quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Anton Bruckner (1824-1896) - Symphony No. 4 in E-flat - "Romantic" - (version 1878/1880)

A Sinfonia nº 4 em Mi bemol maior , do compositor austríaco Anton Bruckner, estreou em Viena em 20 de fevereiro de 1881. O nome, aprovado pelo próprio compositor, refere-se à ambição da obra — que tem mais de uma hora de duração — e à sua grandiosidade emocional. Foi a primeira sinfonia de Bruckner a alcançar sucesso comercial significativo e permanece entre suas obras mais frequentemente executadas.

Bruckner concluiu a versão original daquela que viria a ser sua quarta sinfonia em 1874, mas quase imediatamente iniciou revisões, visto que a recepção decepcionante de sua Sinfonia nº 2, em 1873, o levara a considerar novas abordagens estruturais. A estreia desastrosa de sua Sinfonia nº 3, em 1877, resultou em novas revisões. Somente em 1881 Bruckner declarou-se satisfeito com a obra e permitiu sua estreia. Outras revisões acompanharam novas edições em 1886 e 1888.

O primeiro movimento apresenta temas de metais diretos e dramáticos em meio a melodias de cordas com um toque folclórico . As indicações de andamento de Bruckner pedem um movimento constante, mas sem urgência excessiva. Versões posteriores do primeiro movimento começam com um solo de trompa distante e misterioso , a partir do qual a música se expande gradualmente em melodias ricas e líricas para toda a orquestra .

O segundo movimento tem um caráter elegíaco, com cordas e sopros melancólicos . Duas ideias melódicas contrastantes são justapostas. Ambos os movimentos têm um andamento lânguido , embora surjam momentos mais ousados ​​de tempos em tempos. O terceiro movimento é o mais curto, com menos de quinze minutos de duração. Devido ao seu caráter enérgico e vigoroso e às passagens animadas para trompas, o movimento é por vezes descrito como música de caça. Para o finale, Bruckner começa com fanfarras dramáticas de metais que lembram as do primeiro movimento. A música cresce rapidamente em frases ousadas e expansivas.

Extraído daqui 

Anton Bruckner (1824-1896) - 

01 - I. Bewegt, nicht zu schnell
02 - II. Andante quasi Allegretto
03 - III. Scherzo
04 - IV. Finale. Bewegt, doch nicht zu schnell

Orchestre de la Suisse Romande
Marek Janowski, regente 

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terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - Symphony No. 15 in A Major, Op. 141

Os fantasmas da música do passado assombram a décima quinta — e última — sinfonia de Shostakovich. O famoso tema galopante da abertura da ópera Guilherme Tell , de Gioachino Rossini (posteriormente apropriado para a música tema da série de televisão Lone Ranger ), aparece no primeiro movimento (aqui executado por metais em vez de cordas). Os compassos iniciais do último movimento citam o portentoso motivo do "destino" do ciclo do Anel de Richard Wagner . Reminiscências das próprias composições de Shostakovich também surgem aqui e ali. A passacaglia repetida na linha do baixo no finale, por exemplo, ecoa a marcha insistente de sua Sinfonia Leningrado (nº 7). Confusos e encorajados pelas próprias declarações contraditórias de Shostakovich sobre a Décima Quinta, comentaristas e musicólogos perspicazes também descobriram possíveis referências à música de Tchaikovsky, Beethoven, Mahler e Glinka. Além disso, foi sugerido que toda a sinfonia é uma resposta a um conto (O Monge Negro) de um dos escritores favoritos do compositor, Anton Chekhov.

O evidente tom retrospectivo de Shostakovich na época em que compunha a Décima Quinta Sinfonia (próximo ao seu 65º aniversário) devia-se, em parte, à sua saúde debilitada e à crescente consciência da própria mortalidade. Ele sofria de várias doenças graves há anos. A mais debilitante era uma forma de poliomielite que restringia os movimentos das pernas, braços e dedos, tornando quase impossível para ele tocar piano. Em 1970 e no início de 1971, viajou diversas vezes para a cidade siberiana de Kurgan para receber tratamento do renomado cirurgião ortopédico Gavriil Ilizarov. Em Kurgan, Shostakovich começou a escrever a Décima Quinta Sinfonia, bem como outra obra que abordava o tema da mortalidade: a música para a brilhante adaptação cinematográfica de Rei Lear, de Shakespeare, dirigida por Grigori Kozintsev. 

Texto completo aqui 

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - 

01 - Symphony No. 15 in A Major, Op. 141_ I. Allegretto
02 - Symphony No. 15 in A Major, Op. 141_ II. Adagio
03 - Symphony No. 15 in A Major, Op. 141_ III. Allegretto
04 - Symphony No. 15 in A Major, Op. 141_ IV. Adagio

Münchner Philharmoniker
Valery Gergiev, regente 

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segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Jean Sibelius (1865-1957) - Symphony No. 2 & Andante Festivo

Extraído do encarte do disco:

"Chiaki Murakawa, maestro honorário fundador da Orquestra Sinfônica de Yamagata, morreu em 25 de junho de 2025, aos 93 anos. Este álbum traz a gravação ao vivo de um concerto realizado em 10 de agosto de 2024, no ano anterior à sua morte, e registra a última sinfonia conduzida por Murakawa.

A paixão e o amor pela música que levaram Murakawa a fundar a primeira orquestra profissional da região de Tohoku — e a transformá-la em uma presença querida pela população da província de Yamagata — estão plenamente refletidos nesta interpretação. Na execução, o maestro sobrepôs o clima da Finlândia de Sibelius à natureza de Yamagata. Ao longo de meio século, Murakawa dedicou-se a interpretar e aprimorar a obra de Sibelius com a Orquestra Sinfônica de Yamagata, construindo um legado duradouro.

O registro sonoro é vigoroso e profundo, resultado da maturidade artística de Murakawa e da excelência da Orquestra Sinfônica de Yamagata. Trata-se de uma gravação ao vivo emocionante e de grande impacto artístico".

Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação! 

Jean Sibelius (1865-1957) - 

01. Andante Festivo JS 34b (Live) (5:19)
02. Symphony No. 2 in D Major Op. 43: I. Allegretto (Live) (9:32)
03. Symphony No. 2 in D Major Op. 43: II. Tempo andante, ma rubato (Live) (13:24)
04. Symphony No. 2 in D Major Op. 43: III. Vivacissimo (Live) (5:56)
05. Symphony No. 2 in D Major Op. 43: IV. Finale. Allegro moderato (Live) (14:40)

Yamagata Symphony Orchestra
Chiaki Murakawa, regente 

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domingo, 14 de dezembro de 2025

Fedoseev - Collection Box - Tchaikovsky & Shostakovich (CDs 1, 2, 3, 4 & 5 de 10)

Vladimir Ivanovich Fedoseev (em russo, Владимир Иванович Федосеев) nasceu em 5 de agosto de 1932, em Leningrado (atual São Petersburgo). A sua infância foi marcada por circunstâncias extremas: ele sobreviveu ao Cerco de Leningrado durante a Segunda Guerra Mundial, experiência que frequentemente menciona como formadora de seu caráter e de sua visão profundamente humanista da música.

Fedoseev iniciou sua formação musical como instrumentista de bayan (acordeão russo), estudando no Instituto Gnessin de Moscou, onde mais tarde também se dedicou à regência orquestral. Esse percurso - de músico prático a maestro - contribuiu para a forte consciência instrumental e a atenção ao detalhe sonoro que se tornariam marcas de sua atuação.

A posição central de sua carreira foi a de diretor artístico e regente principal da Orquestra Sinfônica Tchaikovsky da Rádio de Moscou, cargo que assumiu em 1974 e manteve por décadas, transformando o conjunto em uma das principais orquestras da Rússia. Paralelamente, regeu importantes casas de ópera e orquestras internacionais, incluindo o Teatro Bolshoi, o Teatro Mariinsky, a Orquestra Filarmônica de Viena, a Filarmônica de Berlim e a Orquestra da Gewandhaus de Leipzig, entre muitas outras.

Nesta excelente caixa, encontramos os principais nomes da música russa, uma das especialidades do regente russo. 

Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação! 

DISCO 01

01 - Symphony No.5 in E minor, Op.64 - 1. Andante - Allegro con anima
02 - Symphony No.5 in E minor, Op.64 - 2. Andante cantabile con alcuna licenza
03 - Symphony No.5 in E minor, Op.64 - 3. Valse Allegro moderato
04 - Symphony No.5 in E minor, Op.64 - 4. Finale Andante maestoso - Allegro vivace

DISCO 02

01 - Symphony No.6 in B minor, Op.74 'Pathétique' - 1. Adagio - Allegro - Andante - Allegro - Andante
02 - Symphony No.6 in B minor, Op.74 'Pathétique' - 2. Allegro con grazia
03 - Symphony No.6 in B minor, Op.74 'Pathétique' - 3. Allegro molto vivace
04 - Symphony No.6 in B minor, Op.74 'Pathétique' - 4. Finale Andante lamentoso

DISCO 03

01 - Piano Concerto No.1 in B flat minor, Op.23 - 1. Allegro non troppo e molto maestroso - Allegro con spirito
02 - Piano Concerto No.1 in B flat minor, Op.23 - 2. Andantino semplice - Prestissimo - Tempo I
03 - Piano Concerto No.1 in B flat minor, Op.23 - 3. Allegro con fuoco
04 - Hymn in Honour of SS Cyril and Methodius
05 - Nine Sacred Pieces - 4. We sing to thee
06 - Nine Sacred Pieces - 6. Our Father in heaven
07 - Nine Sacred Pieces - 8. Let my prayer ascend
08 - Nine Sacred Pieces - 9. Today, the heavenly powers
09 - Chorus of Flower and Insects

DISCO 04

01 - Symphony No.5 in D minor, Op.47 - 1. Moderato
02 - Symphony No.5 in D minor, Op.47 - 2. Allegretto
03 - Symphony No.5 in D minor, Op.47 - 3. Largo
04 - Symphony No.5 in D minor, Op.47 - 4. Allegro non troppo

DISCO 05

01 - Song of the Forests, Op.81 - 1. At the war ends
02 - Song of the Forests, Op.81 - 2. 1. forests let us clothe our land
03 - Song of the Forests, Op.81 - 3. Remembrance of the past
04 - Song of the Forests, Op.81 - 4. Children plant the forest
05 - Song of the Forests, Op.81 - 5. Arise to great deeds all ye people
06 - Song of the Forests, Op.81 - 6. Promnade in the future
07 - Song of the Forests, Op.81 - 7. Glory!

Moscow Radio Symphony Orchestra
Vladimir Fedoseev, regente 

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sábado, 13 de dezembro de 2025

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - Symphonies 29, 31 'Paris', 32, 35 'Haffner' & 36 'Linz'

Extraído do encarte do disco:

"A parceria múltipla vencedora de prêmios entre a Scottish Chamber Orchestra e Sir Charles Mackerras é retomada nesta segunda coleção dedicada às sinfonias de Wolfgang Amadeus Mozart, reunindo as obras nº 29, 31 (“Paris”), 32, 35 (“Haffner”) e 36 (“Linz”).

O lançamento, aguardado com grande expectativa, dá sequência ao sucesso retumbante de Mozart: Sinfonias 38–41, gravação que rendeu a Mackerras e à SCO o Critics’ Award no BRIT Awards de 2009 e foi eleita “Disco do Ano” pela BBC Music Magazine no mesmo ano.

O novo registro traz um diferencial relevante: inclui as duas versões do segundo movimento da Sinfonia “Paris”. De forma incomum, Mackerras solicitou que a versão alternativa fosse apresentada logo após a original, e não como um apêndice ao final do álbum. Conhecido por seu rigor quase obsessivo como pesquisador musical, o maestro combinou seu vasto conhecimento dessas obras com partituras e partes que vinha editando há anos a partir de fontes disponíveis, em preparação específica para esta gravação"

Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!  

