Esta é a segunda postagem com os concertos para piano de um maiores compositores brasileiros de todos os tempos. Estamos a falar de Mozart Camargo Guarnieri. O compositor paulista escreveu - completos - cinco concertos para piano. O sexto ficou inacabado. Os três concertos aqui presentes fazem parte do período de maturidade do compositor.
Guarnieri era averso às influências oriundas da Europa. A influência das vanguardas europeias fazia-se sentir por todos os cantos. O compositor rechaçou esse contágio e procurou um caminho próprio. Queria uma música moderna e fincada numa filosofia que realçasse a expressão nacional. Escreveu uma carta aos compositores, no início dos anos 50, sua famosa "Carta Aberta aos Músicos e Críticos do Brasil". Nela, ele criticava aqueles que aderiam irrefletidamente as modas oriundas do continente europeu. Seus últimos concertos para piano estão expressam essa preocupação.
O Concerto No. 4, por exemplo, demonstra isso. Aqui o piano não é apenas virtuose — torna-se um protagonista dramático em diálogo intenso com a orquestra. A escrita é mais compacta, menos “folclórica” de forma explícita, mas ainda sustentada por ritmos brasileiros internalizados. Foi escrito em 1968.
O de Nº 5 tende a maior transparência e equilíbrio. A relação entre piano e orquestra torna-se mais arquitetônica, com temas claramente delineados e desenvolvimento rigoroso. Sua escrita é do ano de 1970.
E o de Nº 6 apresenta uma escrita ainda mais condensada e introspectiva. Quando da sua escrita, Guarnieri já era um compositor octogenário e consagrado. Sua escrita é do ano de 1987, seis anos antes de sua morte.
É bom saber que existe um compositor com uma escrita tão sofisticada quanto Camargo Guarnieri. Geralmente, quando pensamos em concertos para piano, logo vem à mente os bastiões da tradicional escola musical europeia - Beethoven, Schumann, Chopin, Grieg, Liszt etc. Todavia, é preciso ouvir Guarnieri para que se perceba o quanto procurou autenticidade, independência e a construção de uma linguagem musical arrojada. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993) -
01. Piano Concerto No. 4 - I. Resoluto
02. Piano Concerto No. 4 - II. Profundamente triste
03. Piano Concerto No. 4 - III. Rapido
04. Piano Concerto No. 5 - I. Improvisando
05. Piano Concerto No. 5 - II. Sideral
06. Piano Concerto No. 5 - III. Jocoso
07. Piano Concerto No. 6 - I. Caprichoso, bem ritmado
08. Piano Concerto No. 6 - II. Calmo, muito sentido
09. Piano Concerto No. 6 - III. Alegre, bem ritmado
Warsaw Philharmonic Orchestra
Thomas Conlin, regente
Max Barros, piano
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

Nenhum comentário:
Postar um comentário