As variações    Goldberg resultaram de uma extraordinária encomenda, para os padrões    actuais, feita a Johann Sebastian Bach pelo Conde Kaiserling, um aristocrata    melómano. As circunstâncias do conhecimento entre Bach e o conde    são bem conhecidas .H. C. Kaiserling foi nomeado embaixador da Rússia    na Saxónia, e na capital deste principado alemão, Dresden, ouviu    falar da família Bach (família que estava ligada à música    há mais de um século) e conheceu o mais velho dos filhos de J.    S. Bach, Wilhelm Friedemann, organista na igreja de Santa Sofia, nessa cidade    e, mais tarde, o próprio Bach que por várias vezes se deslocou    a Dresden para dar concertos, estreou o órgão da Frauenkirche,    escreveu várias cantatas para Frederico Augusto II, príncipe da    Saxónia que viria a ser coroado rei da Polónia, na oportunidade    do seu aniversário e da sua coroação. 
A admiração de Kaiserling por J. S. Bach foi enorme e é    conhecido o relacionamento que estabeleceram, visitando-se várias vezes    em Dresden e deslocando-se o conde a Leipzig, onde na altura J. S. Bach residia,    ocupando o cargo de Kantor, tendo mesmo sido padrinho do seu último filho.  
Sobre a génese das chamadas Variações Goldberg, existe    uma boa informação recolhida em depoimentos dos seus filhos.
Sofria o conde Kaiserling de persistentes insónias, pelo que decidiu,    para minorar e ocupar as suas noites, encomendar a J.S.Bach «umas peças    para cravo a serem tocadas por Johann Goldberg», um jovem e talentoso    cravista – tinha 14 anos quando as tocou pela primeira vez – que Kaiserling    protegia e que tinha enviado para Leipzig para aí estudar com J. S. Bach,    depois de ter confiado a sua formação musical, em Dresden, ao    já referido filho de Bach. 
Goldberg retorna a Dresden, para casa e ao serviço de Kaiserling, transportando    consigo o que viria a ser uma composição para cravo formada por    uma ária que introduzia 30 variações que finalizam com    uma ária que é uma evocação da inicial.
Esta obra musical que, mais tarde, ficaria conhecida por Variações    Goldberg, foi na altura o mais importante ciclo de variações até    aí escritas e só comparável a outras duas obras do mesmo    Bach, os Livros 1 e 2 do Cravo Bem Temperado. Só muitos anos mais tarde    surgirá obra equivalente em dimensão e valor musical: as Variações    Diabelli, de Beethoven.
Johann Sebastian Bach (1685-1750) -  Variações Goldeberg, BWV 988
01 Goldberg Variations, BWV 988 - Aria
02 Variatio 1 A 1 Clav.
03 Variatio 2 A 1 Clav.
04 Variatio 3 Canone All'Unisono. A 1. Clav.
05 Variatio 4 A 1 Clav.
06 Variatio 5 A 1 Ovvero 2 Clav.
07 Variatio 6 Canone Alla Seconda. A 1 Clav.
08 Variatio 7 A 1 Ovvero 2 Clav. Al Tempo Di Giga
09 Variatio 8 A 2 Clav.
10 Variatio 9 Canone Alla Terza. A 1. Clav.
11 Variatio 10 Fughetta. A 1 Clav.
12 Variatio 11 A 2 Clav.
13 Variatio 12 Canone Alla Quarta. (A 1 Clav.)
14 Variatio 13 A 2 Clav.
15 Variatio 14 A 2 Clav.
16 Variatio 15 Canone Alla Quinta. A 1 Clav. Andante
17 Variatio 16 Ouverture. A 1 Clav.
18 Variatio 17 A 2 Clav.
19 Variatio 18 Canone All Sesta. A 1 Clav.
20 Variatio 19 A 1 Clav.
21 Variatio 20 A 2 Clav.
22 Variatio 21 Canone Alla Settima. A 1 Clav.
23 Variatio 22 Alla Breve A 1 Clav.
24 Variatio 23 A 2 Clav.
25 Variatio 24 Canone All'Ottava. A 1 Clav.
26 Variatio 25 A 2 Clav. Adagio
27 Variatio 26 A 2 Clav.
28 Variatio 27 Canone Alla Nona. A 2 Clav.
29 Variatio 28 A 2 Clav.
30 Variatio 29 A 1 Ovvero 2 Clav.
31 Variatio 30 Quodlibet. A 1 Clav.
32 Aria Da Capo
01 Goldberg Variations, BWV 988 - Aria
02 Variatio 1 A 1 Clav.
03 Variatio 2 A 1 Clav.
04 Variatio 3 Canone All'Unisono. A 1. Clav.
05 Variatio 4 A 1 Clav.
06 Variatio 5 A 1 Ovvero 2 Clav.
07 Variatio 6 Canone Alla Seconda. A 1 Clav.
08 Variatio 7 A 1 Ovvero 2 Clav. Al Tempo Di Giga
09 Variatio 8 A 2 Clav.
10 Variatio 9 Canone Alla Terza. A 1. Clav.
11 Variatio 10 Fughetta. A 1 Clav.
12 Variatio 11 A 2 Clav.
13 Variatio 12 Canone Alla Quarta. (A 1 Clav.)
14 Variatio 13 A 2 Clav.
15 Variatio 14 A 2 Clav.
16 Variatio 15 Canone Alla Quinta. A 1 Clav. Andante
17 Variatio 16 Ouverture. A 1 Clav.
18 Variatio 17 A 2 Clav.
19 Variatio 18 Canone All Sesta. A 1 Clav.
20 Variatio 19 A 1 Clav.
21 Variatio 20 A 2 Clav.
22 Variatio 21 Canone Alla Settima. A 1 Clav.
23 Variatio 22 Alla Breve A 1 Clav.
24 Variatio 23 A 2 Clav.
25 Variatio 24 Canone All'Ottava. A 1 Clav.
26 Variatio 25 A 2 Clav. Adagio
27 Variatio 26 A 2 Clav.
28 Variatio 27 Canone Alla Nona. A 2 Clav.
29 Variatio 28 A 2 Clav.
30 Variatio 29 A 1 Ovvero 2 Clav.
31 Variatio 30 Quodlibet. A 1 Clav.
32 Aria Da Capo
Você pode comprar este CD na Amazon
Tatiana Nikolayeva, piano
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante! Ajuda a manter o nosso blog vivo!
3 comentários:
no esta trabahando el bach con Nikolayeva goldberg
the Bach Goldberg Variations, the latest post starts real slow and them stops completely and the download can't be completed. Can this be fixed thanks
Glenn Gould toca com autoridade.
Tatiana Nikolayeva toca com o coração.O ciclo está completo.
Grato.Abraço.Dirceu.
Postar um comentário