sexta-feira, 14 de abril de 2017

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - Motets

O moteto é um gênero musical polifônico surgido no século XIII, onde, inicialmente, usavam-se textos distintos para cada voz. É só dá uma olhar nos belos motetos de Josquin Desprez, do século XV. Mais tarde, ele vai se tornar uma regra com o desenvolvimento da polifonia da Renascença, sendo utilizado ainda pelos compositores barrocos. Em seu lugar de desenvolvimento, está mais ligado à música católica. Todavia, Bach como um bom luterano, também escreveu os seus motetos. Ao todo, o compositor alemão escreveu seis. Ei-los! Nesta sexta-feira dita santa, é uma oportunidade para ouvi-los. Uma boa apreciação!

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - 

01 Scholars Baroque Ensemble - Bach: Singet Dem Herrn Ein Neues Lied, BWV 225
02 Scholars Baroque Ensemble - Bach: Der Geist Hilft Unser Schwachheit Auf, BWV 226
03 Scholars Baroque Ensemble - Bach: Jesu, Meine Freude, BWV 227
04 Scholars Baroque Ensemble - Bach: Fürchte Dich Nicht, Ich Bin Bei Dir, BWV 228
05 Scholars Baroque Ensemble - Bach: Komm, Jesu, Komm!, BWV 229
06 Scholars Baroque Ensemble - Bach: Lobet Den Herrn, Alle Heiden, BWV 230

Scholars Baroque Ensemble

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quinta-feira, 13 de abril de 2017

Jazz - Grant Green (1935-1979) - The Holy Barbarian St. Louis

Algumas informações sobre Grant Green: " Começou a tocar profissionalmente aos 13 anos de idade. Suas primeiras e maiores influências foram Charlie Christian e Charlie Parker. Grant começou tocando Boogie-woogie antes de tocar jazz. Suas primeiras gravações foram com o saxofonista Jimmy Forrest para o selo Delmark. O baterrista da banda era Elvin Jones. Grant gravou novamente com Elvin durante os anos 60. Lou Donaldson descobriu Grant tocando num bar em St. Louis. Após uma turnê com Lou, Grant chegou a Nova Iorque entre 1959 e 1960. Entre 1961 e 1965 Grant fez mais gravações pelo selo Blue Note como lider e acompanhante que qualquer outro músico". Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Grant Green (1935-1979) -

01. Opening Credits
02. There Will Never Be Another You
03. The Holy Barbarian Blues
04. Caramu (Blue Caribou)
05. Groovin' High
06. Deep
07. Out of Nowhere
08. Blue Train

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quarta-feira, 12 de abril de 2017

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Sonata No.14 in C-sharp minor, op.27,2, Moonlight, Sonata No.21 in C major, op.53 - "Waldstein" e Sonata No.23 in F major, op.57- "Appassionata"

É muito comum que os pianistas busquem interpretar essas obras de Beethoven. São obras verdadeiramente grandiosas em vários aspectos. A Sonata "Moonlight" é daquelas obras que escutamos e quanto mais escutamos, mais somos levados de descobrir a gama de sentimentos indecifráveis condensados em sua musicalidade melancólica. A "Waldstein" é alegre e desafia pelos sentimentos que evoca. Já a "Appassionata" é daquelas obras épicas, capazes de erguer os grandes projetos humanizantes. Em suma, é Beethoven. Ao piano temos o pianista e regente russo Mikhail Pletnev. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - 

01. Sonata No.14 in C-sharp minor, op.27,2 [Moonlight] - I. Adagio sostenuto
02. Sonata No.14 in C-sharp minor, op.27,2 [Moonlight] - II. Allegretto
03. Sonata No.14 in C-sharp minor, op.27,2 [Moonlight] - III. Presto agitato
04. Sonata No.21 in C major, op.53 [Waldstein] - I. Allegro con brio
05. Sonata No.21 in C major, op.53 [Waldstein] - II. Introduzione (Adagio molto)
06. Sonata No.21 in C major, op.53 [Waldstein] - III. Rondo (Allegretto moderato)
07. Sonata No.23 in F major, op.57 [Appassionata] - I. Allegro assai
08. Sonata No.23 in F major, op.57 [Appassionata] - II. Andante con moto
09. Sonata No.23 in F major, op.57 [Appassionata] - III. Allegro ma non troppo

Mikhail Pletnev, piano

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G. F. Handel (1685-1759) & Nicolò Porpora (1686-1768) - The London Years

Que Handel colocou a Inglaterra aos seus pés, isso é sabido. Ele é o alemão, creio, mais inglês de todos os tempos. Viveu nos salões reais. Desfrutou de enorme reputação. O que não se sabe é que o italiano Nicoló Porpora, um dos professores de Haydn, esteve por lá no mesmo período em que Handel esteve. Porpora foi um talentoso escritor de óperas e excelente professor. Disputou com Handel, inevitavelmente, a fama nos salões da nobreza da Inglaterra. Neste disco encontramos alguns excertos de óperas dos dois compositores do período em que viveram na Inglaterra. Vale a pena ouvir. Uma boa apreciação!

