Este oratório é uma das obras que menos escutei de Beethoven, apesar de sua singularidade, de sua importância no que diz respeito às composições do alemão. Denominada de "Cristo no Monte das Oliveiras", a obra é situada entre a Sinfonia No. 2 e a Sinfonia No. 3, e foi escrita no ano de 1803 . É uma obra que revela uma transição estilística, estética e existencial na maneira como Beethoven impeliria a sua obra dali para frente. Beethoven, ao descrever o drama que antecede a paixão de Jesus, centra a atenção nos aspectos psicológicos do protagonista. Diferente das paixões do período barroco e clássico, a preocupação de Beethoven é em descrever as angústias existenciais do Salvador dos cristãos.
O compositor cria um Jesus essencialmente humano; alguém que questiona o drama que viveria com a prisão e a iminente morte. Beethoven encontra nessa obra um terreno fértil para experimentações musicais ousadas. O papel de Cristo, escrito para tenor, exige grande expressividade, oscilando entre súplicas angustiadas e afirmações heroicas. O serafim (soprano) funciona como figura consoladora, enquanto o coro - ora de anjos, ora de soldados - amplia o alcance dramático da obra.
Musicalmente, "Christus am Ölberge" antecipa elementos que se tornariam centrais na produção madura de Beethoven: contrastes abruptos, tensão harmônica, uso dramático do silêncio e uma escrita vocal que beira o sinfônico. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
Ludwig van Beethoven (1770-1827) -
Christus am Ölberge (Christ on the Mount of Olives), Op. 85
01. Introduction
02. Recitative: Jehovah! Du! Mein Vater! (Jesus)
03. Aria: Meine Seele ist erschüttert (Jesus)
04. Recitative: Erzitt're, Erde! (Seraph)
05. Aria: Preist des Erlösers Güte (Seraph)
06. Chorus: O Heil euch, ihr Erlösten! (Angels, Seraph)
07. Recitative: Verkündet, Seraph, mir dein Mund Erbarmen (Jesus, Seraph)
08. Duet: So ruhe denn mit ganzer Schwere (Jesus, Seraph)
09. Recitative: Willkommen Tod! (Jesus)
10. Chorus: Wir haben ihn gesehen (Soldiers)
11. Recitative: Die mich zu fangen ausgezogen sind (Jesus)
12. Chorus: Hier ist er, der Verbannte (Soldiers, Disciples)
13. Recitative: Nicht ungestraft soll der Verweg'nen (Peter, Jesus)
14. Trio: In meinen Adern wühlen gerechter Zorn und Wuth (Peter, Jesus, Seraph)
15. Chorus: Auf, ergreifet den Verräther! (Soldiers, Disciples, Jesus)
16. Chorus: Welten singen Dank und Ehre (Jesus, Angels)
17. Chorus: Preiset ihn, ihr Engelchöre (Angels)
18. Elegischer Gesang, Op. 118
Chorus Cathedralis Aboensis
Turku Philharmonic Orchestra
Leif Segerstam, regente
Hanna-Leena Haapamäki, soprano
Jussi Myllys, tenor
Niklas Spångberg, baixo
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

Nenhum comentário:
Postar um comentário