A famosa Sinfonia em Ré menor, de
César Frank, pode ser considerada um evento que provocou sismos no momento de sua composição.
Escrita entre os anos de 1886 e 1888, em um período em que a música europeia já havia
experimentado sensíveis mudanças, ela parece ser uma síntese que procura capitular o passado, mas sugerindo um caminho completamente novo dali para frente. A sensibilidade de Franck ergue uma estrutura
que procura contemplar a poderosa influência germânica, sem deixar de incluir a
beleza sutil da música francesa.
A obra possui um inequívoco apelo
revolucionário. É, por isso, que ela se mostra tão relevante e tão bela. Além disso, vale
mencionar que a França, historicamente, não se mostrou afeita ao gênero
sinfônico. Não há grandes sinfonistas franceses. Quem? Ravel, Debussy, Milhaud, Lully, Messiaen, Fauré, Bizet? Bizet chegou a escrever uma sinfonia - e nada mais. Em um cenário permeado pelo poema sinfônico e pela ópera, Franck
nadou contra a corrente ao escrever um dos trabalhos mais brilhantes do século
XIX. Além disso, somava-se o fato de um professor, organista belga,
naturalizado francês, escrever algo assim era um ato de resistência ou uma
teimosa ousadia. À época, Franck já havia passado dos 60 anos. Não se podia esperar algo assim de alguém com as suas características.
A recepção da obra foi negativa.
Os músicos acharam a escrita “alemã em excesso”. A forma cíclica da obra também
incomodou. Gounoud a chamou de “monstruosidade”. Os discípulos não entenderam. Não esperavam que a obra fosse tão ousada, ao que Franck teria dito de
forma modesta e gentil: “Eles entenderão mais tarde”.
Não deixe de ouvir essa excelente
interpretação com Eughen Jochum. Uma boa apreciação!
01 - Symphony in D minor, FWV 48_ I. Lento, Allegro non troppo (2023 R
02 - Symphony in D minor, FWV 48_ II. Allegretto (2023 Remastered, Ams
03 - Symphony in D minor, FWV 48_ III. Allegro non troppo (2023 Remast
Roayl Concertgebouw Orchestra
Eugen Jochum, regente
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