terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

J. S. Bach (1685-1750) - Variações Goldeberg, BWV 988 - (Tatiana Nikolayeva)

As variações Goldberg resultaram de uma extraordinária encomenda, para os padrões actuais, feita a Johann Sebastian Bach pelo Conde Kaiserling, um aristocrata melómano. As circunstâncias do conhecimento entre Bach e o conde são bem conhecidas .H. C. Kaiserling foi nomeado embaixador da Rússia na Saxónia, e na capital deste principado alemão, Dresden, ouviu falar da família Bach (família que estava ligada à música há mais de um século) e conheceu o mais velho dos filhos de J. S. Bach, Wilhelm Friedemann, organista na igreja de Santa Sofia, nessa cidade e, mais tarde, o próprio Bach que por várias vezes se deslocou a Dresden para dar concertos, estreou o órgão da Frauenkirche, escreveu várias cantatas para Frederico Augusto II, príncipe da Saxónia que viria a ser coroado rei da Polónia, na oportunidade do seu aniversário e da sua coroação.
A admiração de Kaiserling por J. S. Bach foi enorme e é conhecido o relacionamento que estabeleceram, visitando-se várias vezes em Dresden e deslocando-se o conde a Leipzig, onde na altura J. S. Bach residia, ocupando o cargo de Kantor, tendo mesmo sido padrinho do seu último filho.
Sobre a génese das chamadas Variações Goldberg, existe uma boa informação recolhida em depoimentos dos seus filhos.
Sofria o conde Kaiserling de persistentes insónias, pelo que decidiu, para minorar e ocupar as suas noites, encomendar a J.S.Bach «umas peças para cravo a serem tocadas por Johann Goldberg», um jovem e talentoso cravista – tinha 14 anos quando as tocou pela primeira vez – que Kaiserling protegia e que tinha enviado para Leipzig para aí estudar com J. S. Bach, depois de ter confiado a sua formação musical, em Dresden, ao já referido filho de Bach.
Goldberg retorna a Dresden, para casa e ao serviço de Kaiserling, transportando consigo o que viria a ser uma composição para cravo formada por uma ária que introduzia 30 variações que finalizam com uma ária que é uma evocação da inicial.
Esta obra musical que, mais tarde, ficaria conhecida por Variações Goldberg, foi na altura o mais importante ciclo de variações até aí escritas e só comparável a outras duas obras do mesmo Bach, os Livros 1 e 2 do Cravo Bem Temperado. Só muitos anos mais tarde surgirá obra equivalente em dimensão e valor musical: as Variações Diabelli, de Beethoven.



Johann Sebastian Bach (1685-1750) - Variações Goldeberg, BWV 988

01 Goldberg Variations, BWV 988 - Aria
02 Variatio 1 A 1 Clav.
03 Variatio 2 A 1 Clav.
04 Variatio 3 Canone All'Unisono. A 1. Clav.
05 Variatio 4 A 1 Clav.
06 Variatio 5 A 1 Ovvero 2 Clav.
07 Variatio 6 Canone Alla Seconda. A 1 Clav.
08 Variatio 7 A 1 Ovvero 2 Clav. Al Tempo Di Giga
09 Variatio 8 A 2 Clav.
10 Variatio 9 Canone Alla Terza. A 1. Clav.
11 Variatio 10 Fughetta. A 1 Clav.
12 Variatio 11 A 2 Clav.
13 Variatio 12 Canone Alla Quarta. (A 1 Clav.)
14 Variatio 13 A 2 Clav.
15 Variatio 14 A 2 Clav.
16 Variatio 15 Canone Alla Quinta. A 1 Clav. Andante
17 Variatio 16 Ouverture. A 1 Clav.
18 Variatio 17 A 2 Clav.
19 Variatio 18 Canone All Sesta. A 1 Clav.
20 Variatio 19 A 1 Clav.
21 Variatio 20 A 2 Clav.
22 Variatio 21 Canone Alla Settima. A 1 Clav.
23 Variatio 22 Alla Breve A 1 Clav.
24 Variatio 23 A 2 Clav.
25 Variatio 24 Canone All'Ottava. A 1 Clav.
26 Variatio 25 A 2 Clav. Adagio
27 Variatio 26 A 2 Clav.
28 Variatio 27 Canone Alla Nona. A 2 Clav.
29 Variatio 28 A 2 Clav.
30 Variatio 29 A 1 Ovvero 2 Clav.
31 Variatio 30 Quodlibet. A 1 Clav.
32 Aria Da Capo

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Tatiana Nikolayeva, piano


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3 comentários:

Anônimo disse...

no esta trabahando el bach con Nikolayeva goldberg

alex disse...

the Bach Goldberg Variations, the latest post starts real slow and them stops completely and the download can't be completed. Can this be fixed thanks

Dirceu Scarparo Vargas disse...

Glenn Gould toca com autoridade.
Tatiana Nikolayeva toca com o coração.O ciclo está completo.
Grato.Abraço.Dirceu.