domingo, 13 de abril de 2025

Gustav Mahler (1860-1911) - Symphonies 3, 4 & 9

Os trabalhos sinfônicos, de Mahler, são profundas expressões de suas angústias e inquietações filosóficas. De certa forma, esses trabalhos refletem sobre a própria modernidade. Nelas, encontramos os dilemas humanos e o que a própria música é capaz de nos entregar frente ao absoluto. 

A Terceira Sinfonia, composta entre os anos de 1895 e 1896, é uma verdadeira galáxia, repleta de luzes e sombras. Ela oscila entre o luminosa da esperança e as incertezas escuras. É um dos mais demorados trabalhos sinfônicos existentes; chega a quase 1 hora e 40 minutos. Ela migra dos movimentos abruptos do início ao lirismo idílico dos movimentos centrais; do contraste inquietante das reflexões graves aos interlúdios vocais. E, por fim, tudo termina com um sereno, mavioso, adagio que nos transporta para a eternidade. Tudo é grandioso, vasto, como se Mahler estivesse a refletir no plano filosófico espiritual os dissabores e os sabores da própria vida. 

A Quarta é a mais suave das sinfonias do compositor. Penso até que, se alguém pretende começar uma incursão pelos trabalhos do compositor, deve começar pela Quarta. Apesar de sugerir uma ideia de inocência, há sutilezas e uma ironia ambígua que contradiz a própria ideia de inocência. É como se Mahler sugerisse que a inocência não pode durar para sempre. Mesmo a ideia de um paraíso descrito por uma criança, como pode ser observado no quarto movimento (cantado por uma soprano), é uma expectativa que pode se dissipar com os ventos da própria vida.

Já a Nona, composta entre os anos de 1908 e 1909, é o último trabalho sinfônico concluído pelo compositor. A Décima ficou inacabada. Ela é uma explicitação das angústias do compositor com a ideia da mortalidade. Mahler descobrira que era portador de um sério problema cardíaco; e perdera também sua filha recentemente. Inquieto como era, resolveu refletir sobre as vicissitudes que é a própria vida de todos nós. Mahler não apela para a redenção - como fizera com a Segunda ou com a Sexta. Não há grandes expectativas. Há uma aceitação honrosa e digna do trágico. É como se o tempo nos preparasse para o silêncio. O sarcasmo e o burlesco ainda estão presentes. Mas é como se o tempo diluísse todas as coisas. As passagens finais são absurdamente comoventes. A música evapora como uma nuvem numa manhã cinzenta qualquer. Isso é uma metáfora da própria vida? Mahler queria dizer isso? Ao final, todos nós nos dissiparemos como um fiapo gasoso que vai se evolar na imensidão do tempo e da distância e, depois, virá o silêncio? É uma das mais bonitas e inquietantes reflexões da história da música.

Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação! 

Gustav Mahler (1860-1911) -

DISCO 01

01 - Symphony No. 3_ I. Kräftig. Entschieden

DISCO 02

01 - Symphony No. 3_ II. Tempo di menuetto. Sehr mäßig
02 - Symphony No. 3_ III. Comodo. Scherzando. Ohne Hast
03 - Symphony No. 3_ IV. Sehr langsam. Misterioso
04 - Symphony No. 3_ V. Lustig im Tempo und keck im Ausdruck
05 - Symphony No. 3_ VI. Langsam. Ruhevoll. Empfunden

DISCO 03

01 - Symphony No. 4 in G Major_ I. Bedächtig, nicht eilen (Live)
02 - Symphony No. 4 in G Major_ II. In gemächlicher Bewegung, ohne Hast (Live)
03 - Symphony No. 4 in G Major_ III. Ruhevoll, poco adagio (Live)
04 - Symphony No. 4 in G Major_ IV. Sehr behaglich (Live)

DISCO 04

01 - Symphony No. 9 in D Major_ I. Andante comodo (Live)
02 - Symphony No. 9 in D Major_ II. Im Tempo eines gemächlichen Ländlers. Etwas täppisch und sehr derb (Live)
03 - Symphony No. 9 in D Major_ III. Rondo-Burleske. Allegro assai (Live)
04 - Symphony No. 9 in D Major_ IV. Adagio. Sehr langsam und noch zurückhaltend (Live)

Symphonieoschester des Bayerischen Rundfunks
Bernard Haitink, regente

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

 

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite, você não possui mais nada do Nikolai Myaskovsky? Ouvi a Sinfonia n° 22 no álbum do War Time (disponibilizado aqui no site) e fiquei encantadíssimo

Carlinus disse...

Olá, bom dia! Tenho sim. Inclusive, estou com as 27 sinfonias (com o Svetlanov) escritas pelo compositor para postar. Ainda não sei quando, mas vai sair ainda este ano.

Anônimo disse...

Incrível! Espero ansioso pelo post!