aquela obra seria uma espécie de testamento para si mesmo; um mausoléu; um memorial para a posteridade.

Tendo decorridos mais de duzentos anos, o Réquiem de Mozart é uma das maiores – senão a maior – canções para este gênero. Existem outros importantes, bonitas e dramáticas composições como esta, mas o Réquiem do compositor austríaco sobrepuja a todas. Ele transcendeu seu contexto original e se transformou num símbolo universal da despedida, da dor e da reflexão sobre a própria vida. Não descartamos os réquiens de Brahms, Verdi, Fauré, Cherubini ou Dvorak; acontece que o Réquiem, de Mozart, possui uma grandiloquência espiritual que é só sua.

O entorno da composição possui aquelas cintilações cinematográficas: Mozart recebe a visita de um mensageiro vestido de cinza, que lhe entrega uma encomenda sem revelar o nome do contratante. O pedido era claro: escrever uma missa fúnebre. Hoje se sabe que o contratante era o conde Franz von Walsegg, que tinha o hábito de contratar compositores e apresentar as obras como se fossem suas.

É isto: a música ganhou proporções extraordinárias. Ela possui o drama, a solenidade, o senso do trágico, da miséria da vida; todavia, há uma camada airosa de uma beleza fugidia, digna de atenção.

Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - 

01 Requiem in D Minor, K. 626_ I. Introitus
02 Requiem in D Minor, K. 626_ II. Kyrie
03 Requiem in D Minor, K. 626_ III. Dies irae
04 Requiem in D Minor, K. 626_ IV. Tuba mirum
05 Requiem in D Minor, K. 626_ V. Rex tremendae
06 Requiem in D Minor, K. 626_ VI. Recordare
07 Requiem in D Minor, K. 626_ VII. Confutatis
08 Requiem in D Minor, K. 626_ VIII. Lacrimosa
09 Requiem in D Minor, K. 626_ IX. Domine Jesu Christe
10 Requiem in D Minor, K. 626_ X. Hostias
11 Requiem in D Minor, K. 626_ XI. Sanctus
12 Requiem in D Minor, K. 626_ XII. Benedictus
13 Requiem in D Minor, K. 626_ XIII. Agnus Dei
14 Requiem in D Minor, K. 626_ XIV. Communio

Philharmonia Orchestra
Carlo Maria Giulini, regente

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

Nenhum comentário: