Já confessei a minha profunda admiração pelas sinfonias de Anton Bruckner. Preciso - sempre - voltar a elas. Absorver aquelas altas insinuações espirituais, as expectativas, as caudalosas tensões que se estruturam numa força que é ao mesmo tempo pesada e delicada. As sinfonias de Bruckner possui a energia disciplinada dos mosteiros; o poder silencioso das montanhas.
Nem sempre foi assim: houve um tempo em que eu não conseguia ouvir o compositor austríaco. Julgava-o maçante, enfadonho, repetitivo. Ainda que temos a oportunidade de repensar as nossas ações, de refletir sobre os nossos desatinos. Mudei minha maneira de pensar e, hoje, a música de Bruckner se tornou um deleite.
Sempre que volto ao compositor, sei de tudo o que vai acontecer; mas é como se eu o escutasse pela primeira vez. É uma experiência com significações espirituais. Bruckner é daqueles compositores que não admitimos na primeira audição. Sua música é para os já iniciados. Tudo isso pelo fato de ele exigir atenção, esforço, disciplina. O prêmio tem o poder de uma contemplação. Com Bruckner, podemos perceber do que a humanidade é capaz.
Este material que será postado em duas oportunidades é de primeira. A interpretação da Segunda - com o Riccardo Muti - ficou poderosa. Uma boa apreciação!
Anton Bruckner (1824-1896) -
DISCO 01
01 - Symphony No. 1 in C Minor, WAB 101 (1877 Rev. Linz Version, Ed. Nowak)_ I. Allegro
02 - Symphony No. 1 in C Minor, WAB 101 (1877 Rev. Linz Version, Ed. Nowak)_ II. Adagio
03 - Symphony No. 1 in C Minor, WAB 101 (1877 Rev. Linz Version, Ed. Nowak)_ III. Scherzo.
04 - Symphony No. 1 in C Minor, WAB 101 (1877 Rev. Linz Version, Ed. Nowak)_ IV. Finale.
DISCO 02
01 - Symphony No. 2 in C Minor, WAB 102 (1872_77 Versions, Ed. Nowak)_ I. Moderato
02 - Symphony No. 2 in C Minor, WAB 102 (1872_77 Versions, Ed. Nowak)_ II. Andante. Feierlich, etwas bewegt
03 - Symphony No. 2 in C Minor, WAB 102 (1872_77 Versions, Ed. Nowak)_ III. Scherzo. Mässig schnell
04 - Symphony No. 2 in C Minor, WAB 102 (1872_77 Versions, Ed. Nowak)_ IV. Finale. Mehr schnell
DISCO 03
01 - Symphony No. 3 in D Minor, WAB 103_ I. Gemäßigt, mehr bewegt, misterioso
02 - Symphony No. 3 in D Minor, WAB 103_ II. Adagio. Bewegt, quasi andante
03 - Symphony No. 3 in D Minor, WAB 103_ III. Scherzo. Ziemlich schnell
04 - Symphony No. 3 in D Minor, WAB 103_ IV. Finale. Allegro
DISCO 04
01 - Symphony No. 4 in E-Flat Major, WAB 104 _Romantic_ (1878_80 Version, Ed. Nowak)_ I. Bewegt, nicht zu schnell
02 - Symphony No. 4 in E-Flat Major, WAB 104 _Romantic_ (1878_80 Version, Ed. Nowak)_ II. Andante quasi allegretto
03 - Symphony No. 4 in E-Flat Major, WAB 104 _Romantic_ (1878_80 Version, Ed. Nowak)_ III. Scherzo. Bewegt -
04 - Symphony No. 4 in E-Flat Major, WAB 104 _Romantic_ (1878_80 Version, Ed. Nowak)_ IV. Finale. Bewegt,
Wiener Philharmoniker
Claudio Abbado, regente (Symphonie # 1)
Riccardo Muti, regente (Symphonie # 2)
Bernard Haitink, regente (Symphonie # 3)
Karl Böhm, regente (Symphonie # 4)
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

Nenhum comentário:
Postar um comentário