01. Polifemo_ Alto giove
02. Serse_ Se bramate d'amar
03. Serse_ Frondi Tenere (recit.)
04. Serse_ Ombra mai fu
05. Alcina_ Sta nell'Ircana pietrosa tana
06. Ariodante_ Scherza infida
07. Polifemo_ Dolci freschi aurette
08. Ariodante_ Dopo notte, atra e funesta
09. La Festa d'Imeneo_ Vaghi amori

Julie Boulianne, mezzo-soprano

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terça-feira, 11 de abril de 2017

Felix Mendelssohn (1809-1847) - Das Märchen von der schönen Melusine, Concert Overture No. 4, Op. 32, A Midsummer Night’s Dream, Op. 61 e Die Hebriden, Concert Overture No. 2, Op. 26

É por meio de uma obra como Sonho de uma noite de verão que atestamos a genialidade de um sujeito como Mendelssohn. Ou aquela pequena missa deliciosa de Mozart - a Exsultate Jubilate (escrevo de cabeça) - também atesta a genialidade do jovem compositor austríaco. Ou aquelas missas da adolescência de Schubert. Mendelssohn escreveu Sonho de uma noite de verão ao longo de vários momentos de sua vida. Mas foi a Abertura que ele criou aos 17 anos (sic.). Impressiona. No decorrer dos anos, ele foi agregando novos pedaços à obra. Ainda temos no disco As Hébridas, uma de suas obras mais conhecidas. Trata-se de delicada sensibilidade e de evocação de uma grandiosidade, que deve ter sido a impressão causada por aquilo que ele viu na costa da Escócia. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Felix Mendelssohn (1809-1847) -

01 - Das Märchen von der schönen Melusine, Concert Overture No. 4, Op. 32, MWV P 12 (1833, rev. 1835)
02 - A Midsummer Night’s Dream, Op. 61, MWV M 13 - Ouverture. Allegro di molto
03 - A Midsummer Night’s Dream, Op. 61, MWV M 13 - 1. Scherzo. Allegro vivace
04 - A Midsummer Night’s Dream, Op. 61, MWV M 13 - 2. L’istesso tempo – [Elfenreigen]. Allegro vivace
05 - A Midsummer Night’s Dream, Op. 61, MWV M 13 - 3. Lied mit Chor. Allegro ma non troppo
06 - A Midsummer Night’s Dream, Op. 61, MWV M 13 - 4. Andante [Oberon tritt auf]
07 - A Midsummer Night’s Dream, Op. 61, MWV M 13 - 5. [Intermezzo] Allegro appassionato – Allegro molto comodo
08 - A Midsummer Night’s Dream, Op. 61, MWV M 13 - 6. Allegro – Allegro molto – Andante – Allegro molto come I
09 - A Midsummer Night’s Dream, Op. 61, MWV M 13 - 7. [Notturno] Andante tranquillo
10 - A Midsummer Night’s Dream, Op. 61, MWV M 13 - 8. Andante – Allegro molto – Andante tranquillo – Allegro molto
11 - A Midsummer Night’s Dream, Op. 61, MWV M 13 - 9. Hochzeitsmarsch. Allegro vivace
12 - A Midsummer Night’s Dream, Op. 61, MWV M 13 - 10. Allegro comodo – Marcia funebre. Andante comodo
13 - A Midsummer Night’s Dream, Op. 61, MWV M 13 - 11. Ein Tanz von Rüpeln. Allegro di molto
14 - A Midsummer Night’s Dream, Op. 61, MWV M 13 - 12. Allegro vivace come I
15 - A Midsummer Night’s Dream, Op. 61, MWV M 13 - Finale. Allegro di molto
16 - Die Hebriden, Concert Overture No. 2, Op. 26, MWV P 7 (1830, rev. 1832)

Swedish Chamber Orchestra
Thomas Dausgaard, regente
Camilla Tilling, soprano
Magdalena Risberg, soprano

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Franz Schubert(1797-1828) - Piano Sonata No.16 In A Minor, D.845 e Piano Sonata No.21 In B Flat, D.960