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - 

DISCO 01

Symphony No.29 in A major, K.201

01. I. Allegro moderato
02. II. Andante
03. III. Menuetto
04. IV. Allegro con spirito

Symphony No.31 in D major 'Paris', K.297
05. I. Allegro assai
06. II. Andantino
07. II. Andante (alternative 2 nd movement)
08. III. Allegro

Symphony No.32 in G major, K.318
09. I. Allegro spiritoso
10. II. Andante

DISCO 02

Symphony No.35 in D major 'Haffner', K.385
01. I. Allegro con spirito
02. II. Andante
03. III. Menuetto
04. IV. Finale: Presto

Symphony No.36 in C major 'Linz', K.425
05. I. Adagio - Allegro spiritoso
06. II. Adagio
07. III. Menuetto
08. IV. Finale: Presto

Scottish Chamber Orchestra

Sir Charles Mackerras, regente 

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sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Piotr I. Tchaikovsky (1840-1893) - Manfred Symphony, Op. 58

A Sinfonia Manfredo é uma obra programática, escrita no ano de 1885. Ela é inspirada no drama romântico "Manfredo", de Lord Byron, publicado em 1817. Manfredo é um anti-herói, um indivíduo perturbado. Vive nos Alpes, atormentado por uma misteriosa e profunda culpa relacionada à morte de Astarte, sua amada. A obra possui elementos fantásticos e evoca espíritos da natureza, fadas e demônios em busca de esquecimento e perdão para os seus crimes e pecados. Em sua busca desesperada e melancólica, Manfredo demonstra uma altivez e recusa em se submeter a qualquer poder, morrendo sem buscar a redenção religiosa. 

A ideia de musicar o famoso trabalho literário de Byron não foi, originalmente, de Tchaikovsky. Foi insistentemente apresentada pelo seu ex-professor e colega, um dos pais da música russa, Mily Balakirev. Tchaikovsky não se entusiasmou com a ideia, mas acabou escrevendo algo que, mais tarde, pensou em reescrever - principalmente, o primeiro movimento, que arquitetou transformar em um poema sinfônico. O fato é que o trabalho permaneceu. 

O sucesso da obra foi imediato, quando da sua estreia, em 1886. Foi só mais tarde que ele pensou em transformá-la, revisá-la, pois passou a achar a obra "abominável". Deveria ter seus motivos para tal. O fato é que o trabalho é uma das amostras mais poderosas das composições do músico russo. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!  

Piotr I. Tchaikovsky (1840-1893) -

01 - Manfred Symphony, Op. 58_ I. Lento lugubre
02 - Manfred Symphony, Op. 58_ II. Vivace con spirito
03 - Manfred Symphony, Op. 58_ III. Andante con moto
04 - Manfred Symphony, Op. 58_ IV. Allegro con fuoco

London Philharmonic Orchestra

Vladimir Jurowski, regente 

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quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Édouard Lalo (1823-1892) - Piano Trio No. 1 in C Minor, Op. 7, Piano Trio No. 2 in B Minor e Piano Trio No. 3 in A Minor, Op. 26

 

Não conhecia essas obras que aparecem neste disco. Lalo foi um compositor francês de ascendência espanhola. Sua obra mais conhecida é a maravilhosa Sinfonia Espanhola. Entretanto, o compositor escreveu outras obras bastante relevantes. Uma das características mais marcantes da obra de Lalo é a dicção francesa, mas que segue a tradição alemã. Ele era um grande entusiasta pela música de Beethoven, Mendelssohn e Schumann. Neste disco, encontramos os Trios de Nº 1, 2 e 3, obras de sua autoria.

O Trio No. 1 é do ano de 1850 e foi escrito quando o compositor tinha apenas 27 anos de idade. Pode-se afirmar que aqui temos uma obra de juventude, que é uma afirmação experimental. É perceptível a preocupação do compositor em obedecer à fórmula dos compositores que lhe eram caros, sobretudo Mendelssohn. O lirismo da obra é bem contido.

O Trio No. 2 é do ano de 1852. Podem-se observar algumas características que sugerem uma maior liberdade criativa - maior densidade dramática, uma voz mais acentuada do piano e um maior destaque às linhas melódicas. Em suma, a obra apresenta uma carga dramática bem mais acentuada. 

Já o Trio No. 3 é do ano de 1853. É considerado o mais equilibrado do ponto de vista estrutural dos três trios. É possível verificar que o compositor, a essa altura, já havia dominado a forma. A escrita é mais fluida e a clareza formal é algo que se destaca. 

É bastante comum que atenção seja dada a compositores alemães, quando o quesito é trio para piano. Todavia, essas obras têm sido cada vez mais executadas. São bonitas, ricas musicalmente e expressivas. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação! 

Édouard Lalo (1823-1892) - 

01 - Piano Trio No. 1 in C Minor, Op. 7_ I. Allegro moderato
02 - Piano Trio No. 1 in C Minor, Op. 7_ II. Romance. Andante
03 - Piano Trio No. 1 in C Minor, Op. 7_ III. Scherzo. Allegretto
04 - Piano Trio No. 1 in C Minor, Op. 7_ IV. Final. Recit. ad lib – Allegro
05 - Piano Trio No. 2 in B Minor_ I. Allegro maestoso
06 - Piano Trio No. 2 in B Minor_ II. Andante con moto
07 - Piano Trio No. 2 in B Minor_ III. Minuetto. Allegretto
08 - Piano Trio No. 2 in B Minor_ IV. Allegro agitato
09 - Piano Trio No. 3 in A Minor, Op. 26_ I. Allegro appassionato
10 - Piano Trio No. 3 in A Minor, Op. 26_ II. Presto
11 - Piano Trio No. 3 in A Minor, Op. 26_ III. Très lent
12 - Piano Trio No. 3 in A Minor, Op. 26_ IV. Allegro molto

Leonore Piano Trio 

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quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Frédéric Chopin (1810-1849) - Mazurkas

Chopin foi um artista profundamente ligado à sua Polônia natal. Ele nasceu em 1810, no Ducado de Varsóvia. Os tempos eram de instabilidade política. A Polônia era disputada pelos vários impérios europeus. Apesar de ter vivido parte de sua vida em Viena e Paris, Chopin nunca deixou de alimentar uma paixão incondicional pelo seu país de origem. Possuía ascendência francesa, mas não olvidava seus laços profundos com o país de nascimento. Parte de sua obra, possui elementos de melodias populares polonesas. Pode-se afirmar, como diz Irineu Franco Perpétuo, que Chopin é um dos primeiros compositores nacionalistas da história.

