"O Messias", de Handel, é uma das obras mais importantes da história. Há trechos - como o "Hallelujah" - que são popularmente conhecidos; talvez, estejam entre uma das músicas mais conhecidas da história. Há obra foi escrita há quase trezentos anos, mas continua viva. Pode-se falar que a sua existência é um verdadeiro ato de grande genialidade. A escrita de "O Messias" ocorreu em apenas 24 dias, o que impressiona pela exiguidade do tempo e a complexidade da obra. Ela é uma das minhas obras favoritas da vida. Talvez, seja uma das que mais escutei ao longo dos anos. É sempre uma experiência agradável e que me emociona sempre que a escuto.
Escrita em 1741, a obra é estruturada em três partes que descrevem a vida, a paixão e a ressurreição e glória de Jesus Cristo. Diferente da ópera, o oratório não conta com o cenário nem com a teatralização característica. Toda a narrativa é conduzida por solistas, coro e orquestra, com libreto construído a partir de passagens bíblicas selecionadas por Charles Jenners, amigo e colaborador de Handel. A ausência de drama teatral não impede que a obra embriague o ouvinte de densa emoção.
A obra é feita de genialidade e sofisticação. Neste disco, encontramos algumas das passagens mais famosas. Não acredito que seja necessário esse tipo de disco, pois a obra é bela por inteiro. Todavia, vale a pena ouvir. Não deixe de fazê-lo. Uma boa apreciação!
George F. Handel (1685-1759) -
01. Comfort ye my people - Ev'ry valley shall be exalted - And the glory of the Lord
02. But who may abide the day of his coming
03. Behold a virgin shall concieve - O thou that tellest good tidings
04. For unto us a child is born
05. Rejoice greatly, O daughter of Zion
06. Why do the nations so furiously rage together - Let us break their bonds asunder
07. Hallelujah
08. I know that my redeemer liveth
09. Behold I tell you a mystery - The trumpet shall sound
10. Worthy is the lamb that was slain
The Academy Of Ancient Music
Christopher Hogwood, regente
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!
Nenhum comentário:
Postar um comentário