![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmoyIMRZERs1EWC4_CUk3cd8PhXPwc5Nw4eZi6Wtgf2w47J5KXiVncbBmU7OWRvKdQVO34nEyh52uTuXTBJJjpHELfF4_Nzrl7NyakXErhYd8ZA-SYcwH1sV9DxV5A7KtzLeK_lb0hZpM/s320/415UuS1Z7PL._SL500_AA300_.jpg)
Diga o que quiserem, mas não abro mão de determinados compositores. Um deles é Brahms. Há pessoas que tentam transformar opiniões pessoais em dogmas. Esse é o primeiro passo para a tirania. Mas há realidades que, digamos, é resultado de algo consensual. Por mais que não gostemos, temos que admitir que ali está algo de valor - mesmo que não simpatizemos ou não esteja consoante com as nossas preferências estéticas. Acredito que isso diga respeito aos dois concertos para piano e orquestra de Brahms. Juntamente com os cinco concertos para piano e orquestra de Beethoven e alguns de Mozart, julgo que se trata das peças mais belas e profundas que já escritas para o piano. O concerto no. 1 foi escrito quando Brahms era um jovem de 25 anos de idade. Como muitas das obras de Brahms, o compositor levou bastante tempo para concluir. Os acordes iniciais do concerto nos faz pensar numa sinfonia grandiosa. A tensão provocante, tonitruante, chega a nos assustar. Quando o piano aparece um mar de lirismo e uma amenidade trágica toma-nos pelas mãos e nos guia por mares de beleza. Já o concerto número 2 foi composto 21 anos após o primeiro, ou seja, em 1881. Não quero transformar minhas palavras em dogma, mas é preciso ouvir este CD. Traz um time poderoso: Karl Bohm e Maurizio Pollini. Boa apreciação!
P.S. Infelizmente não achei o CD. Acredito que esteja esgotado. Vai a indicação do DVD.
Johannes Brahms (1833-1897) - Concertos para piano e orquestra No.1 em Ré menor, Op. 15 e Concerto para piano e orquestra em B bemol maior, Op. 83
Disco 1
Concerto para piano e orquestra No. 1 em Ré menor, Op. 15
01. Maestoso
02. Adagio
03. Rondo - Allegro non troppo
Disco 2
Concerto para piano e orquestra em B bemol maior, Op. 83
04. Allegro non troppo
05. Allegro appassionato
06. Andante
07. Allegretto grazioso
Na
AmazonWiener PhilharmonikerKarl Böhm, regente
Maurizio Pollini, piano
BAIXAR AQUI CD1BAIXAR AQUI CD2*Se possível, deixe um comentário! Sua participação é importante!
5 comentários:
Adorei os concertos, são de uma força extraordinaria. Um real deleite para os ouvidos. Muito obrigada!
De nada, senhorita. Fique à vontade para visitar quando quiser. O espaço é para o nosso deleite.
Saudações musicais!
Interessante esse espaço. Gostaria de saber sua opinião sobre o Concerto para piano n.2 de Brahms. Obrigada.
Nada na terra se igula a musica de Brahms e sses concerto 2 para piano e a coisa mais bela que meus ouvidos ja ouviram.
por gentileza, vc teria mais informações, eu diria, bibliográficas até sobre a produção do concerto número 1... tenho uma certa fascinação por essa peça, como nenhuma outra!
agradecido
aleçandro backcity
sp sp
Postar um comentário