segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Anton Bruckner (1824-1896) - Symphony No. 8 in C minor, WAB 108

Chegamos à última postagem do ano. Iniciei com Pergolesi e termino com Bruckner. O fato de escolher Bruckner está carregado de simbolismos. O compositor austríaco era alguém imensamente religioso. Para ele existiam dois elementos sobres as quais a sua existência estava fincada: Deus e a música. Então, nestas horas finais, em que determinada consciência do tempo se estabelece em cada um de nós - de final e re-início -, nada mais promissor e alvissareiro do que postar alguém que era grávido de otimismo com a beleza e com a fé. Ouçamos a Oitava Sinfonia de Bruckner, aquela que para muitos é uma das suas principais obras. A regência fica a cargo de Christian Thielemann. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Anton Bruckner (1824-1896) - Symphony No. 8 in C minor, WAB 108

DISCO 01

01. I. Allegro moderato
02. II. Scherzo. Allegro moderato
03. III. Adagio. Feierlich langsam_ doch nicht schleppend

DISCO 02

05. IV. Finale. Feierlich, nicht schnell

Edição: Robert Haas (1939)

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Staatskapelle Dresden
Christian Thielemann, regente


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domingo, 30 de dezembro de 2012

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - Variações Goldeberg, BWV 988

Não sei se é possível afirmar que alguém chegou à perfeição naquilo que faz. Também não sei se é possível dizer que existe a perfeição em um mundo de aparências. Mas após essa gravação (referência) de Gustav Leonhardt os meus conceitos sobre o que é perfeito foram abalados. É uma gravação exata, milimetricamente exata. O cravo possui uma sonoridade que nos afeta por completo. Não sei quais foram as artifícios utilizados para se chegar a tal sonoridade ou se tudo aquilo é resultado da técnica de Leonhardt, mas o que sei é que se trata de uma das gravações mais belas que eu já ouvi. Penso que ele captou justamente aquilo que Bach queria transmitir com as famosas Variações. Baita CD! Baita interpretação! Não ouvi-la é um sacrilégio. Uma boa apreciação!

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - Variações Goldeberg, BWV 988

01 Goldberg Variations, BWV 988 - Aria
02 Variatio 1 A 1 Clav.
03 Variatio 2 A 1 Clav.
04 Variatio 3 Canone All'Unisono. A 1. Clav.
05 Variatio 4 A 1 Clav.
06 Variatio 5 A 1 Ovvero 2 Clav.
07 Variatio 6 Canone Alla Seconda. A 1 Clav.
08 Variatio 7 A 1 Ovvero 2 Clav. Al Tempo Di Giga
09 Variatio 8 A 2 Clav.
10 Variatio 9 Canone Alla Terza. A 1. Clav.
11 Variatio 10 Fughetta. A 1 Clav.
12 Variatio 11 A 2 Clav.
13 Variatio 12 Canone Alla Quarta. (A 1 Clav.)
14 Variatio 13 A 2 Clav.
15 Variatio 14 A 2 Clav.
16 Variatio 15 Canone Alla Quinta. A 1 Clav. Andante
17 Variatio 16 Ouverture. A 1 Clav.
18 Variatio 17 A 2 Clav.
19 Variatio 18 Canone All Sesta. A 1 Clav.
20 Variatio 19 A 1 Clav.
21 Variatio 20 A 2 Clav.
22 Variatio 21 Canone Alla Settima. A 1 Clav.
23 Variatio 22 Alla Breve A 1 Clav.
24 Variatio 23 A 2 Clav.
25 Variatio 24 Canone All'Ottava. A 1 Clav.
26 Variatio 25 A 2 Clav. Adagio
27 Variatio 26 A 2 Clav.
28 Variatio 27 Canone Alla Nona. A 2 Clav.
29 Variatio 28 A 2 Clav.
30 Variatio 29 A 1 Ovvero 2 Clav.
31 Variatio 30 Quodlibet. A 1 Clav.
32 Aria Da Capo

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Gustav Leonhardt, cravo


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sábado, 29 de dezembro de 2012

Big Beat Jazz - A blue note anthology

O Ser da Música, este âmbito de devaneios, diletantismo e muita improvisação, é um espaço voltado para a chamada música erudita. Mas que uma vez ou outra vê surgir alguns discos de  Jazz. Estou em casa meio macambúzio. Meu projeto de corrida de final de tarde foi medrado pela chuva. Lá fora, pingos finos caem, insistentes. Ressabiado, tomo um porre de café. E foi aí que comecei a ouvir este agradável CD de Jazz. É um disco-coletânea com nomes significativos da história desse estilo musical - que, como meu café, é um tônico para a alma. Uma boa degustação!

P.S. Infelizmente não achei o CD na Amazon!

01. Sonny Rollins - Decision
02. Kenny Burrell - Chiltins Con Carne
03. Art Blakey - Dat Dere
04. Jimmy Smith - The Preacher
05. Horace Silver - Senor Blues
06. Grant Green - Corcovado
07. Jackie McLean - Goin' Way Blues
08. Art Blakey - Moon River
09. Dexter Gordon - McSplivens
10. Wayne Shorter - Tom Thumb
11. Don Pullen - Indio  Gitano

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Carl Philipp Emanuel Bach (1714-1788) - A Paixão segundo São João

Vamos a mais um CD com os oratórios de Carl Philipp Emanuel Bach, um dos filhos talentosos de Bach - dessa vez, A paixão segundo são João. Mais uma obra bela, traduzindo a linguagem do evangelista João. O evangelho de João, diferentemente dos outros três evangelhos, conhecidos como sinóticos, é aquele que traz a imagem de Cristo como o verbo que se tornou carne. Possui uma linguagem mais mística. Jesus é mostrado como a palavra que estava na eternidade e passou a viver no mundo humano, tornando-se a enunciação da esperança. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Carl Philipp Emanuel Bach (1714-1788) - A Paixão segundo São João

DISCO 01

01. Choral_ Erforsche mich, erfahr mein Herz
02. Rezitativ_ Da Jesus solches geredet hatte
03. Chor_ Jesum von Nazareth
04. Rezitativ_ Jesus spricht zu ihnen
05. Chor_ Jesum von Nazareth
06. Rezitativ_ Jesus antwortete
07. Choral_ Was Gott tut, dass ost wohl getan
08. Rezitativ_ Die Schar aber und der Oberhauptmann
09. Aria (Alt)_ Liebste Hand! Ich kusse dich
10. Rezitativ_ Es war aber Kaiphas
11. Choral_ Wie wunderbarlich istdoch diese Strafe
12. Rezitativ_ Simon Petrus aber folgete Jesu nach
13. Chor_ Bist du nicht seiner Junger einer_
14. Rezitativ_ Er verleugnete aber und sprach
15. Chor_ Ware dieser nicht ein Ubeltater
16. Rezitativ_ Da sprach Pilatus zu ihnen
17. Chor_ Wir durfen niemand toten
18. Rezitativ_ Auf dass erfullet wurde das Wort Jesu
19. Aria (Bass)_ Verkennt ihn nicht, den Gott der Gotter
20. Rezitativ_ Und da er das gesagt
21. Chor_ Nicht diesen, sondern Barrabam
22. Rezitativ_ Barrabas aber was ein Morder
23. Aria (Sopran)_ Unbeflecktes Gotteslamm
24. Rezitativ_ Da nahm Pilatus Jesum und gei.elte ihn
25. Chor_ Sei gegru.et, lieber Judenkonig
26. Choral_ O Haupt voll Blut und Wunden

DISCO 02

01. Rezitativ_ Und gaben ihm Backenstreiche
02. Aria (Tenor)_ So freiwillig, ohne Klage
03. Rezitativ_ Da ihn der Hohenpriester un die Diener sahen
04. Chor_ Kreuzige!
05. Rezitativ_ Pilatus spricht zu ihnen
06. Chor_ Wir haben ein Gesetz
07. Rezitativ_ Da Pilatus das Wort horete
08. Chor_ Lassest du diesen los
09. Rezitativ_ Da Pilatus das Wort horete
10. Chor_ Weg, weg mit dem!
11. Rezitativ_ Spricht Pilatus zu ihnen
12. Chor_ Wir haben einen Konig
13. Rezitativ_ Da uberantwortete er ihn
14. Chor_ Schreib nicht, dej Juden Konig
15. Rezitativ_ Pilatus antwortete
16. Chor_ Lasset uns den nicht zerteilen
17. Rezitativ_ Auf das erfullet wurde die Schrift
18. Chor_ Oh, ein gro.er Todesfall
19. Rezitativ_ Die Juden aber, dieweil es der Rusttag war
20. Choral_ Verbirge mich und schlie. mich ein
21. Rezitativ_ Darnach bat Pilatum Joseph von Arimathia
22. Duett_ Gottversohner! Sanft im Schlummer
23. Rezitativ_ Es was aber an der Statte
24. Chor_ Ruht wohl, ihr heiligen Gebeine
25. Choral_ Darum woll'n wir loben

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Zelter-Ensemble der
Sing-Akademie zu Berlin
Joshard Daus, regente


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Dmitri Shostakovich (1906-1975) - String Quartet No 5 in B flat major Op 92, String Quartet No 15 in E flat minor Op 144, String Quartet No 1 in C major Op 49, String Quartet No 12 in D flat major Op 133 e Piano Quintet in G minor Op 57 (CDs 5 e 6 de 6 - final)

