terça-feira, 13 de outubro de 2009

Fréderic Chopin (1810-1849) - 4 Ballades, Piano Sonata No. 2 e "Funeral March"

Não sou de ouvir o mesmo álbum várias vezes de forma contínua. Mas o contrário se deu com este extraordinário CD com peças de Chopin. A obra do compositor é exlusivamente pianística e isso já é um elemento singular. Chopin é daqueles a quem denominamos gênio. Sua arte é sonhadora - suas infinitas ornamentações, suas harmonias docemente melancólicas. Aos 20 anos, deixou sua terra natal, a Polônia, e foi para a França. Visitou os sítios da alta sociedade aristocrática parisiense e foi bem recepcionado. Perante essa audiência seleta costumava tocar e era apreciado. A tuberculose o fulminou ainda muito jovem. De forma emblemática, ao morrer, teve o seu coração transladado para uma catedral em Varsóvia, cidade da qual era natural. O corpo ficou em Paris, cidade esta que foi receptiva ao seu gênio. O coração foi para a sua pátria. Foi fincado na terra dos seus pais e antepassados. A música de Chopin é de forte tom nacionalista. Seu romantismo é exagerado. O compositor é uma espécie de trovador do piano. Sua arte é sensível e emocionalmente madura. Há muito que faltava uma boa mostra da arte desse polaco-franco - ou franco-polaco? - aqui no blogger. Não deixe de apreciar este excelente registro com a música de Chopin. Boa apreciação!

Fréderic Chopin (1810-1849) - 4 Ballades, Piano Sonata No. 2 e "Funeral March"

01. Ballade No. 1 Op 23
02. Ballade No. 2 Op 38
03. Ballade No. 3 Op 47
04. Ballade No. 4 Op 42
05. Piano Sonata nr. 2 - I
06. Piano Sonata nr. 2 - II
07. Piano Sonata nr. 2 - III
08. Piano Sonata nr. 3 - IV

Emanuel Ax, piano

BAIXAR AQUI

Por Carlos Antônio M. Albuquerque
Have Joy!

*Se possível, deixe um comentário!

3 comentários:

Unknown disse...

Carlos,
é inestimável a contribuição diária que faz neste blog. Meus parabéns.
Se você tiver o Opus 58 de Chopin, poste-o por favor! Possuía uma gravação (com uma pianista brasileira e ex-estudante da Juilliard School, chamada Araceli Chacon), mas essa já está perdida (empréstimos da vida!). Gostaria muito de ouvir outra versão e possuí-la em minha biblioteca.
Obrigado,
Gaspar.

Carlinus disse...

Gaspar, procurarei em meu material. É provável que tenha. Tenho a obra de Chopin em sua integralidade. Não sei com quem é o intérprete. Ao localizar, tentarei disponiblizar o mais rápido que puder. O problema é que a minha net está uma porcaria. Obrigado, ainda, pelas palavras de apreço ao blogger. Deixa-me bastante feliz. Que bom que tem sido importante para algumas pessoas.

Saudações musicais!

Flavio Dutra disse...

Excelente postagem. Simplesmente adoro Chopin e não exito em baixar as mesmas obras com intérpretes diferentes. Obrigado por mais este.