segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Ludwig van Beethoven (1770 - 1827) - Variações e Bagatelas para piano

O termo bagatelle em francês significa "ninharia", mas também se refere a um jogo parecido com o bilhar, de quatro a nove bolas, jogado numa mesa plana com buracos rasos no canto. A palavra era rara na música antes de Beethoven. Apareceu primeiramente em alguns títulos franceses no século XVIII, por exemplo no rondó de Couperin, de 1717, e num conjunto de danças lançado pelo editor Boivin por volta de 1753. Mais tarde e, mais relevantemente para Beethoven, um certo Carl Wilhelm Maizier editou um conjunto de Musikalische Bagatellen, em 1797, que combinava peças de dança com canções. Mas Beethoven foi o primeiro a usar o termo para pequenas peças isoladas para piano, primeiramente para sua coleção de sete Bagatelles pour le pianoforte, Opus 33 (usando o termo em francês), publicada em 1803 pelo Bureau d'Arts et d'Industrie, de Viena. Nessa coleção ele reuniu uma seleção de muitas peças pequenas para piano que tinha escrito desde os anos de Bonn, e uma das sete (a de no. 1, um simples rondó em Mi bemol maior), na realidade, possui a data de 1782 (originalmente escrita em 1788). Beethoven colocou essas datas em seu manuscrito autógrafo de 1802, quando estava reunindo o conjunto sem dúvida simplesmente tentando lembrar quando havia escrito originalmente a peça. O ponto principal sobre o Opus 33 é que é uma reunião de pequenas peças díspares que Beethoven juntou, não um conjunto que tivesse planejado como uma coleção, com alguma unidade especial. Ele sempre tinha um rascunho de pequenas peças para piano à mão em algum lugar, algumas delas refugos das sonatas para piano, e algumas, apenas execícios avançados. A miscelânea "Kafka" contém muitas delas. (...)

Extraído do livro Beethoven - Música e Vida, Lewis Lockwood, Conex, São Paulo, 2005, 681p.

Ludwig van Beethoven (1770 - 1827) - Variações e Bagatelas para piano
DISCO 01

9 Variations on a March by Dressler WoO 63
01. Thema. Maestoso - Var. I - IX [7:22]

Rondo in C major WoO 48
02. Allegretto [2:09]

Rondo in A major WoO 49
03. Allegretto [2:42]

6 Variations on a Swiss Song in F major WoO 64
04. Thema. Andante con moto - Var. I - VI [2:57]

24 Variations on Righini's Arietta "Venni amore" WoO 65
05. Thema. Allegretto [0:47]
06. Var. I [0:43]
07. Var. II [0:43]
08. Var. III [0:37]
09. Var. IV [0:42]
10. Var. V [0:38]
11. Var. VI [0:38]
12. Var. VII [0:41]
13. Var. VIII [0:56]
14. Var. IX [0:44]
15. Var. X [0:41]
16. Var. XI [0:47]
17. Var. XII [1:05]
18. Var. XIII [0:41]
19. Var. XIV. Allegretto - Adagio [1:29]
20. Var. XV [0:34]
21. Var. XVI [0:41]
22. Var. XVII [0:53]
23. Var. XVIII [0:49]
24. Var. XIX [0:38]
25. Var. XX. Scherzando [0:41]
26. Var. XXI [0:45]
27. Var. XXII [0:41]
28. Var. XXIII. Adagio sostenuto [3:46]
29. Var. XXIV. Allegro - Allegro stringendo - Presto assai [2:12]

12 Variationen über das menuett a la vigano aus "Le Nozze Disturbate" von J. Haibel, WoO68
30. Thema. Allegretto - Var.I-XI - Var.XII.Allegro-Adagio [11:25]

6 Piano Variations in G, WoO 70 on "Nel cor più non mi sento"
31. Thema. (Andantino) - Var. I - VI [4:13]

6 Minuets WoO 10
32. No. 1 in C major [1:52]
33. No. 2 in G major [2:07]
34. No. 3 in E flat major [2:00]
35. No. 4 in B flat major [1:59]
36. No. 5 in D major [2:04]
37. No. 6 in C major [1:51]

Rondo in C, Op.51, No.1
38. Moderato e grazioso [5:11]

Rondo in G, Op.51, No.2
39. Andante cantabile e grazioso [7:43]

DISCO 02

7 Bagatelles, Op.33
01. 1. Andante grazioso, quasi Allegretto [3:27]
02. 2. Scherzo (Allegro) [3:16]
03. 3. Allegretto [2:11]
04. 4. Andante [3:19]
05. 5. Allegro, ma non troppo [2:48]
06. 6. Allegretto quasi Andante [3:36]
07. 7. Presto [2:08]

6 Piano Variations in F, Op.34
08. Thema (Adagio) [1:38]
09. Variation I [1:25]
10. Variation II (Allegro ma non troppo) [1:05]
11. Variation III (Allegretto) [1:00]
12. Variation IV (Tempo di menuetto) [1:06]
13. Variation V: Marcia (Allegretto) [2:48]
14. Variation VI - Coda (Allegretto) [3:52]
Andante favori in F, WoO 57
15. Andante grazioso con moto [10:39]

Polonaise in C, Op.89
16. Alla polacca, vivace [5:50]

11 Bagatelles, Op.119
17. 1. Allegretto [3:02]
18. 2. Andante con moto [0:57]
19. 3. à l'Allemande [1:46]
20. 4. Andante cantabile [1:42]
21. 5. Risoluto [1:06]
22. 6. Andante - Allegretto leggiermente [2:02]
23. 7. Allegro ma non troppo [1:14]
24. 8. Moderato cantabile [2:06]
25. 9. Vivace moderato [0:45]
26. 10. Allegramente [0:18]
27. 11. Andante, ma non troppo [2:04]

Bagatelle in C minor WoO 52
28. Presto [3:56]

Bagatelle in C major WoO 56
29. Allegretto [1:44]

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3 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Parabéns pelo seu blog. Cds ótimos...alguns bem raros. Seus comentários
também são muito esclarecedores. Dentre todos os compositores, ainda considero Mahler o mais profundo, o mais significativo.
Abraços musicais.
Alexandre - Porto Alegre

José Carlos Neves Lopes disse...

Peço que acesse:
http://deoperaeconcertos.blogspot.com/2010/12/magdalena-kozena-e-mahler.html
Abs
José Carlos

Carlinus disse...

Obrigado pela visita.

Alexandre, minhas impressões não são técnicas. São apenas resultado daquilo que a música concebe em mim. Também gosto bastante de Mahler. Sei que o blog tem muito pouca coisa dele. Quem sabe futuramente eu venha a iniciar a postagem de peças do compositor austríaco.

José Carlos, o espaço é altamente informativo.

Abraços!