domingo, 20 de julho de 2025

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - Dom Giovanni, K.527

"O compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) é uma figura ímpar na história da ópera. Outros grandes mestres, entre eles Giuseppe Verdi (1813-1901) e Richard Wagner (1813-1883), deixaram sua marca exclusivamente na ópera, mas o gênio de Mozart abarcou todo tipo de música. Todavia, ele sempre teve uma paixão especial e um talento único para a ópera. Na última década de vida, transformou o gênero de tal modo que já não parecia mais o mesmo.

Como nenhum outro compositor até então, Mozart percebeu que, explorando a força emocional do canto, poderia infundir sangue e vida nos heróis da ópera tradicional, seja ela séria ou cômica. Com suas obras-primas operísticas – Le nozze di Figaro (“As bodas de Fígaro”), Don Giovanni, Così fan tutte (“Assim fazem todas”) e Die Zauberflöte (“A flauta mágica”) – ele foi ainda mais longe. Inspirado em libretos instigantes, delineava personagens tridimensionais através de orquestração sutil, recitativos harmonicamente ambiciosos, árias memoráveis e ensembles complexos. Mozart chegou a esse apogeu com apenas 25 anos de idade.

A precocidade de seu talento foi logo reconhecida pelo pai, Leopold, respeitado músico em Salzburgo. Mas foi como intérprete que Mozart primeiro causou espanto. Antes dos 13 anos já tinha escrito óperas em latim, italiano e alemão. Com esta idade foi estudar na Itália e lá estreou maravilhas como Mitridate e Lucio Silla. Ao voltar para sua cidade natal, escreveu novas óperas, mas lá não havia nem um bom teatro, nem uma casa de ópera. Com o tempo, Mozart só pensava em deixar a cidade. Em 1781, graças a uma encomenda de Munique, ele compôs Idomeneo, sua primeira ópera madura para o palco, uma verdadeira obra-prima. A essa altura já dominava o legado musical do passado e estava pronto para gerar um novo futuro. Nesse mesmo ano deixou Salzburgo para sempre para viver em Viena.

A década seguinte o consagraria como o compositor lendário que hoje conhecemos, mas seria conturbada. Casou-se e tinha frequentes problemas financeiros e de saúde. Mozart era muito exigente consigo mesmo, compondo prolificamente e fazendo exaustivas viagens a outras cidades. Sua estreia na ópera em Viena foi um sucesso imediato com Die Entführung aus dem Serail (“O rapto do serralho”), mas a grande virada veio em 1784 quando conheceu o poeta italiano Lorenzo da Ponte (1749-1838). Mozart podia agora não só escolher o tema de suas óperas como se valer da força dramática dos ousados libretos de Da Ponte: Le nozze di Figaro, com seus criados rebeldes, faz menção à luta de classes; Don Giovanni exalta, e acaba punindo, um nobre promíscuo; e Così fan tutte dá a entender que as mulheres podem ser tão volúveis quanto os homens. Mas o que situou essas obras no centro do repertório operístico foi a música de Mozart: bela, arrebatadora, perturbadora e às vezes quase dolorosamente íntima. Sofisticados jogos de tonalidade, metamorfoses de motivo, orquestração fluente e espirituosa mostram como as óperas de Mozart foram enormemente enriquecidas pelo fato de o compositor ser também um gênio da música instrumental".

Texto completo aqui.  

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - Dom Giovanni, K.527

DISCO 01


01. Overture
02. Atto I. № 1. Introduzione Notte e giorno faticar (Leporello, Donna Anna, Don Giovanni, il Commendatore)
03. Recitativo Leporello, ove sei (Don Giovanni, Leporello)
04. Recitativo Ah! del padre in periglio (Donna Anna, Don Ottavio)
05. № 2. Recitativo accompagnato Ma qual mai s'offre, oh Dei (Donna Anna, Don Ottavio)
06. Duetto Fuggi, crudele, fuggi! (Donna Anna, Don Ottavio)
07. Recitativo Orsù, spicciati presto (Don Giovanni, Leporello)
08. № 3. Aria Ah chi mi dice mai (Donna Elvira con Don Giovanni e Leporello)
09. Recitativo Chi è là -- Stelle! che vedo (Donna Elvira, Don Giovanni, Leporello)
10. № 4. Aria Madamina, il catalogo è questo (Leporello)
11. Recitativo In questa forma (Donna Elvira)
12. № 5. Coro Giovinette che fate all'amore (Zerlina, Masetto, Coro di contadine e contadini)
13. Recitativo Manco male è partita (Don Giovanni, Leporello, Zerlina, Masetto)
14. № 6. Aria Ho capito, signor sì (Masetto)
15. Recitativo Alfin siam liberati (Don Giovanni, Zerlina)
16. № 7. Duettino Là ci darem la mano (Don Giovanni, Zerlina)
17. Recitativo Fermati, scellerato! (Donna Elvira, Zerlina, Don Giovanni)
18. № 8. Aria Ah! fuggi il traditor (Donna Elvira)
19. Recitativo Mi par ch'oggi il demonio si diverta (Don Giovanni, Don Ottavio, Donna Anna)
20. № 9. Quartetto Non ti fidar, oh misera (Donna Elvira, Donna Anna, Don Ottavio, Don Giovanni)
21. Recitativo Povera sventurata! (Don Giovanni)
22. № 10. Recitativo accompagnato Don Ottavio, son morta! (Donna Anna, Don Ottavio)
23. Aria Or sai chi l'onore (Donna Anna)
24. Recitativo Come mai creder deggio (Don Ottavio)
25. № 10a. Aria Dalla sua pace (Don Ottavio)
26. Recitativo lo deggio ad ogni patto (Leporello, Don Giovanni)
27. № 11. Aria Fin ch'han dal vino (Don Giovanni)
28. Recitativo Masetto, senti un po'! (Zerlina, Masetto)
29. № 12. Aria Batti, batti, o bel Masetto (Zerlina)