Seguem os dois últimos CDs dessa fenomenal caixa com os quartetos de Shosta. Não conhecia ainda o Solel Quartet. Devo assentir que se a interpretação desse grupo de músicos não é excelente, pelo menos é bastante convincente. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Dmitri Shostakovich (1906-1975) -

DISCO 01

String Quartet No 5 in B flat major Op 92
01. 1 Allegro non troppo
02. 2 Andante - Andantino
03. 3 Moderato-Allegretto-Andante

String Quartet No 15 in E flat minor Op 144
04. 1 Elegy-Adagio
05. 2 Serenade-Adagio
06. 3 Intermezzo-Adagio
07. 4 Nocturne-Adagio
08. 5 Funeral Mach-Adagio Molto
09.  6 Epilogue-Adagio

DISCO 02

String Quartet No 1 in C major Op 49
01. I Moderato
02. II Moderato
03. III Allegro Molto
04. IV Allegro

String Quartet No 12 in D flat major Op 133
01. I Moderato
02. II Allegretto - Adagio - Allegretto

Piano Quintet in G minor Op 57
03. I Prelude Lento -
04. II Fugue Adagio
05. III Scherzo Allegretto
06. IV Intermezzo Lento -
07. V Finale Allegretto

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Sorrel Quartet

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sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Carl Philipp Emanuel Bach (1714-1788) - A Paixão segundo São Mateus

Eis que surge mais uma Paixão sobre a morte de Cristo com Carl Philip Emanuel Bach - baseada nos relatos de São Mateus. É importante dizer que os quatro evangelistas - Mateus, Marcos, Lucas e João - foram testemunhas ou indivíduos que narraram os fatos atinentes à vida de Cristo. Ou seja, cada um deles possui uma visão, um estilo e uma intenção ao narrar a vida do messias dos cristãos. A paixão é com o sofrimento que antecede e segue à morte. Sendo assim, quando se faz uma paixão sobre Mateus, sobre Marcos, Lucas ou João, busca-se esse estilo, essa visão peculiar e distinta do narrador evangélico. Carl Philip, assim como pai, fez uma paixão segundo o apóstolo são Mateus. Escreveu o trabalho nos anos de 1975. Não deixe de conferir. Uma boa apreciação!

Carl Philipp Emanuel Bach (1714-1788) - A Paixão segundo São Mateus

01. Choral_ O Lamm Gottes, im Staube
02. Chor_ Sohn, zum Erloser mir gesandt!
03. Rezitativ_ Da kam Jesus mit ihnen zu einem Hofe
04. Accompagnato_ Mensch, lerne Gott und dich erkennen
05. Arie_ Mag sich der Mensch erheben
06. Rezitativ_ Zum andern Mal ging er aber hin
07. Choral_ Gott ist mein Trost, mein Zuversicht
08. Rezitativ_ Zum andern Mal ging er aber hin
09. Arie_ Ob Erd und Himmel untergehen
10. Rezitativ_ Da verlie.en ihn alle Junger und flohen
11. Choral_ Wenn ich einmal soll scheiden
12. Rezitativ_ Die aber Jesum gegriffen hatten
13. Chor_ Umsonst emport die Holle sich
14. Rezitativ_ Sie antworteten und sprachen
15. Chor_ Er ist des Todes schuldig
16. Choral_ Wie wunderbarlich ist doch diese Strafe
17. Rezitativ_ Da speieten sie aus in sein Angesicht
18. Chor_ Weissage uns, Christie
19. Rezitativ_ Petrus aber sa. drau.en im Palast
20. Chor_ Wahrlich, du bist auch einer von denen
21. Rezitativ_ Da hub er an, sie zu verfluchen
22. Chor_ Lass mich nicht deinen Zorn empfinden
23. Rezitativ_ Des Morgens aber hielten alle Hohenpriester
24. Chor_ Was gehet uns das an_
25. Rezitativ_ Und er warf die Silberlinge in den Tempel
26. Choral_ Ach fliehe doch des Teufels Strick
27. Rezitativ_ Aber die Hohenpriester nahmen die Silberlinge
28. Arioso_ Da er gestraft und gemartert ward
29. Rezitativ_ Auf das Fest aber hatte der Landpfleger Gewohnheit
30. Chor_ Barrabam! - Rezitativ_ Pilatus sprach zu ihnen
31. Chor_ Lass ihn kreuzigen
32. Rezitativ_ Der Landpfleger sagte
33. Choral_ Herzliebster Jesu, was hast du verbrochen
34. Rezitativ_ Sie schrien aber noch mehr - Chor_ Lass ihn kreuzigen
35. Rezitativ_ Da aber Pilatus sahe, dass er nichts schaffete
36. Chor_ Sein Blut komme uber uns
37. Rezitativ_ Da gab er den Barrabam los
38. Chor_ Gegru.et seist du, der Juden Konig
39. Rezitativ_ Und speieten ihn an
40. Arie_ O gro.es Bild des Menschenfreundes
41. Rezitativ_ Und indem sie hinaus gingen
42. Chor_ Der du den Tempel Gottes zerbrichst
43. Rezitativ_ Desgleichen auch die Hohenpriester spotteten sein
44. Chor_ Andern hat er geholfen
45. Rezitativ_ Desgleichen schmaheten ihn auch die Morder
46. Chor_ Der rufet den Elias
47. Chor_ Halt! Lass sehen, ob Elias komme
48. Rezitativ_ Aber Jesus schrie abermals laut
49. Chor_ Am Kreuz erblasst
50. Choral_ Nun was du, Herr, erduldet

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Zelter-Ensemble der
Sing-Akademie zu Berlin
Joshard Daus, regente


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quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Gustav Mahler (1860-1911) - Symphony No. 3 in D minor

A Sinfonia no. 3 é uma representação típica do mundo mahleriano. É o maior trabalho (em duração) escrito por Mahler. O compositor a escreveu entre os anos de 1893 e 1896. O primeiro movimento traz algo de colossal. Em pouco mais de trinta minutos, Mahler desfere golpes de tensão. Apresenta o tema, um verdadeiro drama. Logo em seguida, percebemos um "abrandamento", um serenamento, uma paz que se apodera da condução do trabalho. O final é uma apoteose típica de Mahler. Não deixe de ouvir este belo trabalho que, aqui, tem Esa Pekka Salonen na regência. Uma boa apreciação!

Gustav Mahler (1860-1911) - Symphony No. 3 in D minor


DISCO 01

01.  Part One - I - Kraftig. Entschieden  
02. Part One - I - Langsam. Schwer 
03.  Part One - I - Tempo I  
04. Part One - I - A tempo 
05. Part One - I - Immer dasselbe Tempo (Marsch) Nichte eilen
06.  Part One - I - Tempo primo. Wie zu Anfang
07. Part One - I - Tempo I 
08. Part Two - II - Tempo di Menuetto. Sehr mässig  
09. Part Two - II - A tempo 
10. Part Two - II - Ganz plotzlich gemächlich Tempo di Menuetto
11. Part Two - III - Comodo. Scherzando. Ohne Hast. 
12. Part Two - III - Wieder sehr gemächlich, wie zu Anfang  
13. Part Two - III - Sehr gemächlich 
14. Part Two - III - Tempo I  
15. Part Two - III - Wieder sehr gemächlich, beinahe langsam   

DISCO 02

01. Part Two - IV - Sehr langsam. Misterioso. Durchaus
02. Part Two - IV - Tempo I  
03. Part Two - V - Lustig im Tempo und keck im Ausdruck 
04. Part Two - VI - Langsam. Ruhevoll. Empfunden.
05. Part Two - VI - Nicht mehr so breit 
06. Part Two - VI - Tempo I. Ruehvoll 
07. Part Two - VI - A tempo (Etwas bewegter)
08. Part Two - VI - Tempo I 
09. Part Two - VI - Langsam. Tempo I  

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Los Angeles Philharmonic
Esa Pekka Salonen, regente
Anna Larsson, contralto

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Carl Philipp Emanuel Bach (1714-1788) - A Paixão segundo São Marcos

Carl Philipp Emanuel Bach foi o quinto filho de Bach. Foi um habilidoso compositor. Viveu em um momento de transição musical entre o barroco e o classicismo e o romantismo. Aqui, seguindo o caminho do pai, Carl constrói um belo oratório. Infelizmente, a Paixão segundo São Marcos composta Bach pai foi perdida, chegando até nós apenas os fragmentos do trabalho. O filho, por sua vez, fez a sua: a bela e delicada Paixão segundo São Marcos, do ano de 1786, com árias belíssimas.  Uma boa apreciação!

Carl Philipp Emanuel Bach (1714-1788) - A Paixão segundo São Marcos

01.  Choral: Ach Großer König, Groß Zu Allen Zeiten
02.  Rezitativ: Und Da Sie Den Lobgesang Gesprochen Hatten
03.  Choral: Hilf, Dass Ich Stets Sorgfältig Sey
04.  Rezitativ: Desselben Gleichen Sagten Sie Alle
05.  Chor: Dich Bet Ich An, Herr Jesu Christ
06.  Rezitativ: Und Nahm Sie Zu Sich Petrum
07.  Choral: Zeig Mir Deine Vater Huld
08.  Rezitativ: Und Ging Ein Wenig Fürbass
09.  Arie: Durchdenk Ich Meines Heilands Leben
10.  Rezitativ: Die Aber Legten Ihre Hände An Ihn
11.  Choral: Christus Der Uns Selig Macht
12.  Rezitativ: Einer Aber Von Denen, Die Dabei Stunden
13.  Arie Mit Chor: Sieh, Gottes Lamm
14.  Rezitativ: Da Fingen An Etliche Ihn Zu Verspeien
15.  Chor: Weissage Uns
16.  Rezitativ: Und Die Knechte Schlugen Ihn Ins Angesicht
17.  Chor: Wahrlich, Du Bist Der Einer
18. Rezitativ: Er Aber Fing An, Sich Zu Verfluchen, Und Zu Schwören
19.  Choral: Nun, Was Du Herr Erduldet
20.  Rezitativ: Und Bald Am Morgen Hielten Die Hohenpriester Einen Rat
21.  Chor: Von Ewigkeit Warst Du Bestimmt
22.  Rezitativ: Und Die Hohenpriester Beschuldigten Ihn Hart
23.  Chor: Kreuzige Ihn
24.  Rezitativ: Pilatus Aber Sprach Zu Ihnen
25.  Chor: Kreuzige Ihn
26.  Choral: O Große Lieb' ,o Lieb' Ohn' Alle Maße
27.  Rezitativ: Pilatus Aber Gedachte Dem Volk Gnug Zu Tun
28.  Rezitativ Accompagnato: Der Martern Jede Schwebte
29.  Arie: O Wär Ich Doch Im Leiden
30.  Rezitativ: Und Fingen An, Ihn Zu Grüßen
31.  Chor: Gegrüßet Seist Du, Der Juden König
32.  Rezitativ: Und Schlugen Ihm Das Haupt Mit Dem Rohr
33.  Arie: Nein, Ich Fliehe Nicht Dein Kreuz
34.  Rezitativ: Und Sich Brachten Ihn An Die Stätte Golgatha
35.  Choral: Dein Durst Und Gallentrank Mich Lab
36.  Rezitativ: Und Da Sie Ihn Gekreuzigt Hatten
37.  Chor: Pfui Dich, Wie Fein Zurbrichst Du Den Tempel
38.  Rezitativ: Desselbigen Gleichen Die Hohenpriester Verspotteten Ihn
39.  Chor: Er Hat Andern Geholfen Und Kann Sich Selber Nicht Helfen
40.  Rezitativ: Und Die Mit Ihm Gekreuzigt Waren
41.  Arie: Furchtbar Blickst Du Auf Ihn Nieder
42. Rezitativ: Und Nach Der Sechsten Stunde Ward Eine Finsternis Über Das Ganze Land
43. Chor: Siehe, Er Rufet Den Elias
44. Rezitativ: Da Lief Einer Und Füllet Einen Schwamm
45.  Schlußchoral: Wenn Ich Einmal Soll Scheiden

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Europa Chor Akademie
Mendelssohn Symphonia
Joshard Daus, regente


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quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736) - Stabat Mater e Salve Regina

Dados da wikipédia sobre esse importante compositor barroco: "Giovanni Battista Pergolesi foi talvez o primeiro músico que, num curto espaço de tempo, obteve fama em todos os cantos da Europa e em todas as classes de público. Nasceu em Jesi, Itália, no dia 4 de Janeiro de 1710. Foi o terceiro filho de uma família da Pergola, pequeno vilarejo então pertencente aos Estados Pontifícios, que actualmente se localiza província de Pesaro. O seu pai Francesco, um humilde sapateiro, havia deixado Pergola em 1635 para procurar melhores oportunidades de vida em Jesi. Depois de ter estudado violino com Francesco Mondini, foi convidado, aos 16 anos, para o Conservatório dos Pobres de Jesus Cristo, em Nápoles. Durante os cinco anos que frequentou esta academia as suas propinas foram pagas por um aristocrata de Jesi. A imagem de Pergolesi cristalizou-se ao longo dos séculos com base em poucas obras. É considerado por muitos especialistas como o “pai” da ópera cómica. Só recentemente é que foi recuperada toda a extensão da sua obra, através de um exaustivo trabalho de investigação, realizado a nível internacional. A sua música – nem sempre bem recebida – testemunha uma personalidade criativa extremamente sofisticada e complexa, restituindo-nos uma época e uma sociedade observada e interpretada através de múltiplas dimensões. As suas obras sacras são caracterizadas pela solenidade e imponência, mas também pelo intimismo comovedor, onde o sagrado é entendido como fonte de experiência emocional e a divindade se revela através da tensão e da plenitude do sentimento. Os últimos meses de vida foram passados no mosteiro franciscano de Pozzuoli, para onde se retirou, aparentemente convencido de que a tuberculose não lhe permitiria regressar a Nápoles. Morreu em Março de 1736, com 26 anos. Pergolesi recebeu a encomenda da Confraternità dei Cavalieri di San Luigi di Palazzo (monges da irmandade de San Luigi di Palazzo) para alterar o seu repertório, que antes usava a versão do texto com música de Alessandro Scarlatti.
Nas óperas, Pergolesi começou por escrever intermezzi que seriam tocados nos intervalos de óperas sérias em dois atos, e recebeu apoio de amigos, como, por exemplo, Jean-Philippe Rameau. Também escreveu diversas árias italianas ao estilo canzone, de muito bom gosto lírico". Bela inetrpretação de School e Bonney. Uma boa apreciação!

Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736) - Stabat Mater e Salve Regina

01. Stabat Mater - I. Stabat Mater
02. Stabat Mater - II. Cujus animam gementem
03. Stabat Mater - III. O quam tristis
04. Stabat Mater - IV. Quae moerebat et dolebat
05. Stabat Mater - V. Quis est homo
06. Stabat Mater - VI. Vidit suum dulcem Natum
07. Stabat Mater - VII. Eja, Mater
08. Stabat Mater - VIII. Fac ut ardeat cor meum
09. Stabat Mater - IX. Sancta Mater
10. Stabat Mater - X. Fac ut portem
11. Stabat Mater - XI. Inflammatus et accensus
12. Stabat Mater - XII. Quando corpus
13. Salve Regina in F minor - I. Salve Regina
14. Salve Regina in F minor - II. Ad te clamamus
15. Salve Regina in F minor - III. Eja ergo, advocata nostra
16. Salve Regina in F minor - IV. Et Jesum
17. Salve Regina in F minor - V. O clemens
18. Salve Regina in A minor - I. Salve Regina
19. Salve Regina in A minor - II. Ad te clamamus
20. Salve Regina in A minor - III. Eja ergo, advocata nostra
21. Salve Regina in A minor - IV. O clemens

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Les talens Lyriques
Christophe Rousset, regente

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terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - Missa em Si menor, BWV 232 (CDs 9 e 10 de 10) - final

Como havia prometido, finalizo por aqui a postagem da caixa com os dez CDs com trabalhos de Bach sob a condução de Richter, um dos maiores autoridades na obra de Bach que já surgiram. Os dois últimos discos trarão a Missa em Si, que eu postei há alguns dias atrás com Harnoncourt. A interpretação de Richter não se parece em nada com a inetrpretação feita por Harnoncourt. A interpretação deste é angélica, suave; já a interpretação daquele é mais rápida, mais dramática. Mas, no fundo, são abordagens sobre um dos trabalhos mais renomados e belos de Bach. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - Missa em Si menor, BWV 232
DISCO 01

01. I. Missa: Kyrie: Kyrie eleison
02. I. Missa: Kyrie: Christe eleison
03. I. Missa: Kyrie: Kyrie eleison
04. I. Missa: Gloria: Gloria in excelsis Deo
05. I. Missa: Gloria: Et in terra pax
06. I. Missa: Gloria: Laudamus te
07. I. Missa: Gloria: Gratias agimus tibi
08. I. Missa: Gloria: Domine Deus
09. I. Missa: Gloria: Qui tollis
10. I. Missa: Gloria: Qui Sedes
11. I. Missa: Gloria: Quoniam tu solus
12. I. Missa: Gloria: Cum Sancto Spiritu

DISCO 02

01. II. Symbolum Nicenum: Credo: Credo in unum Deum
02. II. Symbolum Nicenum: Credo: Patrem omnipotentem
03. II. Symbolum Nicenum: Credo: Et in unum Dominum
04. II. Symbolum Nicenum: Credo: Et incarnatus est
05. II. Symbolum Nicenum: Credo: Crucifixus
06. II. Symbolum Nicenum: Credo: Et resurrexit
07. II. Symbolum Nicenum: Credo: Et in Spiritum
08. II. Symbolum Nicenum: Credo: Confiteor
09. II. Symbolum Nicenum: Credo: Ex expecto
10. (Coro) Et exspecto resurrectionem
11. III. Sanctus: Sanctus
12. IV. Osanna, Benedictus, Agnus Dei et Dona nobis pacem: Osanna
13. IV. Osanna, Benedictus, Agnus Dei et Dona nobis pacem: Benedictus
14. IV. Osanna, Benedictus, Agnus Dei et Dona nobis pacem: Agnus Dei
15. IV. Osanna, Benedictus, Agnus Dei et Dona nobis pacem: Dona nobis pacem 
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Münchener Bach-Chor
Münchener Bach-Orchester

Karl Richter, regente

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Sergei Rachmaninov (1873-1943) - Symphony No. 1 in D minor, Op. 13 e Symphony No. 3 in A minor, Op. 44

Estava a fim de ouvir um broadcasting. Procurei, procurei... e me resolvi por Rachmaninov, com a regência do russo expressivo Valery Gergiev. O regente até torna Racmaninov palatável. Gosto de Rach - com reservas, claro. Suas sinfonias são boas. A número 1 possui a alma russa. É forte. Marcial. Já a número 3 é vaga. Mostra o lugar habitado por Rach - o romantismo tardio. Não deixe de ouvir. Boa apreciação!

Sergei Rachmaninov (1873-1943) - Symphony No. 1 in D minor, Op. 13 e Symphony No. 3 in A minor, Op. 44

Symphony No. 1 in D minor, Op. 13
01. Grave - Allegro ma non troppo
02. Allegro animato
03. Larghetto
04. Allegro con fuoco

Symphony No. 3 in A minor, Op. 44
05. Lento - Allegro moderato
06. Adagio ma non troppo
07. Allegro

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London Symphony Orchestra
Valery Gergiev, regente


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segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Carl Philip Emanuel Bach (1714-1788) - Symphony In G Major Wq 173, Symphony In G Major Wq 180 e Magnificat In D Major Wq 215

Estou de saída para uma confraternização familiaar de Natal. Inevitável. Durkheim estava certo: ao chegarmos ao mundo, ele já está formado. Possui as suas regras. Seus códigos. E nós os assimilamos. Passamos a conviver com as regras como se estas fossem verdades inquestionáveis. Isso faz parte da vida em sociedade. De certa forma, este post é uma forma de dizer por causa da data em questão: feliz natal! Felicidades e muita música. Abraços ternos e musicais! Boa pareciação!

Carl Philip Emanuel Bach (1714-1788) -  Symphony In G Major Wq 173, Symphony In G Major Wq 180 e Magnificat In D Major Wq 215

01 - Sinfonie G-dur Wq 173- 1. Allegro assai
02 - Sinfonie G-dur Wq 173- 2. Andante
03 - Sinfonie G-dur Wq 173- 3. Allegretto
04 - Sinfonie G-dur Wq 180- 1. Allegro di molto
05 - Sinfonie G-dur Wq 180- 2. Largo
06 - Sinfonie G-dur Wq 180- 3. Allegro assai
07 - Magnificat D-dur Wq 215- 1. Magnificat
08 - Magnificat D-dur Wq 215- 2. Quia respexit
09 - Magnificat D-dur Wq 215- 3. Quia fecit
10 - Magnificat D-dur Wq 215- 4. Et misericordia eius
11 - Magnificat D-dur Wq 215- 5. Fecit potentiam
12 - Magnificat D-dur Wq 215- 6. Deposuit potentes
13 - Magnificat D-dur Wq 215- 7. Suscepit Israel
14 - Magnificat D-dur Wq 215- 8. Gloria
15 - Magnificat D-dur Wq 215- 9. Sicut erat

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Rundfunkchor Berlin
Kammerorchester
Hartmut Haenchen, diretor


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Johann Sebastian Bach (1685-1750) - Oratório de Natal, BWV 248 e Magnificat em D maior, BWV 243 (CDs 6, 7 e 8 de 10)

Texto da wikipédia: "O Oratório de Natal (em alemão: Weihnachtsoratorium) BWV 248, é um oratório de Johann Sebastian Bach compilado para ser apresentado na igreja durante a época do Natal. Foi escrito para o Natal de 1734, incorporando a música de composições anteriores do próprio compositor, inclusive três cantatas seculares, escritas entre 1733 e 1734, e uma cantata extraviada nos dias de hoje, BWV 248a. A data é confirmada no manuscrito de Bach. A apresentação seguinte não foi antes de 17 de dezembro de 1857 pela "Sing-Akademie" de Berlim, regida por Eduard Grell. O "Oratório de Natal" é um exemplo particularmente sofisticado da técnica de Paródia Musical. O autor do texto é desconhecido, embora Christian Friedrich Henrici (Picander) tenha sido um possível colaborador. Essa obra pertence a um grupo de três oratórios escritos no final da carreira de Bach, em 1734 e 1735, para as principais festividades, sendo os outros o Oratório de Ascensão (BWV 11) e o Oratório de Páscoa (BWV 249). Todos eles incluem um tenor Evangelista como narrador e fazem paródia de composições anteriores, sendo o "Oratório de Natal" a obra mais longa e complexa. O oratório tem seis partes, sendo cada uma delas destinadas a apresentação em um dia das festas principais do período natalino. Modernamente, a peça é geralmente apresentada como um todo, ou dividida em duas partes iguais. A duração total da obra é aproximadamente três horas. De modo similar aos outros oratórios, um tenor Evangelista narra a história. A primeira parte (para o dia de Natal) descreve o Nascimento e a Nominação de Jesus; a segunda (para o dia 26 de dezembro), a Anunciação aos Pastores; a terceira (para 27 de dezembro), a Adoração dos Pastores; a quarta (para o Dia de Ano Novo), a Circuncisão de Jesus; a quinta (para o domingo após o Ano Novo), a Jornada dos Reis Magos, e a sexta (para a Epifania), a Adoração dos Reis Magos". Feliz Natal! Boa apreciação!

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - Oratório de Natal, BWV 248 e Magnificat em D maior, BWV 243

DISCO 01

01. Part One - For the first Day of Christmas - No.1 Chorus: "Jauchzet, frohlocket"
02. Part One - For the first Day of Christmas - No.2 Evangelist: "Es begab sich aber zu der Zeit"
03. Part One - For the first Day of Christmas - No.3 Rezitativ (Alt): "Nun wird mein liebster Bräutigam"
04. Part One - For the first Day of Christmas - No.4 Aria (Alto): " Bereite dich, Zion"
05. Part One - For the first Day of Christmas - No.5 Choral: "Wie soll ich dich empfangen"
06. Part One - For the first Day of Christmas - No.6 Evangelist: "Und sie gebar ihren ersten Sohn"
07. Part One - For the first Day of Christmas - No.7 Chorale: "Er ist auf Erden kommen arm", Recitativ (Bass): Wer will die Liebe recht erhöhn"
08. Part One - For the first Day of Christmas - No.8 Aria (Baß): "Großer Herr, o starker König"
09. Part One - For the first Day of Christmas - No.9 Choral: "Ach mein herzliebes Jesulein"
10. Part Two - For the second Day of Christmas - No.10 Sinfonia
11. Part Two - For the second Day of Christmas - No.11 Evangelist: "Und es waren Hirten in derselben Gegend"
12. Part Two - For the second Day of Christmas - No.12 Chorale: "Brich an, o schönes Morgenlicht"
13. Part Two - For the second Day of Christmas - No.13 Evangelist, Engel: "Und der Engel sprach zu Ihnen"
14. Part Two - For the second Day of Christmas - No.14 Rezitativ (Baß): "Was Gott dem Abraham Verheißen"
15. Part Two - For the second Day of Christmas - No.15 Aria (Tenor): "Frohe Hirten, eilt, ach eilet"
16. Part Two - For the second Day of Christmas - No.16 Evangelist: "Und das habt zum Zeichen"
17. Part Two - For the second Day of Christmas - No.17 Chorale: "Schaut hin, dort liegt im finstern Stall"
18. Part Two - For the second Day of Christmas - No.18 Rezitativ (Baß): "So geht denn hin, ihr Hirten, geht"
19. Part Two - For the second Day of Christmas - No.19 Aria (Alto): "Schlafe, mein Liebster, geniesse der Ruh"