As mazurkas, originalmente, eram uma dança popular da região da Mazóvia, em compasso ternário, com acentos deslocados e um caráter ora festivo, ora melancólico. Chopin levou esse gênero, associado ao campo e às aldeias, para os salões aristocráticos da Europa. Em 1830, pouco antes da insurreição polonesa contra o domínio russo, Chopin deixou definitivamente sua terra natal. Nunca mais retornaria. Seu destino foi Paris, então o centro cultural mais efervescente da Europa. Ali, ele se tornaria um compositor consagrado, mas também um exilado permanente. As Mazurkas nasceram justamente dessa tensão: são danças polonesas escritas desde o estrangeiro, como fragmentos de uma pátria que só sobrevivia na memória.

Ao longo da vida, o compositor escreveu 58 mazurkas. Diferente das grandes formas sinfônicas ou das virtuoses sonatas, as mazurkas são miniaturas - mas miniaturas carregadas de densidade emocional, experimentação harmônica e liberdade rítmica. Sem recorrer a programas explícitos ou narrativas heroicas, Chopin faz da própria forma musical um gesto político: afirmar a Polônia por meio de sua dança. Muitas soam leves, quase ingênuas; outras são sombrias, lentas, com um lirismo que beira a resignação. Há nelas algo de diário íntimo, de confissão fragmentada.

Cada uma dessas pequenas peças carrega um mundo: o de uma Polônia perdida, reinventada por um compositor solitário, sentado ao piano em Paris, transformando a saudade em som. Não deixe de ouvir esse disco fascinante. Uma boa apreciação! 

Frédéric Chopin (1810-1849) - 

DISCO 01

01. Mazurkas, Op. 6_ No. 1 in F-Sharp Minor
02. Mazurkas, Op. 6_ No. 2 in C-Sharp Minor
03. Mazurkas, Op. 6_ No. 3 in E Major
04. Mazurkas, Op. 6_ No. 4 in E-Flat Minor
05. Mazurkas, Op. 7_ No. 1 in B-Flat Major
06. Mazurkas, Op. 7_ No. 2 in A Minor
07. Mazurkas, Op. 7_ No. 3 in F Minor
08. Mazurkas, Op. 7_ No. 4 in A-Flat Major
09. Mazurkas, Op. 7_ No. 5 in C Major
10. Mazurkas, Op. 17_ No. 1 in B-Flat Major
11. Mazurkas, Op. 17_ No. 2 in E Minor
12. Mazurkas, Op. 17_ No. 3 in A-Flat Major
13. Mazurkas, Op. 17_ No. 4 in A Minor
14. Mazurkas, Op. 24_ No. 1 in G Minor
15. Mazurkas, Op. 24_ No. 2 in C Major
16. Mazurkas, Op. 24_ No. 3 in A-Flat Major
17. Mazurkas, Op. 24_ No. 4 in B-Flat Minor
18. Mazurkas, Op. 30_ No. 1 in C Minor
19. Mazurkas, Op. 30_ No. 2 in B Minor
20. Mazurkas, Op. 30_ No. 3 in D-Flat Major
21. Mazurkas, Op. 30_ No. 4 in C-Sharp Minor
22. Mazurkas, Op. 33_ No. 1 in G-Sharp Minor
23. Mazurkas, Op. 33_ No. 2 in D Major
24. Mazurkas, Op. 33_ No. 3 in C Major
25. Mazurkas, Op. 33_ No. 4 in B Minor
26. Mazurkas, Op. 41_ No. 4 in C-Sharp Minor
27. Mazurkas, Op. 41_ No. 1 in E Minor
28. Mazurkas, Op. 41_ No. 2 in B Major
29. Mazurkas, Op. 41_ No. 3 in A-Flat Major

DISCO 02

01. Mazurkas, Op. 50_ No. 1 in G Major
02. Mazurkas, Op. 50_ No. 2 in A-Flat Major
03. Mazurkas, Op. 50_ No. 3 in C-Sharp Minor
04. Mazurkas, Op. 56_ No. 1 in B Major
05. Mazurkas, Op. 56_ No. 2 in C Major
06. Mazurkas, Op. 56_ No. 3 in C Minor
07. Mazurkas, Op. 59_ No. 1 in A Minor
08. Mazurkas, Op. 59_ No. 2 in A-Flat Major
09. Mazurkas, Op. 59_ No. 3 in F-Sharp Minor
10. Mazurkas, Op. 63_ No. 1 in B Major
11. Mazurkas, Op. 63_ No. 2 in F Minor
12. Mazurkas, Op. 63_ No. 3 in C-Sharp Minor
13. Mazurka in A Minor, Op. Posth. _À Émile Gaillard_
14. Mazurka in A Minor, Op. Posth. _Notre temps_
15. Mazurkas, Op. 67_ No. 1 in G Major
16. Mazurkas, Op. 67_ No. 2 in G Minor
17. Mazurkas, Op. 67_ No. 3 in C Major
18. Mazurkas, Op. 67_ No. 4 in A Minor
19. Mazurkas, Op. 68_ No. 1 in C Major
20. Mazurkas, Op. 68_ No. 2 in A Minor
21. Mazurkas, Op. 68_ No. 3 in F Major
22. Mazurkas, Op. 68_ No. 4 in F Minor
23. Mazurka in B-Flat Major, Op. Posth
24. Mazurka in G Major, Op. Posth
25. Mazurka in D Major, Op. Posth
26. Mazurka in B-Flat Major, Op. Posth
27. Mazurka in C Major, Op. Posth
28. Mazurka in A-Flat Major, Op. Posth

Eugéne Mursky, regente 

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terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Béla Bartók (1881-1945) - Sonate fur Violine und Klavier No.1, Leoš Janáček (1854-1928) - Sonate fur Violine und Klavier e Olivier Messiaen (1908-1992) - Thema und Variationen fur Violine und Klavier

Extraído do encarte do disco:

"Como muitos dos seus contemporâneos, Bartók passou por um período de intensa revisão artística logo após a Primeira Guerra Mundial. A Sonata para Violino nº 1 é o primeiro fruto desse processo e carrega todas as marcas de um estilo em transição — em outras palavras, é uma obra de difícil assimilação, e continua sendo assim mesmo em uma interpretação tão vibrante e poderosa quanto a de Kremer e Argerich.

