sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Avisos críticos!

Fiquei imensamente triste com informação de que o Megaupload foi tirado do ar! Afinal, 80% dos arquivos do blog estavam no Mega - algo em torno de 100 gigas brutos de arquivo.

O blog possui hoje algo em torno de 840 arquivos. Migrar os links do Mega para outro servidor seria um imenso trabalho, quase que inexpugnável.

Andei pensando em encerrar o blog - ou parar de postar. A ganância daqueles que detêm os direitos autorais é invencível. Vociferar firmemente contra esse tipo de procedimento, não muda os lances comprados dos tribunais.

O que me consola é que a internet é um espaço infinito de possibilidades. Diante dela, podemos criar a imagem daquele ente mitológico, a hidra de sete cabeças, enfrentada por Hércules, que a cada vez que tinha uma cabeça decepada, outro rebento surgia. A internet possibilita ações como esta. A ganância do capital cortou apenas uma das cabeças; outras surgirão. Os servidores serão levados para a Sibéria, para a Mongólia, para a Antártida, para as Ilhas Faróes, para as ilhas Fiji... Claro, estou apenas devaneando, mas penso que essa ação não conseguirá coibir um processo que é irreversível.

Por isso, afirmo que em poucas horas o blog será tirado do ar. Isso me dará um tempo para pensar sobre o seu destino - se, de fato, continuarei a postar ou cessarei de uma vez por todas as suas atividades.

Abraços pesarosos a todos!

15 comentários:

L.O.L. disse...

Uma tragédia. Por isso eu sempre upei os meus arquivos para o multiupload porque tem vários "mirrors". Vê este meu post.

http://elementmusical.blogspot.com/2012/01/megaupload-encerrado-pelo-fbi.html

xtendedsis disse...

Também estou triste com isso, e aproveito para agradecer-lhe por ter se dedicado a esse blog que me propiciou conhecer mais a música clássica, um abraço e sucesso é o que lhe desejo.

Frazec (vulgo Jean-Philipe Rameau) disse...

Prezado,

Também lamento profundamente o fechamento do Megaupload... e por consequência, sua decisão em fechar O Ser da Música.
Gostaria de expressar meus agradecimentos por música de tão boa qualidade, inacessível em CD ou DVD em minha cidade (que não tem lojas especializadas), além de divulgar música de conteúdo aberto (afinal os autores-compositores já morreram, em sua maioria, há mais de um século). O argumento de que são os músicos a ganhar dinheiro é justo, mas parcial, porque quem mais ganha são as produtoras.
Saiba de meu apreço por seu site e peço que me avise, caso volte!
Abraço virtual!

Fabio ZF disse...

Carlinus:

Acho que falo por todos os leitores do seu blog. Não desista dessa empreitada!

O seu blog, o do PQP, e vários outros servem para DIVULGAR a música clássica. Eu acho que as gravadoras, especificamente em relação a esse tipo de música, estão dando um grande tiro no próprio pé!

Já vi que o blog da Ida Lopes (An die Music) foi retirado do ar, provavelmente pela própria Ida.

Sinceramente, espero que países onde os direitos autorais não sejam tão respeitados assim (China, etc.) comecem a criar sites como o Megaupload. Dai veremos as gravadoras falirem pelo mundo todo (na verdade, esse vai ser o fim delas mesmo).

A atitude dos legisladores e do Judiciário americano de tentar cercear a liberdade de expressão na internet foi orquestrada principalmente pelas gravadoras. Elas vivem ainda no século XX e remam contra a maré do futuro. Os CDs irão, inexoravelmente, desaparecer e a música será transmitida livremente pela net, existindo ou não sites como o Megaupload.

Veja o caso da KODAK. Foi uma empresa que se afincou aos lucros advindos da venda de filmes e agora pede concordata. Empresas que vivem no passado irão acabar em ruínas. A tecnologia avança a passos largos e querer ficar no domínio do lucro e dos CDs (tal como os filmes da KODAK) é atitude de quem não vê o futuro.

Lembro aqui de gênios como Beethoven que compunham pensando no futuro, ou mesmo de mestres como o Karajan, que foi o primeiro artista a gravar CD, quando todos nas gravadoras torciam o nariz para essa novidade.

Enfim, se vocês blogueiros idealistas desistirem, essas gravadoras acabarão se fortificando e resistindo como peças de museu em meio da modernidade. A arte não tem idade, mas tecnologia tem sim.

Portanto, peço para que você não desista. Aposto que o PQP e os demais membros da equipe daquele blog pensam igual a mim.

Seja qual for a sua decisão, eu aplaudo aqui a sua iniciativa de criar o blog e divulgar boa música!

Vivelo disse...

Não suma não, por favor! Imagino seu desânimo, perder todo esse trabalho, de uma hora para outra, é terrível. O blog todo vai mesmo sumir? E os 20% que não são MU ? De qualquer forma, sou a Vivelo, acompanho outros blogs, chats etc - ninguém segura a internet, não. A gente se vê por aí...obrigada pelo que voce me ensinou esse tempo todo de convívio diário, tudo de bom!

Luiz Blasi disse...

Pois é, caro Carlinus, lamentável essa atitude da justiça norte americana. Para variar, perdemos nós, que assim perdemos acesso a esse imenso acervo que estava disponível no megaupload. Acho também elogiável sua atitude de tirar o blog do ar por algum tempo para evitar problemas futuros.

Anônimo disse...

Meus caros! Não vamos desistir desta empreitada. Acho que, de modo geral, trata-se de tentar impedir que certos níveis de conhecimentos cheguem a determinadas parcelas da população. Este conhecimento deveria estar acima de quaisquer coisas, inclusive do lucro.
Não preciso falar deste blog, pois outros fizeram elogios melhores do que os que eu faria. Elogios inexplicáveis e intraduzíveis.
Prossigamos em nossa luta.

Abraços fraternos.

OdeonMusico disse...

Não! Não desista! Muito menos ainda nesta altura em que nos estão atacando! O "classical-free.blogspot.com" foi tirado completamente do ar. Seu autor passou para outro blog: www.only-classical.com - nestas alturas temos de ser todos a combater! Espero voltar a encontrar seu blog bem ativo! Abraços fraternos de Lisboa!

Erasmo Ruiz disse...

Prezado Carlinus!

De maneira similar ao que acontece no mundo real, podemos sair para trabalhar e ao retornar encontrar nossa casa reduzida a cinzas por um incêndio. O sentimento de desalento é avassalador pois não se perde só a casa mas também as lembranças de toda uma vida: desde um souvenir de uma linda viagem ao álbum de fotos das crianças. Ainda assim, contando com nossas energias pessoais e a ajuda das pessoas podemos nos reerguer.

A missão de pessoas como você Carlinus acabam meio que transcendendo o prazer singular de fazer um blog. Poder compartilhar na internet a beleza da música, do mais obscuro dos compositores ao mais renomado, é a possibilidade de democratizar os bens culturais da humanidade e tornar acessível coisas que só seriam ouvidas por quem tivesse muito dinheiro.

Caso você feche o blog estará fazendo o jogo de todos aqueles que tem interesse em restringir a liberdade na internet e transforma-la em balcão de negócios dos monopólios econômicos.

Assim, respire fundo, coragem! Mantenha os links que estão fora do Megaupload. Faça um backup de todos os posts do Megaupload. Apague-os e recomece a árdua tarefa pelos posts mais acessados. É esta a melhor resposta que podes dar agora. Para isso, peça a ajuda de pessoas próximas. É nos momentos difíceis que nos percebemos essencialmente mais solidários!

POR FAVOR. EM NOME DA HUMANIDADE. NÃO APAGUE O BLOG.

Abraços fraternos do ERASMO RUIZ

Anônimo disse...

Mestre Carlinus que tristeza...
Esperemos que este não seja o fim deste espírito atemporal e universal, o ser da música...
Com os ouvidos chorando, obrigado por tudo. Vinteuil

Anônimo disse...

Por favor, não faça isso. Hoje adoro musica classica devido a este blog! Aprendi muito aqui. Sempre estou ansioso com as suas postagens....

Alcaraz disse...

Me sinto esfaqueado. Será que não percebem o poder que tem um blog desses? Será que nao se satisfazem com o dinheiro que ja ganham por outros meios? Será que nao querem suas obras divulgadas, de graça?
Sou estudante de violoncelo e, se conheço 0,2% da música produzida pelos grandes compositores, foi devido a vocês e só a vocês blogueiros.
Na minha escola, a EMESP TOM JOBIM, pública, 95% dos alunos são moradores de zonas pobres e não temos aulas de "conhecimento musical" e muito menos dinheiro para comprar os cds que são muito mais caros que um restart, é tudo por nossa conta. Nossa biblioteca é péssima com relação aos cds, são em sua maioria antigos registros nacionais de obras nacionais (nao que isso seja ruim, mas nao há nem meia dúzia de cds de beethoven por exemplo).
Pergunto mais: o que será de nós? teremos de baixar do youtube? sem nenhum textinho falando da obra haha?
Espero que voce não desista, continue postando, não teremos acesso às obras excluídas, mas tudo bem, paciência, procuremos em outros lugares...
MUITÍSSIMO agradecido por tudo que você me mostrou e indiretamente ensinou sobre as jóias da humanidade, que serão a partir de agora cada vez menos apreciadas, divulgadas e mais elitizadas, retrogradamente.
Um abraço esperançoso, de alguem que nao te conhece

Pablo Guedes disse...

Grande Carlinus,
É um momento de grande tristeza ver os grilhões que impedem o processo de evolução da cultura e da liberdade do homem. Há algum tempo acompanho o blog, vez por outra faço comentários. Lembro-me de quando bem mais jovem tinha vontade de ouvir música erudita e só possuia um cd de Beethoven, que já deixava meu coração delirante, hoje graças ao seu trabalho, tenho a oportunidade de aproveitar muitas outras obras formidáveis.
Parabéns pelo seu grandioso trabalho e dedicação em prol da arte e da música. Que cada um de nós arranje forças para continuar lutando pelo que há de melhor.

Danilo Carvalho disse...

Não deixe de postar! A única solução para enfrentar o autoritarismo e imperialismo das grandes corporações que controlam a cultura, é continuar a disseminá-la de forma gratuita! Parabéns pela sua iniciativa!

Lohengrin disse...

Olá! Outro dia tentei acessar este maravilhoso blog me deparei com o triste comunicado de que só era acessível aos convidados. Fiquei muito desapontado, pois acompanho assiduamente os posts e me encanta os comentários sobre os cds, os quais muitos me levam a conhecer as obras dos grandes mestres. Hoje resolvi insistir e vi que o blog está de volta. Acho que não tem como falar de democracia em era de internet e barrar a troca de arquivos, por direitos autorais, etc etc etc. Se assim fosse, as videolocadoras e bibliotecas deveriam fechar, pois em seu trabalho, também acabam com a venda das obras, pois uma vez alugado um video ou livro, o autor também estaria perdendo, ou não?? Então, que viva a verdadeira democracia, que no caso deste blog, só visa disseminar a beleza da arte - coisa de que o nosso mundo anda carecendo... ah, e não esqueça deste assíduo leitor! lohengrin@pop.com.br