DISCO 02

01. Part Two - For the second Day of Christmas - No.20 Evangelist: "Und alsbald war da bei dem Engel"
02. Part Two - For the second Day of Christmas - No.21 Chor: "Ehre sei Gott in der Höhe"
03. Part Two - For the second Day of Christmas - No.22 Rezitativ (Baß): "So recht, ihr Engel, jauchzt und singet"
04. Part Two - For the second Day of Christmas - No.23 Chorale: "Wir singen dir in deinem Heer"
05. Part Three - For the third Day of Christmas - No.24 Chor: "Herrscher des Himmels, erhöre das Lallen"
06. Part Three - For the third Day of Christmas - No.25 Evangelist: "Und da die Engel von ihnen gen Himmel fuhren"
07. Part Three - For the third Day of Christmas - No.26 Chor: "Lasset uns nun gehen gen Bethlehem"
08. Part Three - For the third Day of Christmas - No.27 Rezitativ (Baß): "Er hat sein Volk getröst"
09. Part Three - For the third Day of Christmas - No.28 Choral: "Dies hat er alles uns getan"
10. Part Three - For the third Day of Christmas - No.29 Duett (Sopran, Baß): "Herr, dein Mitleid, dein Erbarmen"
11. Part Three - For the third Day of Christmas - No.30 Evangelist: "Und sie kamen eilend"
12. Part Three - For the third Day of Christmas - No.31 Aria (Alt): "Schließe, mein Herze, dies selige Wunder"
13. Part Three - For the third Day of Christmas - No.32 Recitativ (Alt): "Ja, ja, mein Herz soll es bewahren"
14.  Part Three - For the third Day of Christmas - No.33 Choral: "Ich will dich mit Fleiß bewahren"
15. Part Three - For the third Day of Christmas - No.34 Evangelist: "Und die Hirten kehrten wieder um"
16. Part Three - For the third Day of Christmas - No.35 Choral: "Seid froh dieweil"
17. Part Three - For the third Day of Christmas - No.24 Chor (da capo): "Herrscher des Himmels, erhöre das Lallen"
18. Part Four - For New Year's Day - No.36 Chor: "Fallt mit Danken, fallt mit Loben"
19. Part Four - For New Year's Day - No.37 Evangelist: "Und da acht Tage um waren"
20. Part Four - For New Year's Day - No.38 Rezitativ (Baß): "Immanuel, o süßes Wort" Arioso (Chor-Sopran, Baß): "Jesu, du mein liebstes Leben"-"Komm ich will dich mit Lust um
21. Part Four - For New Year's Day - No.39 Aria (Soprano, Echo-soprano): "Flösst, mein Heiland, flösst dein Namen"
22. Part Four - For New Year's Day - No.40 Rezitativ (Baß): "Wohlan, dein Name soll allein" Arioso (Chor-Sopran): "Jesu mein Freud und Wonne"
23. Part Four - For New Year's Day - No.41 Aria (Tenor): "Ich will nur dir zu Ehren leben"
24. Part Four - For New Year's Day - No.42 Choral: "Jesus richte mein Beginnen"

DISCO 03

01. Part Five - For the 1st Sunday in the New Year - No.43 Chor: "Ehre sei dir, Gott, gesungen"
02. Part Five - For the 1st Sunday in the New Year - No.44 Evangelist: "Da Jesu geboren war zu Bethlehem"
03. Part Five - For the 1st Sunday in the New Year - No.45 Chor: "Wo ist der neugeborne König der Juden?" - Rezitativ (Alt): "Sucht ihn in meiner Brust"
04. Part Five - For the 1st Sunday in the New Year - No.46 Choral: "Dein Glanz all Finsternis verzehrt"
05. Part Five - For the 1st Sunday in the New Year - No.47 Aria (Bass): "Erleucht auch meine finstre Sinnen"
06. Part Five - For the 1st Sunday in the New Year - No.48 Evangelist: "Da das der König Herodes hörte"
07. Part Five - For the 1st Sunday in the New Year - No.49 Rezitativ (Alt): "Warum wollt ihr erschrecken?"
08. Part Five - For the 1st Sunday in the New Year - No.50 Evangelist: "Und ließ versammeln alle Hohepriester"
09. Part Five - For the 1st Sunday in the New Year - No.51 Terzetto (Soprano, Alto, Tenor): "Ach, wann wird die Zeit erscheinen?"
10. Part Five - For the 1st Sunday in the New Year - No.52 Rezitativ (Alt): "Mein Liebster herrschet schon"
11. Part Five - For the 1st Sunday in the New Year - No.53 Choral: "Zwar ist solche Herzensstube"
12. Part Six - For the Feast of Epiphany - No.54 Chor: "Herr, wenn die stolzen Feinde schnauben"
13. Part Six - For the Feast of Epiphany - No.55 Evangelist: "Da berief Herodes die Weisen heimlich" - Herodes: "Ziehet hin und forschet fleißig"
14. Part Six - For the Feast of Epiphany - No.56 Rezitativ (Sopran): "Du Falscher, suche nur den Herrn zu fällen"
15. Part Six - For the Feast of Epiphany - No.57 Aria (Sopran): "Nur ein Wink von seinen Händen"
16. Part Six - For the Feast of Epiphany - No.58 Evangelist: "Als sie nun den König gehöret hatten"
17. Part Six - For the Feast of Epiphany - No.59 Chorale: "Ich steh an deiner Krippen hier"
18. Part Six - For the Feast of Epiphany - No.60 Evangelist: "Und Gott befahl ihnen im Traum"
19. Part Six - For the Feast of Epiphany - No.61 Rezitativ (Tenor): "So geht! Genug, mein Schatz geht nicht von hier"
20. Part Six - For the Feast of Epiphany - No.62 Aria (Tenor): "Nun mögt ihr stolzen Feinde schrecken"
21. Part Six - For the Feast of Epiphany - No.63 Rezitativ (Sopran, Alt, Tenor, Baß): "Was will der Hölle Schrecken nun?"
22. Part Six - For the Feast of Epiphany - No.64 Choral: "Nun seid ihr wohl gerochen"

 Magnificat in D Major, BWV 243

23. Chorus: "Magnificat"
24. Aria: "Et exsultavit spiritus meus"
25. Quia respexit...Omnes generationes
26. Aria: "Quia fecit mihi magna" (bass)
27. Aria (Duet): "Et misericordia" (alto, tenor)
28. Chorus: "Fecit potentiam"
29. Aria: "Deposuit potentes" (tenor)
30. Aria: "Esurientes implevit bonis" (alto)
31. Chorus: Suscepit Israel
32. Chorus: "Sicut locutus est"
33.  Chorus: "Gloria Patri"

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Münchener Bach-Chor
Münchener Bach-Orchester

Karl Richter, regente

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domingo, 23 de dezembro de 2012

Krzysztof Penderecki (1933-) - Credo

Aproveitando o ensejo do momento - o espírito do natal - iniciei uma investida pela música sacra. Como é de praxe, torna-se mais fácil, mais palatável, postar obras do mundo barroca, aquele mundo aquecido por uma estofo espiritual; pelo belo, pelo galante. Para quebrar essa atmosfera, resolvi trazer a obra de um compositor contemporâneo. Alguém que possui composições sacras que assustam. Obras cujas liguagens são tenebrosas, asfixiantes; como se a esponja da angústia quisesse apagar o azul do céu e tingi-lo de cinza, de cores aziagas. Esse compositor formidável é o polonês Krzysztof Penderecki. Temos aqui o seu Credo, regido por Helmuth Rilling. Credo (creio) na tradição cristã é um resumo, uma síntese dogmática, um princípio de fé. Só temos a dizer: "Credo, que música é essa!". Uma boa apreciação!

Krzysztof Penderecki (1933-) - Credo

1. Credo: I. Credo In Unum Deum
2. Credo: II. Qui Propter Nos Homines - III. Et Incarnatus Est
3. Credo: IV. Crucifixus
4. Credo: V. Et Resurrexit Tertia Die
5. Credo: VI. Et In Spiritum Sanctum - V. Et Vitam Venturi Saeculi

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Oregon Bach Festival Orchestra & Chorus
Oregon Bach Festival Chorus

Helmuth Rilling, regente
Juliane Banse, soprano
Milagro Vargas, mezzosoprano
Marietta Simpsom, mezzosoprano
Thomas Randle, tenor
Thomas Quasthoff, baixo

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sábado, 22 de dezembro de 2012

Johann Christoph Pepusch (1667-1752) - "The Lonely Shepherd" Cantatas

Nesses dias que antecedem o natal, ando em minha fase barroca. Dados da wikipédia sobre o compositor alemão Johann Christoph Pepusch: "Aos quatorze anos foi para a Corte do Reino da Prússia. Em 1710 na Inglaterra, foi um dos fundadores, da The Academy of Vocal Music, e em 1726 foi renomeado na The Academy of Ancient Music, onde permaneceu Diretor, até à sua morte em 1752, quando foi sucedido por Benjamin Cooke. Em Londres, Pepusch trabalhou juntamente com Handel em Cannons. Pepusch é conhecido pelo seu arranjo músical para o The Beggar's Opera (1728) - com libretto de John Gay, compôs muitas outras obras, como música sacra, concertos trio sonatas para oboé, violino e baixo contínuo, peças clássicas como Sonata em Fá Maior, para flauta". Disco garcioso. Delicado. Uma boa apreciação!

Johann Christoph Pepusch (1667-1752) - "The Lonely Shepherd" Cantatas

01. Recitativo: While Corydon, The Lonely Shepherd.
02. Aria. Gay Charmer, To Befriend Thee...
03. Recitativo: The Shepherd Rose, He Gaz'd Around...
04. Aria: Who, From Love His Heart Securing...
05. A Ground By Mr. Finger
06. (Aria). Love Frowns In Beauteous Myra´s Eyes
07. Recitativo. Mark How When Sullen Clouds Appear
08. Aria. Love And The Graces Smiling...
09. First Movement (Vivace)
10. Recitativo: Cleora Sat Beneath A Shade...
11. Air: Sure Time And Love Are Both A Sleep...
12. Recitativo: Dorus Wing'd With Swift Desire...
13. Aria: Fly Care And Anguish Far Away...
14. Grave
15. Allegro
16. Vivace
17. Recitativo: When Loves Soft Passion Had Usurp'd My Breast...
18. Aria: O Love Thou Know'st My Anguish...
19. Recitativo: The God Of Love Who Hear'd My Pray'r...
20. Aria: Why Shou'd I Love The Fair That Fly's Me...
21. Air XLI: If Love's A Sweet Passion
22. Morlake Ground
23. Recitativo: Menaloas, Once The Gayest Swain...
24. Aria: Beware My Thrysis How You Prove...
25. Recitativo: Soon Alass, The Heedless Youth...
26. Aria: Ah, Simple Boy, Your Boasted Sence...

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Bergen Barokk
Mona Julsrud, soprano
Frode Thorsen, diretor
Hand Knut Sveen, cravo
Markku Luolajan-Mikkola, cello

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Benedetto Marcello (1686-1739) - Requiem in the Venetian Manner

Dados da wikipédia para apresentação de Benedetto Marcello: "Estudante de Lotti e Gasparini, Marcello viveu e trabalhou em Veneza depois de 1711. Marcello era muito educado e respeitado na cidade, onde atuou no Conselho de quarenta. Seus trabalhos incluem obras de estágio, oratórios, cantatas, madrigais, canzone e sonatas. Clavier concerto de Bach (BWV 974) é uma adaptação de um concerto para oboé em D menor, que foi muito acreditam ter sido composto por Benedetto Marcello, mas agora é conhecido por ter sido a criação de seu irmão, Alessandro (1684-1750)". Obra elegante. Foge do molde dos réquiens convencionais. Belíssima interpretação. Vale a audição. Boa apreciação!

Benedetto Marcello (1686-1739) - Requiem in the Venetian Manner

01. 1. Campane da morto (Death Bell): Campane da morto (Death Bell) -
02. 2. Organ Sonata in G minor
03. 3. Introitus: Requiem aeternam -
04. 4. Introitus: Kyrie I and II -
05. 5. Introitus: Christe -
06. 6. Introitus: Kyrie III -
07. 7. Sequentia: Dies irae -
08. 8. Sequentia: Quantus tremor -
09. 9. Sequentia: Tuba mirum -
10. 10. Sequentia: Mors stupebit -
11. 11. Sequentia: Liber scriptus -
12. 12. Sequentia: Rex tremendae -
13. 13. Sequentia: Recordare -
14. 14. Sequentia: Qui Mariam -
15. 15. Sequentia: Preces meae -
16. 16. Sequentia: Inter oves -
17. 17. Sequentia: Confutatis -
18. 18. Sequentia: Ora supplex -
19. 19. Sequentia: Lacrymosa -
20. 20. Offertorium: Offertorium: Domine Jesu Christe
21. 21. Organ Sonata in G minor
22. 22. Dulcis Jesu Mater cara: Dulcis Jesu, Mater cara -
23. 23. Dulcis Jesu Mater cara: In stellarum Regina -
24. 24. Dulcis Jesu Mater cara: In isto mundo labili
25. 25. Communio: Communio: Lux aeterna
26. 26. Communio: Communio: Requiem aeternam

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Academia de li Musici
Athestis Chorus
Filippo Maria Bressan, diretor


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Johann Sebastian Bach (1685-1750) - The Well-Tempered Clavier, Book 2

A finalidades deste post é para quitar uma dúvida assumida desde o mês de agosto. Naquela ocaisão eu havia postado o Livro I de O Cravo bem temperado de Bach. Fiquei de postar o segundo e acabei esquecendo. Foi nesta semana, após ter revalidado os links da primeira postagem, que eu lembrei que não havia postado o Livro II com a americana Tureck. Como não sou de perder oportunidades, estou ouvindo neste instante. Gravação primorosa. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - The Well-Tempered Clavier, Book 2

DISCO 01

01. Prelude No. 1 in C major, BWV 870
02. Fugue No. 1
03. Prelude No. 2 in C minor, BWV 871
04. Fugue No. 2
05. Prelude No. 3 in C sharp major, BWV 872
06. Fugue No. 3
07. Prelude No. 4 in C sharp minor, BWV 873
08. Fugue No. 4
09. Prelude No. 5 in D major, BWV 874
10. Fugue No. 5
11. Prelude No. 6 in D minor, BWV 875
12. Fugue No. 6
13. Prelude No. 7 in E flat major, BWV 876
14. Fugue No. 7
15. Prelude No. 8 in D sharp minor, BWV 877
16. Fugue No. 8
17. Prelude No. 9 in E major, BWV 878
18. Fugue No. 9
19. Prelude No. 10 in E minor, BWV 879
20. Fugue No. 10

DISCO 02

01. Prelude No. 11 in F major, BWV 880
02. Fugue No. 11
03. Prelude No. 12 in F minor, BWV 881
04. Fugue No. 12
05. Prelude No. 13 in F sharp major, BWV 882
06. Fugue No. 13
07. Prelude No. 14 in F sharp minor, BWV 883
08. Fugue No. 14
09. Prelude No. 15 in G major, BWV 884
10. Fugue No. 15
11. Prelude No. 16 in G minor, BWV 885
12. Fugue No. 16
13. Prelude No. 17 in A flat major, BWV 886
14. Fugue No. 17

DISCO 03

01. Prelude No. 18 in G sharp minor, BWV 887
02. Fugue No. 18
03. Prelude No. 19 in A major, BWV 888
04. Fugue No. 19
05. Prelude No. 20 in A minor, BWV 889
06. Fugue No. 20
07. Prelude No. 21 in B flat major, BWV 890
08. Fugue No. 21
09. Prelude No. 22 in B flat minor, BWV 891
10. Fugue No. 22
11. Prelude No. 23 in B major, BWV 892
12. Fugue No. 23
13. Prelude No. 24 in B minor, BWV 893
14. Fugue No. 24
15. Rosalyn Tureck in conversation with Michael Oliver

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Rosalyn Tureck, piano

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sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - String Quartet No.2, Op.68 in A major e String Quartet No.14, Op.142 in F sharp major To Sergey Shirinsky (CD 4 de 6)

Dia quente. O fim do mundo não se consumou. Os Maias estavam equivocados. Hoje pela manhã estava ouvindo a emissora de rádio Band News e escutei o Ricardo Boechat dizer algo picaresco. Adoro esses humores. Disse ele que se o mundo tivesse acabado hoje seria um sacrilégio. Perderíamos o final de semana. Dei boas risadas enquanto dirigia a fim de levar minha mulher ao dentista. E acrescento: perderíamos o final de semana e eu não postaria esse quarto CD estupendo dessa coleção dos quartetos de cordas de Shostakovich. De qualquer forma, não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Dmitri Shostakovich (1906-1975) -

String Quartet No.2, Op.68 in A major
01,. I. Overture. Moderato con moto
02.  II. Recitative and romance. Adagio
03. III. Waltz. Allegro
04.  IV. Theme with variations. Adagio - Moderato con moto

String Quartet No.14, Op.142 in F sharp major To Sergey Shirinsky
05.  I. Allegretto
06.  II. Adagio
07. III. Allegretto - Poco meno mosso - A tempo

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Sorrel Quartet

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quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - A Paixão segundo São João, BWV 245 (CDs 4 e 5 de 10)

Bach atinge a culminância de sua obra de composições sacras com as duas paixões - a segundo São Mateus e a segundo São João. Com essas duas obras, Bach nos posicionou diante do infinito. As duas obras possuem estruturas bastante semelhantes. As obras em questão possuem uma força dramática e uma linguagem de explendor espiritual. Talvez, estas sejam as obras mais expressivas que já foram escritas abordando o drama da paixão de Cristo segundo os textos evangélicos. A Paixão segundo São João é menor, mas não deixa de ser tão bela e delicada quanto a Paixão segundo São Mateus. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - A Paixão segundo São João, BWV 245

DISCO 01

01. Part One - 1. Chorus: "Herr, unser Herrscher"
02. Part One - 2.- 6. Recitative and Chorus: "Jesus ging mit seinen Jüngern" - "Jesum von Nazareth" - "Jesus spricht zu ihnen" - "Jesum von Nazareth" - "Jesus antwortete"
03. Part One - 7. Choral: "O grosse Lieb"
04. Part One - 8. Recitative: "Auf dass das Wort erfüllet würde"
05. Part One - 9. Choral: "Dein Will geschehe"
06. Part One - 10. Recitative: "Die Schar aber"
07. Part One - 11. Aria: "Von den Stricken meiner Sünde"
08. Part One - 12. Recitative: "Simon Petrus aber folgete Jesu nach"
09. Part One - 13. Aria: "Ich folge dir gleichfalls"
10. Part One - 14. Recitative: "Derselbige Jünger war dem Hohenpriester bekannt"
11. Part One - 15. Choral: "Wer hat dich so geschlagen"
12. Part One - 16.-18. Recitative and Chorus: "Und Hannas sandte ihn gebunden / "Bist du nicht seiner Jünger einer?" / Er leugnete aber    Ernst Haefliger    2:32    $0.99     Buy MP3
listen    13. St. John Passion, BWV 245 /
13. Part One - 19. Aria: "Ach, mein Sinn"
14. Part One - 20. Choral: "Petrus, der nicht denkt zurück"
15. Part Two - 21. Choral: "Christus, der uns selig macht"
16. Part Two - 22.-26. Recitative and Chorus: "Da führten sie Jesum von Kaiphas"/"Wäre dieser nicht ein Übeltäter"/"Da sprach Pilatus"/"Wir dürfen niemand töten"/"Auf dass
17. Part Two - 27. Choral: " Ach grosser König"
18. Part Two - 28.-30. Recitative and Chorus: "Da sprach Pilatus zu ihm" / "Nicht diesen, sondern Barrabam" / "Barrabas aber war ein Mörder"
19. Part Two - 31. Arioso: "Betrachte, meine Seel"
20. Part Two - 32. Aria: "Erwäge, wie sein blutgefärbter Rücken"