O primeiro movimento, provavelmente o mais enigmático dos três, se revela como um drama hiper-romântico, o que não surpreende diante da forte influência que Szymanowski exercia sobre Bartók naquele período. A execução é de uma eloquência impressionante, com ampla gama expressiva e sem um único momento de estagnação. O adagio mantém o mesmo magnetismo, enquanto a elasticidade rítmica do finale se ajusta perfeitamente ao espírito da peça. A gravação de Kremer para a Hungaroton/Conifer, de 1975, continua sendo uma referência — especialmente para quem busca as duas sonatas de Bartók —, mas o novo registro da DG, com som impecável, é ainda mais deslumbrante.

Na sonata de Janáček, porém, tanta intensidade pode ser um exagero. É evidente que a obra exige fogo e paixão, mas também pede uma distinção clara entre a emoção vivida no presente e aquela evocada com melancolia. Nesse ponto, Sitkovetsky e Gililov, pela Virgin Classics, formam a dupla mais sensível, ainda que, como já alertava ES, as peças adicionais do álbum não sejam tão especiais. Para ouvintes mais aventureiros, a versão mais suave de Suk e Panenka, lançada pela Supraphon/Koch International e acompanhada de sonatas tardo-românticas de Foerster e Novak, pode ser a escolha ideal".

Béla Bartók (1881-1945) -

Sonate fur Violine und Klavier No.1
01. Allegro appassionato
02. Adagio
03. Allegro

Leoš Janáček (1854-1928) -

Sonate fur Violine und Klavier
04. Con moto
05. Ballada. Con moto
06. Allegretto
07. Adagio

Olivier Messiaen (1908-1992) -

Thema und Variationen fur Violine und Klavier
08. Thème. Modéré
09. Variation 1. Modéré
10. Variation 2. Un peu moins modéré
11. Variation 3. Modéré, avec éclat
12. Variation 4. Vif et passionné
13. Variation 5. Très modéré 

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segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

César Franck (1822-1890) - Piano Quintet in F minor e Franz Liszt (1811-1886) - Harmonies poétiques et religieuses e Ave Maria



César Frank foi um compositor privilegiado. Organista de atuação, foi um artista rigoroso e lógico. Suas obras são profundamente expressivas, líricas e procuram transmitir uma coerência formal que impressiona. Algumas de suas obras são extraordinárias como, por exemplo, a bonita Sinfonia em Ré, postada semana passada; e a indizível Sonata para piano e violino, uma das obras mais bonitas e delicadas que eu conheço.

Neste disco, encontramos o seu Quinteto para piano; é uma obra inquietante pelo papel que o piano ocupa. O piano, longe de ser mero participante, age como catalisador, instigando as cordas a uma retórica apaixonada que oscila entre súplica, conflito e epifania. A estrutura cíclica, marca registrada do compositor, confere unidade a um percurso emocional que parece sempre se alimentar de si próprio.  Um trabalho cuja beleza fascina do início ao fim. A obra é do ano de 1879.

Liszt também aparece neste disco. Não o Liszt do virtuosismo, dos contorcionismos técnicos. Absolutamente não. Surge aqui o Liszt dos abismos; das reflexões taciturnas. Liszt procura construir pontes entre o humano e o sagrado. Harmonies poétiques et religieuses, ciclo gestado ao longo da década de 1840 e publicado em versão consolidada em 1853, é talvez o exemplo mais radical de sua inclinação mística. Inspirado no livro homônimo de Alphonse de Lamartine, Liszt transfigura poesia em som: há meditações sombrias, como “Funérailles”, que combinam luto político e desolação pessoal; há peças de recolhimento quase monástico, como “Invocation” e “Bénédiction de Dieu dans la solitude”.

Aparece ainda “Ave Maria”, outra obra que aponta para os caminhos delicados e intimistas de Liszt. O compositor deixa de lado as notas rodopiantes e se recolhe ao intimismo. O virtuosismo não é mais uma ação externa, para o mundo. É como se o compositor dissesse: ‘quero produzir belezas do lado de dentro; quero construir catedrais de tranquilidade sonora aqui, em minha interioridade”.

Não deixe de ouvir este bonito disco. Uma boa apreciação!  

01 - Molto moderato
02 - Lento
03 - Allegro non troppo
04 - Pensées des morts
05 - Andante lagrimoso
06 - Ave Maria

Borodin Quartet
Sviatoslav Richter, piano 

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W. A. Mozart (1756-1791) - Piano Concerto No. 12 in A Major, K. 414 e Dmitri Shostakovich (190-1975) - Concerto for Piano, Trumpet and String Orchestra Op. 35 e Piano Sonata No. 2 in B Minor, Op. 61

Texto extraído do encarte do disco:

"No novo álbum, a pianista Saskia Giorgini investiga as fronteiras porosas entre a música de câmara e o concerto, construindo uma narrativa refinada que aproxima a elegância lírica de Mozart da ironia mordaz de Shostakovich. O Concerto para Piano em Lá Maior, KV 414, de Mozart — originalmente concebido tanto para orquestra quanto para quarteto de cordas — revela aqui seu lado mais íntimo, com delicadeza melódica e complexidade discreta acentuadas pelo diálogo sutil entre os instrumentistas. Em contraponto, o Concerto nº 1 para Piano, Trompete e Cordas, de Shostakovich, irrompe em ironia e teatralidade, alternando em instantes entre paródia e emoção contida. O álbum se encerra com a Sonata para Piano nº 2, escrita em 1943 e dedicada ao professor Leonid Nikolayev. De construção engenhosa e caráter introspectivo, a obra carrega uma trágica sobriedade, movendo-se entre a clareza barroca, o lirismo melancólico e um modernismo discretamente desafiador — um contraponto pessoal à exuberância extrovertida do concerto. Reunidas, essas peças traçam uma linha de inovação na qual forma, função e emoção se chocam, resultando em música tão envolvente quanto ousada.