Maria João Pires é uma talentosa pianista portuguesa. Suas interpretações são sempre pautadas pela qualidade. Neste disco, encontramos suas performances incrivelmente sensíveis . O disco traz duas sonatas pra piano de Schubert. Pode-se observar a linguagem Schubert, que é inconfundível. . Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Franz Schubert(1797-1828) -

01. Piano Sonata No.16 In A Minor, D.845  1. Moderato - Franz Schubert
02. Piano Sonata No.16 In A Minor, D.845  2. Andante, poco mosso - Franz Schubert
03. Piano Sonata No.16 In A Minor, D.845  3. Scherzo (Allegro vivace) - Trio (Un poco più lento) - 04. Piano Sonata No.16 In A Minor, D.845  4. Rondo (Allegro vivace) - Franz Schubert
05. Piano Sonata No.21 In B Flat, D.960  1. Molto moderato - Franz Schubert
06. Piano Sonata No.21 In B Flat, D.960  2. Andante sostenuto - Franz Schubert
07. Piano Sonata No.21 In B Flat, D.960  3. Scherzo (Allegro vivace con delicatezza) - Franz Schubert
08. Piano Sonata No.21 In B Flat, D.960  4. Allegro ma non troppo -

Maria João Pires, piano

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segunda-feira, 10 de abril de 2017

Alberto Ginastera (1916-1983) - String Quartet No. 1, Op.20, Antonín Dvorák (1841-1904) - String Quartet No.12 in F major, Op.96 e Dmitri Shostakovich (1906-1975) - String Quartet No.8 in C minor, Op.110

Este disco é de excelente qualidade. Em primeiro lugar é necessário falar sobre Simón Bolívar String Quartet. Este nome, necessariamente, está ligado ao nome do maestro venezuelano Gustavo Dudamel. No presente disco temos a versão da famosa orquestra de Dudamel, só que agora o nome está ligado a um quarteto de cordas imensamente talentoso. O repertório é de peso. Traz o argentino Alberto Ginastera e seu fabuloso e complexo quarteto número 1. Em seguida, temos o famoso Quarteto Americano, de Dvorak. E finalizamos com a música ácida de Shostakovich. Vale a pena ouvir. Uma boa apreciação!
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01. Ginastera_ String Quartet No. 1, Op.20-1. Allegro violento ed agitato
02. Ginastera_ String Quartet No. 1, Op.20-2. Vivacissimo
03. Ginastera_ String Quartet No. 1, Op.20-3. Calmo e poetico
04. Ginastera_ String Quartet No. 1, Op.20-4. Allegramente rustico
05. Dvorák_ String Quartet No.12 in F major, Op.96-_American_ B.179-1. Allegro ma non troppo
06. Dvorák_ String Quartet No.12 in F major, Op.96-_American_ B.179-2. Lento
07. Dvorák_ String Quartet No.12 in F major, Op.96-_American_ B.179-3. Molto vivace
08. Dvorák_ String Quartet No.12 In F Major, Op.96-_American_ B.179-4. Finale (Vivace ma non troppo)
09. Shostakovich_ String Quartet No.8 in C minor, Op.110-1. Largo
10. Shostakovich_ String Quartet No.8 in C minor, Op.110-2. Allegro molto
11. Shostakovich_ String Quartet No.8 in C minor, Op.110-3. Allegretto
12. Shostakovich_ String Quartet No.8 in C minor, Op.110-4. Largo
13. Shostakovich_ String Quartet No.8 in C minor, Op.110-5. Largo

Simón Bolívar String Quartet

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Kalevi Aho (1949 - ) - Chamber Symphonies 1- 3

A Finlândia não possui apenas como nome musical a figura extraordinária de Jean Sibelius. Há outros nomes também. Kalevi Aho é um dos nomes prodigiosos da música daquele país. É um compositor bastante prolífico. Já escreveu inúmeras obras e é cada vez mais amplo o alcance dos seus trabalhos. Ao todo, chegam a dezesseis sinfonias e mais de duas dezenas de concertos; e outras obras, sobretudo, camerísticas. Neste fascinante disco, encontramos três vigorosos trabalhos. Não deixe de ouvir e sentir o estilo do compositor. Uma boa apreciação!

