quarta-feira, 10 de junho de 2009

Platti, Salieri, Besozzi, Rosetti - Italian Oboe Concertos

Só porque amanhã é feriado eu resolvir postar este CD. Observe, trata-se de uma condicional. Afirmo isso pela beleza, pela delicadeza à italiana do registro. No último sábado eu assistir ao filme Amadeus, uma obra excitante e dramática sobre a vida de Mozart. Já vi esse filme tantas vezes que perdi as contas. Na película, o compositor Antonio Salieri vive uma angústia pessoal, um crise de relação com a divindade por causa do gênio de Mozart. Amadeus é um "muleque" brincalhão, mas possui um dom incomum, a capacidade de compor músicas divinas, arrebatadoras - e Salieri sabe disso. Enquanto o compositor, luta, envida esforços e suor para compor uma peça, Mozart o faz "brincando". Há um diálogo interessante no início do filme. Salieri está num manicômio após uma tentativa de suícidio. Um padre é chamado para ouvi-lo e receber a confissão. O compositor começa a dedihar algumas músicas ao piano e pergunta se o vigário conhecia. O padre diz que não. Aquelas composições eram do próprio Salieri. Quando o compositor toca uma das peças (creio que a Sinfonia No.40 de Mozart) , o padre se entusiasma. Por que escrevo tais palavras? Justamente para reforçar as intuições de Salieri. Quem tem o nome na história é Mozart. Salieri ficou como um compositor "menor". Quase não o conhecemos. Neste Cd agradável, temos Salieri e outros compositores italianos. Um bom Cd para ouvir num feriado. Epa! escrevi demais! O dever me chama! Boa apreciação!

Platti, Salieri, Besozzi, Rosetti - Concertos Italianos para Oboé

Giovanni Platti (1692-1763) -
Concerto in G minor for oboe, strings and continuo

1. Allegro 4:00
2. Largo 4:39
3. Allegro 3:54

Antonio Salieri (1750 - 1825) -
Concerto in C major for flaute, oboe and orchestra
*
4. Allegro spirituoso 7:02
5. Largo 6:31
6. Allegretto 5:33

Carlo Besozzi (1738 - after 1798) -
Concerto No. 1 in C major for oboe and orchestra

7. Allegro 7:24
8. Andante 6:06
9. Allegretto 8:00

Antonio Rosetti (c.1750 - 1792) -
Concerto in F major for oboe and orchestra

10. Rondeau in F 3:52

City of London Sinfonia
Nicholas Waard, regente
Anthony Camden, oboé
Peter Lloyd, flauta*

BAIXAR AQUI

Have Joy!

2 comentários:

Ricardo Marcel disse...

Carlos,
Na verdade o velho Salieri toca o início do Allegro da Eine Kleine Nachtmusik em Amadeus :-)
Apesar de uma tremenda bobagem no que se refere à veracidade histórica, Amadeus é um filme delicioso.
Concordo com você, Salieri é um injustiçado.
Sua obra apesar de grandiosa e extremamente interessante é pouquíssimo conhecida. Eu sempre achei que as salas de concerto deveriam dar uma oportunidade às obras desse grande mestre italiano. Enquanto isso não acontece, fiquemos com as gravações.

Abraços.
Ricardo Marcel

Carlinus disse...

Caro Ricardo, observe que estes dias estou péssimo de palpite. Não acerto uma! No que diz respeito ao filme Amadeus, com certeza que é uma obra deliciosa - e um "atentado" histórico. Mas o filme é bonito, é poético, é trágico e isso dá matizes de uma grande obra. Antonio Salieri, com certeza, deveria ser mais conhecido, explorado. É relativamente díficil encontrar material dele aqui no Brasil. Mas como você mesmo disse, enquanto não há uma maior arrazoamento acerca do compositor, ficaremos com as gravações. Obrigado pelo comentário!

Abraço fraternal!