sábado, 28 de novembro de 2009

Claude Debussy (1862-1918) - Nocturnes, Première Rhapsodie, Jeux e La Mer

O tríptico La Mer tornou-se uma das mais conhecidas obras sinfônicas de Debussy. O música começou a trabalhar nos primeiros esboços de La Mer um ano após a estréia de sua ópera Pelléas et Melisande, encenada em 1902. As primeiras ideias musicais foram escritas na Borgonha, curiosamente bem distante do mar. Em 1904, Debussy instalou-se em Jersey, dando continuidade à elaboração de sua obra sinfônica, mas foi somente em 1905 que a partitura pôde ser completada, após um longo processo criativo. A estréia deu-se no mesmo ano em Paris, nos célebres Concerts Lamoureux, mas o público reagiu com frieza e hostilidade. Os críticos tampouco apreciaram a nova criação, na qual não viam nenhuma relação com o título e censuraram o compositor por ter empregado uma linguagem musical tão diferente daquela de sua ópera. Três anos mais tarde, La Mer foi apresentada nos Concerts Colonne, sob a direção do próprio compositor, e obteve estrondoso sucesso, impondo-se desde então como uma das mais importantes composições do repertório sinfônico. Os três movimentos de La Mer obedecem a um plano de composição extremamente bem definido e equilibrado. Todos os recursos e fantasias orquestrais do universo de Debussy são aqui utilizados e os títulos indicados pelo compositor ajudam-nos a mergulhar nas imagens marítimas que esta obra-prima suscita. O projeto de criação dos Nocturnes remonta a 1892, ou seja, à mesma época em que Debussy escreveu seu conhecido Prélude à L'après d'un faune. O músico pretendia inicialmente compor uma obra com o título de Três Cenas ao Crepúsculo, projeto este que se transformou mais tarde em Três Noturnos para violino e orquestra, em homenagem ao célebre violinista belga Eugène Ysaye. Uma exaltada discussão entre compositor e o seu intérprete levou ao rompimento da relação de amizade entre ambos, e aquela versão lamentavelmente desapareceu. Entre 1897 e 1899, Debussy retrabalhou a obra para orquestra e os primeiros dois Noturnos foram estreados em 1909, durante a temporada dos Concerts Lamoureaux, obtendo ótima aceitação. A versão integral foi apresentada um ano mais tarde, incluindo portanto o último movimento, Sereias, que exige a participação de vozes femininas, que cantam sem articular palavras, numa atraente vocalise, que evoca o chamado das sereias. A partitura de Nocturnes firmou de modo definitivo a reputação de Debussy, impondo o nome do músico francês como um dos mais refinados e originais compositores de seu tempo (Amaral Vieira - Academia Brasileira de Música). Aparecem ainda neste extraordinário registro, as peças Premiere Rhapsodie e Jeux (Poeme danse). Só me resta afirmar: boa apreciação!

Claude Debussy (1862-1918) - Nocturnes, Première Rhapsodie, Jeux e La Mer

Nocturnes
01 I. Nuages[06:15]
02 II. Fetes [06:31]
03 III. Sirenes [09:47]
The Cleveland Orchestra Chorus

Première Rhapsodie*
04. Première Rhapsodie [08:42]

Jeux
05. Jeux [16:06]

La Mer
06 I. De l'aube a midi sur la mer [08:47]
07 II. Jeux de vagues [07:08]
08 III. Dialogue du vent et de la mer [07:40]

The Cleveland Orchestra
*Franklin Cohen, clarinet
Pierre Boulez, regente


Have Joy!

*Se possível, deixe um comentário!

3 comentários:

GRILO disse...

Caro Carlinus

Grato por colocar ao nosso alcance acervo tão valioso e de bom gosto. E o blog possui uma uma estética visual limpa e bacana.
Sei que é duro e trabalhoso manter o blog, porem deixo aqui meus estimulos para que o mantenha.
Acredito, como você, que "a arte é capaz de transformar bestas em seres humanos". E isso é valido sobretudo para a música, a meu ver, pelo seu poder de sensibilizar e nos conduzir a universos inenarráveis.
Mais uma vez agradecido pela sua gentileza.

Grilo, de BH, Minas gerais

Carlinus disse...

Grilo, obrigado pelas suas palavras tão nobres. É prazeroso "conduzir" o blogger. Aprendo bastante com isso. Tenho um material bem vasto e quero compartilhar com algumas pessoas com preferências coincidentes. Já pensei em excluir o blogger, mas sei que "alguém" sentiria falta. Vamos seguindo, e cantando e ouvindo a canção.

Forte abraço!

NRZHFR disse...

can you PLEASE give a new link because this one is dead....
if you can it will be VERY MUCH APPRECIATED!! thank you for this blog.