DISCO 02

01. Part Two - 33.-39. Recitative and Chorus:"Und die Kriegsknechte"/ "Sei gegrüsset, lieber Judenkönig"/"Und gaben ihm backenstreiche"/"Kreuzige, kreuzige"/"Pilatus sprach"..
02. Part Two - 40. Choral: "Durch dein Gefängnis, Gottes Sohn"
03. Part Two - 41.-47.Recitative and Chorus:"Die Juden aber schrien"/ "Lässest du diesen los"/"Da Pilatus.."/"Weg, weg mit dem"/"Spricht Pilatus"/"Wir haben keinen König"/"Da..
04. Part Two - 48. Aria with Chorus: "Eilt, ihr angefochtenen Seelen"/ "Wohin?"
05. Part Two - 49.-51. Recitative and Chorus: "Allda kreuzigten sie ihn" / "Schreibe nicht: der Juden König" / "Pilatus antwortete"
06. Part Two - 52. Choral: "In meines Herzens Grunde"
07. Part Two - 53.-55. Recitative and Chorus: "Die Kriegsknechte aber"/"Lasset uns den nicht zerteilen"/"Auf das erfüllet würde die Schrift"
08. Part Two - 56. Choral: "Er nahm alles wohl in acht"
09. Part Two - 57. Recitative: "Und von Stund an"
10. Part Two - 58. Aria: "Es ist vollbracht"
11. Part Two - 59. Recitative: "Und neigte das Haupt"
12. Part Two - 60. Aria with Choral: "Mein teurer Heiland" / "Jesu, der du warest tot"
13. Part Two - 61. Recitative: "Und siehe da, der Vorhang"
14. Part Two - 62. Arioso: "Mein Herz, in dem die ganze Welt"
15. Part Two - 63. Aria: "Zerfliesse, mein Herze"
16. Part Two - 64. Recitative: "Die Juden aber"
17. Part Two - 65. Choral: "O hilf, Christe, Gottes Sohn"
18. Part Two - 66. Recitative: "Darnach bat Pilatum Joseph von Arimathia"
19. Part Two - 67. Chorus: "Ruht wohl, ihr heiligen Gebeine"
20. Part Two - 68. Chroral: "Ach Herr, lass dein lieb Engelein"

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Münchener Bach-Chor
Münchener Bach-Orchester

Karl Richter, regente

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Johann Sebastian Bach (1685-1750) - Missa em Si menor, BWV 232

Gravação dadivosa. Bela. Suave. Resgata todo o trato e a espiritualidade de Bach. Harnoncourt aqui mostra o porquê de ser um dos maiores regentes da atualidade. A gravação é do ano de 1968 e revela um Bach enorme, do tamanho que deve ter. Harnoncourt para realizar essa gravação se utilizou de intrumenos de época e o resultado da gravação é que ela se tornou uma referência quando se deseja fazer qualquer alusão  à Missa em Si. A música surge delicada, leve, arejada, quase transparente. O livro bíblico do apolcalipse traz uma imagem singular. Diz o apóstolo João que viu o céu e lá inúmeras criaturas se ajustavam para adorar a trindade. Anciãos proferiam sem cessar: "Santo, santo é o senhor". Poderíamos dispensar o trabalho dessa criaturas agastadas pela eternidade. A música de Bach resolveria o problema. Polparia esforços diuturnos. Exatificaria a grandiosidade do eterno. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - Missa em Si menor, BWV 232

DISCO 01

01. I. Missa: Kyrie: Kyrie eleison
02. I. Missa: Kyrie: Christe eleison
03. I. Missa: Kyrie: Kyrie eleison
04. I. Missa: Gloria: Gloria in excelsis Deo
05. I. Missa: Gloria: Et in terra pax
06. I. Missa: Gloria: Laudamus te
07. I. Missa: Gloria: Gratias agimus tibi
08. I. Missa: Gloria: Domine Deus
09. I. Missa: Gloria: Qui tollis
10. I. Missa: Gloria: Qui Sedes
11. I. Missa: Gloria: Quoniam tu solus
12. I. Missa: Gloria: Cum Sancto Spiritu

DISCO 02

01. II. Symbolum Nicenum: Credo: Credo in unum Deum
02. II. Symbolum Nicenum: Credo: Patrem omnipotentem
03. II. Symbolum Nicenum: Credo: Et in unum Dominum
04. II. Symbolum Nicenum: Credo: Et incarnatus est
05. II. Symbolum Nicenum: Credo: Crucifixus
06. II. Symbolum Nicenum: Credo: Et resurrexit
07. II. Symbolum Nicenum: Credo: Et in Spiritum
08. II. Symbolum Nicenum: Credo: Confiteor
09. II. Symbolum Nicenum: Credo: Ex expecto
10. III. Sanctus: Sanctus
11. IV. Osanna, Benedictus, Agnus Dei et Dona nobis pacem: Osanna
12. IV. Osanna, Benedictus, Agnus Dei et Dona nobis pacem: Benedictus
13. IV. Osanna, Benedictus, Agnus Dei et Dona nobis pacem: Agnus Dei
14. IV. Osanna, Benedictus, Agnus Dei et Dona nobis pacem: Dona nobis pacem

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Wiener Sangerknaben
Chorus Viennensis
Concertus musicus Wien
Nokolaus Harnoncourt, regente


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quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Dmitro Shostakovich (1906-1975) - Sinfonia No. 5 em Ré menor, Op. 47 e Symphony No. 9 in E flat major, op. 70

Extraordinária gravação da Quinta Sinfonia de Shosta que tantas vezes já apareceu por aqui e cáustica número 9. Dessa vez, o intérprete é Bernard Haitink, um mestre incontestável. Seu Shostakovich é de uma força e de uma tensão agreste. Haitink acerta em cheio nos sentimentos as quais Shosta queria emular com estes dois trabalhos, principalmente a número 5, que é um verdadeiro cartão de visitas para o mundo shostakovichniano. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Dmitro Shostakovich (1906-1975) - Sinfonia No. 5 em Ré menor, Op. 47 e Symphony No. 9 in E flat major, op. 70

Sinfonia No. 5 em Ré menor, Op. 47*
01. Moderato
02. Allegretto
03. Largo
04. Allegro non troppo
Symphony No. 9 in E flat major, op. 70**
03. I. Allegro
04. II. Moderato
05. III. Presto
06. IV. Largo
07. V. Allegretto - Allegro

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Royal Concertgebouw Orchestra*
London Symphony Orchestra**
Bernard Haitink, regente


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terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - String Quartet No 9 in E flat major Op 117, String Quartet No 13 in B flat minor Op 138 e String Quartet No 8 in C minor Op 110 (CD 3 de 6)

Sigamos com a postagem dessa fenomenal caixa com os quartetos de cordas de Shostakovich. Dessa vez, surgem três importantes obras camesrísticas - as de número 9, 13 e 8. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - 

String Quartet No 9 in E flat major Op 117
01. 1 Moderato con moto -
02. 2 Adagio -
03. 3 Allegretto -
04. 4 Adagio -
05. 5 Allegro

String Quartet No 13 in B flat minor Op 138
 06.  Adagio - Doppio movimento - Tempo primo

String Quartet No 8 in C minor Op 110
07.  1 Largo -
08.  2 Allegro molto -
09.  3 Allegretto
10.  4 Largo -
11.  5 Largo

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Sorrel Quartet

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segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - A Paixão Segundo São Mateus, BWV 244 (CDs 1, 2 e 3 de 10)

Até o Natal soltaremos 10 CDs com obras sacras de Johann Sebastian Bach, regidas por Karl Richter. Será - por assim dizer - o meu presente natalino aos visitantes acidentais desse humilde espaço. Para quem não conhece a reputação de Richter regendo Bach, fica aqui a informação de que esse fato é uma das maiores realizações da música erudita do século XX. Richter era uma especialista em Bach. Para atestar tal fato, o primeiro CD postado é A Paixão Segundo São Mateus, obra cuja importância e beleza se constitui em fato singular; está entre aqueles exemplos monumentais do poder criativo do ser humano. A obra foi estreada na Sexta Feira Santa de 1727. Fico imaginando o enlevo espiritual sentido pela plateia. É relevante dizer que a obra é um drama de grandeza épica. O texto é baseado nos capítulos 26 e 27 do Evangelho de Mateus. A Paixão é um monumento apoteótico da tradição luterana. Nem antes, nem depois da Paixão, presenciou-se algo tão grandioso. Apesar de Bach não ter escrito nenhuma ópera, pode-se afirmar que A Paixão Segundo São Mateus é a sua "ópera não escrita". Uma boa apreciação!

