sábado, 8 de fevereiro de 2014

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - Concerto for Cello and Orch No. 1 in E flat major, Op. 107 e Benjamin Britten (1913-1976) - Cello Symphony, Op. 68

Não preciso mencionar que este disco caiu nas graças desse que vos fala, simplesmente, pelo time de peso que possui - Shostakovich e Britten, nomes imensamente importantes para mim. São compositores de uma geração extraordinária - ambos do século XX. Shosta era russo e possuía um background escuro, repleto de motivos trágicos; Britten, por sua vez, era inglês e sabia compor como poucos. Os dois firmaram uma sólida amizade. E não se deve esquecer que as duas obras para cello, aqui interpretadas de forma convincente por Johannes Mozer, estão entre os mais difíceis já escritas. Shostakovich compôs o seu concerto em 1959 em homenagem ao seu amigo Mstlav Rostropovich, que realizou a estreia da obra no mesmo ano, ao lado de outro mostro, Yvegeny Mravisnky. Rostropovich era único na interpretação desse concerto. Já o opus 68 de Britten foi escrito em 1963. A interpretação de Moser faz jus ao espírito dos dois compositores - principalmente, o concerto de Shostakovich, que ganhou força, agressividade, aspereza e lampejos irônicos. Baita disco! Uma boa interpretação!

Dmitri Shostakovich (1906-1975) -  

Concerto for Cello and Orch No. 1 in E flat major, Op. 107
01. I. Allegretto
02. II. Moderato
03. III. Cadenza
04. IV. Allegro con molto

Benjamin Britten (1913-1976) - 

Cello Symphony, Op. 68
05. Allegro maestoso
06. Presto inquieto
07. Adagio.Passacaglia

Você pode comprar este disco na Amazon

WDR Sinfonieorchester Köln
Pietari Inkinen, regente
Johannes Moser, violoncelo


*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importnte. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!

4 comentários:

charlles campos disse...

Gostaria muito desse álbum, mas explica pro jeca aqui como é q baixa. Devo apertar onde?

Carlinus disse...

Charlles, meu filho, é assim: clica no botão laranjado (maior), onde está escrito "DOWNLOAD NOW" - do lado direito de sua tela. Os outros são falsos. Talvez você já tenha conseguido e o tutorial não sirva mais.

Abraços!

charlles campos disse...

Logo no botão mais suspeito! A gente aprende que nunca se deve atravessar a rua sem olhar para os dois lado, nunca receber balas de estranhos, e nunca apertar nos botões alaranjados e imensos do download. Mas sempre há felizes exceções. Agora consegui! E em 15 minutos.

Forte abraço e mais uma vez muito obrigado, Carlinus!

Carlinus disse...

Forte abraço!

Bom deleite!