segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

Hector Berlioz (1803-1869) - Le Carnaval Romain, Ouverture Caractéristique, Op. 9 e Symphonie Fantastique, Op. 14, H 48

Trecho de um texto do saudoso Lauro Machado Coelho para a Revista Concerto, em 2009.

"Nenhuma primeira sinfonia é mais surpreendente do que a Fantástica, de Hector Berlioz. A Titã, de Mahler, as primeiras sinfonias de Brahms e de Sibelius são obras poderosas e originais. A primeira de Shostakóvitch é um fenômeno, por ter sido escrita por um rapaz de 19 anos que estava saindo do Conservatório. Mas a Fantástica é única, pelo efeito que teve sobre a história da música. Composta em 1830, três anos apenas após a morte de Beethoven, por um jovem de 26 anos, ela literalmente virou a mesa: é a primeira sinfonia cíclica — unificada pelo tema da “ideia fixa”, que se repete de um movimento para o outro — e se organiza como uma sequência de poemas sinfônicos, servindo de modelo, no futuro, para a Sinfonia Fausto, de Liszt, um dos grandes amigos de Berlioz. E, entre outras coisas, apresenta, no clima de pesadelo de seus últimos movimentos, um modelo para o tipo de deformação caricatural que será marca registrada do estilo de Mahler. Nunca uma sinfonia mereceu tanto o nome que tem!

Em 11 de setembro de 1827, estreou no Théâtre Odéon, de Paris, o Hamlet de Shakespeare montado pela companhia de Charles Kemble, que visitava a França. E Berlioz apaixonou-se perdidamente pela linda atriz irlandesa Harriet Smithson, que fazia o papel de Ofélia. Tentou aproximar-se dela, declarar seu amor, mas era um desconhecido, e foi rejeitado. Exorcizou a paixão frustrada na história do artista que, obcecado por uma mulher, mata-a em meio a um delírio de ópio, é condenado à morte por isso e é arrastado para o inferno num Sabbat de feiticeiras — exatamente o programa que está por trás dos movimentos da Sinfonia Fantástica". 

Texto completo aqui 

Hector Berlioz (1803-1869) - 

01. Le carnaval romain, ouverture caractéristique, Op. 9, H 95
02. Symphonie fantastique, Op. 14, H 48 -  I. Rêveries – Passions. Largo – Allegro agitato e appassionato assai – Religiosamente
03. Symphonie fantastique, Op. 14, H 48 -  II. Un bal. Valse. Allegro non troppo
04. Symphonie fantastique, Op. 14, H 48 -  III. Scène aux champs. Adagio
05. Symphonie fantastique, Op. 14, H 48 -  IV. Marche au supplice. Allegretto non troppo
06. Symphonie fantastique, Op. 14, H 48 -  V. Songe d'une nuit de sabbat. Larghetto – Allegro

Orchestre Symphonique de Montréal
Rafael Payare, regente 

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

 

Nenhum comentário: