domingo, 22 de junho de 2014

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Symphony nr.1 in C major, Op.21, Creatures of Prometheus, Op.43, Symphony nr.2 in D major, Op.36, Ouverture Lenore nr.3, Op.72a, Symphony nr.4 in B flat major, Op. 60 (CDs 1 e 2 de 5)

Faz uma manhã ensolarada aqui na Serra Gaúcha. Belíssima. Promissora. Um vento teimoso sopra. Insistente, esmurra a vidraça, provocando uivos como canção resultante do seu esforço. Sinto um cheiro de chaminé: resultado da combustão de madeira nas lareiras. Resolvi escutar Beethoven como prelúdio para o início do meu dia. E que experiência! A Terceira Sinfonia com todo o seu alto ideal, com sua imagens morais a nos ligar a continentes distantes. Beethoven, com suas sinfonias, fez com que essa forma evoluísse. Foi um compositor capaz de externar suas intenções e aspirações filosóficas nos trabalhos que escrevia. É certo que não devemos interpretar a obra do artista baseado na vida daquele que a produziu. Mas, a obra de arte do artista é iluminada ainda mais quando colocamos a lupa da curiosidade sobre determinados acontecimentos da vida daquele que a produziu. E inevitavelmente determinadas janelas são abertas a fim de visualizemos certos matizes. Escuto, por exemplo, a Sinfonia no. 3 e aqui notamos um pouco do fundo da alma de Beethoven. Suas crenças políticas. Seu conceito de história; seus ideais de democracia, já que ela está ligada à figura de Napoleão Bonaparte. A Marcha Fúnebre, o segundo movimento, é uma das mais belas reflexões já escritas sobre a vida. Impossível ouvir e não serenar o rosto em um sorriso. Essa interpretação com Chailly é fantástica! Não deixe de ouvir. Uma boa audição!

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - 

DISCO 01

Symphony nr.1 in C major, Op.21
01. Allegro molto
02. Andante cantabile
03. Menuetto
04. Adagio

Creatures of Prometheus, Op.43
05. Creatures of Prometheus

Symphony nr.2 in D major, Op.36
06. Adagio molto
07. Larghetto
08. Scerzo Allego
09. Allgro molto

Ouverture Lenore nr.3, Op.72a
10. Lenore nr.3

DISCO 02

Symphony nr.3 in flat major, Op.55, "Eroica"
01. Allegro con brio
02. Marcia funebre
03. Scherzo
04. Finale

Overture 'Fidelio', Op. 72b
05. Overture 'Fidelio'

Symphony nr.4 in B flat major, Op. 60
06. Adagio-allegro vivace
07. Adagio
08. Allegro vivace
09. Allegro ma non troppo

Você pode comprar este disco na Amazon

Gewandhausorchester
Riccardo Chailly, regente


*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela juda a manter o nosso blog vivo!

2 comentários:

Eduardo Oliveira disse...

E põe fantástica nisso viu. Já tenho esses cds baixados são simplesmente a melhor versão dessas sinfonias rápidas cheias de drama e tragédia em alguns momentos e tão gentis em outros momentos. Vale a pena!

Leandro disse...

Amigo, eu suplico: Arrume os links dos outros três cd's da caixa!!! Como eu consegui sem essa interpretação de Chailly até hoje?!?!?!
Muito, muito obrigado pela dedicação.
Jamais pensei encontrar um blog de música erudita desse nível made in Brasil.