DISCO 02


01. Recitativo Guarda un po' come seppe (Masetto, Don Giovanni, Zerlina)
02. № 13. Finale Presto presto pria ch'ei venga (Masetto, Zerlina)
03. Tra quest abori celata (Zerlina, Don Giovanni, Masetto)
04. Bisogna aver coraggio (Donna Elvira, Don Ottavio, Donna Anna, Leporello, Don Giovanni)
05. Protegga il giusto cielo (Donna Anna, Donna Elvira, Don Ottavio)
06. Risposate, vezzose ragazze (Don Giovanni, Leporello, Masetto, Zerlina, Donna Anna, Donna Elvira, Don Ottav
07. Venite pur avanti (Leporello, Don Giovanni, Donna Elvira, Don Ottavio)
08. Ecco il birbo (Don Giovanni, Leporello, Don Ottavio, Donna Elvira, Donna Anna, Zerlina, Masetto)
09. Trema, trema, o scellerato! (Donna Anna, Donna Elvira, Zerlina, Don Ottavio, Masetto, Don Giovanni, Lepore
10. Atto II. № 14. Duetto Eh, via, buffone, non me seccar (Don Giovanni, Leporello)
11. Recitativo Leporello!...Signore (Don Giovanni, Leporello)
12. № 15. Terzetto Ah taci ingiusto core (Donna Elvira, Leporello, Don Giovanni)
13. Recitativo Amico, che ti par (Don Giovanni, Leporello)
14. Recitativo Eccomi a voi! (Donna Elvira, Don Giovanni, Leporello)
15. № 16. Canzonetta Deh, vieni alla finestra (Don Giovanni)
16. Recitativo V'e gente alla finestra (Don Giovanni)
17. № 17. Aria Meta di voi qua vadano (Masetto, Don Giovanni)
18. Recitativo Zitto! lascia ch'io senta ottimamente (Don Giovanni, Masetto)
19. Recitativo Ahi ahi! la testa mia! (Masetto, Zerlina)
20. № 18. Aria Vedrai, carino (Zerlina)
21. Recitativo Di molte faci il lume (Leporello, Donna Elvira)
22. № 19. Sestetto Sola, sola in buio loco (Donna Elvira, Leporello, Don Ottavio, Donna Anna, Zerlina, Masetto
23. Prague version. Recitativo Dunque quello sei tu (Zerlina, Don Ottavio, Donna Elvira, Masetto)
24. № 20. Aria Ah, pieta, signori miei! (Leporello)
25. Recitativo Ferma, perfido, ferma! (Donna Elvira, Masetto, Zerlina, Don Ottavio)
26. № 21. Aria Il mio tesoro intanto (Don Ottavio)
27. Recitativo Ah, ah, ah questa bona (Don Giovanni, Leporello, Il Commendatore)
28. № 22. Duetto O statua gentilissima (Leporello, Don Giovanni, Il Commendatore)

DISCO 03

01. Vienna version. Recitativo Dunque quello sei tu (Zerlina, Donna Elvira, Don Ottavio, Masetto, Leporello)
02. Recitativo Ferma, perfido, ferma (Donna Elvira, Masetto, Zerlina, Don Ottavio)
03. Recitativo Restate qua! (Zerlina, Leporello)
04. № 21a. Duetto Per queste tue manine (Leporello, Zerlina)
05. Recitativo Amico, per pieta (Leporello)
06. Recitativo Andiam, andiam, signora (Zerlina, Donna Elvira, Masetto)
07. № 21b. Recitativo accompagnato In quali eccessi, o Numi (Donna Elvira)
08. Aria Mi tradi quell'alma ingrata (Donna Elvira)
09. Recitativo Ah, ah, ah, ah questa e buona (Don Giovanni, Leporello, Il Commendatore)
10. № 22. Duetto O statua gentilissima (Leporello, Don Giovanni, Il Commendatore)
11. Recitativo Calmatevi, idol mio! (Don Ottavio, Donna Anna)
12. № 23. Recitativo accompagnato Crudele! Ah no, mio bene (Donna Anna)
13. Rondo Non mi dir, bell'idol mio (Donna Anna)
14. Recitativo Ah, si segua il suo passo (Don Ottavio)
15. № 24. Finale Gia la mensa e preparata (Don Giovanni, Leporello)
16. L'umtima prova dell'amor mio (Donna Elvira, Don Giovanni, Leporello)
17. Che grido e questo mai! (Don Giovanni, Leporello)
18. Don Giovanni, a cenar teco (Il Commendatore, Don Giovanni, Leporello)
19. Da qual tremore insolito (Don Giovanni, Coro, Leporello)
20. Ah! dov'e il perfido (Donna Anna, Donna Elvira, Zerlina, Don Ottavio, Masetto, Leporello)
21. Or che tutti, o mio tesoro (Don Ottavio, Donna Anna, Donna Elvira, Zerlina, Masetto, Leporello)
22. Resti dunque quel birbon (Zerlina, Masetto, Leporello)
23. Questo e il fin (Donna Anna, Donna Elvira, Zerlina, Don Ottavio, Masetto, Leporello)
24. Appendix Overture (Concert version)

Scottish Chamber Orchestra & Chorus
Sir Charles Mackerras, regente 

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

 

 

Nenhum comentário: