sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Igor Stravinsky (1882-1971) - Three Greek Ballets

Um disco espetacular, como o são geralmente aqueles gravados por Robert Craft pelo selo Naxos. O presente registro traz os três balés de Stravinsky, estruturados em cima de temas gregos - Apollo, Agon e Orpheus. Os três balés possuem uma linguagem bem diversa daquela encontrada em obras mais famosas como, por exemplo, A Sagração da Primavera, evidenciando a capacidade criativa genial do russo. Craft é imensamente feliz nessas performances. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Igor Stravinsky (1882-1971) -

01. Apollo Ballet in Two Scenes - Prologue The Birth of Apollo
02. Apollo’s Variation
03. Pas d’action Apollo and the Muses
04. Variation of Calliope
05. Variation of Polymnia
06. Variation of Terpsichore
07. Variation of Apollo
08. Pas de deux Apollo and Terpsichore
09. Coda Apollo and the Muses
10. Apotheosis Apollo and the Muses
11. Agon (1957) I - Pas de quatre
12. Double Pas de quatre
13. Triple Pas de quatre
14. II - Prelude
15. First Pas de trois Saraband-Step
16. Gaillarde
17. Coda
18. III - Interlude
19. Second Pas de trois Bransle Simple
20. Bransle Gay
21. Bransle Double (Bransle de Poitou)
22. IV - Interlude
23. Pas de deux - Più mosso - L’istesso tempo - Refrain
24. Coda - Doppio lento - Quasi stretto - Coda
25. Four Duos
26. Four Trios
27. Orpheus Scene I - Lento sostenuto
28. Air de Danse
29. Dance of the Angel of Death
30. Interlude
31. Scene II - Dance of the Furies
32. Air de Danse
33. Interlude
34. Air de Danse
35. Pas d’action
36. Pas de Deux
37. Interlude
38. Pas d’action
39. Scene III - Apotheosis

London Symphony Orchestra
Orchestra of St Luke's 
Robert Craft, regente

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Um comentário:

Miguel disse...

Stravinsky disse no início de 1960, Vivaldi compôs 400 concertos iguais. Ele também disse coisas negativas sobre Zelenka, Wagner, Berlioz eo último Beethoven. Ele procurou células temáticas barrocas para copiar e montar seu ballet Pulcinella. Ele finalmente levou vários compositores de Pasquin, Monza e Domenico Gallo, entre outros (não da Pergolesi, isso é um erro). Mais tarde, Stravinsky se desculpou publicamente sobre Vivaldi. O historiador Roland de Cande localizado na Vivaldi Op 3, 1703, como o início do classicismo musical. Acontece que Vivaldi tem um estilo muito pessoal, parece que sua música soa semelhante em todos os casos. A isto se denomina a "vivaldismo". Ele também ocorre com estilo muito próprio de Mozart. Seria como dizer que Bruckner escreveu 8 vezes a mesma sinfonia ou Telemann, ele fez 300 vezes a mesma suite. Era seu próprio, bem merecido estilo. Além disso, Vivaldi foi quem consolidou o concerto com solista em três movimentos, e é usado até hoje. Ele não stravinky criar qualquer nova estrutura. Às vezes ouço alguma música popular e dizer: "Isto é tudo a mesma coisa." E não é o mesmo, acontece que eu não estou familiarizado com a música e eu não posso ver a diferença entre uma peça e outra. Vivaldi tem shows para viola, oboé, flauta, violoncelo, fagote, etc., que também são uma delícia. E um monte de música vocal, como o Gloria, o Stabat Mater e Magnificat, que nunca me canso de ouvir. É justo dizer que Stravinsky disse Vivaldi. Além disso, foi no início da redescoberta de Vivaldi, quando ele ainda tinha ouvido falar muito pouco sobre ele. A prova de que Stravinsky apreciado muito a arte de Veneza, foi o fato de que ele pediu para ser enterrado naquela cidade e lá está ele. Carlinus melhores cumprimentos e agradecimentos para o seu post valioso. Eu sou um fã do seu blog.

Stravinsky dijo a principios de los años 1960 que Vivaldi había compuesto 400 conciertos iguales. También dijo cosas negativas sobre Zelenka, Wagner, Berlioz y el último Beethoven. Él buscaba células temáticas del Barroco para copiarlas y armar su ballet Pulcinella. Tomó finalmente de varios compositores: de Pasquíni, Monza y Domenico Gallo, entre otros (no de Pergolesi, eso es un error). Tiempo después, Stravinsky se disculpó públicamente respecto a Vivaldi. El historiador Roland de Candé ubica al Op 3 de Vivaldi, de 1703, como el inicio del Clasicismo musical. Ocurre que Vivaldi tiene un estilo tan personal, que parece que su música suena parecida en todos los casos. A eso se lo llama “vivaldismo”. También ocurre con el estilo muy propio de Mozart. Sería como decir que Bruckner compuso 8 veces las misma sinfonía o que Telemann, compuso 300 veces la misma suite. Fue su estilo muy propio, bien ganado. Además, Vivaldi fue el que consolidó el concierto con solista en tres movimientos, y que se usa incluso actualmente. Stravinky no creó ninguna estructura nueva. Yo, a veces, escucho algunas músicas populares y digo: “Esto es todo igual”. Y no es igual, ocurre que yo no estoy familiarizado con esa música y no puedo ver las diferencias entre una pieza y otra. Vivaldi tiene conciertos para viola, oboe, flauta, violoncelo, fagot, etc., que también son una delicia. Y mucha música vocal, como el Gloria, el Stabat Mater y el Magnificat, que no me canso de escuchar. No es justo decir lo que dijo Stravinsky de Vivaldi. Además, fue en los comienzos del redescubrimiento de Vivaldi, cuando todavía se había escuchado muy poco de él. Una prueba de que Stravinsky valoró mucho el arte de Venecia, fue el hecho de que pidió que lo sepultaran en esa ciudad y ahí está. Saludos muy cordiales Carlinus y gracias por tus valiosos post. Yo soy un fan de tu blog. (Michael, da Argentina).