Pianista de profundidade e imaginação excepcionais, Giorgini imprime seu refinamento característico a cada frase. Sua discografia aclamada pela PENTATONE inclui Harmonies poétiques et religieuses de Liszt (Diapason d’or, 2021) e Consolations (Gramophone Critics’ Choice 2023), ambos celebrados pela combinação de sensibilidade poética e virtuosismo técnico. Ela também colaborou com o tenor Ian Bostridge em gravações de destaque, como Die schöne Müllerin (2020), Respighi Songs (2021) e Twilight Schumann Songs (2025). Este lançamento marca ainda a estreia do trompetista Per Ivarsson no selo, enquanto os Trondheim Soloists retornam após dois álbuns anteriores: Transfigured Night – Haydn/Schoenberg (2018), com Alisa Weilerstein, e Haydn & Stamitz (2020), com Ana de la Vega e Ramón Ortega Quero. Com este novo trabalho, Saskia Giorgini reafirma sua posição como uma das pianistas mais versáteis e expressivas da atualidade".

Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!  

01. Mozart- Piano Concerto No. 12 in A Major, K. 414- I. Allegro
02. Mozart- Piano Concerto No. 12 in A Major, K. 414- II. Andante
03. Mozart- Piano Concerto No. 12 in A Major, K. 414- III. Rondeau. Allegretto
04. Shostakovich- Concerto for Piano, Trumpet and String Orchestra Op. 35- I. Allegro moderato
05. Shostakovich- Concerto for Piano, Trumpet and String Orchestra Op. 35- II. Lento
06. Shostakovich- Concerto for Piano, Trumpet and String Orchestra Op. 35- III. Moderato
07. Shostakovich- Concerto for Piano, Trumpet and String Orchestra Op. 35- IV. Allegro con brio
08. Shostakovich- Piano Sonata No. 2 in B Minor, Op. 61- I. Allegretto
09. Shostakovich- Piano Sonata No. 2 in B Minor, Op. 61- II. Largo
10. Shostakovich- Piano Sonata No. 2 in B Minor, Op. 61- III. Moderato

Trondheim Soloists
Saskia Giorgini, piano
Per Ivarsson,  trompete

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domingo, 7 de dezembro de 2025

Jazz - John Coltrane (1926-1967) - Dedicated to You Ballads

 Um disquinho repleto de baladas. Escutei-o hoje. São quase duas horas com melodias suaves. Gosto do Coltrane do bop, do Coltrane dos improvisos longos e intensos, mas o disco é bom. Trata-se de uma compilação. 

Abaixo, um pequeno texto tirado da apresentação do disco:

"O saxofonista John Coltrane, uma das figuras musicais mais imponentes do século XX, redefiniu os parâmetros do jazz ao longo de sua década como líder. No início, era um vigoroso representante do hard bop, ganhando destaque como sideman de Miles Davis antes de seguir carreira solo em 1957, quando lançou Coltrane, pelo selo Prestige, e Blue Train, pela Blue Note".

Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação! 

01. John Coltrane Johnny Hartman - Dedicated To You
02. John Coltrane Quartet - Say It (Over And Over Again)
03. John Coltrane Quartet - It's Easy To Remember
04. Duke Ellington John Coltrane - In A Sentimental Mood
05. John Coltrane Johnny Hartman - My One And Only Love
06. John Coltrane Quartet - Soul Eyes
07. Duke Ellington John Coltrane - My Little Brown Book
08. John Coltrane Quartet - I Wish I Knew
09. John Coltrane Johnny Hartman - Lush Life
10. John Coltrane Quartet - What's New
11. John Coltrane Quartet - You Don't Know What Love Is
12. John Coltrane - After The Rain
13. John Coltrane Quartet - Feelin' Good
14. Cannonball Adderley Quintet - You're A Weaver Of Dreams
15. John Coltrane Johnny Hartman - You Are Too Beautiful
16. John Coltrane Quartet - Nancy (With The Laughing Face)
17. John Coltrane Quartet - Wise One
18. John Coltrane Johnny Hartman - They Say It's Wonderful
19. John Coltrane Quartet - Too Young To Go Steady
20. John Coltrane Quartet - Naima (Live At The Village Vanguard/1961)
21. John Coltrane Johnny Hartman - Autumn Serenade
22. John Coltrane - Dear Lord
23. John Coltrane - Welcome 

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Carlo Gesualdo (c.1566-1613) - Responsoria

Carlo Gesualdo nasceu na década de 60 do século XVI. É uma figura historicamente ambígua. Embora sua música tenha aparência de religiosa, ela não o é. Gesualdo era um nobre. Rico. Pôde assim realizar alguns experimentalismos que, para época, soavam meio espalhafatosos. A música constituía para ele um passatempo a qual perseguia com obsessiva dedicação. Sua obra é carregada por uma beleza emocional incomparável.

Apesar de sua música deixar transparecer um senso de absoluta clareza e equilíbrio, Gesualdo desejava intencionalmente andar na direção contrária aos seus contemporâneos. Algumas estruturas abruptas e dissonâncias incomuns prevalecem em sua escrita o que, para os padrões do século XVI, transmitiam um ideia quase escandalosa. A influência da Igreja ainda se fazia sentir fortemente. A música deveria louvar a Deus; ser usada - sem reservas - em serviços religiosos. O artista não deveria ser extravagante. É nessa direção que Gesualdo caminha.

Além de sua música avançada para época em que viveu, o episódio que envolve o assassinato da sua esposa e do amante desta é um dos episódios mais escandalosos da Napóle de 1590. Traído, Gesualdo foi inclemente; matou os amantes e mutilou os corpos. O compositor acabou sendo inocentado pela Corte della Vicaria. Um crime contra a honra? Hoje isso parece absurdo, mas essa lógica perdurou por muito tempo. Homens traídos podiam, simplesmente, matar suas companheiras, alegando que suas honras haviam sido maculadas. 

