sexta-feira, 25 de abril de 2025

Arnold Schoenberg (1874-1951) - Suite, Op. 29, Chamber Symphony No. 1 in E Major, Op. 9 e Kaiser-Walzer, Op. 437 (Arr. A. Schoenberg for Chamber Ensemble)

 
Disco excelente com a música de Schoenberg. Destaque para a Suite, Op. 29, escrita nos anos de 1925 e 1926. No período em que escreveu a obra, o compositor se encontrava imensamente envolvido com o sistema dodecafônico. Trata-se de uma das primeiras obras em que ele usou o método. É uma obra complexa e que desafia o nosso senso de percepção.  

Já a Chamber Symphony No. 1 é do ano de 1906. A obra é um marco nas produções do compositor, pois sugere um período de mudança estética. O compositor afastava-se das concepções da música do século XIX e passava a assumir uma linguagem que desembocaria na atonalidade. A Chamber Symphony é escrita para 15 instrumentos, o que confere uma sonoridade camerística, mas com características marcadamente orquestrais. 

As obras estão separadas por vinte anos e indicam momentos bem diferentes da vida do compositor. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Arnold Schoenberg (1874-1951) -

01 - Suite, Op. 29_ I. Ouverture. Allegretto
02 - Suite, Op. 29_ II. Tanzschritte. Moderato
03 - Suite, Op. 29_ III. Thema mit Variationen
04 - Suite, Op. 29_ IV. Gigue
05 - Chamber Symphony No. 1 in E Major, Op. 9
06 - Kaiser-Walzer, Op. 437 (Arr. A. Schoenberg for Chamber Ensemble)

Wien Concert-Verein
Martin Sieghart, regente
Käte Wittlich, piano
Harald Ossberger, piano

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

 

Nenhum comentário: