sexta-feira, 8 de abril de 2016

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - Complete Symphonies

No meio da semana, quarta-feira, o blog completou sete anos de existência. Como é praxe todos os anos, busco fazer uma postagem "de peso". Como trabalhei o dia todo na quarta, até à noite, vi-me impedido de fazer a postagem. Mas, eis que hoje surge a marcante postagem de aniversário. Traz uma das minhas paixões - Shostakovich. As gravações das sinfonias de Shostakovich realizadas por Kirill Kondrashin são uma das mais poderosas da história. É um conjunto formidável. Haitink e Kitajenko não ficam para trás, mas a gravação do grande Kirill é especial pelas implicações evocadas. Essas interpretações revelam o coração profundo da Rússia, principalmente da Rússia soviética, já que Kondrashin também era russo. Shostakovich experimentou os principais revezes dentro da União Soviética. E mesmo em meio aos olhares da censura, Shosta escrevia com as suas ironias finas, com um leve toque de bufonarias e brincadeiras variadas. Como, por exemplo, a poderosa Sinfonia no. 4. Hoje à tarde, estava a escutá-la. Pedi para a minha esposa descrever o que ela percebia nos momentos iniciais da obra e ela me disse: "É como se um gigante estivesse chegando, sendo anunciado". Sim. Esse gigante poderia ser o medo, a tensão, a perseguição, a censura, os olhares onipresentes dos asseclas stalinistas, que estavam infiltrados no aparelho estatal - ou mesmo o próprio Stálin. Vale ouvir. Realmente imperdível! Um belo presente de aniversário!

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - 

CD01 - Symphonies Nos. 1-3

CD02 - Symphony No. 4, October

CD03 - Symphonies Nos. 5, 6

CD04 - Symphony No. 7

CD05 - Symphony No. 8, The Sun Shines on Our Motherland

CD06 - Symphonies Nos. 9, 10

CD07 - Symphony No. 11

CD08 - Symphony No. 12, The Execution of Stepan Razin

CD09 - Symphony No. 13

CD10 - Symphony No. 14

CD11 - Symphony No. 15, Violin Concerto No. 2


Moscow State Philharmonic
Kirill Kondrashin, regente


Você pode comprar este disco na Amazon

BAIXAR AQUIparte1
BAIXAR AQUIparte2
BAIXAR AQUIparte3
BAIXAR AQUIparte4
BAIXAR AQUIparte5
BAIXAR AQUIparte6
BAIXAR AQUIparte7
BAIXAR AQUIparte8
BAIXAR AQUIparte9

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!



4 comentários:

Unknown disse...

Comemoração dos 7 anos em grande estilo. Se o objetivo era uma postagem de peso, conseguiu! "Pegou pesado" mesmo! Só não vou baixar porque já tenho essa caixa, que comprei em uma viagem e que ocupa lugar de destaque em minha coleção. Vale mencionar que essa integral das sinfonias de Shostakovich sob a direção do Kondrashin foi premiada com o Diapason D´Or, da prestigiada revista francesa Diapason.
Não sei dizer há quanto tempo acompanho regularmente o seu blog, Carlinus, só posso dizer que o seu trabalho aqui é uma fonte de muita satisfação e inspiração. Frequentemente ocorre de você postar CDs que eu já tenho, até porque tenho uma coleção razoável, laboriosamente construída ao longo de muitos anos. Mesmo assim, o simples fato de você tê-los postado, aliado aos seus comentários, muitas vezes me inspira a ouvir novamente obras que há muito não ouvia. Isso é muito recompensador, pois um dos grandes prazeres de ouvir música clássica é o de compartilhar: informações, opiniões, gostos, impressões, ou mesmo repulsa, preconceitos etc. Pode ter certeza de que, além do belo trabalho de divulgação do seu blog, ele propicia aos seus seguidores uma espécie de conexão, como uma amizade velada, por parte de muitos que, sinceramente, teriam enorme satisfação em conhecê-lo pessoalmente.
Parabéns pelos 7 anos, e que venham muitos mais.
Grande abraço!

centuri disse...

I tried twice to download this so interesting CD box.....and got twice a message saying that some files are missing. Could you please fix it. MANY THANKS !!!

Carlinus disse...

Obrigado, Leonardo! Um forte abraço!

in Dooms Name disse...

Ah como desejara possuir este box original, Dmítriyevich Shostakóvich está entre meus favoritos compositores que graças a meu falecido avó(e pai, já que ele me criara), foi quem me apresentou este e outros brilhantes compositores, ele possuía uma vasta coleção de Lps, onde se destacavam inúmeras valsas e trilhas de ótimos filmes.
Obrigado, meu caro amigo!