Não canso de dizer - e parece um banal lugar-comum - que ouvir Mozart é experimentar o peso da eternidade na terra. Neste disco, encontramos duas obras monumentais. Elas estão dentro do conjunto de obras para cordas compostas entre 1775 e 1779. Nesse período, o compositor escreveu algumas de suas obras mais bonitos para o violino, por exemplo.
O Concerto No. 4 para violino e orquestra é do ano de 1775. Ele é um dos cinco concertos para o instrumento, escritos em rápida sucessão e que impressionam pela beleza. Entre eles, o quarto talvez seja o mais luminoso e equilibrado, com uma escrita que alterna entre a leveza galante e passagens de surpreendente profundidade. O Allegro inicial estabelece o tom com frescor juvenil, enquanto o Andante central mergulha em uma cantabilidade quase operística. Já o Rondó final combina elegância e humor, características que se tornariam marcas inconfundíveis do estilo mozartiano.
Já a Sinfonia Concertante foi escrita em 1779. Nessa obra, o compositor une duas tradições: a do concerto, que dá protagonismo aos solistas, e a da sinfonia, que valoriza o papel coletivo da orquestra. Os protagonistas são o violino e a viola, que travam uma conversa intimista e ao mesmo tempo cheia de brilho, em equilíbrio perfeito com o conjunto orquestral. O segundo movimento, marcado por uma melancolia rara em Mozart, é considerado um dos momentos mais sublimes de sua produção.
Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) -
01. Violin Concerto No. 4 in D Major, K. 218 - I. Allegro
02. Violin Concerto No. 4 in D Major, K. 218 - II. Andante cantabile
03. Violin Concerto No. 4 in D Major, K. 218 - III. Rondeau. Andante grazioso - Allegro ma non troppo
04. Sinfonia concertante in E-Flat Major, K. 364 - I. Allegro maestoso
05. Sinfonia concertante in E-Flat Major, K. 364 - II. Andante
06. Sinfonia concertante in E-Flat Major, K. 364 - III. Presto
Capella Istropolitana
Stephen Gunzenhauser, regente
Takako Nishizaki, violino
Ladislav Kyselak, viola
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!
Nenhum comentário:
Postar um comentário