Primeira postagem de 2026. Após 16 anos de blog, ainda continuamos por aqui. Impelimos a marcha solitariamente. Em abril, se tudo der certo, chegaremos ao décimo sétimo ano de existência. Em 2025, foram 470 postagens; um número bem menor que o de 2024; naquela ocasião, foram 630. Mas, é importante mencionar que, naquele ano, não havia texto inserido nas postagens, algo que voltamos a fazer em 2025.
O fato é que após tanto tempo, fica um questionamento: até quando continuar? Além disso, outra pergunta surge: por que continuar a fazer um trabalho como este em tempos de Spotify, Amazon Music, Deezer ou Tidal, por exemplo? Não sei. Talvez, eu o faça (1), pois me força a ouvir música clássica diariamente - algo sem a qual eu não consigo viver; (2) por ser uma forma prazerosa de aprender com a vida de artistas extraordinários; e (3) pela possibilidade de fazer algo em prol da beleza. Isso parece meio vago, mas são justificativas que estruturam a a minha vontade.
Sei que, às vezes, pareço meio insensível, pois não respondo às mensagens para revalidar links quebrados. Não parece, mas leio todos os pedidos. É difícil atender a todas as solicitações. Tenho os arquivos. Revalidá-los é um trabalho de outra ordem, que exige tempo. E tempo para mim é uma coisa complicada. Portanto, peço desculpas pelo fato de não atender à maioria das solicitações. Vou tentar me esforçar, em 2026, para ser mais rápido; e, ao menos, uma vez por semana, restaurar um arquivo quebrado.
Escutei o presente disco ontem. Escute-o também. Todo início de ano, promessas são feitas. Eu, por exemplo, prometi para mim mesmo que, em 2026, lerei mais poesia - pelo menos um poema por dia. Também desejo que você faça o mesmo. A melhor forma de começar o ano é entrando em contato com a beleza, com o indizível, portanto escute as duas sinfonias deste disco.
Mais uma vez, aos seis visitantes que ainda frequentam este espaço - ou àqueles que chegam por aqui de forma acidental -, desejo um extraordinário 2026. Que a beleza - e a música propicia isso - conduza os nossos afetos. Boa apreciação!
01. Symphony No. 4 in E Minor, Op. 98: I. Allegro non troppo (12:53)
02. Symphony No. 4 in E Minor, Op. 98: II. Andante moderato (12:19)
03. Symphony No. 4 in E Minor, Op. 98: III. Allegro giocoso (7:01)
04. Symphony No. 4 in E Minor, Op. 98: IV. Allegro energico e passionato (10:54)
05. Symphony No. 7 in A Major, Op. 92: I. Poco sostenuto - Vivace (15:08)
06. Symphony No. 7 in A Major, Op. 92: II. Allegretto (9:34)
07. Symphony No. 7 in A Major, Op. 92: III. Presto - Assai meno presto (8:14)
08. Symphony No. 7 in A Major, Op. 92: IV. Allegro con brio (7:34)
Chicago Symphony Orchestra
Carlo Maria Giulini, regente
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

5 comentários:
Obrigado! Aprecio e aprendo muito com o seu blog! Feliz ano Novo!
Carlinus, feliz 2026! Muito obrigado por compartilhar tanto. Este blog jamais será algo supérfluo, muito menos em meio ao domínio do streaming, pelo contrário, aí que se avulta, aí que cresce, demonstra em sua resistência e persistência o quanto é fundamental e transforma. Falo por mim. Acredito que conheci o blog em 2015, 2016, estava então no limiar, engatinhando no mundo da música clássica, e de lá para cá O Ser tem me sido transformador, parte de meu cotidiano, interage com minha mente. Já que citou poesia, faço referência a uma epígrafe de um livro do Murilo Mendes que diz "Ao meu grande amigo Wolfgang Amadeus Mozart". Sim, este espaço é como se fosse o compartir desse sentimento de comunhão, generosidade e humanidade ante a obra desses gênios criadores, reproduzida e executada por tantos mestres e bons artistas. E nada melhor, para marcar o começo do ano, do que Beethoven e Brahms!
Obrigado pelo comentário. Um extraordinário 2026 pra você com muita música.
Otávio, obrigado pelo seu bonito comentário. Obrigado pela referência a Murilo Mendes, poeta de que tanto gosto. Um ano musical para você.
Sigo esse Blog há pelo menos uns 10 anos e digo, ele continua sendo útil sim. Só tenho a agradecer aos administradores.
Postar um comentário