segunda-feira, 28 de abril de 2025

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - Musikalisches Opfer, BWV 1079

"Musikalisches Opfer, BWV 1079" - "Oferenda Musical" - é uma das obras mais enigmáticas e geniais de Bach. Foi escrita, em 1747, no auge de sua maturidade musical. É, simplesmente, arrebatadora por tudo aquilo que a envolve. A obra surgiu após o encontro de Bach com o rei Frederico II da Prússia, em Potsdam. O monarca, estudioso da flauta, apresentou um tema musical e desafiou o compositor a improvisar sobre ele. A partir do tema sugerido por Frederico, o compositor elaborou uma série altamente sofisticada de composições contrapontísticas. 

A obra é composta por diferentes partes. Não é estruturada de maneira contínua como uma suíte ou sonata tradicional. Trata-se de uma coleção, baseada em uma investigação, das possibilidades do contraponto. Coisa de gênio!

Esteticamente a obra pode ser inserida no barraco tardio. Essa característica pode ser observada em decorrência da sofisticação da elaboração e pelo jogo simbólico com que a obra é construída.  Bach, já no final de sua vida, demonstra aqui uma verdadeira "arte do contraponto" levada ao limite, em que a matemática e a sensibilidade coexistem harmoniosamente. De certa forma, o compositor constrói uma espécie de "charada musical". 

A obra é considerada, por conta desse aspecto estrutural, como um dos grandes monumentos do pensamento musical ocidental. Uma reflexão do próprio gênio de Bach sobre a natureza da música como ciência e uma arte. Religioso como era e preocupado em esculpir catedrais que apontassem para o seu Deus, Bach certamente cria uma engenharia musical que, pela perfeição, pela inspiração, pela grandiosidade, por extensão, é dedicado ao grande Rei Divino. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Johann Sebastian Bach (1685-1750) -

01 - Ricercar a 3
02 - Fuga canonica in Epidiapente
03 - Canon perpetuus super Thema Regium
04 - Sonata sopr’il Soggetto Reale_ I. Largo
05 - Canon 1 a 2 cancrizans
06 - Canon 2 a 2 violini in unisono
07 - Canon 3 a 2 per Motum contrarium
08 - Sonata sopr’il Soggetto Reale_ II. Allegro
09 - Canon 4 a 2 per Augmentationem, contrario motu
10 - Canon 5 a 2. Per tonos
11 - Sonata sopr’il Soggetto Reale_ III. Andante
12 - Canon a 2 _Quaerendo invenietis” a
13 - Canon a 2 _Quaerendo invenietis” b
14 - Sonata sopr’il Soggetto Reale_ IV. Allegro
15 - Canon perpetuus
16 - Canon a 4
17 - Ricercar a 6

Cindy Castillo, órgão

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

 

Nenhum comentário: