quarta-feira, 30 de julho de 2014

Modest Mussorgsky (1839-1881) - Pictures at an Exhibition (arr. Ravel) e Igor Stravinsky (1882 - 1971) - The Firebird (complete

Modest Mussorgsky faz parte de uma "turba poderosa", que era constituída por Balakirev, Cui, Borodin, Glinka entre outros compositores russos que souberam traduzir o gigantismo cultural de seu país. Mussorgsky, especialmente, escreveu o seu fantástico Quadros de uma exposição à maneira de suíte, em 1874. A música surge como motivo para uma exposição de seu amigo Alexandrovitch Hartmann, que morrera aos 39 anos de idade. Mussorgsky se impressionou com aquilo e uma torrente de inspiração atravessou p seu interior. A transposição dos dez quadros de Hartmann para a música foi conseguida em poucas semanas, mostrando claramente a força criativa do compositor. Existe um liame na peça que a integra, ou seja, a Promenade; e uma música surge em forma de espectro e percorre a exposição em vozes variadas e possui um final eloquente e poderoso. A obra foi escrita para piano, mas vários artistas orquestraram-na. Com certeza, a orquestração mais famosa é a de Maurice Ravel, de 1922, atendendo a um pedido. A gravação que aparece aqui é justamente esta orquestrada por Ravel, sob a condução de Gergiev, extraída direto da sala de concerto. Algo verdadeira grandioso. A outra obra do disco é o Pássaro de Fogo, de Stravinsky. Não deixe de ouvir. As gravações são do ano 2000. Uma boa apreciação!

Modest Mussorgsky (1839-1881) -

Pictures at an Exhibition (arr. Ravel) 34’

Igor Stravinsky (1882 - 1971) -

The Firebird (complete) 46’

Você pode comprar este disco na Amazon

Vienna Philharmonic Orchestra
Valery Gergiev, regente

BAIXAR AQUI

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importnte. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!

2 comentários:

charlles campos disse...

Eu sou completamente apaixonado por Quadros em exposição. Uma das minhas músicas preferidas. Achei essa página na net, muito interessante, com os quadros que inspiraram Mussorgsky:

http://korschmin.com/projects/viktor-hartmann-pictures-at-an-exhibition/

Carlinus disse...

Ssaudações, grande Charlles! Boa a dica!