sábado, 16 de novembro de 2013

Villa-Lobos (1887-1959) - Symphony No. 6 e Symphony No. 7

Villa-Lobos é, certamente, a mais importante voz de espírito nacionalista a surgir na América Latina no século XX. Sua saga por revelar de forma vibrante a voz da brasilidade é algo inegável. Não poderia deixar de ser também com suas sinfonias  (onze existentes, já que a Quinta desapareceu). Aqui temos duas delas - as de número 6 e 7. A número seis foi composta em 1944 e pertence a uma fase a qual encontramos um compositor maduro, já que as quatro primeiras haviam sido escritas antes dos anos 20. Recebeu o subtítulo de Sobre a Linha das Montanhas do  Brasil. Nesse trabalho Villa demonstra uma imaginação incrível. É uma obra de linguagem inquieta e de grande beleza. Já a Sinfonia no. 7 foi escrita pelo Villa para concorrer em um concurso junto à sinfônica de Detroit. O trabalho não recebeu nenhum prêmio, mas Villa se orgulhava de sua criação; achava o trabalho como um dos melhores por ele escrito. Achei um experiência curiosa ouvir estes dois trabalhos sinfônicos. Eles possuem uma fragrância da terra brasileira. É como se o Villa quisesse "inaugurar" motivos sinfônicos, um idioma clássico tipicamente brasileiro. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Villa-Lobos (1887-1959) -

Symphony No. 6
01. I. Allegro non troppo
02. II. Lento
03. III. Allegretto quasi animato
04.  IV. Allegro

Symphony No. 7
05.  I. Allegro vivace
06.  II. Lento
07. III. Scherzo_ Allegro non troppo
08. IV. Allegro preciso

Você pode comprar este disco na Amazon

São Paulo Symphony Orchestra
Isaac Karabtchevsky, regente

BAIXAR AQUI

*Se possível, deixe um comentário. Sua particpação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blogo vivo!

4 comentários:

Junior Ribeiro disse...

Como é bom esculta música realmente de qualidade vinda daqui, de nossa terra natal! Obrigado pela postagem!!

Carlindo José disse...

Excelente CD, Villa-Lobos como sempre é fantástico, um grande gênio musical. Teremos também o outro CD dessa integral que está sendo feita pela OSESP?

NILTON ANTONIO RODRIGUES MAIA disse...

Prezado Carlinus,

Através de uma preciosa dica, num dos comentários do PQP BACH, vim a saber, ainda há pouco, da existência de seu ótimo blog. Assim, acabo de me tornar seguidor do mesmo e, começando bem, acabo também de baixar as Sinfonias 6 e 7, de Villa-Lobos, obras que vinha sonhando em ouvir (não as conheço), bem como todas as outras sinfonias de nosso mestre.

Desde já, minhas gratidão por posts de tanta qualidade e que, pouco a pouco, vou baixando.

Um grande abraço,

Nilton Maia

Carlinus disse...

Um abração, Nilton! Fique à vontade!