A primeira delas é a Sinfonia No. 21, escrita no ano de 1940. Trata-se de uma obra breve; possui apenas um movimento. É uma das obras mais introspectivas do compositor. Dedicada à cidade de Chicago, que celebrava o centenário de Tchaikovsky naquele ano, a sinfonia condensa em pouco mais de dez minutos um universo emocional de rara densidade. É uma obra profundamente melancólica e de grande e inebriante simplicidade.
Outra obra significativa do disco é "Silêncio", um poema sinfônico baseado em um poema de Edgar Allan Poe. A obra mergulha e um universo sombrio e enigmático. Retrata uma entidade mágica, que personifica a figura da morte e do eterno. É notória a influência de Scriabin e do simbolismo russo. A obra foi escrita em 1909, ou seja, na juventude do compositor, mas revisitada em 1924.
E a última obra do disco é o Op. 32, bem contrastante em relação às duas primeiras obras. A obra é menos sombria e procura evocar o classicismo vienense, todavia filtrada pelas lentes russas. A obra é do ano de 1934. Há uma leveza mozartiana, mas eivada pelo muro de contenção russo que lhe era próprio. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
Nikolay Myaskovsky (1881-1950) -
(01) Symphony no. 21 in F sharp minor in one movement
(02) Sinfonietta in A major-Allegro
(03) Andante quieto
(04) Allegro con fuocco
(05) Silence, symphonic poem after the poem by Edgar Allan Poe
(06) Serenada in E flat major for small symphony orchestra-Allegro marcato
(07) Andante
(08) Allegro vivo
The Russian State Symphony Orchestra
Yevgeny Svetlanov, regente
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!
Nenhum comentário:
Postar um comentário