sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Peter Ilyich Tchaikovsky (1840-1893) - Sinfonias Nos. 4, 5 e 6 - "Patética".

Vamos a mais uma daquelas postagens que dispensam comentários: Evgeny Mravinsky conduzindo a Leningrado Filarmônica Orquestra (LPO). Um assombro. Acredito que seja a melhor versão que já ouvir dessas três sinfonias de Tchaikovsky. Tenho uma grande admiração pelas sinfonias e pelas obras orquestrais de Tchaikovsky. Inclusive, enquanto digito essas letras, escuto o Capricho Italino do mesmo Tchaikovsky. Das sinfonias do compositor, tenho uma predileção toda especial pela de número 5 - que com Mravinsky torna-se um atrativo a mais. Outro destaque é a sinfonia número 6 - "Patética". Já havia duas boas versões aqui no blogger. Uma com o Haitink e outra com o Masur. Mas quando ouvimos esta sinfonia com o Mravinsky é como se ela cochichasse em nossos ouvidos: "Dá licença! Eu sou mais eu". Em suma, é música para aturdir. É quedar-se ao sofá, aumentar o volume do som e viajar com o som refinado e raivoso da LPO, conduzida pelo sisudo Evgeny Mravinsky! Uma boa apreciação!

Peter Ilyich Tchaikovsky (1840-1893) - Sinfonias Nos. 4, 5 e 6 - "Patética".

Disco 1 [68:17]

Sinfonia No. 4 em F menor, Op. 36
01. I. Andante sostenuto - Moderato con anima - Moderato assai, quasi Andante - Allegro vivo
02. II. Andantino in modo di canzone
03. III. Scherzo. Pizzicato ostinato. Allegro
04. IV. Finale. Allegro con fuoco

Sinfonia no. 5 em E menor, Op. 64
05. I. Andante - Allegro con anima
06. II. Andante cantabile, con alcuna licenza - Moderato con anima - Andante nosso - Allegro non troppo - Tempo I

Disco 2 [60:34]

07. III. Valse. Allegro moderato
08. IV. Finale. Andante maestoso - Allegro vivace - Molto vivace - Moderato assai e molto maestoso - Presto

Sinfonia no. 6 em B menor, 74 - "Patética"
09. I. Adagio - Allegro non troppo
10. II. Allegro con grazia
11. III. Allegro molto vivace
12. IV. Finale. Adagio lamentoso

Leningrad Philharmonic Orchestra
Evgeny Mravinsky, regente

BAIXAR AQUI

Have Joy!

*Se possível, deixe um comentário!

5 comentários:

Rodrigo disse...

Já é o segundo dia que acordo ao som da quinta sinfonia! É impressionante como o Tchaikovsky é capaz de manter a força e expressividade da música dentro de uma estrutura relativamente suave, e, inversamente, colocar suavidade em passagens fortes e vibrantes.

Muito obrigado!

E aproveitando o comentário, será que poderia postar mais material do Telemann? Grato Novamente.

Carlinus disse...

Tenho uns seis arquivos do Telemann selecionados para postar. Por esses dias, soltarei alguma coisa. A demanda é bem grande. Tenho tanta coisa para postar, que estou vendo como faço. Mas sigamos despreocupados. Caminhado e postando, ouvindo a canção!

Anônimo disse...

Eu Não Entendo Muito de Música Erudita,Mas Gosto Bastante de Chopin e Tchaikovsky,Amo Essas Passagens: "10. II. Allegro con grazia
11. III. Allegro molto vivace".
Muito Obrigado Pelos Cds,Falta-me Conhecer Direito o "Schumman" e "Strauss". Também adoro ópera,mas não entendo-a,Sinto. Se For o Caso de "Handel"(é esse? o Messias?)daí dá pra traduzir... Agradeço-lhe demais os Dicos,Abraços!

Augusto,Seu Criado.

Dirceu Scarparo Vargas disse...

Tenho este CD que para muitos é considerada a gravação definitiva das três últimas Sinfonias do Tchaikovsky. A quarta sinfonia é um assombro.Não pensem,baixem as músicas.Um abraço do Dirceu.

Anônimo disse...

Entendo muito pouco de música. tenho escutado música clássica por uns 30 anos. Considero esta gravação do maestro Mravinsky perfeita. Gratidão Carlinus. Quando estiveres nas esferas superiores do Ser o Logos te premie ainda mais!
L.