Giuseppe Martucci foi um importante compositor italiano do final do século XIX. Suas contribuições à música italiana são valorosas. Neste disco, encontramos o seu bonito e delicado Quinteto para piano, obra cuja escrita se deu quando o compositor tinha apenas 21 anos de idade, em 1877. Mas tarde, ela passou por algumas revisões. A composição reflete as influências do romantismo. Martucci consegue equilibrar a expressividade melódica com a estrutura harmônica.
O compositor, cercado por um ambiente histórico dominado pela ópera, na sua Itália, buscou se manter fiel à tradição de Beethoven, Schumann e Brahms.
A outra obra do disco traz o Quinteto para instrumentos de sopro, de Otorrino Respighi. A música do compositor italiano é magistral, sempre a conduzir o ouvinte para um mundo de sonhos, expectativas e fantasias. Sua Trilogia Romana possui essas características. O Quinteto para flauta, oboé, clarinete, fagote e trompa é um trabalho cuja beleza exala emoção e virtuosismo. Trata-se de uma música bonita, afirmativa e que esparge boas expectativas.
Já o Quinteto para piano foi escrito em 1902, na ocasião em que estudava com Max Bruch em Berlim. Ou seja, é uma obra de juventude do compositor.
Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
(01)_Martucci_-_Piano_Quintet_in_C_major_op.45_-_I._Allegro_giusto
(02)_II._Andante_con_moto
(03)_III._Scherzo
(04)_IV._Finale._Allegro_con_brio
(05)_Respighi_-_Wind_Quintet_in_G_minor,_P._21_-_I._Allegro_-_Meno_mosso
(06)_II._Andante_con_variazioni
(07)_Respighi_-_Piano_Quintet_in_F_minor,_P._35_-_I._Allegro
(08)_II._Andantino
(09)_III._Vivacissimo_-_Meno_mosso_-_Andantino_-_Lentamente_-_Presto
Ex Novo Ensemble di Venezia
Aldo Orvieto, piano
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!
Nenhum comentário:
Postar um comentário