Após mais de cinco meses de caminhada lenta e indisciplinada, chegamos finalmente à Décima Quinta Sinfonia de Shosta. Postar estas sinfonias de um dos meu compositores favoritos foi um empreendimento que poderia ter sido concluído com certa rapidez. Mas como não estou seguindo nenhuma agenda, fui postando de acordo com o meu humor. Hoje decidi ouvir esta monumental sinfonia (Sinfonia No. 15) e resolvir concluir "o negócio" uma vez por todas. Estamos, simplesmente, falando aqui do último trabalho sinfônico de Shosta. O trabalho estruturado em 4 movimentos foi composto em 1971. O compositor já era uma referência mundial. Shosta conseguiu realizar um trabalho brilhante, como de praxe. A Décima Quinta Sinfonia é repleta de coloridos, de variações. Trata-se de uma música viva, cheia de claridade, com temas bastantes agradáveis. O primeiro movimento traz "pinceladas referenciais" à obra Gulherme Tell de Rossini. O que Shosta pretendia? Talvez seja mais uma prova do seu perfil picaresco. Dmitri sabia fazer ironias como ninguém. O segundo movimento que ouço neste instante, é de uma tristeza reflexiva impressionante. O allegretto do terceiro movimento retoma o perfil "solto" do primeiro movimento. O quarto movimento é exponencial na obra, pois encerra aspectos profundos. Shosta apresenta, como se quisesse aturdir o ouviente, um tema wagneriano (Prenúncio da Morte) - que faz parte da Tetralogia do Anel do Nibelungo. O que Shosta queria emitir com isso? Não quero me munir de aspectos românticos previsíveis, mas será que Shosta já antevia o seu fim? A arte possui vozes misteriosas que nega certas interpretações. O resto é somente especulação. Boa audição deste extraordinário trabalho de Shosta sob a regência de Rostropovich.
Dmitri Shostakovich (1906-1975) - Sinfonia No. 15 in A maior, Op. 141
1. Allegretto [08:47]
2. Largo - Adagio - Largo [16:27]
3. Allegretto [04:03]
4. Adagio - Allegretto - Adagio - Allegretto [16:17]
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London Symphony Orchestra
Mstilav Rostropovich, regente
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Por Carlos Antônio M. Albuquerque
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