segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Sir Edward Elgar (1857-1934) - Variações sobre um tema original para orquestra, Op. 36 "Enigma" e Pompa e Circunstância, Op. 39

Tenho uma admiração particular pela música inglesa. Compositores como Vaugham Williams, Britten ou Elgar possuem uma singularidade que me atrai para os seus respectivos mundos. Williams e Elgar trazem em suas peças certa relação com a natureza, com o mistério dos ares bretões, que são verdadeiras portas dimensionais. Diga-se de passagem, quando escuto a música deles sou transportado, arrebatado para esses mundos de solidão e beleza silenciosa. Resolvir postar estas duas peças de Elgar porque gosto muito delas. As Variações Enigma e Pompa e Circunstância tornaram o seu compositor célebre. Elga foi no início do século XX ,na Europa e nos Estados Unidos, uma das figuras mais celebradas e cotejadas do mundo da música. As Variações Enigma foram compostas em 1899, na virada do século. São uma série de quatorze variações musicais compostas por Edward Elgar em 1899. É uma das obras mais conhecidas de Elgar, tanto pela música em si, como pelo enigma que se esconde nela. Elgar dedicou a obra aos "meus amigos retratados nela" ; cada variação mostra um retrato emotivo de algumas de suas relações sociais mais próximas. Já Pompa e Circunstância possui elementos de solenidade. Quem assistiu ao filme Laranja Mecânica de Stanley Kubrick deve está lembrado de um seus fragmentos. Segundo informações, Pompa e Circunstância foram compostas inspiradas no terceito ato de Otelo de Shaskepeare. Aprecie este "enigmático" registro (risos). Saudações musicais a todos!

Sir Edward Elgar (1857-1934) - Variações sobre um tema original para orquestra, Op. 36 "Enigma" e Pompa e Circunstância, Op. 39

Variações sobre um tema original para orquestra, Op. 36 "Enigma"
01. Theme (Andante)
02. 1. C.A.E. (L'istesso tempo)
03. 2. H.D.S.-P. (Allegro)
04. 3. R.B.T. (Allegretto)
05. 4. W.M.B. (Allegro di molto)
06. 5. R.P.A. (Moderato)
07. 6. Ysobel (Andantino)
08. 7. Troyte (Presto)
09. 8. W.N. (Allegretto)
10. 9. Nimrod (Adagio)
11. 10. Intermezzo Dorabella (Allegretto)
12. 11. G.R.S. (Allegro di molto)
13. 12. B.G.N. (Andante)
14. 13. Romanza (Moderato)
15. 14. Finale E.D.U. (Allegro - Presto)

Pompa e Circunstância, Op. 39
16. No 1 in D major
17. No 2 in A minor
18. No 3 in C minor
19. No 4 in G major
20. No 5 in C major

Royal Philharmonic Orchestra
André Previn, regente

BAIXAR AQUI (Mega)

BAIXAR AQUI (One)

*Se possível, deixe um comentário!

8 comentários:

Colí disse...

Obrigado pela postagem, adoro Elgar.
Espero que dessa fonte saia mais.
Um forte abraço.

Farias Israel disse...

Amigo, desde que por "acaso" descobri essa fonte musical, de "àguas" límpidas "sonoras", tenho vivido momentos de intensa emoção e deleite. Minha área musical era a música progressiva, principalmente a vertente italiana e inglesa, mas ao tentar descobrir novas fontes deparei com seu seu blog, e comecei a ler e a consumir seu material, e fui descobrindo grandes obras classicas que estão em parte ou ao todo retratadas na musica progressiva. que boa surpresa, e parabens, estou em divida com este blog pois ja baixei muita coisa e postei bem pouco.

pigs21 disse...

A capacidade da musica em nos transportar ao infinito em sentimentos e sensações indescritiveis. Parece que estamos vivendo cada nota...maravilhoso!!!

Unknown disse...

É muito estranho que ninguém cite que Nimrod tem como base a sonata Patetique de Beethoven.

Michell Máximo disse...

O link está quebrado, se puder postar novamente!!

Michell Máximo disse...

O link está quebrado, se puder postar novamente, agradeço!!

Lauro disse...

Gratidão, maravilhoso

Abraços,

Lauro

Lauro disse...

Maravilhoso, gratidão por postar Elgar!!!!