01. Chamber Symphony No.1 - Andante – Prestissimo – Poco meno mosso – Presto – Tempo I – Presto
02. Chamber Symphony No.2 - [no tempo marking]
03. Chamber Symphony No.2 - [Letter F]
04. Chamber Symphony No.2 - Furioso
05. Chamber Symphony No.3 for alto saxophone and string orchestra - I. …jäätyivät umpeen levottomat vedet
06. Chamber Symphony No.3 for alto saxophone and string orchestra - II. …ah, olen kuullut villihanhien huudot
07. Chamber Symphony No.3 for alto saxophone and string orchestra - III. …pitkät yöt sulavat (…the long nights are melting)
08. Chamber Symphony No.3 for alto saxophone and string orchestra - IV. …soutaa avomerta päin tulipunainen laiva

Tapiola Sinfonietta
Jean-Jacques Kantorow, regente

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domingo, 9 de abril de 2017

Alexander Glazunov (1865-1936) - Symphonies 3, 4, 8, 5 & 7; Ballade for orchestra in F major, Op. 78 (CDs 3, 4 e 5 de 5 - final)

Finalmente, surgem os três últimos discos desta fascinante caixa com a música sinfônica de Alexander Glazunov. Temos mais cinco sinfonias do russo. Entre as que estão neste disco, a número cinco é a de que mais gosto. Glazunov foi um compositor com muitas qualidades. Sua música é sempre colocada em um plano secundário. Todavia, a música do russo possui uma linguagem bem particular, mais próxima dos compositores do movimento nacionalista de sua terra - Cui, Balakirev, Glinka etc. Há quem o chame de "Brahms russo". Não deixe de ouvir os discos desta postagem e os dois outros que postei semana passada. Uma boa apreciação!

Alexander Glazunov (1865-1936) -

DISCO 01

01. Ballade for orchestra in F major, Op. 78
02. Symphony No. 3 in D major, Op. 33- 1. Allegro
03. Symphony No. 3 in D major, Op. 33- 2. Scherzo. Vivace
04. Symphony No. 3 in D major, Op. 33- 3. Andante
05. Symphony No. 3 in D major, Op. 33- 4. Finale. Allegro moderato

DISCO 02

01. Symphony No. 4 in E flat major, Op. 48 I. Andante - Allegro moderato - Andante
02. Symphony No. 4 in E flat major, Op. 48 II. Scherzo. Allegro vivace
03. Symphony No. 4 in E flat major, Op. 48 III. Andante - Allegro
04. Symphony No. 8 in E flat major, Op. 83 I. Allegro moderato
05. Symphony No. 8 in E flat major, Op. 83 II. Mesto
06. Symphony No. 8 in E flat major, Op. 83 III. Allegro
07. Symphony No. 8 in E flat major, Op. 83 IV. Finale. Moderato sostenuto - Alle...

DISCO 03

01. Symphony No. 5 in B flat major, Op. 55 1. Moderato maestoso - Allegro
02. Symphony No. 5 in B flat major, Op. 55 2. Scherzo. Moderato
03. Symphony No. 5 in B flat major, Op. 55 3. Andante
04. Symphony No. 5 in B flat major, Op. 55 4. Allegro maestoso
05. Symphony No. 7 in F major ('Pastoral'), Op. 77 1. Allegro moderato
06. Symphony No. 7 in F major ('Pastoral'), Op. 77 2. Andante
07. Symphony No. 7 in F major ('Pastoral'), Op. 77 3. Scherzo
08. Symphony No. 7 in F major ('Pastoral'), Op. 77 4. Finale. Allegro maestoso

BBC National Orchestra of Wales
Tadaaki Otaka, regente

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Antonín Dvorak (1841-1904) - Concerto in B minor for cello and orchestra, Op. 104 e Bohuslav Martinü (1890-1959) - Concerto No. 1 for cello and orchestra

O outono começa a se fazer presente pelas bandas do Planalto Central. Começo a perceber a presença sinuosa de um vento mais frio entrar pela janela. E isso é bom e desejável! Abomino o calor. Sinto-me mal com ele. Pegajoso. Mal-humorado. Meu corpo produz cachoeiras aquáticas a rolarem desimpedidamente, criando nódoas em minhas roupas. Com o frio é diferente. A sensação de bem-estar é constante. Vamos a música! Como se pode observar, trata-se de um disco com dois compositores checos - talvez, os dois maiores! Temos duas obras para violoncelo. Uma de cada compositor. A obra mais popular do disco é o Concerto para cello, de Dvorak, que é bastante agradável. É repleta daqueles saudosismos dvorakianos. A outra obra é o arrojado Concerto para violoncelo, de Martinu. O intérprete é o excelente violoncelista Christian Poltéra,. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

01 - Concerto in B minor for cello and orchestra, Op. 104 (1894–95) - I. Allegro
02 - Concerto in B minor for cello and orchestra, Op. 104 (1894–95) - II. Adagio ma non troppo
03 - Concerto in B minor for cello and orchestra, Op. 104 (1894–95) - III. Finale. Allegro moderato
04 - Concerto No. 1 for cello and orchestra - I. Allegro moderato
05 - Concerto No. 1 for cello and orchestra - II. Andante moderato
06 - Concerto No. 1 for cello and orchestra - III. Allegro

