sábado, 6 de fevereiro de 2010

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - Concerto para violino No. 1 em A menor, Op. 77 e Gustav Mahler (1860-1911) - Sinfonia No. 5 em Dó Sustenido Menor

Confesso que cada peça que escuto sob a condução de Valéry Gergiev, mais faz amadurecer dentro de mim uma admiração inconteste por esse grande nome da regência da atualidade. O maestro russo tem realizado um trabalho de competência notável à frente do Teatro Mariinsky em seu país. Em Londres, rege a Sinfônica daquela cidade. É o principal regente, ainda, do Metropolitan Opera, em Nova York. Organiza o Festival Noites Brancas em São Petersburgo, Rússia. Ou seja, pode se verificar que o maestro Gergiev possui uma agenda cheia e muita competência. Desde o dia de ontem, eu já ouvir umas três vezes as duas peças postadas nestre registro. Trata-se de duas peças de dois dos meus compositores favoritos - Shostakovich e Mahler. Ou seja, não há o que se possa contestar nesse sentido. O concerto para violino de Shostakovich é um assombro. Os momentos iniciais provocam arrepio. O tom carregado, taciturno, infenso, revela uma postura reflexiva que estraçalha nossas mais tenras esperanças. Shostakovich o compôs nos anos de 1947 e 1948. Infelizmente, não pôde apresentá-lo de imediato por causa da censura stalinista. Foi somente no ano de 1955, que o Concerto pôde vir à tona sob a regência de Yevgeny Mravinsky à fente de sua Leningrado Filarmônica Orquestra. Imagine só como deve ter sido?! Já a sinfonia no. 5 de Mahler é aquele espetáculo que todos nós já conhecemos. As duas gravações são ao vivo. Pode se ouvir tosses, pigarros, desencatarroamentos, respiração agônica e tudo mais. Uma boa apreciação!

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - Concerto para violino No. 1 em A menor, Op. 77
01. Noturno: Moderato
02. Scherzo: Allegro
03. Passacaglia: Andante
04. Burlesque: Allegro con brio - Presto

Gustav Mahler (1860-1911) - Sinfonia No. 5 em Dó Sustenido Menor

05. Trauermarsch. In gemessenem Schritt. Streng. Wie ein Kondukt
06. Stuermisch bewegt. Mit groesster Vehemenz
07. Scherzo. Kraeftig, nicht zu schnell
08. Adagietto. Sehr langsam
09. Rondo-Finale. Allegro - Allegro giocoso. Frisch

Mariinsky Theatre Orchestra, St. Petersburg

Sergei Khachatryan, violino

Valery Gergiev, regente


BAIXAR AQUI

Have Joy!

*Se possível, deixe um comentário!

4 comentários:

Rodrigo disse...

Grande postagem! Grande MAHLER!! Grande SHOSTAKOVICH!!
Estes dois compositores efundem júbilo em minha vida!
Gostaria de escrever mais sobre os dois inigualáveis compositores já citados, porém a desídia suplanta meu escopo. (faz um calor atroz e desumano aqui em Curitiba)

Abraço

Carlinus disse...

Rodrigo, ainda bem que os eflúvios agradáveis da chuva caíram dos céus de Brasília hoje à tarde. Cícios agradáveis sopram de todos os lados. Os céus estão sisudos, enegrecidos. Os presságios são promissores.

Saudações musicais!

Unknown disse...

Grande post, o concerto para violino do Shosta é sensacional, gosto muito do terceiro movimento, uma passacaglia com de clima soturno e triste, mas com melodias das mais bonitas que Shosta fez na minha opinião, que se liga por meio de uma longa cadenza ao quarto movimento, rápido e divertido, de clima completamente diferente.

Carlinus disse...

Concordo com você!