Gesualdo, dessa forma, entrou para a história como um compositor genial, que produzia beleza; que se definia pela ousadia. Seus Madrigais são as expressões mais extraordinárias de sua genialidade.  Importante conhecê-lo. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Carlo Gesualdo da Venosa (c.1561-1613) - 

DISCO 01


01 - Tenebrae Responsories For Maundy Thursday In Monte Oliveti
02 - Tenebrae Responsories For Maundy Thursday Tristis Est Anima Mea
03 - Tenebrae Responsories For Maundy Thursday Ecce Vidimus Eum
04 - I' Vo Piangendo I Miei Passati Tempi
05 - Tenebrae Responsories For Maundy Thursday Amicus Meus Osculi
06 - Tenebrae Responsories For Maundy Thursday Judas Mercator Pessimus
07 - Tenebrae Responsories For Maundy Thursday Unus Ex Discipulis Meis
08 - S'omai D'ogni Su' Errore
09 - Tenebrae Responsories For Maundy Thursday Eram Quasi Agnus Innocens
10 - Tenebrae Responsories For Maundy Thursday Una Hora Non Potuistis
11 - Tenebrae Responsories For Maundy Thursday Seniores Populi Consilium
12 - In Te, Domine, Speravi

DISCO 02

01 - Tenebrae Responsories For Maundy Thursday In Monte Oliveti
02 - Tenebrae Responsories For Maundy Thursday Tristis Est Anima Mea
03 - Tenebrae Responsories For Maundy Thursday Ecce Vidimus Eum
04 - I' Vo Piangendo I Miei Passati Tempi
05 - Tenebrae Responsories For Maundy Thursday Amicus Meus Osculi
06 - Tenebrae Responsories For Maundy Thursday Judas Mercator Pessimus
07 - Tenebrae Responsories For Maundy Thursday Unus Ex Discipulis Meis
08 - S'omai D'ogni Su' Errore
09 - Tenebrae Responsories For Maundy Thursday Eram Quasi Agnus Innocens
10 - Tenebrae Responsories For Maundy Thursday Una Hora Non Potuistis
11 - Tenebrae Responsories For Maundy Thursday Seniores Populi Consilium
12 - In Te, Domine, Speravi

DISCO 03

01 - Tenebrae Responsories For Holy Saturday Sicut Ovis
02 - Tenebrae Responsories For Holy Saturday Jerusalem, Surge
03 - Tenebrae Responsories For Holy Saturday Plange Quasi Virgo
04 - Sparge La Morte Al Mio Signor Nel Viso
05 - Tenebrae Responsories For Holy Saturday Recessit Pastor Noster
06 - Tenebrae Responsories For Holy Saturday O Vos Omnes
07 - Tenebrae Responsories For Holy Saturday Ecce Quomodo Moritur Iustus
08 - Le Braccia Aprendo In Croce
09 - Tenebrae Responsories For Holy Saturday Astiterunt Reges Terrae
10 - Tenebrae Responsories For Holy Saturday Aestimatus Sum
11 - Tenebrae Responsories For Holy Saturday Sepulto Domino
12 - Miserere Mei, Deus
13 - Ne Reminiscaris, Domine

La Compagnia del Madrigale 

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sábado, 6 de dezembro de 2025

Felix Mendelssohn (1809-1847) - Symphony No. 4 in A Major, Op. 90, MWV N16 - "Italian" e Franz Schubert (1797-1828) - Symphony No. 9 in C Major, D. 944 - "The Great"

A Sinfonia No. 4, de Mendelssohn, também conhecida como "Italiana", é um dos seus trabalhos mais expressivos, mais bonitos. É daquelas belezas iluminadas, que derramam uma sensação de raro e imaculado acontecimento. É uma das minhas sinfonias favoritas. É um trabalho de juventude do compositor; é resultado de uma viagem que o compositor fez à Itália. Esse impulso luminoso transparece desde o primeiro movimento, marcado por uma energia irresistível, quase solar. Mendelssohn traduz em música uma paisagem vibrante, impregnada de cores e movimento.

Já a Sinfonia No. 9, de Schubert, também conhecida como "A Grande", é o último trabalho sinfônico do compositor. Escrita pouco antes da morte do compositor, ela representa a amplitude máxima de sua linguagem sinfônica. Se Mendelssohn oferece uma luz radiante, Schubert constrói uma arquitetura sonora monumental. O tema inicial, apresentado pelas trompas, abre caminho para uma jornada que se desenvolve com calma e paciência, como se cada gesto musical precisasse respirar por inteiro antes de prosseguir. 

Em suma: um grande disco sob a regência de Klaus Tennstedt. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

01 - Symphony No. 4 in A Major, Op. 90, MWV N16 _Italian__ I. Allegro vivace
02 - Symphony No. 4 in A Major, Op. 90, MWV N16 _Italian__ II. Andante con moto
03 - Symphony No. 4 in A Major, Op. 90, MWV N16 _Italian__ III. Con modo moderato
04 - Symphony No. 4 in A Major, Op. 90, MWV N16 _Italian__ IV. Saltarello. Presto
05 - Symphony No. 9 in C Major, D. 944 _The Great__ I. Andante - Allegro ma non troppo
06 - Symphony No. 9 in C Major, D. 944 _The Great__ II. Andante con moto
07 - Symphony No. 9 in C Major, D. 944 _The Great__ III. Scherzo. Allegro vivace - Trio
08 - Symphony No. 9 in C Major, D. 944 _The Great__ IV. Finale. Allegro vivace

Berliner Philharmoniker
Klaus Tennstedt, regente 

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sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Anton Bruckner (1824-1896) - Symphony No. 2 in C minor (version 1877)

 

Mesmo levando em consideração que o pequeno artigo “O problema Bruckner simplificado”, de Deryck Cooke (1975), tenha se desdobrado em quarenta anos de análises, refutações e críticas, o fato é que a publicação segue sendo o escrito mais acessível sobre a barafunda da catalogação das “Sinfonias” de Anton Bruckner (1824 – 1896).  E claro, a barafunda complica a organização da discoteca de todo ouvinte dedicado. Agora, aproveitando o final de semana em que a Osesp apresenta a “Sétima Sinfonia” do compositor austríaco, talvez seja relevante resgatar o artigo e com ele um pequeno resumo do que a musicologia gosta de chamar de “O Problema Bruckner”.

