domingo, 17 de fevereiro de 2013

Jean Sibelius (1865-1957) - Finlandia, tone poem for orchestra, Op. 26, Symphony No. 5, for orchestra in E-flat major, Op. 82 e Symphony No. 4, for orchestra in A minor, Op. 63

Quando falamos de grandes sinfonistas, vêm-nos à mente nomes como Beethoven, Mozart, Schubert, Brahms, Bruckner, Mahler ou Shostakovich. Mas, penso também em Tchaikovsky e Jean Sibelius. Este último, por exemplo, é dono de um dos mais belos conjuntos sinfônicos de todos os tempos. O compositor realizou em seus trabalhos verdadeiras incursões evocativas tendo por pano de fundo a sua bela terra, a Finlândia. Tudo realizado com bastante sublimidade, grandeza, gesto heroico. Lembro de que certa vez ao ler o Carpeaux, percebi sua inimizade para o com o finlandês. O literato com conhecimentos de almanaque acabou defenestrando a obra de Sibelius. Talvez eu seja estúpido demais para perceber as "baixezas musicais" de Sibelius. Fica a recomendação dos três trabalhos aqui colocados. Vale a pena a audição. A regência fica a cargo de her Karajan, ainda no início de sua pródiga carreira (década de 50'). Som em mono, mas a qualidade é excelente. Boa apreciação!

Jean Sibelius (1865-1957) - 

Finlandia, tone poem for orchestra, Op. 26
01. Finlandia, tone poem for orchestra, Op. 26

Symphony No. 5, for orchestra in E-flat major, Op. 82
02. Tempo Molto Moderato - Allegro Moderato - Presto
03. Andante Mosso, Quasi Allegretto
04.  Allegro Molto - Un Pochettino Largamente

Symphony No. 4, for orchestra in A minor, Op. 63
05.  I. Tempo Molto Moderato, Quasi Adagio
06. II. Allegro Molto Vivace
07. III. Il Tempo Largo
08. IV. Allegro

Você pode comprar este disco na Amazon

Philharmonia Orchestra
Herbert van Karajan, regente


*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!

2 comentários:

Anônimo disse...

Extraordinário Sibelius!!!

Casandra Larenas disse...

te sigo excelente tu blog y muy buena musica, yo tengo un blog de un amigo que compone toca y canta ,me gustaria que visitaran el blog y den su opinion muchas gracias!!!

mi blog es

http://simongolstein.blogspot.co.il/