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - A Paixão Segundo São Mateus, BWV 244

DISCO 01

01. Part One - No.1 Chorus I/II: "Kommt, ihr Töchter, helft mir klagen"
02. Part One - No.2 Evangelist, Jesus: "Da Jesus diese Rede vollendet hatte"
03. Part One - No.2 Evangelist, Jesus: "Da Jesus diese Rede vollendet hatte"
04. Part One - No.4a Evangelist: "Da versammelten sich die Hohenpriester"
05. Part One - No.4b Chorus I/II: "Ja nicht auf das Fest"
06. Part One - No.6 Evangelist: "Da nun Jesus war zu Bethanien"
07. Part One - No.4d Chorus I: "Wozu dienet dieser Unrat"
08. Part One - No.4e Evangelist, Jesus: "Da das Jesus merkete"
09. Part One - No.5 Recitative (Alto): "Du lieber Heiland du"
10. Part One - No.6 Aria (Alto): "Buss und Reu"
11. Part One - No.7 Evangelist, Judas: "Da ging hin der Zwölfen einer"
12. Part One - No.8 Aria (Soprano): "Blute nur, du liebes Herz"
13. Part One - No.9a Evangelist:"Aber am ersten Tage der süssen Brot"
14. Part One - No.9b Chorus I: "Wo willst du, dass wir dir bereiten"
15. Part One - No.9c Evangelist, Jesus: "Er sprach: Gehet hin in die Stadt"
16. Part One - No.10 Choral: "Ich bin's, ich sollte büssen"
17. Part One - No.11 Evangelist, Jesus, Judas: "Er antwortete und sprach"
18. Part One - No.12 Recitative (Soprano): "Wiewohl mein Herz in Tränen schwimmt"
19. Part One - No.13 Aria (Soprano): "Ich will dir mein Herz schenken"
20. Part One - No.14 Evangelist, Jesus: "Und da sie den Lobgesang gesprochen hatten"
21. Part One - No.15 Choral: "Erkenne mich, mein Hüter"
22. Part One - No.16 Evangelist, Jesus, Petrus: "Petrus aber antwortete"
23. Part One - No.17 Choral: "Ich will hier bei dir stehen"
24. Part One - No.18 Evangelist, Jesus: "Da kam Jesus mit ihnen zu einem Hofe"
25. Part One - No.19 Recitative (Tenor, Chorus II): "O Schmerz! hier zittert das gequälte Herz"
26. Part One - No.26 Aria (Tenor): "Ich will bei meinem Jesu wachen" with Chorus: "So schlafen unsre Sünden ein"
27. Part One - No.21 Evangelist, Jesus: "Und ging hin ein wenig"
28. Part One - No.22 Recitative (Bass): "Der Heiland fällt vor seinem Vater nieder"
29. Part One - No.23 Aria (Bass): "Gerne will ich mich bequemen"

DISCO 02

01. Part One - No.24 Evangelist, Jesus: "Und er kam zu seinen Jüngern"
02. Part One - No.25 Choral: "Was mein Gott will, das g'scheh allzeit"
03. Part One - No.26 Evangelist, Jesus, Judas: "Und er kam und fand sie aber schlafend"
04. Part One - No.27 Aria (Soprano, Alto, Chorus II): "So ist mein Jesus nun gefangen" - Chorus I/II: "Sind Blitze, sind Donner"
05. Part One - No.28 Evangelist, Jesus: "Und siehe, einer aus denen"
06. Part One - No.29 Choral: "O Mensch, bewein dein Sünde groß"
07. Part Two - No.30 Aria (Alto, Chorus II): "Ach nun ist mein Jesu hin"
08. Part Two - No.31 Evangelist: "Die aber Jesum gegriffen hatten"
09. Part Two - No.32 Choral: "Mir hat die Welt trüglich gericht"
10. Part Two - No.33 Evangelist, Pontifex, Testis I/II: "Und wiewohl viel falsche Zeugen herzutraten"
11. Part Two - No.34 Recitative (Tenor): "Mein Jesus schweigt zu falschen Lügen stille"
12. Part Two - No.35 Aria (Tenor): "Geduld"
13. Part Two - No.36 Evangelist, Pontifex, Jesus, Chorus I/II: "Und der Hohepriester antwortete"
14. Part Two - No.36c Evangelist: "Da speieten sie aus in sein Angesicht"
15. Part Two - No.37 Choral: "Wer hat dich so geschlagen"
16. Part Two - No.38a Evangelist, Ancilla I/II, Petrus: "Petrus aber sass draussen im Palast"
17. Part Two - No.46 Chorus II: "Wahrlich, du bist auch einer von denen" - No.46 Evangelist, Petrus: "Da hub er an, sich zu verflugen"
18. Part Two - No.39 Aria (Alto): "Erbarme dich"
19. Part Two - No.40 Choral: "Bin ich gleich von dir gewichen"
20. Part Two - No.41a Evangelist, Judas: "Des Morgens aber hielten alle Hohepriester"
21. Part Two - No.41c Evangelist, Pontifex I/II: "Und er warf die Silberlinge in den Tempel"
22. Part Two - No.42 Aria (Bass): "Gebt mir meinen Jesum wieder"
23. Part Two - No.43 Evangelist, Pilatus, Jesus: "Sie hielten aber einen Rat"
24. Part Two - No.44 Choral: "Befiehl du deine Wege"
25. Part Two - No.45 Evangelist, Pilatus, Uxor Pilati, Chorus I/II: "Auf das Fest aber hatte der Landpfleger Gewohnheit"
26. Part Two - No.46 Choral: "Wie wunderbarlich ist doch diese Strafe"
27. Part Two - No.47 Evangelist, Pilatus: "Der Landpfleger sagte"
28. Part Two - No.48 Recitative (Soprano): "Er hat uns allen wohlgetan"

DISCO 03

01. Part Two - No.49 Aria (Soprano): "Aus Liebe will mein Heiland sterben"
02. Part Two - No.50 Evangelist, Chorus I/II, Pilatus: "Sie schrieen aber noch mehr"
03. Part Two - No.51 Recitative (Alto): "Erbarm es Gott"
04. Part Two - No.52 Aria (Alto): "Können Tränen meiner Wangen"
05. Part Two - No.53 Evangelist, Chorus I/II: "Da nahmen die Kriegsknechte"
06. Part Two - No.54 Choral: "O Haupt voll Blut und Wunden"
07. Part Two - No.55 Evangelist: "Und da sie ihn verspottet hatten"
08. Part Two - No.56 Recitative (Bass): "Ja freilich will in uns das Fleisch und Blut"
09. Part Two - No.57 Aria (Bass): "Komm, süsses Kreuz"
10. Part Two - No.58 Evangelist, Chorus I/II: "Und da sie an die Stätte kamen"
11.  Part Two - No.58e Evangelist: "Desgleichen schmäheten ihn auch die Mörder"
12. Part Two - No.59 Recitative (Alto): "Ach Golgatha"
13. Part Two - No.60 Aria (Alto, Chorus II): "Sehet, Jesus hat die Hand"
14. Part Two - No.61 Evangelist, Jesus, Chorus I/II: "Und von der sechsten Stunde an"
15. Part Two - No.62 Choral: "Wenn ich einmal soll scheiden"
16. Part Two - No.63 Evangelist, Chorus I/II: "Und siehe da, der Vorhang im Tempel zerriss"
17. Part Two - No.63c Evangelist: "Und es waren viel Weiber da"
18. Part Two - No.64 Recitative (Bass): "Am Abend, da es kühle war"
19. Part Two - No.65 Aria (Bass): "Mache dich, mein Herze, rein"
20. Part Two - No.66 Evangelist, Chorus I/II, Pilatus: "Und Joseph nahm den Leib"
21. Part Two - No.67 Recitative (Soprano, Alto, Tenor, Bass, Chorus II): "Nun ist der Herr zur Ruh gebracht"
22. Part Two - No.68 Chorus I/II: "Wir setzen uns mit Tränen nieder"

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Münchener Bach-Chor
Münchener Bach-Orchester

Karl Richter, regente
Ernst Haefliger, tenor
Hertha Töpper, contralto
Dietrich Fischer-Dieskau, baixo
Irmgard Seefried, soprano
Max Proebstl, baixo
Kieth Engen, baixo
Antonia Fahberg,

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Béla Bartók (1881-1945): Concerto para Orquestra (CD 11 de 11 - final)

Chegamos, finalmente, ao final de mais uma caixa. Dessa vez, o trabalho concluído traz Sergiu Celibidache, um dos maiores nomes da regência do século XX,  interpretando compositores franceses e russos. Os russos é que dominaram a seleção. Já no que tange a este último CD, não entendi o porquê de Bartok ter surgido, já que era húngaro. Mas tudo bem. O importante é que a gravação é monumental. Todo aquele humor denso de Bartok está presente neste, que é um dos maiores obras do compositor. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Béla Bartók (1881-1945): Concerto para Orquestra

01. Aplausos
02. Concerto for Orchestra, Sz.116/Introduzione: Andante non troppo; Allegro vivace
03. Concerto for Orchestra, Sz.116/Giuoco delle coppie: Allegretto scherzando
04. Concerto for Orchestra, Sz.116/Elegia: Andante non troppo
05. Concerto for Orchestra, Sz.116/Intermezzo interroto: Allegretto
06. Concerto for Orchestra, Sz.116/Finale: Pesante; Presto
07. Aplausos
08. Trecho de ensaio: 1º movimento
09. Trecho de ensaio: 1º movimento
10. Trecho de ensaio: 3º movimento
11. Trecho de ensaio: 3º movimento
12. Trecho de ensaio: 3º movimento
13. Trecho de ensaio: 4º movimento

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Münchner Philharmoniker
Sergiu Celibidache, regente

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