terça-feira, 17 de novembro de 2009

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Sinfonia No. 5 em C menor, Op. 67, Sinfonia No. 8 em F maior, Op. 93 e Abertura Leonora No. 3, Op. 72a

Seguimos com as postagens das 9 sinfonias de Beethoven. Como estou um pouco apressado, comparecendo aqui apenas para postar, transcreverei o texto da wikipédia sobre a Quinta Sinfonia, uma das peças mais conhecidas em todo o mundo: "A Sinfonia n.º 5 em Dó menor Op. 67 de Ludwig van Beethoven, escrita entre 1804 e 1808, é uma das composições mais populares e mais conhecidas em todo repertório da música clássica européia, assim como é também uma das sinfonias mais executadas hoje em dia. Trata-se da primeira sinfonia do autor composta em tonalidade menor, o que só voltaria a acontecer em 1824 com a Sinfonia n.º 9, em Ré menor op. 125. A Sinfonia n.º5 em Dó menor ainda hoje é considerada como um "monumento" da criação artística. Os quatro movimentos constituem a particularidade de uma homogeneidade orquestral, sendo que, ao mesmo tempo, um exemplo de alternância. O primeiro andamento, revelando grande tensão, tensão essa denunciada pelas cordas, eleva um dramatismo extremo. O segundo andamento revela solenidade; uma marcha fúnebre que se eleva pela sua emoção e beleza. O terceiro andamento, uma crispação. O quarto andamento: magnificência". Aparece ainda a Sinfonia No. 8, composta no ano de 1812 e uma gravação ao vivo da Abertura Leonora No. 3. Trata-se de uma registro majestoso, ou seja, imperdível. Não deixe de ouvir e apreciar. Boa degustação!

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Sinfonia No. 5 em C menor, Op. 67, Sinfonia No. 8 em F maior, Op. 93 e Abertura Leonora No. 3, Op. 72a 

Sinfonia No. 5 em C menor, Op. 67 
1. Allegro con brio [7:11] 
2. Andante con moto [8:52] 
3. Allegro [4:37] 4. Allegro [8:25] 

Sinfonia No. 8 em F maior, Op. 93 
5. Allegro vivace e con brio [9:27] 
6. Allegretto scherzando [3:41] 
7. Tempo di menuetto [4:43] 
8. Allegro vivace [7:26] 

Abertura Leonora No. 3, Op. 72a 
9. Abertura Leonora No. 3, Op. 72a 

NBC Symphony Orchestra 
Arturo Toscanini, regente 


Have Joy! 

*Se possível, deixe um comentário!

10 comentários:

Unknown disse...

Olá!

Também sou um apaixonado pelo genial Beethoven. Amo-o incondicionalmente. Agradeço fervorosamente sua generosidade em disponibilizar tantas obras primas. E quase sempre com os melhores interpretes.
Muito obrigado!

PS: Gostaria que verificasse este arquivo, pois o 1º movimento da 5ª sinfonia parece estar corrompido. Obrigado.

Carlinus disse...

José, não garanto que vou consertar com certa rapidez, mas até o final da próxima semana, tentarei resolver o problema. Vou enviar o arquivo para o megaupload. O mediafire tem apresentado erros com arquivos maiores.

Um abraço!

Anônimo disse...

De facto o primeiro arquivo está corrompido. :(

Anônimo disse...

Ôôo Carlinus,


você poderia me mandar este primeiro
movimento por e-mail? o_O'


este foi um dos primeiros downloads que fiz aqui n'O Ser... baixei duas vezes, mas pelos comentários, vi que o problema não foi minha conexão.


estava tão a fim de não te incomodar com isso que na época até fui procurar a 5ª com o toscanini no 4shared, ou no youtube: encontrei, mas apenas a 50kbps - ahahaha - uma diferença brutal!


qualquer coisa: lucio.medeiros@live.com


carpe diem, o/

Carlinus disse...

Lúcio, eu não entendi a sua solicitação!

Anônimo disse...

este arquivo, Carlinus, quando é descompactado, gera um log de erro para a primeira faixa [somente ela].

baixei duas vezes. a primeira data de mais ou menos um ano; já a segunda, acho que menos de dois meses. mas deu na mesma... =/

ao ler os comentários de 'josé' e 'l.o.l' [coisa que não havia feito antes!], notei que o mesmo lhes havia ocorrido.

pra não te importunar eu extrai o audio d'este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=N6K_IuBsRM4 ...mas ficou horrível!! 50kbps como disse - ouvindo em sequência, a diferença de qualidade é absurda.

* * *

então... apesar de meu gravíssimo e voluntário problema com a objetividade, o que quero saber, é se tinha como você me enviar só este primeiro movimento omisso da 5ª por e-mail, ou - pensei - fazer um up d'ele apenas. Assim você não teria que re-up o arquivo inteiro, e só precisaria por o link d'esta faixa com uma observação junto ao link principal!

x)

Carlinus disse...

Lúcio, vou localizar "todo o CD" e postá-lo - novamente. Assim poderei beneciar os outros visitantes.

Abraços!

Anônimo disse...

boa musica erodita éla devia ser a vida

Anônimo disse...

esse tipo de musica soa muito bem!

Anônimo disse...

Muito obrigado