segunda-feira, 16 de julho de 2018

Félix Mendelssohn (1809-1847) - Symphonie n° 4 en la majeur, op. 90 - "Italienne" e Johannes Brahms (1833-1896) - Symphonie n° 4 en mi mineur, op. 98

Vamos a mais um disco dessa belíssima série da Decca Concerts. Grandes regentes. Grandes compositores. Neste disco encontramos dois compositores românticos fundamentais. O primeiro deles é Mendelssohn e sua alegre, saltitante e ensolarada Sinfonia Italiana. Para mim, é o trabalho sinfônico que melhor representa a obra de Mendelssohn. Certamente, que sua Sinfonia no. 5 (A Reforma) seja mais cheia de pompa e solenidade, mas eu gosto do espírito festivo que encontramos na Sinfonia Italiana. A outra peça do disco é uma obra-prima ao melhor estilo Brahms. Ao escutar as quatro sinfonias de Brahms, ficamos sem saber qual a mais poderosa. As quatro são galáxias enormes. São mundos para serem admirados. A Sinfonia No. 4 de início já nos coloca em um conflito, em um momento de drama ("Allegro non troppo"). Há uma dose forte de energia e percebemos o quanto as massas sonoras da orquestra são exploradas. Logo em seguida vem uma reflexão bela no segundo movimento. Segue assim até o final. O quarto movimento é simplesmente arrebatador. Ouvir Brahms é encher o coração de alegria e beleza. Em suma: um disco de música fundamental - para ouvir e sentir. A regência fica a cargo de Riccardo Chailly. Com Chailly há sempre um acréscimo de energia e velocidade. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

01. Symphonie n° 4 en la majeur, op. 90 _Italienne__I. Allegro vivace
02. Symphonie n° 4 en la majeur, op. 90 _Italienne__II. Andante con moto
03. Symphonie n° 4 en la majeur, op. 90 _Italienne__III. Con moto moderato
04. Symphonie n° 4 en la majeur, op. 90 _Italienne__IV. Saltarello (Presto)
05. Symphonie n° 4 en mi mineur, op. 98_I. Allegro non troppo
06. Symphonie n° 4 en mi mineur, op. 98_II. Andante moderato
07. Symphonie n° 4 en mi mineur, op. 98_III. Allegro giocoso - Poco meno presto - Tempo I
08. Symphonie n° 4 en mi mineur, op. 98_IV. Allegro energico e passionato - Più allegro

Gewandhausorchester
Riccardo Chailly, regente


Você pode comprar este disco na Amazon

BAIXAR AQUI

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!

3 comentários:

Francisco disse...

Ótimo para começar o dia. Muito obrigado

Francisco disse...

Devo dizer que o novo layout que vc aplicou em sua página fornece um impacto visual bem agradável. É sempre uma grande surpresa deparar-me com uma nova postagem, e a semana flui muito bem com essa atividade de visitar regularmente seu blog e conferir um novo disco.

rintesh disse...

Lovely album! Thanks for sharing.