Deutsches Symphonie-Orchester Berlin
Thomas Dausgaard, regente
Christian Poltéra, cello

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sexta-feira, 7 de abril de 2017

Sergei Rachmaninov (1873-1973) - Piano Concerto No. 2 in C Minor, Op. 18, 5 morceaux de fantaisie, Op. 3, 14 Romances, Op. 34 No. 14 etc

Um disco bastante bonito, com obras de funda envergadura sentimental bem ao estilo Rachmaninov. O disco começa com o bonito e sempre mencionado Concerto No. 2 de Rach. É uma de suas obras mais famosas. Verdadeiramente é uma obra intensa. Exige bastante do intérprete. O terceiro movimento é de uma profusão de cores que encanta. Logo em seguida,  caminha-se para o intimismo da interpretação do pianista Alexandre Tharaud. Não é um dos melhores discos com a música de Rach ao meu modo de ver, mas proporciona bons minutos de delicadeza. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Sergei Rachmaninov (1873-1973) -

01. Piano Concerto No. 2 in C Minor, Op. 18 I. Moderato
02. Piano Concerto No. 2 in C Minor, Op. 18 II. Adagio sostenuto
03. Piano Concerto No. 2 in C Minor, Op. 18 III. Allegro scherzando
04. 5 morceaux de fantaisie, Op. 3 No. 1, Élégie
05. 5 morceaux de fantaisie, Op. 3 No. 2, Prélude
06. 5 morceaux de fantaisie, Op. 3 No. 3, Mélodie
07. 5 morceaux de fantaisie, Op. 3 No. 4, Polichinelle
08. 5 morceaux de fantaisie, Op. 3 No. 5, Sérénade
09. 14 Romances, Op. 34 No. 14, Vocalise
10. 2 Pieces for 6 Hands, TN ii22 No. 2, Romance
11. 2 Pieces for 6 Hands, TN ii22 No. 1, Waltz

Royal Liverpool Philharmonic Orchestra
Alexander Vedernikov, regente
Alexandre Tharaud, piano


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César Franck (1822-1890) - Piano Quintet in F minor, M7 e Claude Debussy (1862-1918) - String Quartet in G minor, L91, op. 10

Um disquinho de imensa sensibilidade. Franck e Debussy eram músicos admiráveis. Aquele viveu em um período de efervescência musical; marcado pela música wagneriana ou pelo romantismo mantido ainda em gema pura com Brahms. Mas, Franck desenvolveu um estilo bem peculiar. Sua música de câmara é grande. Vale a pena apreciá-la. Já o outro compositor é o Claude Debussy, outro nome grandioso; mais revolucionário. O disco traz o seu opus 10. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

01. Piano Quintet in F minor, M7_ Molto moderato quasi lento – Allegro
02. Piano Quintet in F minor, M7_ Lento, con molto sentimento
03. Piano Quintet in F minor, M7_ Allegro non troppo ma con fuoco
04. String Quartet in G minor, L91, op. 10_ Animé et très décidé
05. String Quartet in G minor, L91, op. 10_ Assez vif et bien rythmé
06. String Quartet in G minor, L91, op. 10_ Andantino, doucement expressif
07. String Quartet in G minor, L91, op. 10_ Très modéré

Takács Quartet

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quinta-feira, 6 de abril de 2017

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - Shostakovich- Symphony No. 5 In D Minor, Op. 47 - ("Oito anos!")

Apesar do cansaço e da correria, não poderia deixar de realizar esta postagem esta noite. Hoje é um dia especial! Este humilde espaço está completando 8 anos de caminhada. Trata-se de um tempo considerável. Impressiono-me que tenha chegado até aqui. Para mim, ainda continua sendo um grande deleite continuar a postar. Aprendo bastante! Estabeleço contínuas relações com pessoas do mundo inteiro - e isso é grandioso. Não ganho nada. Apenas tenho uma crença imoderada no poder de humanização da música e da beleza. Como escreveu Todorov naquele livro que faz referência a uma fala  Dostoievsky: "A beleza salvará o mundo". Sim! A beleza pode redimir almas e corpos em um mundo decantado pela insensibilidade e pela ignorância. Outro fato importante ainda é poder postar a música de Shostakovich, um dos meus compositores sempre dileto, sendo regido por Mravinsky não tem preço. Trata-se de uma audição necessária a todo amante da música. Continuemos a caminhada! Obrigado a todos aqueles que deixam os seus comentários ou, simplesmente, vêm, espiam e vão embora. Mas, quando fazem isso, o fazem movidos pelo amor à beleza. Um grande abraço fraterno e musical a todos!

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - 

01. 01 Shostakovich- Symphony #5 In D Minor, Op. 47 - Moderato, Allegro Non Troppo,
02. 02 Shostakovich- Symphony #5 In D Minor, Op. 47 - Allegretto
03. 03 Shostakovich- Symphony #5 In D Minor, Op. 47 - Largo
04. 04 Shostakovich- Symphony #5 In D Minor, Op. 47 - Allegro Non Troppo

Leningrad Philharmonic Orchestra
Evgeny Mravinsky, regente

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Duke Ellington (1899-1974) - Paris, March 1964

Assim como na semana passada, nossa quinta-feira jazzística trará novamente a música do embaixador do jazz Duke Elligton e sua banda. Mais uma vez, o disco está repleto de pérolas como a épica Caravan. A sonoridade não é completamente límpida, mas nada que impeça a apreciação. Ao final, o resultado é colocado em nós forma de sorriso. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Duke Ellington (1899-1974) -

01. Take The ''A'' Train
02. Amad
03. Agra
04. Bluebird Of Delhi (Minah)
05. Depk
06. The Opener
07. Happy Reunion
08. Blow By Blow
09. Harmony In Harlem
10. Stompy Jones
11. Caravan
12. Tutti For Cootie (Fade Up)
13. Isfahan
14. Things Ain't What They Use To Be
15. Banquet
16. Skillipoop (Jungle Triangle)
17. Satin Doll

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quarta-feira, 5 de abril de 2017

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - Violin Concertos Nos. 1 & 2

O primeiro movimento do Concerto no. 1 para violino de Shostakovich é visceralmente medonho. Trata-se de uma obra assombrosa. Shostakovich desenha uma atmosfera cinzenta, entremeada por nuvens que pressagiam acontecimentos terríveis. Antecipa o caos, a violência, o desatino, o fim do mundo. Neste disco gravado em 2014, encontramos os seus dois concertos para violino, interpretados pelo bom músico Christian Tetzlaff. A interpretação não é das maiores que já escutei, todavia é mais um Shosta. Isso já reúne uma energia necessária para ficarmos atentos. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - 

01. Violin Concerto No.1 in A minor - I. Nocturne
02. Violin Concerto No.1 in A minor - II. Scherzo
03. Violin Concerto No.1 in A minor - III. Passacaglia
04. Violin Concerto No.1 in A minor - IV. Burlesque
05. Violin Concerto No.2 in C sharp minor - I. Moderato
06. Violin Concerto No.2 in C sharp minor - II. Adagio
07. Violin Concerto No.2 in C sharp minor - III. Adagio - Allegro

Helsinki Philharmonic Orchestra
John Storgärds, regente
Christian Tetzlaff, violino


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Pepe Romero - Spanish Guitar Works - Albéniz, Tárrega, Torroba, Romero

Fazia um certo tempo que eu não postava obras para violão no blog. Sei que há pessoas que gostam. Eu também sou apaixonado por elas. Neste bonito disco gravado na década de 80, encontramos aqueles compositores espanhóis costumeiros que compuseram para o instrumento, mas que não nos cansamos de ouvir pelo nível de perfeição e qualidade de suas obras. É um disco para ouvir com um forte apelo emotivo e sentimental. A interpretação é feita por um dos integrantes da família Romero. Ainda encontramos no disco, uma obra do Caledonio Romero. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Isaac Albéniz (1860 - 1909) -

from Suite española, Op. 47
01 No. 3 Sevilla (sevillanas) (Transcr. Francisco Tárrega / Pepe Romero)
02 No. 1 Granada (serenata) (Transcr. Celedonio Romero)
03 No. 4 Cádiz (canción) (Transcr. Pepe Romero)

04 Mallorca, Op. 202 (Transcr. Marc Switzer)

from Cantos de España, Op. 232
05 No. 4 Córdoba (Transcr. Pepe Romero)

from Recuerdos de la caleta, Op. 71
06 No. 6 Rumores de la caleta (malagueña) (Transcr. Pepe Romero)

Francisco Tárrega (1852 - 1909) -
07 Sueño (Mazurka)
08 Adelita (No. 1, from Mazurka No. 1-3 la gitarre)
09 Pavana
10 Danza mora

Federico Moreno Torroba (1891 - 1982) -
Suite castellana
11 Fandanguillo
12 Arada
13 Danza

Celedonio Romero (1913 - 1996) -
14 La Petenera
Tres Preludios
15 I. Romantico
16 II. Plegaria
17 III. Aleluya

Pepe Romero, guitar

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terça-feira, 4 de abril de 2017

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Piano Sonatas, Opp. 14, 22, 26, 27 "Moonlight", 28 "Pastoral" & 49

Ainda não tinha muito conhecimento das interpretações de Paavali Jumppanen. O músico nasceu na Finlândia, em 1974. Ou seja, é um pianista ainda bastante jovem. O selo Ondine tem gravado as sonatas de Beethoven com ele. Neste disco duplo, encontramos pelo menos oito sonatas. As interpretações estão dentro da razoabilidade. São boas, expressivas e delicadas. Este disco, por exemplo, é do ano de 2015. Vale a pena ouvir e ter bons momentos ao lado de Beethoven, interpretado por Jumppanen. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - 

DISCO 01

01. Sonata in E major, Op.14 No.1 - I. Allegro
02. Sonata in E major, Op.14 No.1 - II. Allegretto
03. Sonata in E major, Op.14 No.1 - III. Rondo_ Allegro comodo
04. Sonata in G major, Op.14 No.2 - I. Allegro
05. Sonata in G major, Op.14 No.2 - II. Andante
06. Sonata in G major, Op.14 No.2 - III. Scherzo_ Allegro assai
07. Grand Sonata in B flat major, Op.22 - I. Allegro con brio
08. Grand Sonata in B flat major, Op.22 - II. Adagio con molta espressione
09. Grand Sonata in B flat major, Op.22 - III. Minuetto - Minore
10. Grand Sonata in B flat major, Op.22 - IV. Rondo_ Allegretto
11. Sonata facile in G major, Op.49 No.1 - I. Andante
12. Sonata facile in G major, Op.49 No.1 - II. Rondo_ Allegro
13. Sonata facile in G major Op.49 No.2 - I. Allegro ma non troppo
14. Sonata facile in G major Op.49 No.2 - II. Tempo di Minuetto

DISCO 02

01. Grand Sonata in A flat major, Op.26 - I. Andante con Variazioni
02. Grand Sonata in A flat major, Op.26 - II. Scherzo & Trio_ Allegro molto
03. Grand Sonata in A flat major, Op.26 - III. Marcia funebre sulla morte d'un Eroe
04. Grand Sonata in A flat major, Op.26 - IV. Allegro
05. Sonata quasi una fantasia in E flat major, Op.27 No.1 - I. Andante - Allegro - Tempo I – attacca
06. Sonata quasi una fantasia in E flat major, Op.27 No.1 - II. Allegro molto e vivace – attacca
07. Sonata quasi una fantasia in E flat major, Op.27 No.1 - III. Adagio con espressione – attacca
08. Sonata quasi una fantasia in E flat major, Op.27 No.1 - IV. Allegro vivace
09. Sonata quasi una fantasia in C sharp minor, Op.27 No.2 'Moonlight' - I. Adagio sostenuto
10. Sonata quasi una fantasia in C sharp minor, Op.27 No.2 'Moonlight' - II. Allegretto – Trio
11. Sonata quasi una fantasia in C sharp minor, Op.27 No.2 'Moonlight' - III. Presto
12. Grand Sonata in D major, Op.28 'Pastoral' - I. Allegro
13. Grand Sonata in D major, Op.28 'Pastoral' - II. Andante
14. Grand Sonata in D major, Op.28 'Pastoral' - III. Scherzo & Minore_ Allegro vivace
15. Grand Sonata in D major, Op.28 'Pastoral' - IV. Rondo_ Allegro ma non troppo – Più allegro quasi presto

Paavali Jumppanen, piano

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Edward Elgar (1857-1934) - Cello Concerto in E Minor, Op. 85 e Piotr I. Tchaikovsky (1840-1893) - Variations on a Rococo Theme in A Major, Op. 33

Este é um disco de grande densidade. Ele nos apresenta duas obras amplamente conhecidas. A primeiro delas é o delicado concerto para violoncelo de Elgar, que possui agilidade, clareza e uma textura típica da música do compositor inglês. Já a outra obra é Variações sobre um tema Rococó, de Tchaikovsky, obra cuja virtuosismo a torna em uma das principais obras do compositor russo. Vale a pena ouvir este disco. Não deixe de fazê-lo. Uma boa apreciação!