Segundo Cooke, poderíamos organizar as “Sinfonias” de Bruckner em ordem cronológica do seguinte modo: N. 1 (1866), N. 2 (1872), N. 3 (1877), N. 4 (1880), N. 5 (1876), N. 6 (1881), N. 7 (1883), N. 8 (1887) e N. 9 (inacabada em 1896).  

Texto completo aqui 

Anton Bruckner (1824-1896) - 

01 - I. Moderato
02 - II. Andante
03 - III. Scherzo. Mäßig schnell - Trio
04 - IV. Finale. Ziemlich schnell

Orchestre de la Suisse Romande
Marek Janowski, regente 

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quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - Symphony No. 4 in C Minor, Op. 43 e Symphony No. 5 in D Minor, Op. 47

Que Shostakovich é um dos meus compositores favoritos, não é nenhuma novidade para ninguém. Ele sempre aparece por aqui. Sempre que posso, volto à carga. É inexplicável. Geralmente, quando começo a ouvi-lo, repito duas, três, quatro vezes a mesma composição. Certa vez, fui ouvir a Sinfonia No.  13 - "Babi Yar" - e devo ter escutado umas cinco vezes seguidas. Neste disco, por exemplo, há um dos trabalhos que ouço com uma embriagada admiração - a Sinfonia No. 4. 

Ela possui uma importância seminal entre as obras escritas pelo compositor. Iniciada em 1935 e concluída em 1936, a Sinfonia No. 4 é a explosão de um artista inconformado. Mais do que uma obra sinfônica monumental, ela é o testemunho de um momento de inflexão decisivo na trajetória do compositor e na vida cultural soviética: o período em que o aparato político do stalinismo consolidava um regime de vigilância estética que culminaria no cerco implacável ao modernismo musical. 

É notória a tensão que ela carrega. Após a estreia da ópera "Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk", Shostakovich passou a ser vigiado pelas autoridades do Partido. Havia sido acusado "formalista burguês", de "naturalista grosseiro", após a estreia da ópera. O próprio Stálin a condenara. O ideal de uma arte otimista e que louvasse os feitos soviéticos não era a intenção do compositor. Por isso, quando da estreia da Sinfonia No. 4, ela também estava sob fundas suspeições; acabou por ser tirada do programa. O extraordinário trabalho só viria a estrear em 1961, oito anos após a morte de Stálin, sob a regência de Kirill Kondrashin.  O que se ouviu era demolidor.

O primeiro movimento é de uma força aterradora. Ela se caracteriza pela acentuada fragmentação temática e pelo uso de texturas orquestrais tensionadas, frequentemente empurrando o material para zonas-limite de densidade e dissonância. É algo que cria um efeito estético poderoso. Não é apenas música - é a denúncia ao obscurantismo. Era a forma do compositor realizar o seu protesto; o seu não silêncio. Se a palavra não dizia, a música gritava.

Há ainda no disco a tam´bem maravilhosa Quinta Sinfonia. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação! 

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - 

01. Shostakovich- Symphony No. 4 in C Minor, Op. 43- I. Allegretto poco moderato
02. Shostakovich- Symphony No. 4 in C Minor, Op. 43- II. Presto
03. Shostakovich- Symphony No. 4 in C Minor, Op. 43- III. Moderato con moto
04. Shostakovich- Symphony No. 4 in C Minor, Op. 43- IV. Largo
05. Shostakovich- Symphony No. 4 in C Minor, Op. 43- V. Allegro
06. Shostakovich- Symphony No. 5 in D Minor, Op. 47- I. Moderato
07. Shostakovich- Symphony No. 5 in D Minor, Op. 47- II. Allegretto
08. Shostakovich- Symphony No. 5 in D Minor, Op. 47- III. Largo
09. Shostakovich- Symphony No. 5 in D Minor, Op. 47- IV. Allegro non troppo

Frankfurt Radio Symphony
Alain Altinoglu, regente 

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quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

César Franck (1822-1890) - Symphony in D minor, FWV 48


A famosa Sinfonia em Ré menor, de César Frank, pode ser considerada um evento que provocou sismos no momento de sua composição. Escrita entre os anos de 1886 e 1888, em um período em que a música europeia já havia experimentado sensíveis mudanças, ela parece ser uma síntese que procura capitular o passado, mas sugerindo um caminho completamente novo dali para frente.  A sensibilidade de Franck ergue uma estrutura que procura contemplar a poderosa influência germânica, sem deixar de incluir a beleza sutil da música francesa.

A obra possui um inequívoco apelo revolucionário. É, por isso, que ela se mostra tão relevante e tão bela. Além disso, vale mencionar que a França, historicamente, não se mostrou afeita ao gênero sinfônico. Não há grandes sinfonistas franceses. Quem? Ravel, Debussy, Milhaud, Lully, Messiaen, Fauré, Bizet? Bizet chegou a escrever uma sinfonia - e nada mais. Em um cenário permeado pelo poema sinfônico e pela ópera, Franck nadou contra a corrente ao escrever um dos trabalhos mais brilhantes do século XIX. Além disso, somava-se o fato de um professor, organista belga, naturalizado francês, escrever algo assim era um ato de resistência ou uma teimosa ousadia. À época, Franck já havia passado dos 60 anos. Não se podia esperar algo assim de alguém com as suas características. 

A recepção da obra foi negativa. Os músicos acharam a escrita “alemã em excesso”. A forma cíclica  da obra também incomodou. Gounoud a chamou de “monstruosidade”. Os discípulos não entenderam. Não esperavam que a obra fosse tão ousada, ao que Franck teria dito de forma modesta e gentil: “Eles entenderão mais tarde”.

Não deixe de ouvir essa excelente interpretação com Eughen Jochum. Uma boa apreciação!

César Franck (1822-1890) -

01 - Symphony in D minor, FWV 48_ I. Lento, Allegro non troppo (2023 R
02 - Symphony in D minor, FWV 48_ II. Allegretto (2023 Remastered, Ams
03 - Symphony in D minor, FWV 48_ III. Allegro non troppo (2023 Remast

Roayl Concertgebouw Orchestra
Eugen Jochum, regente 

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