Kullervo é uma das obras mais significativas do finlandês Jean Sibelius. Escrita nos anos de 1891 e 1892, a obra está alicerçada na mitologia finlandesa e aponta para as preocupações nacionalistas do compositor. A obra foi escrita após Sibelius ter concluído os seus estudos em Helsinque, Berlim e Viena. O compositor havia se conectado com as produções dos países centrais. Todavia, ao voltar para o seu país, escreveu a obra e o reconhecimento foi imediato. Além das características nacionalistas, a obra é importante por sedimentar, revelar, a linguagem orquestral que notabilizaria o finlandês.
Kullervo é uma sinfonia em cinco movimentos, com cerca de 70 minutos de duração, escrita para orquestra, coro masculino e dois solistas (barítono e soprano). Embora não seja formalmente chamada de “sinfonia” por Sibelius, ela possui estrutura sinfônica clara e poderosa.
A história de Kullervo está permeada de tragédia, incesto, autoextermínio, vingança, marginalização. Essa história pode ser vista como uma tragédia existencial, na qual o destino parece fincar estacas inescapáveis. Simboliza o conflito entre o indivíduo e as forças opressoras do mundo, tema comum ao romantismo. É perceptível o questionamento sobre identidade, destino, liberdade, temas caros à filosofia. Ou seja, é uma obra cuja a importância é inquestionável.
Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
Jean Sibelius (1865-1957) -
Kullervo, Op.7
01. Introduction (Allegro Moderato)
02. Kullervo's Youth (Grave)
03. Kullervo And His Sister (Allegro Vivace)
04. Kullervo Goes To War (Alla Marcia – Vivace – Presto)
05. Kullervo's Death (Andante)
BBC Scottish Symphony Orchestra
Lund Male Chorus
Thomas Dausgaard, regente
Helena Juntunen, soprano
Benjamin Appl, barítono
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!
Nenhum comentário:
Postar um comentário