01. Cello Concerto in E Minor, Op. 85 I. Adagio-Moderato
02. Cello Concerto in E Minor, Op. 85 II. Lento-Allegro molto
03. Cello Concerto in E Minor, Op. 85 III. Adagio
04. Cello Concerto in E Minor, Op. 85 IV. Allegro-Moderato-Allegro ma non troppo
05. Variations on a Rococo Theme in A Major, Op. 33, TH 57 (Original Version) Thema. Moderato assai quasi andante
06. Variations on a Rococo Theme in A Major, Op. 33, TH 57 (Original Version) Theme. Moderato simplice
07. Variations on a Rococo Theme in A Major, Op. 33, TH 57 (Original Version) Var. 1, Tempo della thema
08. Variations on a Rococo Theme in A Major, Op. 33, TH 57 (Original Version) Var. 2, Tempo della thema
09. Variations on a Rococo Theme in A Major, Op. 33, TH 57 (Original Version) Var. 3, Andante
10. Variations on a Rococo Theme in A Major, Op. 33, TH 57 (Original Version) Var. 4, Allegro vivo
11. Variations on a Rococo Theme in A Major, Op. 33, TH 57 (Original Version) Var. 5, Andante grazioso
12. Variations on a Rococo Theme in A Major, Op. 33, TH 57 (Original Version) Var. 6, Allegro moderato
13. Variations on a Rococo Theme in A Major, Op. 33, TH 57 (Original Version) Var. 7, Andante sostenuto
14. Variations on a Rococo Theme in A Major, Op. 33, TH 57 (Original Version) Var. 8 & Coda. Allegro moderato con anima
15. 6 Morceaux, Op. 19, TH 133 No. 4, Nocturne (Version for Cello & Orchestra)
16. String Quartet No. 1 in D Major, Op. 11, TH 111 II. Andante cantabile (Version for Cello & String Orchestra)
17. Pezzo capriccioso in B Minor, Op. 62, TH 62

Orchestre de La Suisse Romande
Andrew Manze, regente
Johannes Moser, violoncelo

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segunda-feira, 3 de abril de 2017

Sergei Rachmaninov (1873-1943) - Symphony No.3 in A Minor, Op.44 e Symphonic Dances, Op.45

Eis aqui mais um registro admirável com a música de Rachmaninov. Escutei este disco com uma doce reverência. E aqui estão duas das obras do compositor russo de que mais gosto. Claro, ainda faltam a Sinfonia No. 1, A ilha dos mortos e a Rapsódia sobre um tema de Paganini para completar o ciclo de predileções. Mas o fato é que este possui uma grande interpretação com Dmitrij Kitajenko, que possui uma grande técnica para reger os russos. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Sergei Rachmaninov (1873-1943) -

01. Symphony No.3 in A Minor, Op.44 - I. Lento - Allegro moderato
02. Symphony No.3 in A Minor, Op.44 - II. Adagio ma non troppo
03. Symphony No.3 in A Minor, Op.44 - III. Allegro
04. Symphonic Dances, Op.45 - I. Non allegro
05. Symphonic Dances, Op.45 - II. Andante con moto (Tempo di valse)
06. Symphonic Dances, Op.45 - III. Lento assai - Allegro vivace - Lento assai - Come prima - Allegro vivace

Gürzenich-Orchester Köln
Dmitrij Kitajenko, regente

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Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - Complete Works for Flute & Orchestra

Eis que aqui encontro três das mais belas obras do mundo erudito - em minha humilde concepção. Essas obras há muito tempo atrás faziam parte do meu limitado séquito musical. Ouvi-as noite e dia! Elas possuem um fundo valor sentimental para mim. São delicadas, mansas, suaves. Neste belíssimo disco, as três foram colocadas conjuntamente. Vale destacar aqui a performance da flautista Sharon Bezaly, discípula do saudoso e aristocrático Aurele Nicolet. A moça é segura daquilo que faz! Oferta-nos, assim, um Mozart delicado e alegre. Vale a audição! Uma boa apreciação!

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - 

01. Concerto in G major for flute and orchestra, KV 313 - I. Allegro maestoso
02. Concerto in G major for flute and orchestra, KV 313 - II. Adagio ma non tanto
03. Concerto in G major for flute and orchestra, KV 313 - III. Rondo. Tempo di Minuetto
04. Andante in C major for flute and orchestra, KV 315
05. Concerto in C major for flute, harp and orchestra, KV 299 - I. Allegro
06. Concerto in C major for flute, harp and orchestra, KV 299 - II. Andantino
07. Concerto in C major for flute, harp and orchestra, KV 299 - III. Rondeau. Allegro
08. Rondo in D major for flute and orchestra, KV Anh. 184
09. Concerto in D major for flute and orchestra, KV 314 - I. Allegro aperto
10. Concerto in D major for flute and orchestra, KV 314 - II. Adagio ma non troppo
11. Concerto in D major for flute and orchestra, KV 314 - III. Rondeau. Allegro

Ostrobothnian Chamber Orchestra
Juha Kangas, conductor
Julie Palloc, harp
Sharon Bezaly, flaut

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